O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Vittor 12/08/2020

Os primeiros capítulos são incríveis, a leitura flui, mas no desenrolar da história as coisas começam a ficar mais arrastadas. Me senti perdido em diversos momentos, por não conhecer os conceitos ou criaturas que a autora vai apresentando com o tempo. Por vezes, algumas criaturas são mencionadas, e vc que lute para descobrir como elas são.

Marcela Mosqueti 31/07/2020

Para seguir em frente é preciso se perdoar, mas sem esquecer daquilo que aprendemos. Muito interessante a questão do segredo dos nomes e do amadurecimento.

@ruthlunang 27/07/2020

O feiticeiro de Terramar
Gavião é um camponês órfão de mãe que desde criança aprendeu a usar magia. Durante uma invasão em seu povoado, ele consegue salvar todo mundo manipulando a névoa, e dessa forma um grande mago o encontra e se oferece para ensinar ao menino. Porém, a forma de ensinar de Ogion não satisfaz Gavião e este parte para uma escola de magos. O ego e ganância de gavião o levam a liberar um mal desconhecido que o perseguirá por muito tempo.

O único ponto negativo, na minha opinião, é a rapidez dos acontecimentos que nem sempre dá tempo de processar o que aconteceu.

Infelizmente este primeiro livro não me dá muita vontade de ler o resto da série.

nathan @lendosurtos 26/07/2020

Esse livro foi um grande jornada...
Comecei esse livro com uma expectativa ENORME, e foi aí que eu cometi meu maior erro...

Esse livro nos traz uma fantasia (muuuito fantastica) de 1968, escrita pelas palavras da consagrada e consolidada Ursula K Le Guin. Como está escrito após a sinopse do livro, este mesmo é um antecessor ao Harry Potter, e que promete entregar uma experiência incrível para todas as idades, com foco nos adolescentes. Logo de cara pensei que seria o meu tipo favorito de leitura, e me joguei.

Porém, as primeiras 100 páginas desse livro foram completamente maçantes e arrastadas, já fazia alguns meses que eu não lia um livro tão entediante assim, fiquei bem desapontado. Mas eu não desisto fácil de um livro, ainda mais um livro de 170 páginas, entao eu continuei firme e forte nessa saga kkkkkk

O livro nos apresenta o protagonista chamado Ged, que descobre ainda criança que tem um grande potencial para feitiçaria,e que logo se tornaria um grande mago. Também somos introduzidos a vários personagens secundários que tem grande presença na história como Ogion, Vetch, etc.

Pra mim, um dos melhores aspectos desse livro foi a geografia criada para Terramar. Achei incrível o mapa criado e como a autora nos conduz por cada país/ilha através do protagonista. Ultimamente estou gostando de leituras sobre navegação então fiquei muito interessado. Outras partes que me deixaram super envolvido na história foram as partes em que ele fala com o dragão, foge da sombra e interage com outros moradores de ilhas distantes. Pra mim, o livro só me deixou de verdade imersivo na história a partir da metade para o final.

Eu quase dei 3 estrelas para ele, mas por todo o contexto histórico do livro, pela grande elaboração e desenvolvimento de enredo e personagens, pelo grande e fascinante universo criado por essa autora de grande renome, e tambem por conta de umas palavrinhas que a Ursula nos deixa no posfácio, achei injusto da minha parte fazer uma avaliação dessas. O livro é um puta high fantasy bem feito, acho que eu demorei na leitura porque a linguagem é um pouco antiga, mas tirando isso, o livro é uma obra iconica e muito significativa. Dei então as 4 estrelas que ele merece.

Espero futuramente poder ler algum outro trabalho da Ursula para não tirar nenhuma conclusão precipitada de seus livros.

Sabrina 18/07/2020

Imagino a importância histórica desse livro, mas...
Ursula é um nome fortíssimo na literatura mundial e marca presença com seus romances do gênero de ficção científica, porém O Feiticeiro de Terramar, um romance de fantasia e - como Ursula mesmo fala - fora da sua zona de conforto, foi uma decepção para mim do começo ao fim.
O conceito dos magos, da magia e do mundo de Terramar em sim é belíssimo. Mas a trajetória do nosso herói, Ged, é tão fraca e o personagem e tão simplório que nos faz perder o interessse de saber o que acontece ao final. Por mais que o livro tenha menos de 200 páginas, demorei muito para concluir essa leitura e sinceramente ainda não entendi o motivo para isso. A escrita é bem feita, mas o desinteresse na vida do nosso protagonista faz com que as páginas fiquem maiores e a narrativa muito mais lenta. Não recomendo :(

Hayra.Oliveira 04/07/2020

"Infinitas são as discussões dos magos"
Esse livro me foi apresentado por um amigo logo depois de eu ter lido O Nome do Vento e apesar da narrativa da Úrsula K. Le Guin ser bem simplória quando comparamos ao Patrick Rothfuss, é inegável admitir que esta obra de fantasia não merece o devido respeito.

Ursúla Guin dá a sua bela contribuição para a fantasia medieval pura e sem rodeios com a história de um mago e a sua jornada rumo ao autoconhecimento, que segundo a própria autora "é a vitória que significa o começo de uma vida" .

O vasto universo criado nos instiga a conhecer mais sobre Terramar e descobrir os caminhos que levam Ged até a descoberta do seu próprio ser.

Se você gosta de literatura de fantasia medieval então eu recomendo que leia esse livro para entender a base e referência que influenciou tantos outros clássicos mais atuais.
Garrot 08/07/2020minha estante
Oi, boa tarde eu comprei o feiticeiro de terramar a algum tempo ( ainda não li ), mas eu gostaria de saber pela sua experiência de leitura, na sua opinião qual é melhor, O nome do vento ou O Feiticeiro de terramar ?
(Obs: eu ainda vou comprar O nome do vento) é isso e obrigado ?

Hayra.Oliveira 08/07/2020minha estante
Olá, eu honestamente gostei muito mais do livro O Nome do Vento.
A narrativa do Patrick Rothfuss é muito mais rica e densa do que a da Ursula, porém você precisa levar em consideração que o livro da Ursula foi escrito muitos anos antes e é percursor e inspiração para obras como O Nome do Vento.
A Ursula tem uma abordagem mais simples, porém com margem para discussões profundas (principalmente no seu segundo livro do Ciclo Terramar - As Tumbas de Atuan).

Hayra.Oliveira 08/07/2020minha estante
Aconselho você a ler primeiro o Feiticeiro de Terramar e depois ler O Nome do Vento

Garrot 08/07/2020minha estante
Entendi, obrigado ?

Lorenna.Lima 01/07/2020

Fantasia deliciosamente subversiva
Aos que discordam da ideia de que fantasia não é literatura, leiam esse livro(ao que concordam também, para mudarem de ideia).
É uma história que subvertem os elementos que atualmente consideramos quase obrigatórios num conto fantástico. Não há guerra, nem batalhas, nem personagens puramente maus, nem puramente bons. A jornada do herói aqui é de autodescoberta, seu maior inimigo é ele mesmo.

Meu eu problematizadora ficou um pouco decepcionada com a autora pela manutenção de certas "tradições" da literatura fantástica, como: histórias com protagonismo masculino e mulheres como figuras indefesas ou incapazes, traiçoeiras ou, apenas secundárias. Porém, reconheço que fazer um história como essa ser publicada com protagonista feminina seria uma tarefa complicada em 1967 (não que não seja hoje não é mesmo).

Vale cada página lida.

Manu 01/07/2020

Bom, mas podia ser mais
A história de Ged é apaixonante. Um garoto que aprende com o próprio erro e traz uma boa lição de moral para os adolescentes (seu público alvo). Todavia, o universo de Terramar parece tão legal que o que é exposto no primeiro livro deixa a desejar.
Espero que na continuação esse mundo seja mais explorado.

Cello 17/06/2020

Tornar-se inteiro
Ged deve ser o primeiro protagonista aprendiz de magia na literatura mundial. E é incrível como este livro dos anos 60 mesmo num mar de livros similares consegue ainda ser bem diferente. Mais do que a manjada luta do bem contra o mal, um encontro consigo mesmo para tornar-se "inteiro".

@solitude_e_books 07/06/2020

Nunca Spoiler
É muito difícil para o mal se apossar da alma desinteressada."

Sempre ouço, "nunca subestime um livro" e as vezes não levo isso a sério, digo isso pois subestimei esse, talvez seja por que escuto muito falar que a as obras primas da autora Úrsula K. Lê Guin estão na ficção científica, sendo assim não dei muita idéia para o que ela escreveu na fantasia, que foi um grande erro.

Em o Fenticeiro de Terramar a autora nos apresenta uma história simples, mas também profunda, bonita e mágica, de um jovem bruxo Ged que no auge de sua arrogância por ser apontado por muitos como uma grande promessa das artes mágicas invoca involuntariamente uma Sombra aterrorizante, e assim embarcamos em uma jornada por terras distantes e desconhecidas, lugares onde encontraremos magos poderosos, dragões e outras criaturas. Um mundo onde conhecer o verdadeiro nome das coisas é conhecer a sua natureza, sendo assim ter um poder sobre elas.

Não se enganem, pois este livro não se trata simplesmente de uma aventura tradicional de fantasia, mas sim também de uma jornada introspectiva onde o jovem Ged trava uma batalha solitária contra sua própria escuridão.

Nota no Skoob 4.0/5.0

#ursulakleguin #fantasyart #book
#ofeiticeirodeterramar #livros #ciclodeterramar #livro1#mago #arqueiro #editoraarqueiro #fantasy #fantasia #skoob #darkart #mage #solitude
#resenha #literaturamundial
#literatura #dragao #ged #magia
#mar #solitario #escuridão #solitudepensamentos #buscainterior #jornada #sulamoon #saidadeemergencia

Laura Regina - @IndicaLaura 19/05/2020

O precursor de Harry Potter
Antes de se tornar o famoso feiticeiro Ged, o ainda menino Gavião passa por diversas ilhas de Terramar, aprendendo sobre seus dons e suas consequências.

Eu ainda não conhecia a escrita de Ursula, mas já tinha muita curiosidade. Este livro caiu na minha mão através da minha querida mãe, que leu o livro e disse a mágica “leia, você vai gostar” 🥰😍

E ela acertou de novo! 😄 Este é um romance de formação contando a história de um menino feiticeiro buscando aprender sobre seu dom. Lembra algo? Sim, Le Guin inspirou J.K.Rowling e até Neil Gaiman.

A diferença deste livro aqui, além do pioneirismo, é a escrita mais focada na ação, em todos os obstáculos que Ged passa para se aperfeiçoar, conhecendo a si mesmo e todas as ilhas de Terramar. Eu senti falta de mais descrições e mais diálogos, maiores detalhes sobre este mundo novo.

Apesar de ser o volume 1, o livro acaba em si mesmo. Não senti tanta necessidade de ler o volume 2. Mas também não digo nunca... 😄

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

Vhaz 04/05/2020

Inspirador
Como diz no título da resenha esse é um livro inspirador, pois traz algumas reflexões bem legais e inspiram novos escritores com suas histórias (como Patrick Rothfuss)...ou seja vale a pena a leitura por ser um dos primeiros livros desse gênero!!
Mas o livro em si é bem legal até.