Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

@cacaleitura 17/11/2020

absolutamente INCRÍVEL
Esse foi meu primeiro contato direto com a autora e me tocou de uma forma surreal. Diante desses contos, pude viver, sentir e admirar as fases de sua vida!

? resenha completa no insta: @cacaleitura
Carolina 03/04/2021minha estante
Tenho uma pergunta: no conto 'Mais dois bêbados' a página 132 realmente acaba sem a fala??? Fiquei em dúvida.

Obs: a edição que eu tenho é a de capa dura da editora Rocco

@cacaleitura 03/04/2021minha estante
simmm!
Esse é um dos traços da escrita de Clarice.
Uma frase incompleta, um texto com final aberto, uma metáfora fora da caixa..

Kemilly.Kessy 25/06/2021minha estante
Como faz pra ler??

Carolina 26/09/2021minha estante
Sugiro que tenha a mente aberta para lidar com muita subjetividade, coisas abstratas mas com muita realidade.

luci 05/12/2021minha estante
A Clarice é incrível, né?! ?

Mayra 06/10/2022minha estante
Não sei mecher

Mayra 06/10/2022minha estante
Não sei mecher

Fernando Lafaiete 17/11/2020

Todos os Contos - Clarice Lispector | A Bela e a Fera, dois seres em um ser chamado Clarice.
********************************NÃO contém spoiler********************************
Resenha postada originalmente postada em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

******************************************************************************

Autora: Clarice Lispector

Editora: Rocco / Literatura Nacional / 656 páginas

Se as palavras são uma arma, como muitos críticos afirmam ser, Clarice sabia as usar como ninguém. Poderia dizer que lê-la é uma tarefa fácil, mas não seria uma afirmação das mais correta a se fazer. Como decifrar o indecifrável? Ler Clarice Lispector é uma experiência única, não exatamente confortável e aprazível, mas única em quase todos os sentidos. É se abrir para novas descobertas; embarcar no íntimo da autora e de suas personas ficcionais, tentar entender seus questionamentos e afirmações, ao mesmo tempo que tentamos nos entender sem nos afogarmos no mais intímo do nosso ser. É bela, é poética, é epifânica, é desagradável, enigmática e esclarecedora. Uma autora cujos escritos impactam, confundem, entregam intensidade e nos fazem pensar: será que entendi o que li? Talvez não tenha entendido, ou talvez tenha, fico sem saber exatamente o que pensar. Seus textos são puros fluxos de consciência da autora, dos personagens, de um por vez, dos dois juntos. São curtos, mas parecem longos. São profundos, falam de amor, de felicidade, de relacionamentos, de crueldade, de superações e de incertezas. Ah... as incertezas! Ah... o amor e a felicidade!! O que significam e por que razão lhe concedemos tanta importância? O que esperar de histórias de uma autora que afirmava não escrever para agradar ninguém? O que esperar de uma escritora que se questionava e questionava tudo e todos? Como ela mesma dizia... "O que se vem depois da felicidade? O se tem depois que se é feliz?"

Reunindo os 85 contos escritos por Lispector (organizados por seu biógrafo Benjamin Moser), Todos os Contos, a elogiada e premiada coletânea - considerada uma das mais importantes da literatura mundial e uma das melhores de 2015, segundo New York Times - apresenta em ordem cronológica os curtos desabafos da autora desde sua juventude até sua fase mais madura. O que nos possibilita acompanharmos passo a passo de sua evolução como escritora, se é que isso é possível. Clarice Lispector se progredia e se regredia todos os dias e a todo momento, o que faz a tarefa de lê-la  de fato um exercício de tentar decifrar o indecifrável. Iniciamos com PRIMEIRAS HISTÓRIAS (1940), vamos para LAÇOS DE FAMÍLIA (1960), seguindo para A LEGIÃO ESTRANGEIRA (1964), parando para respirar em FELICIDADE CLANDESTINA (1971), indo para ONDE ESTIVESTE DE NOITE (1974); A VIA CRUCIS DO CORPO (1974) vem logo em seguida... VISÃO DO EXPLENDOR: IMPRESSÕES LEVES nos encaminha para o final que termina com ÚLTIMAS HISTÓRIAS (1979). Oito "coletâneas" excepcionais, singulares, difíceis de serem compreendidas por inteiras, mas magníficas separadas e juntas.

Não se atreva a achar que irá entender tudo que irá ler. O objetivo aqui não é entender palavra por palavra, mas sim em seguir até o final sem medo do que irá encontrar pela frente. É perder o fôlego e recuperá-lo sem se deixar abater. É se desafiar, é se divertir, é rir e chorar. É entrar nesse turbilhão chamado Clarice Lispector, não permitindo ser vencido. Tente dar sentido ao que ler, e entenda que o ser-humano é complexo o suficiente para não ser entendido por inteiro; e isso é fascinante. Clarisse fazia antiliteratura como ela mesma fazia questão de dizer. Escrevia para se libertar, para incomodar e para nos fazer refletir sobre a vida. Mesmo não gostando, era comparada com Virginia Woof. Uma se entregou à vida, a outra deixou de vivê-la... mas ambas entendiam que somos o mais complexos dos complexos que existem por aí, e isso as torna ainda mais incríveis do que já são.

Seja descrevendo de forma verborrágica a cidade de Brasília (conto Brasília), nos levando na epifania de uma mulher que passa a entender o mundo ao seu redor (conto Amor) ou narrando cenas de traições e assassinatos, a verdade é que Lispector era uma escritora completa, capaz de escrever o que quisesse e como quisesse. Se não a entendemos, já não é extamente problema dela. Releituras se fazem necessárias e análises aprodundadas são por vezes essenciais. Todos os Contos de Clarice Lispector é uma obra fundamental para ser lida, estudada e destrinchada. Se debruçar em textos tão intensos é uma tarefa que poucos se permitem, mas que todos deveriam ao menos tentar. Hoje eu sei que se um dia me perguntarem: Quem é Lispector? Eu responderei: A Bela e a Fera em uma única mulher.
João 17/11/2020minha estante
Esse livro possui o conto O grande passeio?

Fernando Lafaiete 17/11/2020minha estante
Olá Vitor... Tem sim. É apresentado pelo título Viagem a Petrópolis. É excelente e me despertou uma revolta e algumas lágrimas. Indico demais!

Bia 20/09/2020

todos os contos, clarice lispector
Clarice Lispector, sem dúvida, que é uma escritora profunda que nos faz sentir desconfortáveis pelo nosso papel submisso dentro da sociedade, fazendo-nos refletir imenso. contudo, confesso, devido à sua grande profundidade, em boa parte dos contos, custou-me a entender um pouco, não acho que seja uma leitura fácil. nem vos falo do "Ovo e a galinha", se a autora não entendeu, imaginem eu.
enfim, "Todos os contos" não é para ler de ânimo leve, mas é bom para entendermos melhor a autora.

Igor.Pinheiro 13/09/2020

Minhas impressões foram de que è um livro com contos bem diversos, onde uns vc entenderá a história diretamente, sendo que outros contos, è preciso da uma relida para entender melhor.

Geórgia 26/08/2020

Dois anos lendo e relendo Clarice!
Foi muito interessante revisitar alguns contos que li na época do vestibular e conhecer muitos outros.

Ler Clarice algumas vezes sufoca, algumas vezes dá um nó na cabeça (desisti de entender ?o ovo e a galinha?) e quase sempre liberta alguma coisa lá dentro da gente. Adoro como ela brinca com o fluxo de consciência e constrói diálogos, adoro a ironia e a acidez também, adoro que se trate de uma leitura para ser sentida.

Essa mulher é uma bagagem literária obrigatória, o que ela faz com as palavras eu defino como feitiço - assim como minha professora de literatura definia. Meu conto preferido da vida é ?Perdoando Deus?.

Não sei se compreendo tudo que li e talvez reinterprete tudo diferente quando reler algum desses contos, mas o que fica após essa leitura é mais admiração. Clarice Lispector é uma imensidão a ser explorada (e não somos todos nós?).

julia 12/08/2020

demorei muitos anos para poder entender a ler essa rainha do brasil. quando consegui me envolver nos contos dela, finalmente entendi a beleza de cada palavra que ela escrevia. fantástica! quase inacreditável.

Mari 08/08/2020

100 anos dessa diva, dona do Brasil!
Amo tanto essa mulher que nem existem palavras pra descrever, tudo que leio dela é perfeito! Pensei que provavelmente seus primeiros contos não seriam tão bons e me enganei, amei todos. Seus contos clássicos não são considerados clássicos à toa. Até os que foram considerados "lixo" eu amei. Como a própria Clarice escreveu na explicação do livro "A Via Crucis do Corpo": "Uma pessoa leu meus contos e disse que aquilo não era literatura, era lixo. Concordo. Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo."
Disso só posso pensar que se os contos dela são lixo, eu queria ter talento pra ser capaz de escrever 1/10 desse lixo. E quantas obras-primas perdemos por desespero do(a) autor(a) ao ouvir alguém dizer que suas obras eram lixo? Obrigada Clarice por ter publicado seus "lixos", porque quanto mais Clarice melhor.
No final dessa edição têm algumas opiniões da Clarice sobre seus contos, ela fala que não gostava do conto "Preciosidade", não pude deixar de pensar: "Só falta eu ter amado esse conto!". Dito e feito, tinha marcado o conto inteirinho. Ou seja, qualquer coisa que essa mulher escreve eu acho maravilhoso, mesmo que nem ela goste. Qualquer coisa dela pode mandar pra mim, que eu vou ler, vou amar e vou falar pra todo mundo ler.

Maria 07/08/2020

Aquela bruxa que ninguém entende, mas todos amam.

Entre tantos contos magníficos, "Felicidade clandestina" continua sendo o meu favorito.

Quanta sensibilidade!

Carla Verçoza 23/07/2020

Edição grandiosa, é um livro que li sem pressa, absorvendo cada conto. O fluxo de consciência, a prosa poética e densa, encanta. Grande parte das personagens são mulheres que já não cabem mais no papel que a sociedade espera delas em suas épocas, mesmo quando desempenham esses papéis com maestria e aparente alegria, há sempre um "no entanto..." gerando desassossego. Os contos são apresentados em ordem cronológica. As Primeiras Histórias são ótimas, já comprovando o talento da jovem Clarice. Os contos presentes em Laços de Família são os que menos gosto. Já havia lido o livro há vários anos e realmente não consegui me conectar muito com as histórias. Nos contos de A Legião Estrangeira destaco Os desastres de Sofia, Viagem a Petrópolis e A Solução, ambos sensacionais. Os contos escritos nos anos 70 são os que mais gosto e os contidos em A Via Crucis do Corpo são impressionantes e belíssimos!

"(...) nós todos somos fracassados, nós todos vamos morrer um dia! Quem? mas quem pode dizer com sinceridade que se realizou na vida? O sucesso é uma mentira." (O homem que apareceu)

"Estavam pedindo demais de minha coragem só porque eu era corajosa, pediam minha força só porque eu era forte. 'Mas eu?', gritei dez anos depois por motivos de amor perdido, 'quem virá jamais à minha fraqueza!'." (Os desastres de Sofia)

Bruna.Mareco 21/07/2020

Perfeito
Cada conto melhor que o outro, amei demais fazer a leitura desse livro

Julia 14/07/2020

Denso e muito bom
Eu adorei! É um livro bem denso, como a própria Clarice é. Se faz necessário de muita atenção e seus contos trazem análises literárias incríveis! Recomendo!

thery 21/06/2020

Uma ótima experiência!
Demorei, mas concluí!
O livro "Clarice Lispector todos os contos" proporcionou meu primeiro contato com a obra de Clarice. Agora posso verdadeiramente afirmar: QUE ESCRITORA INCRÍVEL!
Por ser dividido em contos, demorei mais tempo para finalizar, pois cada conto configura um universo mais ou menos denso, que nos faz refletir ou simplesmente admirar a poesia nas palavras de Lispector.
Livro bem organizado e explicado, através das notas elucidativas de Benjamin Moser.

Ray 28/05/2020

"Por outro lado, as pessoas que me cercavam moviam-se tranquilas, a testa lisa sem preocupações, num círculo onde o hábito há muito alargara caminhos certos, onde os fatos explicavam-se razoavelmente por causas visíveis e os mais extraordinários se ligavam, não por misticismo mas por comodismo, a Deus. Os únicos acontecimentos capazes de perturbar suas almas eram o nascimento, o casamento, a morte e os estados a eles contínuos. Ou engano-me e, na minha feliz cegueira, não sabia enxergar mais profundamente? Não sei, agora parece-me impossível que na zona escura de cada homem, mesmo nos mais pacíficos, não se aninhe a ameaça de outros homens, mais terríveis e dolorosos." Trecho do conto Obsessão, escrito por Clarice Lispector e publicado originalmente em 1941.

Thais.Guerra 28/04/2020

INDESCRUTIVEL, nunca um livro, contos e palavras haviam me atingido de forma tao intensa e rápida. Eu consigo me ver em todas as personagens que mesmo tao singulares seguem uma vida tradicional do patriarcado. Nunca tinha me visto tanto em uma história. Virei fã numero 1 e agora quero ler todos os livros desse gênio perfeitamente imperfeita.

Jediael 20/04/2020

?Digo o que tenho a dizer e sem literatura?
É aquele tipo de livro do qual você nunca quer se despedir completamente, e graças ao seu conteúdo ser apenas contos, você pode.
Cada conto de Clarice é um universo, alguns mais acessíveis que outros, mas todos fascinantes.
Clarice é apoteótica, e nessas 642 páginas, é possível começar a entender o porquê.