Silêncio

Silêncio Richelle Mead

Resenhas - Silêncio

Bele 31/08/2023

Eu amei!!!!
Eu já amo os contos chineses mas nunca tinha lido um livro sobre, simplesmente um obra prima, o livro é incrível e aborda tudo que propõe muito bem, ainda mais escrever sobre alguém que não fala por que não escuta, mesmo com essa dificuldade ainda sim ficou uma perfeição, conseguei me convencer que o casal principal realmente se amavam na primeira cena deles juntos, as descrições incríveis, principalmente as descrições dos desenhos, parece simplesmente um sonho.

Kath 11/11/2019

Não foi bem o que eu esperava, mas é bom
Eu estava tão ansiosa pra ler esse livro que o adicionei na minha meta de leitura e interrompi a trilogia das peças infernais só pra ler. Ganhei de aniversário da minha melhor amiga. Acompanhamos a história de Fei e seu povoado que, ha muito tempo, perdeu a audição, sua irmã, Jian Jing está ficando inexplicavelmente cega também. O pequeno povoado de Fei, que fica no topo de uma montanha íngreme, sobrevive à mercê de um sistema de troca de minério por alimento, há uma hierarquia no pequeno vilarejo divida em serventes, artistas, mineradores e mendigos. Fei e sua irmã são artistas, regalados com uma vida confortável e respeitados por todos. Porém, seu amigo e amor de infância, Li Wei, é minerador e, portanto os dois são impedidos de ficar juntos uma vez que, segundo essa hierarquia, artistas só se casam com artistas. Apesar de todas as tristezas que o pequeno povoado já enfrentou, com a chegada da cegueira a comida está ficando cada vez mais escassa uma vez que os mineradores estão perdendo a capacidade de trabalhar. E já não bastasse ter de trabalhar próxima a Li Wei sem poder aproximar-se como queria, Fei ainda tem que conviver com um novo segredo aterrador que está tentando de todas as formas entender: a audição.

Ela não sabe porque é a única que voltou a escutar, mas quando Li Wei decide se aventurar a descer a montanha íngreme, mesmo com todas as avalanches que ele não pode ouvir e certamente vão matá-lo, Fei vê a oportunidade de fugir com o amado e assim salvar sua vida, além de tentar convencer o guardião dos cabos a cooperar com seu povo que entra em desespero pela fome. Assim, eles se lançam em sua fuga desesperada a fim de salvar o seu povo, mas a verdade que descobrem é muito pior do que suas inocentes mentes poderiam imaginar e agora, caberá a Fei decidir entre salvar o amor da sua vida ou o seu povo.

O livro não foi nada do que eu imaginei, eu criei muitas expectativas quando vi que era pautado em lendas chinesas e tudo mais, no entanto, me deparei com uma personagem que abdica da própria força interior em prol da vida confortável que tem, ignorando, inclusive, o amor que sente por Li Wei em nome dessa vida. O instinto protetor por uma irmã que é tão inteligente e ativa quanto um saco de arroz me desconcertou algumas vezes, Jian Jing não queria mendigar e não queria ser servente, mas em nenhum momento ela se impôs ou abriu a boca para dizer o que realmente queria para si, apesar de ser mais velha que Fei, era a menor que tomava todas as decisões. Li Wei é um rebelde e, contrariando todas as regras, ele até que luta por Fei do seu jeito, querendo quebrar a hierarquia posta no povoado para impedir que ela case com Sheng, que é um idiota completo. A única parte sobre o folclore Chinês aparece em uma profecia que ganha destaque perto do fim do livro, apesar de tudo, o final é satisfatório até certo ponto embora seja um pouco previsível. Ainda assim, achei interessante a maneira como ela lidou com a variação linguística chinesa, que muita gente pensa que é uma coisa só e não é, o modo como ela dinamizou a linguagem de sinais e a ideia de abordar esse tema. O mais legal desse livro é que enquanto você lê você meio que acaba imergindo na surdez de Fei, e passa a olhar seus sentidos com outros olhos, vê a importância que eles desempenham na nossa vida, mas estamos ocupados demais para agradecer ou notar. Além da analogia à exploração social que o capitalismo impõe à sociedade, onde os fortes mantêm a influência através da ignorância dos mais fracos, tudo a ver com o Brasil.

Não foi o que eu esperava, mas valeu a pena.

Mayra118 30/03/2023

Tocante, comovente, singelo e lindo, esse livro atinge várias metas, revolução, romance, acessibilidade e comover a todos, todos professores de libras deveriam indicar essa leitura, todas as pessoas tem que ler este livro.

@_viajante_literaria 06/01/2019

O que há além da montanha?
Esse livro me surpreendeu bastante. A narrativa da autora é bem detalhada e me prendeu na leitura até o fim da história. Fei é uma personagem cativante que cresce no decorrer do enredo. A busca por respostas para salvar o povoado me deixou muito curiosa, o que me motivou ainda mais a continuar a leitura. O mundo afora pode revelar muitas verdades como também diversos perigos, principalmente do próprio homem. Enfim, recomendo a leitura e pretendo ler outras obras da autora.

Nanda 16/11/2018

Silêncio
Ahhh gostei muito desse povoado, dos persongens e sua história. Bem original!

Monte4 26/11/2022

XIIIIIUUUUU
Um bom livro no geral, boa escrita, história criativa e parcialmente cativante. Uma história legal mas não mais que isso.
Gostei dos elementos usados no livro e na representatividade amarela (apesar da autora ser Ocidental) tendo em vista que tudo gira em torno de personagens asiáticos, dá pra ver que tem uma crítica legal mas que poderia ter sido melhor explorada
recomendo a leitura mas não vá com tantas expectativas como euKkkkk

Melissa.Zanetti 31/03/2024

Eu achei uma ideia bem interessante mas parece que não sai do lugar, eu queria mais explicações sobre esse universo mas o casal é legal e foi fácil de ler

Samu in Oz 23/07/2016

Richelle é sem dúvidas minha autora favorita!
Última leitura: Silêncio

Publicado pela @galerarecord

"Sim, Fei. Amor."

Silêncio é um livro bem diferente do que estou acostumado a ler, e é bem diferente de tudo o que a Richelle Mead já escreveu, pois esse faz uso do folclore chinês. Eu o comprei com um pequeno receio, pois vi algumas críticas negativas, mas não tenho vergonha em dizer que eu não me arrependo de forma alguma por te-lo comprado. E cara, eu amo a Mead.

"Amo você desde aquele primeiro olhar de desafio que me lançou do meio dos escombros do galpão."

Em Silêncio, Mead nos apresenta Fei, que assim como Rose e Sydney, é apaixonante e muito corajosa. O trama se passa em um vilarejo no topo de uma montanha, onde não existe som, e assim as gerações seguiram sendo surdas. O povoado está sofrendo com a escassez de alimento, o que motiva Fei e Li Wei arriscarem a vida para descer a montanha e buscar por melhores condições para seu povo. E é aqui onde tudo se inicia de verdade. ??????????
"Amei você ao longo de todos os anos em que crescemos juntos."

Silêncio, conta com romance, ação e aventura. Enquanto morremos de curiosidade sobre o destino do povoado e o desenrolar amoroso dos protagonistas. O livro também aborda a corrupção humana na exploração de seus iguais e aborda temas como a desigualdade social. Um outro fator inovador é o fato de ser um livro mudo. Todos os diálogos do livro não se dão de forma oral, mas por sinais.

"E amei você quando me contou que iria embora para ficar com os artistas."

No geral, eu gostei muito do livro e de todos os artifícios usado pela Richelle. É uma trama envolvente e por ser narrado em uma perspectiva de primeira pessoa ele se torna relativamente rápido. E por último, é um ótimo livro tanto para quem deseja ter um primeiro contato com a escrita da Richelle, quanto para quem já é fã. É um livro único, então quem tem medo de se meter com série, mas não dispensa uma boa fantasia ou um bom romance, garanto que vai gostar de Silêncio.

"Durante tudo isso, no meu coração sempre só existiu espaço para o nome de uma pessoa: o seu."

para mais é resenhas confira meu instagram: @ragnor.fell

Greice.Felipe 25/12/2022

Um livro que acabou me surpreendendo
Em um vilarejo onde todos a anos são surdos uma artista começou a escutar. Sem entender o que está de fato acontecendo guarda seu segredo até que contar-lo seja algo realmente nescessário. Se não bastasse todos serem surdos uma grande parte do vilarejo estava também ficando cego sem nenhuma explicação aparente. As aventuras que se desenrolam nesse livro me deixou cada página querendo logo chegar ao final. Mas o começo de o fim do livro não me atraiu tanto.

Rubi 07/01/2023

Bom é uma história linda onde aborda o romance, o suspense e a fantasia. De um modo geral ele conta a história de um povoado que se encontra num estado de sobrevivência, pois onde eles habitam estão longe de terras frutíferas e de outro qualquer meio de comunicação por habitarem a montanha mais alta, e de fato o único meio de sobrevivência deles são a extração de minério na qual é trocada por comida por meio de um sistemas de cabos feita com outra cidade mãos da qual ninguém que mora na montanha tem acesso.
Fei é a personagem principal, a qual que vai ser tratada como uma das pessoas mais inteligente e também uma pessoa que tem muita curiosidade sobre o mundo e está cansada de toda as regras que os prendes. Le Wei outro personagem que vai tem uma importância imensa na reviravolta de um futuro melhor para o povoado, e junto com Fei vão tentar descobrir todos os segredos de seu povoado. E ambos são apaixonados desde crianças e essa aventura que vão viver vau fazer com que esse amor cresça cada vez mais.

É livro único?

Lizi 28/10/2016minha estante
Muuuito obrigada, Cecy *-*

sara.ng 19/07/2023

Silêncio ?
Posso dizer que eu praticamente vivi de migalhas de romance, mas amei as interações entre os dois. Nunca tinha lido um livro com esse enredo de fantasia, no começo eu achei que demorou muito mais a medida qie fui lendo principalmente mais ou menos do meio para o final foi me prendendo deum jeito. Achei a leitura muito diferente de tudo que eu já havia lido.

Palavras de Bambu 24/06/2023

Épico, cativante e forte
"Silêncio", da autora Richelle Mead, é um livro que se destaca pela abordagem de temas sensíveis. A autora não tem medo de explorar questões como preconceito e exploração social, trazendo à tona a hierarquia opressiva presente no vilarejo e a marginalização dos surdos e cegos. Esses elementos despertam a reflexão sobre a injustiça e nos fazem questionar a importância da igualdade e da empatia em nossa sociedade.

Embora o início possa parecer um pouco lento, não se engane, pois a trama ganha ritmo e se desenvolve de maneira dinâmica e empolgante ao longo das páginas. A narrativa nos presenteia com uma mistura envolvente de romance, suspense e elementos fantásticos, com influências do rico folclore chinês. Essa combinação de gêneros e a atmosfera criada pela autora mantêm o leitor ansioso por mais a cada capítulo.

Apesar de não atender todas as expectativas, "Silêncio" consegue prender a nossa atenção até o desfecho. A história pode não ser perfeita, mas tem seus méritos e momentos de brilho que nos fazem continuar virando as páginas. É uma obra que nos leva a refletir sobre a importância da inclusão e da igualdade, enquanto nos envolve em uma trama cheia de mistério e reviravoltas.

No geral, "Silêncio" é um livro que merece ser lido e apreciado. Com temática relevante, a obra nos convida a refletir sobre questões sociais importantes, enquanto nos entretém com uma história cheia de surpresas e emoção. Recomendo a leitura para aqueles que buscam uma obra que vá além do entretenimento e desperte a consciência.