Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Milla 15/07/2023

Meu primeiro contato com Clarice
Clarice foi uma mulher com uma mente muito à frente do seu tempo!

Estava louca para ter meu primeiro contato com a autora, e escolhi esse livro de contos, por achar que seria uma leitura mais fácil.

Como praticamente todos os livros que são uma coletânea de contos, foi uma mistura de coisas.
Alguns contos eu gostei, outros não, alguns eu amei e outros eu não entendi (para ser sincera, alguns contos eu não consegui entender, pq a Clarice pensa MUITO e eu não penso quase nada kkkkkk).

A escrita dela é realmente encantadora! ela tem uma escrita muito singular e única. Lendo eu consegui sentir ela de verdade e entender a forma como ela pensa.

Eu não amei, mas foi uma boa leitura.
Estou super curiosa para ler mais coisas dela.

moacircaetano 08/07/2023

Como toda coletânea, irregular. Clarice tem genialidade espalhadas por todo o texto, que brilham brilham como diamantes.

Pedralto 23/06/2023

Leitura obrigatória para quem gosta de contos e de Clarice Lispector
Essa edição é uma coletânea de todos os livros de contos de Clarice. Todos esses livros, são formados por seleções heterogêneas de contos. Em geral, os contos tratam do momento de epifania (súbito entendimento da realidade) de pessoas comuns, em momentos comuns do cotidiano. Seja fazendo compras, em um jantar ou em uma visita ao jardim zoológico. É um traço marcante da autora e que me encanta. O momento em que se compreende a sua própria realidade é realmente assustador e ninguém sabe explorar essa sensação como Clarice, a descoberta de si mesmo e do mundo, a sensação de ficar de boca aberta.

As personagens dos contos em geral são mulheres, mais especificamente donas de casa da classe média carioca, embora em certos contos tenhamos personagens de classes sociais diferentes e algumas são homens. Também existem contos em que a personagem é uma criança ou adolescente, se descobrindo (como todas as outras). Todas elas são pessoas comuns, vivendo sua vida. Pessoas "acreditáveis", que passamos a conhecer através de seus dilemas a medida que conhecem a elas próprias.

Os temas variam muito, até mesmo durante o mesmo livro é difícil fazer uma relação temática entre os contos. Mas, em geral, tratam de questões familiares, pessoais, dramas de donas de casa e questionamentos filosóficos e metafísicos de pessoas comuns. Certos contos poderiam ser classificados até mesmo como ensaios. Uma temática de certa forma além de seu tempo.

A escrita é extremamente característica. Em cada conto, é extremamente óbvia a marca de Clarice Lispector. Sua escrita é rica, repleta de metáforas (às vezes abstratas), uma prosa poética. Não é a toa que a autora, que nunca escreveu poemas, tem suas obras versificadas por aí. É uma escrita simples, direta. Mas que de tão direta, te deixa tonto como um soco na cara. É confusa, sim, muitas das vezes. Certos contos não entendi coisa alguma, mas acredito que senti o que deveria sentir. Não me abalo muito por não entender, até porque a própria autora se encontrava pensativa em relação a certos contos (como o Ovo e a Galinha), só sigo lendo.

Os meus contos favoritos sem dúvidas foram Cartas a Hermengardo e Onde Estivestes de Noite (que dá nome ao livro). Onde Estivestes de Noite foi o meu livro favorito entre todos, com seus contos beirando o horror, repletos de surrealismo e absurdos. Simplesmente aterrorizantes e fantásticos.

Recomendo a leitura para qualquer um que deseje conhecer a autora, até mesmo antes de se iniciar em seus romances. É uma introdução e tanto, passando por toda a vida da autora, sendo visível o amadurecimento que se reflete na escrita. Um livro fenomenal.

Willian 22/06/2023

Adorei
O tipo de livro que amo, aquele livro que a gente abre no meio do dia ou em qualquer outro momento lê um conto e fica vagando imaginando as coisas.

pirocadeperuca 01/06/2023

é um livro obrigatório a qualquer um. um pra se abrir no meio do dia e escolher um conto aleatório. Clarice escreveu tanto e ainda me é pouco.
Maria Luiza ð¦ 14/06/2023minha estante
Escreveu tanto e ainda me é pouco. Exatamente

skuser02844 24/05/2023

Como não amar Lispector, incrível ?
"Todos os Contos", de Clarice Lispector, é uma coleção impressionante que reúne a genialidade literária dessa renomada autora brasileira. Ao mergulhar nessas histórias, fui transportado para um mundo de introspecção profunda, reflexões existenciais e uma linguagem vívida e poética.

A coletânea abrange a extensa carreira de Clarice Lispector e apresenta uma variedade de contos que exploram temas como identidade, solidão, relacionamentos, o cotidiano e a complexidade da condição humana. Através de sua escrita brilhante e original, Lispector cria personagens fascinantes que lutam com suas próprias dúvidas e anseios, revelando as nuances sutis da experiência humana.

Cada conto é uma jornada única e intensa. A prosa de Lispector é rica em imagens sensoriais e metáforas profundas, capturando a essência da emoção humana de maneira poética. Sua escrita desafia as convenções narrativas tradicionais, levando-nos a uma exploração profunda dos pensamentos e das experiências de seus personagens.

Uma das marcas registradas de Clarice Lispector é sua capacidade de revelar a complexidade interior de seus personagens. Ela nos convida a adentrar as profundezas da psique humana, revelando as camadas de pensamentos e sentimentos que muitas vezes permanecem ocultos. Seus contos nos envolvem em uma atmosfera de mistério e ambiguidade, deixando espaço para interpretações pessoais e reflexões pessoais.

Além disso, Lispector tem uma habilidade única de explorar o feminino e as questões de gênero em suas narrativas. Suas personagens femininas são complexas, multifacetadas e desafiam as expectativas sociais, abrindo espaço para uma reflexão profunda sobre a identidade e o papel da mulher na sociedade.

"Todos os Contos" é uma leitura profunda e desafiadora. Cada história cativa e nos faz questionar a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. A escrita intensa e lírica de Clarice Lispector nos transporta para um universo de reflexões existenciais e nos deixa com uma sensação duradoura de admiração pela genialidade da autora.

Recomendo esta coleção de contos para qualquer pessoa que aprecie uma prosa poética, personagens cativantes e uma exploração profunda das complexidades humanas. "Todos os Contos" é uma obra-prima literária que confirma o lugar de Clarice Lispector como uma das grandes escritoras da literatura brasileira e mundial.

peloia 11/05/2023

Amo clarice
Foi uma experiência sem explicação, a imitação da rosa se tornou meu conto favorito
sei que não entendi muita coisa, mas senti KKKKKK
BiolaBlues 16/07/2023minha estante
Meu conto preferido também!

Isabella 08/05/2023

Decepcionada.
Meu contato c/ Clarice se restringia a crônicas esparsas que lia pela internet e pelas quais sempre tive um apego muito grande. ?Se eu fosse eu?, por exemplo, estaria facilmente no top 5 melhores do gênero que já li.

Por esse motivo, foram com as expectativas lá em cima que comecei essa obra e c/ uma surpresa ainda maior fui me descobrindo decepcionada c/ a mesma. Ler Clarice não foi nada fácil p/ mim. Deu preguiça, achei tedioso. Além de densos, muitos de seus textos não tem sentido e não levam a lugar algum. O sem-fim de devaneios e repetições da autora resultou em dias sem tocar no livro. Perdi as contas de quantas vezes pensei em desistir. A insistência foi pela esperança de gostar de algo, mas não tive lá muita sorte. Peço perdão aos fãs: detestei.

kaiê ê ê 02/05/2023

Simplesmente clarice lispector!
Não tem nem como classificar as obras de clarice de uma maneira além de ?espetacular?.

a mulher que consegue escrever mais de 20 páginas sobre brasília merece todos os aplausos do mundo. e cada leitura que faço me apaixono mais e mais por esta mulher.

Maria Luiza ð¦ 24/04/2023

Clarice era, principalmente, uma escritora de contos. Sinto que tive o privilégio da minha vida enquanto leitora apenas por poder segurar essa coletânea em mãos, além de poder ler os textos da maior escritora do mundo no idioma original.
Destaco "Laços de Família", "Primeiras Histórias", "Onde Estivestes de Noite", "Felicidade Clandestina" e os contos finais. Não gostei de "A via crucis do corpo" (não à toa, foram escritas encomendadas), e "Legião Estrangeira", embora ótimo, exigiu-me um fôlego inferior aos demais.
Gênese da essência feminina e do peito desgarrado. "Obsessão" e "Silêncio" foram dois nocautes de natureza distinta que eu jamais vou esquecer. A prosa dessa mulher é fenomenal. Sei lá, quem preza pela própria alma, leia isso.

ana 11/04/2023

CLARICE LISPECTOR VC É UMA GÊNIA!!
Simplesmente Clarice!! Amo ler tudo que ela escreveu, e quando achei esse livro na biblioteca logo comecei a ler. Vários contos eu já tinha lido, mas foi muito bom ter esse contado com todos os contos em um só livro!

??

renata1004 22/03/2023

é inconcebível que eu e clarice lispector tivemos em nossa vida acesso ao mesmo alfabeto e às mesmíssimas palavras da língua portuguesa

Cristiano15 12/03/2023

Clarice Lispector
Normalmente ouvimos que ler Clarice é difícil...que sua escrita é complicada.... sugiro começar a conhecer as obras de Clarice lendo seus contos...fui o que fiz. Este livro reúne seus principais contos, excelente leitura. Me diverti e me emocionei. Recomendo.

Yara 07/03/2023

O triunfo
Estou lendo aos poucos, conto por conto, para sentir o que Clarice Lispector deixa escondido nas entrelinhas. E nesse conto eu senti muito, me senti dentro da personagem, posso dizer que fiz uma viagem que mergulhei de cabeça e coração. Consegui compreender a personagem e me sensibilizei com os sentimentos dela. O triunfo foi o primeiro que li, e finalizei com a certeza de que irei ler Clarice Lispector para sempre.