Silêncio

Silêncio Richelle Mead

Resenhas - Silêncio

Bruuh 26/01/2017

"Silêncio é uma obra que mescla fantasia e realidade, criticando àqueles que exploram os seus iguais visando ao lucro"
“Em memória do meu pai, que perdeu a visão, mas jamais a capacidade de enxergar.”

Do Grupo Editorial Record, publicado pelo selo Galera Record, Silêncio traz a história de Fei, uma jovem que mora em um povoado, no pico de uma montanha. Neste, só existem três tipos de trabalho: artista, minerador ou fornecedor de suprimentos, além disso todos que lá vivem são surdos.

Fei e sua irmã Zhang Jing são artistas, cujo objetivo é pintar e escrever os relatos de tudo o que acontece no vilarejo,tal como um jornal para os moradores.

Os mineradores, ficam, obviamente, nas minas extraindo ouro e prata. Eles colocam todos os minérios em um balde e, por um sistema de tirolesa, enviam montanha abaixo, para os que acreditam ser outro vilarejo, e estes lhe enviam suprimentos em troca. O vilarejo é infértil, desse modo, esse é o único modo de conseguirem comida.

Os fornecedores de suprimentos distribuem os alimentos conforme a “hierarquia” e racionam o máximo de comida possível.

Fei está passando por um grande problema, pois sua irmã Zhang Jing está perdendo a visão, aliás isso vem acontecendo com várias pessoas do vilarejo, tornando-as inaptas a trabalharem em suas respectivas áreas. Sem conseguir seu próprio sustento, estas pessoas vivem a esmo nas ruas da montanha.

Portanto, Fei se preocupa com o fato de descobrirem a perda da visão de sua irmã e o que pode resultar disso e, para piorar, ela começa a ter sonhos estranhos, que parecem ser sinais de que algo está por vir.

Em um de seus sonhos, Fei, ao acordar, surpreende-se: ela está ouvindo.

Por que ela é a única do vilarejo que pode ouvir, após tantas gerações?

Em um de seus dias rotineiros, quando Fei fica perto das minas observando tudo o que está acontecendo para relatar no dia seguinte, ela depara-se com Li Wei, eles foram amigos de infância, mas por ela ser uma artista e ele um simples minerador, não podem se relacionar.

Li Wei é o mais forte do vilarejo, sendo importante nas minas, ele está preocupado com seu pai que também é minerador e está perdendo a visão. Orgulhoso, o pai dele recusa-se a parar de trabalhar, mesmo que possa resultar ser um risco para ele e para os outros trabalhadores.

Após uma tragédia acontecer, Li Wei, em um estopim de rebeldia, decide tentar descer a montanha para falar com o “guardião dos cabos” e descobrir o por quê de eles estarem mandando pouca comida para seu vilarejo, fazendo com que o povo praticamente cometa suicídio em busca de mais minérios.

Jamais alguém tentou descer a montanha; o terreno é inconstante e arenoso, podendo fazer com que uma avalanche de rochas caia com um simples passo em falso.

Ao descobrir o plano de Li Wei, Fei quer ajudá-lo, afinal ela pode ouvir agora.

E eles descem, mas os segredos que descobrem podem ser muito mais assombrosos e desumanos do que imaginam.

Agora eles têm apenas duas opções: fugir ou retornar montanha acima para avisar seu povo que a morte o espreita a cada dia. Qual delas eles escolherão?

“Acho que somos bons nessa coisa de conseguir o impossível.”

Silêncio é um livro de fantasia, escrito pela best-seller Richelle Mead, conhecida pela sua série Academia de Vampiros. Esta obra foi minha primeira leitura além dos vampiros de Mead, mas confesso que, a meu ver, a fantasia em si se mostrou em seu final.

A narrativa é de leitura fácil, porém, como todas as pessoas na história são surdas, estes utilizam a língua de sinais, sendo assim, no decorrer das páginas não há travessões ou aspas para indicar algum diálogo, mas sim frases em itálico. Então o leitor pode confundir-se um pouco ao separar diálogos com o pensamento dos personagens e a própria narrativa. Dito isso, até parece que a leitura pode estender-se ou mostrar-se dificultosa, mas como escrevi anteriormente, a leitura é muito fácil e o enredo envolve-nos de tal forma que logo estamos no final do livro.

Há pouquíssimos erros de revisão, e nada tão gritante a ponto de parar a leitura. A diagramação é simples, mas a capa é linda e tem tudo a ver com o enredo da obra.

Confesso que esperava mais da história, mas a leitura valeu muito. Recomendo.

site: http://oracullo.com/

Jeh Diário dos Livros 13/01/2017

Muito interessante!
Fei sempre foi uma garota que lutou para ter uma vida melhor.
Ela mora em uma aldeia em cima de uma montanha, onde tudo o que viveu foi ali naquele lugar. A montanha fica em um lugar remoto e de muito difícil acesso por ser um lugar muito alto, tanto que a única comunicação com o mundo lá fora é feito por uma tirolesa onde o guardião da cidade dá alimentos para a aldeia em troca dos minérios e preciosidades que a montanha fornece, onde as pessoas trabalham dia após dia extraindo os minérios. Eles não tem como descer a montanha e o único jeito de sobreviver e realizando essa troca com o outro povo que vive lá em baixo.

" É por isso que as coisas nunca mudam (...) Todos ficam apegados à maneira como as coisas sempre foram, e essa maneira está nos matando."

Reza uma lenda que há muitos e muitos anos, uma criatura mágica precisava descansar e resolveu tirar todo o som daquele lugar e todas as pessoas nunca mais ouviram nada e seus filhos e netos acabaram nascendo com o mesmo problema.
A única comunicação existente na aldeia é por sinais e desenhos no qual Fei ajuda a realizar. Nesse lugar há apenas três tipos de trabalho, ou você é um artista, ou um servente ou um minerador. Cada tem uma posição inferior a outra, sendo o artista de maior hierarquia e o minerador de menor.

"Sim Fei. Amor. Amo você desde aquele primeiro olhar de desafio que me lançou do meio dos escombros no galpão. Amei você ao longo de todos os aos em que crescemos juntos. E amei você quando me contou que iria embora para ficar com os artistas. Durante tudo isso, no meu coração sempre só existiu espaço para o nome de uma pessoa: o seu. "

Fei teve que realizar muitas escolhas difíceis, como se separar do minerador Li Mei, um jovem com quem tinha uma grande amizade e um grande amor.
Por sua hierarquia ser mais alta do que ele, eles não podem ficar juntos e com o tempo foram se afastando.
Agora seu foco é cuidar de sua irmã e dar uma vida melhor a elas.
Todos seguem regras e tradições ordenadas por seus anciões, mas quando a cegueira começa a surgir entre os mineradores e a coleta se torna menor, os recursos fornecidos pela cidade se tornam escassos e todos começam a ficar nervosos com a fome rodando, pois como vivem no alto da montanha, o único alimento e trazido de lá de baixo.

"Acho que somos bons nessa coisa de conseguir o impossível."

Quando a irmã de Fei começa a aparentar sintomas na visão, Fei começa a se desesperar para ajudar a irmã, pois uma artista precisa ter uma boa visão, e se alguém descobrir o problema de sua irmã ela irá para minas trabalhar. Tentando esconder o segredo todos, Fei luta para que ninguém descubra o que está acontecendo.
Mas no meio disso tudo, de repente em meio a sonhos, Fei é a única que começa a ouvir novamente, sua audição volta e com medo dessa nova realidade e em busca por sobrevivência, ela parte em uma jornada para tentar salvar a todos junto com alguém que ela esperava não ter mais sentimentos, mas em meio essa aventura Fei vai descobrir que a realidade pode não ser nada do que aparenta e que seu coração pode não ter esquecido o passado.

" Aos olhos de um observador externo, tudo está como sempre foi. Entretanto, dentro de mim, as coisas parecem todas mudadas. Meu mundo se modificou completamente, e não sei como lidar com ele."

Silêncio foi um livro que eu não pensei duas vezes em comprar quando saiu, pois sempre fui fã da autora, pela série Academia de Vampiros um dos primeiros livros que li quando entrei no mundo literário e até hoje são meus queridinhos.
A história de Silêncio é diferente das outras e tem uma pegada meio mágica e folclórica. Em um mundo onde todos nunca puderam ouvir e vivem na miséria, temos uma personagem cheia de receios e medos, mas ao mesmo tempo a autora criou uma personagem corajosa. Fei tem todas essas características, tem a insegurança e também regras a seguir em seu povoado, mas ao mesmo tempo tem aquele espírito de aventura. Ela sempre foi uma garota esperta, e muito observadora e isso sempre acabou ajudando ela, ainda mais com o talento de pintar. Seus pais morreram cedo e ela sempre teve que cuidar de sua irmã, sempre tentando o melhor para elas, mesmo se sacrificando no meio disso.
Temos alguns personagens bem interessantes na trama que acabam sempre se tornando essenciais, como o Li (suspiros) um personagem forte, determinado e que está buscando o melhor para seu povo. Um personagem que me lembrou um outro personagem da trama Academia de Vampiros que me fez gostar ainda mais dele.
A história tem uma trama muito boa, o mistério nela é interessante e no final todas as perguntas são respondidas.
Acredito que autora poderia se estender um pouco mais se quisesse ou até mesmo dar seqüência na história se ela quiser, pois ao mesmo tempo que ela fechou a história ela deixou um ar para dar uma continuada nela futuramente. Não sei qual será o plano dela, acredito que ela finalizou aqui, mas torço para futuramente ter mais livros, principalmente sobre as criaturas que ela menciona na trama.
Em suma, com uma mistura de folclore Chinês, magia e romance Richelle Mead consegue escrever uma boa história, sobre determinação, correr atrás do que procura e principalmente de superar e se descobrir.

site: http://diarioelivros.blogspot.com.br/2017/01/resenha-silencio.html

Cami 21/07/2019

O começo do livro é bom e os personagens são interessantes. Fei é uma personagem forte e que é fácil de se relacionar. Se destaca pela força que desenvolve durante a história.
O livro tem alguns problemas de ritmo durante a narrativa. As explicações para a situação do vilarejo não foi muito criativa e a resolução do conflito foi muito fácil, ficou difícil de acreditar no final.
No todo, é uma boa leitura rápida para passar o tempo. Mas a autora já escreveu histórias mais interessantes.

Gil 11/10/2016

Muitos já contaram como se passa a história, então só vou dar a impressão que tive do livro. Confesso que houve momentos que mergulhei tão fundo na leitura que chegava a comparar com algumas situações politicas que estamos vivendo.
O que eu mais gostei neste livro é a idéia de que a ignorância dá vida ao medo.
Eles só tinham conhecimentos através de relatos antigos, todo o resto era desconhecido. E quanto mais medo sentiam mais escravizados ficavam. Assim era o sistema.
Até que um dia surgiu uma pessoa disposta a lutar com o desconhecido para que houvesse liberdade. No entanto é dificil quando você tem que lutar com a miséria, a fome, a ignorância e a incredulidade.
Então nesses momentos só sobram a fé e a esperança de que um milagre possa acontecer.
A história em si não é lá aquelas coisas, mas os sentimentos ou a idéia que nos desperta é interessante, só por isso eu continuei o livro até o fim. Nos faz pensar em todas as pessoas e até lugares que se mantém escravizados pelo medo.

Nanda 01/08/2016

Conheci a escrita da Richelle com o spin-off de Academia dos Vampiros, Bloodlines, e fiquei muito empolgada com a escrita da autora. Ainda não cheguei a terminar a série, mas quando vi Silêncio na lista da Galera fiquei curiosa pela história, e também porque essa é uma das poucas capas da autora que eu gostei (sim, julgo pela capa mesmo).

Comecei a leitura com uma expectativa de leve, que não foi de tudo suprida. O ritmo dos acontecimentos, assim como o marasmo do início, não conseguiu prender minha atenção, motivo pelo qual demorei muito para concluir a leitura. O livro é muito descritivo, e isso não é de todo ruim, pois dá uma ambientada bem boa para a narrativa, porém a meu ver algumas partes foram excessivas, o que dificultou a fluidez da trama.

Eu gostei muito de como a autora trabalhou a questão da surdez e da utilização dos outros sentidos. Fei, assim como todos os personagens, foi muito bem construída e passa realmente a aura de uma mulher forte. Porém, me incomodou bastante que fosse preciso de um cara forte e com espírito rebelde para que ela pudesse se colocar à prova. E me incomodou ainda mais quando boa parte das cenas foram em função de criar um romance entre os dois. Peço perdão a quem shippa, mas para mim a química ali passou longe.

Um dos melhores pontos do livro é o relacionamento de Fei com sua irmã Zhang. Mesmo com todas as dificuldades, ela nunca se deixou abalar por saber que existia alguém que precisava dela. E a recíproca é verdadeira. Achei lindo como Mead retratou a força que uma dava à outra.

A premissa do livro é excelente, porém penso que a autora se perdeu um pouco no caminho. O início lento deu lugar a um desenvolvimento rápido, que tornou difícil acompanhar os acontecimentos mais para o final. Acredito que ela inverteu as posições de "menos é mais" e isso fez o conceito cair um bocado.

A crítica social ao sistema de castas é claramente visível na narrativa, assim como um foco político que aparece na medida certa. Richelle mostrou como é fácil manipular a população, principalmente os menos instruídos, e como a posição social reflete na multidão. Esse é outro ponto excelente de Silêncio, a quebra dos padrões e uma desconstrução muito boa dos preconceitos. A própria protagonista tem embrenhado nela esse preconceito, mesmo que ela não se ache melhor. E eu achei ótimo ver como ela reflete sobre isso e amadurece ao longo do enredo.

Silêncio é um bom livro da Richelle, mas não considero o melhor dela. Depois que são superadas as primeiras "estranhezas" é até possível fazer uma leitura proveitosa. Porém, recomendo a leitura, pois é válida principalmente no quesito de desconstrução.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2016/08/resenha-silencio-richelle-mead.html

Sammara 09/02/2021

Incrível
O enredo se passa em um povoado distante e logo você descobre as particularidades do povoado , que é dividido por castas e cada um tem sua função..
As pessoas que vivem no povoado são surdas , e se comunicam por gestos , porém um dia Fei começa a ouvir tudo novamente , só que somente ela está ouvindo.. E em meio a tudo isso, sua irmã está ficando cega , assim como algumas pessoas do povoado e ninguém sabe o porquê , é quanto mais as pessoas vão ficando cegas , menos minério são produzidos e fazendo assim com que os alimentos que são trocados , fique escasso .
É um livro com começo meio e fim , e se tratando de uma fantasia torna tudo mais interessante.

Nathy 13/09/2016

Silêncio – Richelle Mead – #Resenha
Eu gosto muito dos livros da autora. Principalmente da série Academia de Vampiros. Então já pode imaginar a minha empolgação com o lançamento desse livro. Ainda mais depois de ver a capa. Tão linda e com uma sinopse bem instigante. Já estava esperando que fosse ser uma nova série. Algo sobrenatural e bem no estilo dos outros livros dela. Porém, acabei me decepcionando. Não tinha nada do que estava esperando e tudo ficou em torno do romance. Não parecia que a história estava andando. E na finalização eu achei muito rápida e sem um sentido. Por isso teria sido melhor se tivesse tido outros livros. Talvez o trabalho tivesse sido melhor desenvolvido.

O livro conta a história de Fei e sua vila. Desde que se lembra nunca teve um ruído na vila. Todos são surdos. Alguns acreditam em lendas que eles foram punidos de algum jeito. Que fizeram algo de errado e por isso não conseguem ouvir nada. O único problema é que agora várias pessoas não estão conseguindo enxergar. E o destino delas não é muito bonito. Quando a irmã de Fei começa a perder a visão a menina se desespera. Fazendo de tudo para ajudar a sua irmã. Inclusive arriscando a sua vida. Para conseguir salvar a sua irmã conta com a ajuda de Li Wei. Um rapaz que trabalha nas minas e já perdeu pessoas muito importantes em sua vida. Então compreende o medo que Fei está sentindo. Então os dois embarcam em uma aventura para poder salvar a irmã de Fei. Antes que seja tarde demais.

A narrativa é em primeira pessoa. Mesmo sendo tudo na visão da Fei. Não fiquei instigada para saber o pensamento dos outros personagens. Ela conseguia descrever muito bem a situação de todos. De uma forma que o leitor sabe exatamente o que estão passando. Como estão se sentindo. A opressão que ocorre naquela vila. Eu gosto do modo de escrever da Richelle. No entanto, alguns momentos foram bem cansativos mesmo. Não tinha a necessidade de escrever cada um dos pontos. Porque já dava para se imaginar determinada cena/situação.

Minha irmã está em apuros, e tenho poucos minutos para ajudá-la.

Estava esperando demais dessa trama. Querendo saber o motivo do porque não escutavam e agora também estava perdendo a visão. Porque algumas delas estavam morrendo de forma bem rápida. E apesar da explicação ter sido bem plausível. E percebe-se que a autora pesquisou sobre o assunto. Não me agradou. Estava esperando por algo mais sobrenatural. Como se ela tivesse que lutar com várias pessoas. Algo bem no estilo dos outros livros dela. Não foi bem trabalhada essa trama que tinha tudo para ser excelente. Alguns pontos foram deixados de lado. E outros até que fez sentido. Como uma forma de crítica inclusive para a nossa sociedade.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2016/07/silencio-richelle-mead-resenha.html

ELOISA 05/06/2021

Esperava mais!
Por ser uma história de fantasia, esperava mais ?
O que me fez finalizar a leitura, foi a curiosidade em descobrir o real motivo do povoado perder a audição e a visão com o passar do tempo ?

A história em si não prende muito?, o romance entre Fei e Li Wei é água morna ?.

A leitura é cansativa ?, pois a escritora destina muitas páginas a uma única cena (como leitora, tive a sensação de que lia, lia e lia e parecia que estava na mesma página ?).

Sobre os protagonistas da história, tive a sensação de que eles não exerceram um papel forte ?, se aventuram em uma parte da história, mas fica aquela sensação; ok! E o que mais???? ?????

Acho que faltou aprofundar mais a mocinha, fazer dela uma mulher emponderada, que toma suas próprias decisões, que luta pelo seu amor...
Já o mocinho, poderia ser mais "rebelde" deveria lutar mais pelo amor deles, salvar sua donzela em perigo...

O romance da história ??????, deveria estar mais presente e ser mais trabalhado, pois o "casal" passa grande parte de suas vidas distantes, vivem um presente com leves declarações e no futuro já estão casando ??, achei superficial ? já que era um dos temas principais da história

Gostei da atmosfera da história ?, consegui me ver na montanha ?, consegui sentir as textura das rochas ? e o cheiro das árvores ?, tive medo na cena do cesto suspenso na tirolesa, gostei da energia da escola Paço do Pavão ?, consegui sentir a sombriedade da mina ???

Diagramação pequena ?

Bianca.Fernandez 10/01/2022

Simplesmente perfeito.
"Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo ? todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, que se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas. Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração."

Nikolle - Paradise Books 19/08/2016

Não foi o MELHOR da autora, mas também não foi ruim
No topo de uma montanha acompanhamos um povoado que vive mergulhado no silêncio desde que seus ancestrais perderam a audição muitas gerações atrás, por motivos desconhecidos. Mas agora além disso, algumas pessoas estão perdendo a visão também. Na mesma época em que a audição desapareceu, fortes avalanches bloquearam o acesso ao desfiladeiro na montanha, deixando o povo preso no vilarejo, impedindo que descessem a encosta para cultivar suas lavouras. Assim eles fizeram um acordo com o distrito localizado ao pé da montanha. Todos os dias a maior parte da população iria extrair metais preciosos para mandar por um cabo pela encosta, e em troca receberiam alimentos. Porém como parte dos mineradores começaram a perder a visão, ficaram sem trabalhar, resultando em pouco fornecimento de metal, o que significa menos comida enviada para o povoado.

Esta escassez de comida está deixando os moradores atordoados, e muitas vezes levando as pessoas a roubarem, que é um crime muito grave ali. Pois na aldeia só existe três trabalhos possíveis: artista, minerador ou fornecedor de suprimentos, portanto as pessoas que estão ficando sem visão se mostram inúteis para o povoado, onde acabam sendo esquecidos e se tornam mendigos, que acabam passando fome, e vivendo de pequenas ações.

É em um destes ofícios que conhecemos Fei, uma jovem que dedica sua vida á arte, que em conjunto de alguns adolescentes, faz registros do que acontece no vilarejo para que seja exibido em um palanque toda manhã, para as pessoas saberem o que está acontecendo ao seu redor. Por serem artistas, Fei e sua irmã, Zhang Jing, tem uma situação de vida um pouco melhor que a dos mineradores, mas o problema mesmo, é que Zhang Jing está começando a perder a visão, o que significa que não poderá manter seu posto, e já teria seu futuro previsto.

A protagonista vê uma oportunidade de mudar o futuro de sua irmã, quando seu amigo de infância, Li Wei, decide tentar descer a encosta para conseguir ajuda para as pessoas da vila, e Fei o convence a deixá-la ir junto a partir do momento em que revela, que alguns dias atrás ela começou a ouvir sons novamente. Sendo assim útil para acompanhá-lo nessa pequena jornada.

A partir daí vamos acompanhar Fei e Li Wei, em sua rota abaixo da montanha, e as pequenas descobertas que fazem, pois nunca haviam deixado o povoado. E também a determinação dos dois de ajudarem as pessoas a sua volta. Fei foi uma protagonista forte e intrigante, é muito interessante como a autora descreveu cada som, quando ela passa a ter o sentido da audição novamente. Li Wei é simplesmente encantador, um jovem minerador que dedicou sua vida por todos do vilarejo, mas já estava cansado de ver a diferença entre as classes, e a dificuldade que o povo estava passando, porque estavam a mercê do distrito ao pé da montanha. Além de sempre ter sido apaixonado por Fei.

Richelle Mead traz sua escrita cheia de detalhes para nos introduzir em um mundo com uma cultura totalmente diferente. Por mais que a história seja super interessante, eu me encontrei em uma leitura um pouco arrastada, pelo fato de não termos tantos diálogos. Então muitas vezes em quatro páginas havia simplesmente três gigantescos parágrafos, mergulhados nas descrições e pensamentos de Fei, que fazia o livro ser cansativo. Confesso que foi um pouco difícil de finalizar, mas a curiosidade sobre os mistérios da Vila e como seria o final, me levaram durante as páginas.

É um livro único, que a autora escreveu em homenagem a seu pai que perdão a visão, que é por sinal linda. Para quem gosta de fantasia, um pouco de folclore Chinês, e também da cultura de Taiwan, vai gostar muito da leitura. Muitas vezes imaginei o cenário do seriado Marco Polo, tanto quanto seus personagens, para incentivar na imaginação.

site: https://paradisebooksbr.blogspot.com/

Viviana 23/03/2017

Silêncio
O contexto da história é deprimente: o povoado de mineiros no qual a protagonista Fei mora passa fome. Os habitantes são surdos e a maioria da população depende do produto das minas para intercambiar por comida. Mas agora os casos de cegueira também estão aumentando e a irmã de Fei é uma das pessoas afetadas o que arrisca seu emprego como calígrafa do povoado. O começo é bom, tem um pouco de romance, muita aventura e perigo. Só que perto do final o rumo que a história toma me decepcionou muito. Então... Difícil recomendar mas, gostos pessoais aparte, é uma fantasia bem original.

Moonlight Books 17/08/2016

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Mead nos apresenta uma história cheia de mistérios para serem desvendados e uma protagonista delicada, sensível e cheia de coragem. A principio você pode achá-la fraca, mas coloque-se em seu lugar e vai entender melhor. Vi em Fei um traço marcante de outras personagens femininas da autora que é a capacidade de adaptação e mudança quando necessário. Embora vivam regidas por regras de condutas rígidas e sigam obedientemente tais regras o senso de justiça e humanidade falam sempre mais alto e elas não relutam na hora de ir contra tudo e todos na busca pelo melhor. Nem sempre suas atitudes são bem vistas ou aceitas e ainda assim elas seguem em frente na luta.

Pelo lado masculino a autora não decepciona ao trazer como par de sua heroína um rapaz forte e de grande coração, disposto a sacrificar a vida pela amada. Um cavalheiro em todos os sentidos, cheio de gentileza e charme.

Esbanja delicadeza e uma sensibilidade para ver o mundo que não temos muito em outros livros e assim o ritmo é lento em muitos momentos, mas nem por isso deixa de ser interessante e intrigante. Apreciei cada minuto desta leitura, me deixando envolver por este universo ímpar criado por Mead.

Para quem procura uma história diferente, com uma pitada de fantasia, romance e antigas lendas não pode deixar passar. Ótima oportunidade para conhecer a autora ou para quem já conhece matar a saudades. Recomendo.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2016/07/resenha-silencio.html

darkblueorchirds 02/06/2022

Me surpreendeu!
Comprei esse livro numa bienal há alguns anos, de curiosidade. Mas conforme eu fui lendo, fiquei cada vez mais envolvida na história e o desenrolar dela foi completamente diferente do que eu imaginei no início! É uma leitura gostosa, que você curtir e se surpreender! Já reli algumas (milhares, brincadeira) de vezes. Sempre quando quero sair da minha ressaca literária, é uma das minhas opções para ler.

Jupiter 06/08/2022

Divertido
Uma história diferente do que estamos acostumados e com aspectos da cultura chinesa. Eu gostei muito do livro, apesar de não ter nenhum plot super desenvolvido foi uma leitura divertida.

Sofia Trindade 08/08/2016

Fei é uma artista incrível. Seus desenhos tem a missão de mostrar para seu povoado as notícias do dia, pois por serem surdos essa é uma das poucas comunicações que lhe restam. Há muitas gerações que seu povoado não ouve e para desespero de todos alguns estão ficando cegos. Como boa parte das pessoas do povoado precisa trabalhar nas minas, para garantir a troca de comida por minérios, enxergar é mais do que necessário.

O que surpreende Fei é que no meio de tantos acontecimentos algo estranho e extraordinário acontece com ela... Fei consegue ouvir. Com essa novidade a moça decide descer a montanha até a cidade e conversar com os responsáveis pela comida de seu povoado. Junto com um antigo amor de infância, Fei descobre que as coisas não são como eles imaginavam e a partir daí ela terá que tomar inúmeras decisões que irá mudar não só sua vida, como a de todo seu povo.

Silêncio é meu primeiro contato com Richelle Mead. Já havia ouvido falar de outros livros da autora, mas calhou que essa acabou sendo minha primeira "aventura" com Richelle. O livro começa muito tranquilo e detalhado com a personagem principal, Fei, explicando como tudo funciona em seu povoado. Por ser um livo onde sua grande maioria é surda os diálogos são diferenciados do que costumamos ler, mas isso em nenhum momento foi um empecilho para realizar a leitura.

A obra tem uma carga muito boa de informações que poderiam ser mais exploradas. Entendo que o foco da autora pode ter sido Fei e seu povo, mas a impressão maior que ficou foi de que muita coisa poderia ser desenvolvida em outros livros e não ter encerrado daquela maneira.

Em sua maioria a leitura foi muito parada, sem nada de importante acontecendo para elevar mais a emoção de quem está lendo e quando acontecia era algo muito rápido, confuso e não tão desenvolvido como deveria ser. Epílogos sempre são os pontos altos em uma história, para mim, só que nessa situação acabou se tornando algo estranho que transpareceu uma pressa em terminar a história mais rápido do que deveria.

Algo que se tornou estranho na história também foi a forma como foi introduzida a mitologia para "explicar" algumas coisas do enredo. Do nada temos seres mágicos e protetores para colocar ordem em tudo e mudar a história, o que acabou se tornando uma pequena bagunça que contribuiu para minhas dúvidas e suposições do que se desenrolou no fim da trama.

Quanto a diagramação do livro minha única reclamação é em relação ao tamanho da fonte, em algumas partes meu único problema era o tamanho da letra que estava muito pequena. A capa está divina e a modelo escolhida foi perfeita para passar as características de força que Fei apresenta.

Mesmo tendo aquela facilidade de ler o livro faltou muito para que Silêncio fosse o livro que marcaria minhas leituras do mês e me mostraria algo novo que eu nunca havia lido. O livro é bom, não na medida e expectativa que eu carregava, e isso foi em partes decepcionante.

site: http://formula-amor.blogspot.com/2016/08/resenha-silencio.html