Evangelho de Sangue

Evangelho de Sangue Clive Barker

Resenhas - Evangelho de sangue

Juliana Fiorese 30/08/2016

“Toda vida é uma sentença de morte“.
[Evangelho de Sangue, p. 261]

A escrita de Clive Barker funcionou, para mim, como a própria Caixa de Lemarchand. Eu lembro que, enquanto estava lendo "Hellraiser – Renascido do Inferno" eu simplesmente não conseguia mais sair daquele universo enquanto não chegasse à última página do livro.

Foi muito fácil parar tudo o que eu estava fazendo para ler Evangelho de Sangue assim que eu recebi da DarkSide Books.

Se você ainda não conhece o universo tenebroso dos Cenobitas, criado por Clive Barker, eu sugiro que, antes de ler o "Evangelho de Sangue", leia primeiro o "Hellraiser – Renascido do Inferno". Não é que você não vá entender um sem ter lido o outro – dá para entender tranquilo -; mas é que o ciclo tem início no "Hellraiser" e ele fecha no "Evangelho". ♥

Aqui, no Evangelho de Sangue, nós vamos conhecer Harry D’Amour, um detetive com seus cinquenta e poucos anos que passou a vida inteira combatendo forças do além e acabou desenvolvendo várias maneiras de proteção contra demônios através de suas tatuagens – feitas por seu amigo Caz, que estará presente ao longo de toda a história – que não só o avisavam do perigo iminente, como também conjuravam entidades protetoras.

À pedido de Norma Paine – sua amiga de longa data; ela é cega e conversa com os mortos -, Harry vai investigar uma casa cheia de objetos sexuais, inscrições e livros de magia, e ambientes esquisitos repletos de energias pesadas, quando encontra a Caixa de Lemarchand.

E aqui a gente já percebe o quão poderoso está o universo dos Cenobitas quando Harry deixa a caixa de lado, mas ela continua a resolver sua configuração sozinha – em Hellraiser a pessoa precisava desvendar todo o enigma, até o fim.

D’Amour acaba escapando, por pouco, desta enrascada e conhece Dale, um rapaz que tem revelações através de seus sonhos e estava lá na frente da casa no momento da fuga do detetive, que terminou por ajuda-lo.

Depois deste episódio, Norma percebe que acontecimentos muito aterrorizadores estão por acontecer e alerta seu amigo D’Amour do perigo.

Não demora muito – quando todos: Norma, Harry, Caz, Dale e Lana (amiga de Caz; tem sensibilidade e é possuída, de vez em quando, por espíritos) estão reunidos para encontrar um lugar protegido para Norma – para que Felixston – o fiel escravo do Pinhead; ele fica sinistro depois de todas as brutalidades que sofre de seu mestre – sequestra Norma, deixando um portal aberto para o Inferno.

E é basicamente assim que a trama de Evangelho de Sangue vai se desenvolver: nessa busca desenfreada de Harry e seus amigos por Norma, no Inferno. E eu só ficava me perguntando ‘como é que essa galera vai sair de lá ?’ – porque o portal fecha, né ?!

Paralelo a isso, nós temos também outra busca desenfreada – esta completamente ambiciosa – do Pinhead por algo inimaginável – até para ele -, que não vou comentar aqui, para não atrapalhar as surpresas de um convidado especial que aparecerá lá por volta das últimas 100 páginas.

Nós vamos ver então um Pinhead extremamente forte, que matou os magos mais poderosos da terra e absorveu todos os seus conhecimentos de magia, somados ao conhecimento que ele já tinha sobre a dor e seus mecanismos, em busca de mudanças drásticas para o mundo.

Ainda em tempo, em um determinado momento em que os personagens estão lá investigando por dentro do Bastião do Inferno, eles encontram um monte de tecnologia avançada e comentam algo tipo “eles tem uns dispositivos incríveis” – mais ou menos isso -; e eu achei bem engraçado !! Será que foi uma ironia ao que algumas pessoas alegam que determinados objetos/filmes/etc. que temos hoje são “coisas do demônio” ? Clive Barker, Clive Barker. ♥

Enfim, Clive Barker vai nos conduzir por esse ambiente infernal e vai nos mostrar como é que tudo funciona por lá; vamos conhecer as diversas classes e tipos de demônios; vamos ver de perto os amaldiçoados; vamos conhecer toda a arquitetura visionária do Inferno, e vamos presenciar situações sinistras com descrições extremamente violentas, sanguinárias e brutais, em uma mistura de mitologia dos Cenobitas com o Inferno bíblico, e algumas pitadas de magia e espiritismo.

O conteúdo é bem pesado, então é necessário que veja a faixa de classificação do livro antes de começar a lê-lo, ok? Tem momentos perturbadores e eu não indicaria para menores.

A única reclamaçãozinha – e acho que isso não é spoiller – é que eu não gostei que uma personagem que nasceu lá no começo da história não apareceu mais em nenhum momento. Pela forma como ela foi concebida, achei que ela seria bem sinistra e fiquei esperando ela aparecer. Senti falta e fiquei bem curiosa … Quem leu vai saber do que estou falando.

Mas, no geral, eu gostei tanto desse livro – ele não é tão direto e rápido quanto o Hellraiser – que ficou impossível parar de ler quando cheguei nas últimas páginas, no momento em que a grande batalha – repleta de surpresas – teve início. ♥

Sério. Tirou todo o meu fôlego. ♥ ♥ ♥ ♥

Quem tiver interesse em ver todos os detalhes dessa edição maravilhosa, é só visitar o blog, lá tem um monte de fotos (externas e internas): https://julianafioreseblog.com/2016/08/30/evangelho-de-sangue-♥/

site: https://julianafioreseblog.com/2016/08/30/evangelho-de-sangue-♥/
Fernando.Rodrigues 07/09/2016minha estante
Eu achei esse livro muito ruim.

Natallia.Domingues 21/09/2018

Declínio de qualidade
É visível o imenso declínio de qualidade neste livro quando comparado ao primeiro título (Hellraiser). Enquanto que o primeiro é uma obra prima voltada para o público adulto, em Evangelho de Sangue somos transportados para um filme clichê onde o bem luta contra o mal típico da sessão da tarde.

As primeiras páginas são ótimas, Pinhead as protagoniza de forma primorosa, demonstrando em detalhes toda a sua maldade e loucura. E é só. Depois disso somos introduzidos ao enredo real do livro, que diga-se de passagem é bem ruim.
Os personagens são péssimos e, com exceção de Harry, nós não sabemos nada das motivações pessoais de cada um estar ali. E os diálogos são piores ainda, muitas falas desnecessárias, tentam ser engraçados, descolados e modernos, mas só conseguiram passar vergonha. Não há a SERIEDADE que o ambiente necessitava, quero dizer, a maior parte do livro se passa no inferno mas as conversas é a de um bando de adolescentes que estão passeando no shopping.
E ah, se o livro se passasse no Brasil acho que daria mais medo, pois o Inferno que ele descreve é muito água com açúcar. Só não dou uma nota pior pois pelo menos a leitura é fluída e rápida.
Pedro Michel 02/05/2020minha estante
Concordo plenamente! Fiquei bem decepcionado, esperava saber mais sobre a ordem dos cenobitas, sua motivações e rituais, porém o livro não passado de uma história clichê que deixa muitos pontos sem respostas e um final bem fraco.

Bruna Melo 17/07/2021

Clive Barker me surpreendeu com esse livro. Adorei a história e o desenvolvimento dela. Nesta história vamos acompanhar algumas aventuras do detetive Harry D'Amour. É uma história de terror que mistura magia e demônios, inclusive uma visão sobre o Inferno. O mais legal da história e que, pra mim né, enquanto eu lia eu conseguia visualizar perfeitamente os cenários e os acontecimentos, o autor nesse quesito se preocupou em detalhar tudo (isso foi muito legal, porque não é algo que fica massante e chato). Enfim, a história ganhou meu coração e eu super indico!

Luciano.Soares 27/10/2022

Evangelho de Sangue
Primeira experiência com Clive Barker e confesso que curti.
O início visceral (literalmente) me deixou um pouco confuso, mas passado isso, achei a narrativa bem intensa, apesar de em alguns momentos achar um pouco arrastada.
Cheguei nesse livro esperando ver o Pinhead dos filmes, porém isso ocorre somente no início espetacular e insano,l e depois não se repete. E, acredito, que isso acabou me fazendo terminar a leitura mas com um certo retrogosto.

Ale Giannini 20/09/2021

Não gostei
O capítulo final para "Pinhead", que nasceu em Hellraiser, das mãos e pensamentos sombrios de Clive Barker.

Duas das mais famosas personagens de Barker: o Cenobita e o detetive Harry D'amour, se encontram nesse volume para um combate final entre o bem e o mal, e é aí que a leitura não fluiu.

Para quem está acostumado com o terror de Pinhead, da Caixa de Lemarchand (ou Caixa das Lamentações), a participação do detetive imprime uma lenta e cansativa investigação policial que decepciona quem está esperando uns sustos.

Há momentos de terror sim, nos encontros com o sarcedote, mas as andanças de D'amour te matarão de tédio antes.

Marcus 10/12/2017

Pinhead desmoralizado
Clive Barker foi inovador ao criar a figura assustadora dos Cenobitas, mas em Evangelho de Sangue, seu último romance (2011) parte para uma aventura juvenil. Em uma abordagem demasiadamente clichê do tipo "bem contra o mal", um time de sensitivos resolve resgatar uma integrante do grupo, sequestrada por Pinhead e levada para o inferno.

Os intrépidos vigilantes do bem encontram um inferno em que funcionários públicos, policiais e burocratas usam uniformes, com suas respectivas cores. Ou seja, nem precisavam ter saído da Terra para encontrar gente de má vontade uniformizada. Mas é preciso resgatar a amiga, e acabam se vendo dentro de um rebuliço por conta do golpe de estado promovido por Pinhead (de novo: precisavam ter saído daqui?).

À sua costumeira aposta na escatologia e na descrição pormenorizada das torturas inflingidas às vítimas, Clive Barker acrescenta pormenorizadas descrições de maus cheiros. Nisso o autor é muito bom, mas cai no ridículo ao incluir a todo momento diálogos pueris, que beiram o ridículo levando-se em conta a situação - e o local - em que os personagens se encontram.

Me parece que ter virado boneco Funko Pop fez muito mal a Pinhead.

Iago Medeiros 01/04/2017minha estante
Bom review. Leve decepção com o que virou esse livro.

Lismar 02/04/2017minha estante
Concordo. Fui cheio de expectativas e me decepcionou um pouco. O terror foi substituído por leitura infanto-juvenil da metade em diante. Diferença absurda com o que acabei de ler agora: Revival. Esse sim, um Horror de responsa.

Matheus656 06/07/2023

O evangelho de sangue
Esse livro foi cheio de camadas. Começou com o terror propriamente dito e depois foi para uma espécie de fantasia. Em determinada parte do livro, eu me peguei pensando que não tinha mais o que acontecer, tipo aquelas fantasias, que colocam um cara com um poder imbatível para ser o vilão, que no final, vai ter que ser uma forma tosca pra conseguir vencer ele, senti algo parecido aqui. É um livro muito trash, com cenas que nada acrescentam na trama, mas que estão ali para lembrar que o livro tem uma proposta de narrativa pesada, levada para o horror. Gostei bastante desse livro, e a forma como terminou. Quero ler mais coisas do Barker, e talvez dar uma segunda chance para um livro dele que li e não gostei muito. Não pegue esse volume esperando um terror forte, tem um pouco ali no começo, mas depois cai para uma fantasia do tipo que mostra alguém querendo ser maior que o maior atual, se não se importar com isso, vai ser uma leitura bem boa.

Carla1229 07/04/2020

Que satisfação, aspira
"Eu não entendo", ela disse. "Este homem era leal a você."
"O que ganho sentindo alguma coisa?"
"Existe algo com que você se importe?"
"Tudo é morte, mulher. Tudo é dor. O amor gera perda. O isolamento gera ressentimento. Não importa a direção que nos viramos, sempre somos feridos. Nossa única herança verdadeira é a morte. E o nosso único legado, o pó".

Minha sétima leitura do ano foi o eletrizante "Evangelho de Sangue" do Clive Barker, uma continuação da história de um dos meus personagens favoritos do universo do terror o "Pinhead", esse livro dá um aprofundamento enorme ao personagem e nossa, pensa num personagem bagacero.

A trama acompanha o detetive sobrenatural Harry D' Amour e sua turminha do barulho indo visitar o inferno para salvar Norma, uma senhorinha porradeira (que é amiga de eras do Harry) que foi sequestrada pelo Pinhead. Motivo do sequestro: O Pinhead queria que o D'Amour fosse a testemunha da ascensão dele dentro do submundo (vamos dizer assim para não dar tanto spoiler).

Até ai tudo, ok? Então, vale pontuar a originalidade desse livro, a forma escrachada de escrita do Barker (NADA FAMILY FRIENDS) em cenas de assassinato (o Barker apela MUITO para o gore), para os diálogos nenhum pouco convencional entre os personagem (não falta piadinhas ácidas) e pela primeira vez (pelo menos pelas minhas andanças nos livros de terror) Lúcifer é retratado como um personagem bem emo, depressivo e suicida.

Esse é um livro muito pesado e se você tem estômago fraco, amadah... encare esse universo por sua conta e risco pois é pesado valendo.

Considerações finais: o livro é perfeito? Não. Tem muitas coisas do começo do livro que o Clive meio que esquece no churrasco, além de um final meio broxante e forçado para alguns personagens, sem falar que as vezes... só as vezes o Clive se perde nos diálogos entre os personagens e fica meio pastelão.

Não é uma leitura arrastada mas tem algumas cenas que são bem difíceis de engolir... mas no final do dia, esse livro dá uma expansão maravilhosa do universo de Hellraiser e faz os fãs dormirem com um quentinho no coração de satisfação pois esse livro é fantástico!

site: https://www.instagram.com/nastybooks_/

Jully.Regina 30/05/2021

Além do que se pode ver
Foi o primeiro contato que tive com o Pin head, então não posso comparar com os filmes ou com os contos. Mas foi um livro que me envolveu de tal forma que o devorei.

As primeiras páginas já começam com uma cena visceral muito inspiradora e gratificante para leitores que procuram por torturas e brutalidades até o limite humano.

Ao decorrer do livro, já entra mais o enredo e esse gostinho do início fica somente como um sonho. Apesar disso, gostei muito do estilo do escritor, conseguiu me instigar a ler rapidamente para saber logo o desenrolar dos acontecimentos. Muito interessante acompanhar o psicológico e a ambição desse torturador imortal. Tem algumas cenas de ação no decorrer e principalmente no final, bem apocalíptico.

Quando se caminha por terras desconhecidas e sobrenaturais tudo se pode esperar. O autor brinca com essas possibilidades e com o horizonte entre o que é real e o que não.

Até então, os únicos livros de terror que me tinham feito ler compulsivamente assim foram apenas alguns do King. Recomendo.

P.S.: O título fará muito mais sentido depois de ler ;)

Stepolydoro 22/02/2022

Uma leitura que deveria ser um clássico do terror, contém todo tipo de surpresa e elementos angustiantes. Leva um tempo para digerir a história se não ler tudo de uma vez, alguns pontos introdutórios são bem longos mas valem a pena pela descrição completa de tudo.

Pedro Michel 02/05/2020

Decepção!
O primeiro livro (hellraiser) foi majestoso, pois tratava-se de um terror bem conduzido e com um trama que segurava a atenção do leitor.
Então veio o Evangelho de sangue, uma obra que deveria abordar mais a fundo os cenobitas e sua ordem, pelo menos era o que eu esperava, porém me deparei com uma história de conquistas e batalhas, sendo que o único momento onde tive um vislumbre de terror foi bem no início em um dos flashbacks de um personagem, mas só isso não foi o que me deixou decepcionado, a motivação do vilão é vazia, os diálogos são fracos e o "herói" não transparece nenhum tipo confiança ou empatia ao leitor sendo um personagem sem carisma.

Nathaniel.Figueire 03/11/2022

Larguei de mão no meio
Cliver Barker queria recuperar a mitologia Hellraiser, mas aqui derrapou feio e entregou uma experiência do nível "Hellraiser IV: Bloodline".

O que matou para mim e fez eu largar o livro de mão na metade foi a falta de verossimilhança (lógica interna). Há regras dentro desse universo que parece que o autor se "esquece" a medida que a narrativa avança. Fora que protagonista e coadjuvantes são tão interessantes quanto um pires.

A única coisa legal desse romance é o capítulo 1. Teria sido ótimo se parasse ali, como um conto. Mas aí vem todo o resto, que achei abaixo do ruim.

Na real, não acho que Barker se dá bem com narrativas longas, ele é muito melhor no conto. A própria novela "Renascido no Inferno" já dá umas escorregadas, só vale pela mitologia dos cenobitas. Não recomendo nem para fãs dos cenobitas (como eu), talvez a leitura somente do primeiro capítulo.

leonel 12/03/2022

História mais cara de pau e sem-vergonha que já vi, sem medo de ficar horas descrevendo lutinha de videogame e de cruzar a TENUE linha entre o gore e o destino do coiote dos desenhos warner. Fica meio enrolado no meio,ainda bem que cortaram metade ou o Clive Barker faria outro Imajica. Ainda tem o pinhead overpower matando o inferno inteiro na maior, mas perdendo quando sai na porrada franca com o harry no inicio e elementos que deviam ser edge quando ele escreveu, mas que ja eram modinha ha muito tempo quando publicou. A revisão sempre grotesca da darkside dá um charme amador a mais e deixa mais parecido com fanfic.

Nantheus 16/05/2020

Não era o que eu esperava.
Não dei nota máxima ao livro, pq ao ler a sinopse, ao ver a capa, o titulo eu pensei que o livro seria mais voltado para o terror, mas nao é bem isso, ele esta mais para fantasia, embora nao seja meu gênero literário preferido, creio eu que tenha sido por isso que o livro nao me prendeu tanto. Mas para quem é fã de fantasia recomendo muito, para você que esta buscando um livro de terror, procure outro que esse nao vai lhe agradar.