Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Shir 12/04/2022

Perfeito
Como não se identificar com esses contos? Tive, por muitas vezes, a impressão de viver exatamente o que o conto retratava.

Alane.Sthefany 02/04/2022minha estante
Li apenas um livro dela, achei bem difícil a leitura, não que seja ruim, foi que eu precisei pensar bastante, mas amei o livro (Paixão Segundo G.H.).

Queria saber quanto tempo você demorou para ler e se é uma leitura "mais" tranquila (tradução, linguagem...).

Antônio 27/03/2022

?Todos os Contos? é uma edição que vale a pena ter em sua estante porque reúne diversos textos publicados de forma esparsa ao longo da carreira da escritora. Desde contos que ficaram para a história da literatura brasileira até aqueles menos conhecidos, aqui vemos a imensidão que era a escrita de Clarice: desde cuidadosa com o estilo até mais despreocupada e, por vezes, ?antiliterária? como ela tentou ser em seus anos finais de vida.

Kau 21/03/2022

Clarice foi uma das escritoras que me apresentou a prazer na literatura. Tenho fortes lembranças de ler seus livros na pré-adolescência e foi uma experiência incrível reler adulta e mais madura. Mas, acredito que ainda posso tirar muito proveito dos seus contos no futuro. São o tipo de texto que daqui há alguns anos vou reler novamente, e aprender coisas totalmente novas.
Uma pessoa "desorientada na vida, na arte, no tempo e no espaço", mas mestre nas palavras. Pois, a capacidade de escrever sobre diversos assuntos (sexualidade, amadurecimento, velhice, cotidiano, amor, ódio) e tocar o nosso íntimo com eles, só pode ser um dom divino.

Bruna 20/03/2022

Eu ganhei esse livro uns 6 anos atrás e nunca tinha lido ele e acho que, de certa forma, foi algo bom ter adiado por tanto tempo, pois não foi um livro que eu realmente gostei de ler, então talvez não fosse um problema continuar adiando kk. Demorei quase 1 ano para terminar de ler e, apesar de ter tido um ritmo bom de leitura em alguns momentos e ter gostado de alguns dos livros, no geral eu acho que a leitura mais me irritava do que me fazia gostar do livro. Ainda tenho um certo apreço por alguns dos textos da autora, mas eu saí da experiência de ler esse livro um tanto traumatizada e não pretendo ler algo dela tão cedo.

eupoetizo 05/03/2022

Simplesmente a maior que temos. Uma escritora incrível, Clarice é um ícone da literatura. Sem palavras para essa edição maravilhosa.

Alberto 12/02/2022

Perfeito para fãs, permite conhecer um painel completo da evolução do estilo e dos temas da autora.
Ler a obra completa de um autor (neste caso, a obra em formato conto apenas), em ordem cronológica, tem vantagens e desvantagens. A vantagem mais evidente é a oportunidade de ver um painel inteiro do estilo e dos temas e preocupações de um autor, e a evolução ou não de seu pensamento a respeito desses seus objetos recorrentes de atenção. A desvantagem é uma certa impressão de repetição, de monotonia, já que parece que o mesmo conto é reescrito várias vezes. Outro senão é que se tem contato com a "obra menor", os "lados B", porque é óbvio que ao longo da vida o nível de inspiração e talento varia. Sobre esses contos completos de Clarice, têm momentos sublimes e algumas peças antológicas. Outros contos são "menores" e no meio deles há textos que parecem escritos por obrigação, sem inspiração, sem muito a dizer. No geral, o que é sempre certo é que mesmo nos contos menos interessantes se colhem muitas frases lapidares e atordoantes (eu anotei quase 200). E a preocupação sempre presente da autora com alguns grandes mistérios da vida, que ela não explica mas seguidamente questiona de modos diferentes e sempre vislumbrando aspectos inesperados. De todo modo, embora seja um produto lindo e bem feito, acho que esse livro é mais recomendável para fãs e pessoas muito interessadas na história e aspectos técnicos da literatura. Para o "leitor comum", isto é, as pessoas normais, acho que seria mais econômico e proveitoso ler as coletâneas mais famosas, que contêm as partes mais inspiradas da obra de Clarice.

joaoggur 27/01/2022

Palavras que incendeiam.
Muito se fala daquela tal escritora nascida na antiga união soviética chamada Clarice Linspector. Esse falatório sempre me chamou a atenção, mesmo eu nunca tendo oportunidade de ler. Até que um dia, quase como um ato de rebeldia, comprei muitos livros dela e os li. Se me permitem o vocabulário chulo, não entendi [*****] nenhuma. Meu primeiro erro. Querer colocar tudo para dentro me forçando a acelerar o ritmo de leitura. Parecia um biscoito recheado de anti-coloquialismo e ambiguidade.

Até que deixei esses livros na estante, para um dia poder usufruir de tal literatura tão proeminente.

Esse dia chegou. Peguei todos aqueles livretos e os li atentamente. Meu segundo erro. Quis ler livros escritos de forma sentimental como um livro injuntivo.

Até que finalmente entendi o que faltava para compreender aqueles contos, e imagino que todos que tiveram dificuldade no entendimento da coesão do texto provavelmente cometeram do mesmo erro: Clarice não se entende, se sente.

Simplesmente comecei a ler querendo sentir o que ela passava com aquelas palavras, não querendo compreendê-las em si. O meu grande acerto, sem dúvida alguma.

Encontrei poesias e textos de qualidade e maestria quase sobrenaturais: aquelas palavras me incendiavam de forma única, quase como uma criança entretida em uma cantiga. Suas palavras me cativavam como nunca nenhuma palavra me cativaram.

Por isso, sem dúvida alguma, Clarice se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Ela prova a capacidade humana de produzir obras quase irreais.

Não é uma leitura fácil, não mesmo. Precisa ter muita bagagem literária, devo admitir. Mas o resultado disso é espetacular.

Jaqueline.Sayumi 24/01/2022

Comecei a leitura em 2020, e fui lendo aos poucos de conto em conto. Alguns me encantaram mais que outros (como já era esperado), sigo encantada pela escrita da Clarice.

Ana.luisa.campos 19/01/2022

As crônicas da Clarice serão sempre as minhas preferidas! Li online mas quero ter a versão física urgentemente.

Thiago Somma 05/01/2022

Surtos de epifanias
Estou assustando, estou com um nó na garganta, impossibilitado de dormir, me apeguei muito ao livro, e agora que ele acabou, parte de mim ficou nele.

Realmente existe um leitor antes e depois de Clarice. A leitura desse livro é a leitura de uma alma, uma leitura de uma mente que está muito acima da nossa.

Me interessei pelo livro por conta da entrevista para o panorama da tv Cultura, aonde eu me apaixonei pela Clarice e a sua personalidade brilhante.

Esse não é um livro para você ler, é um livro para você vivenciar, se encantar e estudar, demorei cerca de 20 dias +/- e é esse o tempo que nós temos que nos dedicar a Clarice .

Acredito que a leitura de Todos os Contos Clarice Lispector tem que ser anual (todo ano temos que reler esse livro), pois o livro realmente tem contos mais complexos, mas com o tempo você entra na cabeça dela e começa a entender a cirúrgica literatura da Clarice, e mesmo se você não entender algum conto, tem diversas aulas sobre cada um no youtube...

Junto com o livro vi diversas entrevistas, reportagens e histórias de familiares, amigos e próximos sobre a mente brilhante e muito à frente de seu tempo que ela foi, e não tem como você não se apaixonar pela Mulher genial que foi Clarice Lispector.

Meus contos favoritos são:

Felicidade clandestina, Cartas para hemergardo, Gertudes pede um conselho, feliz aniversário, Viagem a Petrópolis , Come, meu filho, Laços de família, a galinha e o ovo, Mineirinho e Brasília

Sem dúvidas um livro para você refletir sobre a mente humana, sobre amor, raiva, epifanias, sobre o cotidiano de mulheres classe dos anos 40/50/60, a nossa mudança e sociaedade e principalmente sobre a vida , pois esse é um livro para você levá-lo em sua biblioteca mental durante os anos aqui na terra.

Durante esses dias, já não era mais um menino com o seu livro, era um homem com a sua amante.

Felipe 03/01/2022

Genial, e Clarice não poderia receber adjetivo menor
Foi meu primeiro contato com a obra de Clarice (primeiro de muitos, tenho certeza). Clarice é entidade, genialidade em forma de palavras. Brinca com a língua escrita como quem brinca com os pensamentos do leitor. Tratá-la aqui simplesmente por "a autora" chegaria a ser desrespeitoso: Clarice Lispector é a maestria literária em sua alma mais pura e, portanto, deve ser tratada pela singularidade de seu nome, com toda a força que este carrega.

Quanto à reunião de contos, alguns de que gostei mais (a exemplo daqueles em "A legião estrangeira" e "Felicidade clandestina") e alguns de que não gostei tanto (em sua maioria em "Onde estivestes de noite"). E aqui há de se destacar que não gostar de algo que Clarice escreveu é arriscado: pode-se estar incorrendo em erro quando, talvez, não se tenha podido acompanhar a genialidade de Clarice. Fragilidade do leitor, não do escritor. Entretanto, há de se avaliar a coletânea de contos com essas limitações e gostos pessoais que me guarnecem como leitor. Nesse sentido, nota 4,5 de 5, certo de que haverá outras obras de Clarice a que se dar uma irretocável nota máxima.

Aline.Rodrigues 02/01/2022

Grata surpresa
Quando iniciei este livro, estava muito desconfiada a respeito do meu envolvimento com ele, por dois motivos: a popularidade de Clarice, que é dona de metade das citações rebuscadas da Internet e a minha dificuldade com livros de contos (por em algumas experiências anteriores não perceber um elemento de identidade entre um conto e outro).
No desenrolar do livro fui percebendo o porquê Clarice é tão popular: ela traz dilemas individuais de uma forma universal e de forma simples e impulsiva, se possível dizer, até de forma "cuspida".
A leitura da maioria dos contos é muito intensa.

Dois contos me tocaram de forma especial: "O búfalo" e "Brasília".

Recomendo muito este livro.

Danilo Parente 22/12/2021

Sobre ler Clarice Lispector
Ler Clarice Lispector é:

? Devanear.

? Ir em busca de sentimentos elevados.

? Aprender que um olhar é o bastante para poder transcender.

? Refletir se estamos formando relações vazias e quais seriam as consequências na velhice.

? Enxergar o universo que habita dentro de nós e não ficar adstrito a rótulos, pois estes limitam a percepção que temos da vida.

? Encontrar a nossa porta de saída utilizando os nossos próprios métodos e vontades. Não devemos seguir um caminho só porque a maioria vai nele, pois, nesse caso, estaríamos dando voltas e voltas nos "corredores do Maracanã".

? Perceber que podemos estar nos tornando apáticos e perdendo a oportunidade de dizer uma palavra de afeto, fragilizando, assim, os laços familiares. Contudo, a palavra que não sai da nossa boca está gravada no nosso interior e precisamos ter a coragem para libertá-la.

? Compreender que a passagem do tempo pode ser um golpe fatal para quem vive de amarras e obedece a regras impostas pela sociedade. Clarice demonstra que quem não se dá ao luxo de ser desobediente e viver por si mesmo, leva a vida com um alto grau de inconsciência e existe apenas através de aparências. Seguindo essa linha, caso um dia seja adquirida a consciência, pode ser que seja tarde demais, pois o tempo e a vida não esperam.

? Ler gradativamente, e saber que o mais importante está em sentir as palavras do que se restringir ao significado delas. Clarice não escrevia de forma rebuscada, mas sim de forma simples, porém com o simples ela conseguia transformar meras baratas e até mesmo um ovo e uma galinha ou os olhos de um búfalo em algo profundo e dotado de subjetividade.

? Experienciar crises existenciais, ponderar sobre comportamentos destrutivos e sentir o incômodo de sermos tocados nas nossas feridas.

? Inferir que não se trata de uma simples leitura, mas sim de uma conexão de almas, pois a alma de Clarice se funde à do leitor e juntos eles desfrutam de uma profusão de sentimentos.

? Alcançar uma parte, antes adormecida, da nossa essência, e, sobretudo, saciar o nosso desejo de sentir algo profundamente humano, intenso e inesquecível.

Ler transforma. Ler Clarice Lispector transborda.

Magasoares 16/12/2021

Todos os Contos
Sei que vou desagradar muitos leitores desse livro, mas vou dar minha opinião sincera. Não gostei! Aliás, a maioria dos contos nem entendi a lógica. Me deu a impressão que Clarice quando escreveu esses contos, escreveu só para ela entender, só ela sabia o que realmente fazia sentido em cada conto que escrevia. O menos pior foi o conto; Felicidade Clandestina, com a qual Clarice usa aquela frase muito famosa dela; (..) Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.
Douglas 16/12/2021minha estante
Tinha esse livro, lia um conto e não entendia nada, tentei outros e ficava sem entender. Troquei no sebo, Clarice Lispector não é para mim.

Magasoares 16/12/2021minha estante
Nem para mim, Douglas.