Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Jules 13/12/2021

Clarice como Clarice
Eu cresci ouvindo sobre a Clarice Lispector e essa obra resume muito bem o que sempre ouvi sobre ela: única, espetacular e excelente. Os textos retratam como ela foi elegante em vida, principalmente em razão de seu vocabulário extenso e descrições detalhadas, que tornam qualquer texto banal em um retrato de sua espetacularidade.

Gabi 10/12/2021

Meu primeiro contato com a escrita da autora e foi uma experiência muito boa. Alguns contos foram um pouco confusos pra mim, não conseguia entender o objetivo. Mas fora isso, gostei da maioria dos contos. Apesar da escrita de Clarice não ser tão difícil quanto muitos clássicos, recomendo que a leitura seja feita aos poucos.

Paulo 29/11/2021

Os nós de Clarice
Este foi um livro que abandonei há muito tempo e voltei a lê-lo esse ano, junto com minha volta à leitura. Como meta, eu tinha escolhido livros que fossem de fácil leitura (os da série Harry Potter) e o livro em que tive a maior dificuldade de continuar a leitura: de Clarice Lispector, Todos os contos.
Nesta nova tentativa eu quase o abandonei de novo. Acredito que os primeiro contos são como as primeiras sílabas para quem aprende a escrita de Clarice. E como tudo que está no começo é difícil, eu demorei um pouco a me adaptar às engrenagens do estilo ou estilos de Clarice.
É um livro que reune contos das mais diversas formas, tamanhos e assuntos. Alguns me atingiram de uma forma muito profunda enquanto outros eu li tão rápido para acabar logo que sinto que mal consegui extrair seu significado.
Alguns temas não cabem mais na sociedade atual, principalmente aqueles ligados à "família tradicional". Mas as aflições de cada personagem os tornam humanos. Além de tratar a vida com um olhar mais realista e menos romântico.

Marilda 18/11/2021

Opinião e Fragmentos
Clarice Lispector é um amor literário eterno para mim, mesmo não sendo uma leitura constante, está sempre lá.
Esse livro está organizado cronologicamente, proporcionando a oportunidade de sentir o amadurecimento da escritora, a mudança de cenários e de visão de mundo.
-> Deguste aos poucos!

Alanna Fernandes 09/11/2021

Tem gente que vai me matar e me chamar de herege, mas não me identifiquei com os contos de Clarice.

Não senti toda a potência, inteireza e vastidão em seu contos da mesma maneira que senti em seus romances.

A maioria dos contos são exaustivos e, em minha opinião, sem objetivos ou sem desfechos razoáveis.
Douglas Finger 09/11/2021minha estante

Douglas Finger 09/11/2021minha estante
Eu começei lendo Clarice atraves dos contos, oq me fez ama-laa! Kkkk

Alanna Fernandes 13/11/2021minha estante
Eu sô polemycah kkkkkkk

Alanna Fernandes 13/11/2021minha estante
Me indica uns específicos para eu ler?

Kkkkkk

Douglas Finger 14/11/2021minha estante
Mas se você leu todos os contos dela, como vou te ajudarr?? kkkk dona Clarice ja era pra ter te encantado!

Alanna Fernandes 14/11/2021minha estante
????? kkkk eu vou tentar de novo ano que vem!

Douglas Finger 14/11/2021minha estante
Entrarei em oracao desde ja kkkk ??

Victória de Castro 09/11/2021

Espetacular, perfeito, cirúrgico, uma obra prima, essencial na vida de qualquer pessoa que ama contos.

Helô 01/10/2021

A experiência em si
Foi uma longa jornada. Alguns contos são difíceis de mastigar, de entender e aceitar. Tem alguns que eu não gostei, mas até a própria Clarice escreveu que precisava publicar também o que não prestava. E foi isso que me fez gostar até do que não gostei. Ela não mudou minha opinião quanto ao que eu li, mas me deu um panorama maior do contexto e da experiência da leitura em si, metalinguagem aguda e incômoda que nos faz ter consciência do humano em nós. Amei os contos do final, a partir do meio de Onde Estivestes de Noite; achei que foram os mais sinceros e profundos.

4cid4r4 15/09/2021

Depois desse livro, sou suspeita para falar em nome da Clarice Lispector. Foi uma das representantes mais importantes do modernismo no Brasil, e fica muito perceptível o por quê. Sua visão e interpretação de fatos que seriam meramente casuais, torna a maioria de seus contos um encanto. Tenho meus preferidos mas vou deixar para os próximos escolherem por si só porque opção é o que não falta.

Alessandra.Laine 12/09/2021

Ilusões perdidas
Esse livro é adstringente no começo ... doeu, confundiu, desmoralizou; mas no fim, saímos com a ilusão - falsa - de que poderíamos todos ser Clarice ! Como se bastasse se sentar na frente de uma folha branca e deixar a mão registrar teus pensamentos, em toda liberdade ! Simples assim ! Quem nos dera ...
Nina 15/09/2021minha estante
Amei sua resenha.

Fofinho 16/08/2021

Simplesmente magnífico!
Mudou meu jeito de ver o cotidiano. Minha própria história ganhou uma nova perpectiva. Me sinto mais humano.

Manu 15/07/2021

Clarice, alma e construção
- Que estou eu a dizer? Estou dizendo amor. E à beira do amor estamos nós. -

“Tenho cara de subversiva?”, ela perguntou à segurança. A mulher riu, e depois deu a única resposta possível: “Até que tem”.

caroline 27/06/2021

Clarice... Há muito buscava descobrir o motivo por trás de tanto amor e admiração por seus escritos. E descobri. Descobri e me tornei mais uma de seus ? muitos e apaixonados ? fãs.

Sua escrita cativante e genial, é capaz ? ouso dizer ? de conquistar qualquer um. Se ao ler Clarice, você não conseguir gostar, apenas escolha uma outra obra, um outro conto ou um outro momento.

Baseada em minha curta, mas satisfatória experiência, há algo dela para todos ? ou quase todos ? os gostos. E se acaso não conseguir "entendê-la", tenha em mente que ao ler Clarice é mais importante o *sentir* do quê o próprio entender.

Estendi a leitura por meses, pelo simples fato de que não queria me desapegar. Esta edição é incrível; uma das melhores compras literárias, bem como a(s) melhor(es) leitura(s) de meu ano ? ainda que este nem mesmo tenha terminado.

Como uma nova e empolgada fã, estou aqui apenas para incentivar outros a conhecer este tesouro nacional e mundial chamado Clarice Lispector.

Não é nem mesmo necessário desejar uma boa leitura, caro leitor, pois com Clarice, você com certeza terá!

Débora 15/06/2021

descarga criativa
olha, gente, eu já gostava bastante de tudo que a clarice colocava a mão, principalmente as crônicas. não achei que teria algo que eu fosse conseguir gostar mais, até que uma amiga muito especial me deu esse livro de aniversário. e sinceramente, a leitura desse livro foi muito mais que uma leitura, eu nunca tinha entrado e me ambientado tanto num livro igual me aconteceu com esse

eu acredito que não tenha terminado ainda, mas decidi falar sobre antes porque é impossível me decepcionar, já que tô lendo os contos em ordem aleatória e tô apaixonada por tudo, tô apaixonada pelos contos, pela escrita, pelas temáticas, pela interpretação mas, principalmente, por essa experiência de leitura...

eu pego esse livro todas as vezes que tô cansada de estudar, da vida, e leio um ou dois contos. mas não só leio! eu anoto minha interpretação em TODOS, eu enchi a beirada da maioria das páginas e isso tá sendo mágico. na moral. a experiencia de ler esse livro parece ilícita, eu poderia passar HORAS em cada conto, pensando e escrevendo sobre ele, sentindo como se estivesse num boteco na orla carioca batendo um papo com a própria clarice. o título diz tudo, é uma descarga de criatividade gigantesca e isso me faz muito bem!

Nicole.Mastella 13/06/2021

Todos os Contos - resenha no @entrefolhasefolhas
O panorama de sua criação de contos é apresentado neste livro, reunindo 34 anos de toda a sua produção. Reúnem-se nele: "Primeiras Histórias", obra de juventude de Clarice, "Laços de Familia", uma de suas artes literárias mais lisonjeadas, "A Legião Estrangeira", "Felicidade Clandestina", "Onde estivestes de noite", "A via crucis do corpo", "Visão do Esplendor" e "Últimas Histórias", obra inacabada em virtude de seu falecimento, entitulado então pelo seu filho Pedro Gurgel Valente.

No conto "Obsessão", é revelada uma das faces que constitui a essência de seu estilo: a visão intimista, com fluxo de consciência que rompe um enredo cotidiano, aparentemente banal. "Realizar-se, repetia, eis o mais alto e nobre objetivo humano. Realizar-se seria abandonar a posse e a realização de coisas para possuir-se a si mesmo, desenvolver seus próprios elementos, crescer dentro de seus contornos", confidencia uma das personagens, como um reflexo da própria visão de Clarice.

É quase denominador comum entre seus contos haver mulheres de classe média, donas de casa, que têm que lidar com exigências matrimoniais e familiares e, subitamente, têm um momento de epifania, como se o despertar de sua alma meramente atribuída ao viver cotidiano, se desse em virtude de um acontecimento trivial, despertando sensações e pensamentos através de um fluxo de consciência que transcende por completo a cena.