1+1: A matemática do amor

1+1: A matemática do amor Vinícius Grossos
Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Lary 28/10/2022

A minha paciência pra adolescente realmente é curta rs
Me irritei muito com a personalidade do Bernardo, principalmente nas partes que envolviam os outros "amigos" dele que desprezavam o Lucas e ele se fazia de cego, até que deu no que deu.
Ana Karina 29/10/2022minha estante
kkkkkkkk

Cintia 25/10/2022

1+1
Foi o primeiro livro LGBTQIA+ que li, bem diferente de um romance hétero, todas as dificuldade que eles passam para poder se assumir. A história é muito envolvente, um romance adolescente (que para mim não funciona mais, mas o livro é bom).

Leitora Exaltada 24/10/2022

Um romance fofinho
A historia é boa, friends to lover com aquela confusão de sentimentos, tem sacode em h0mof0bico.
A historia é bem gostosinha, só queria um segundo livro, achei o final meio raso, nao deu pra desfrutar do mesmo sentimento que os personagens

Nicole 24/10/2022

Chato e repetitivo
Esse foi mais um livro que eu comecei a ler com bastante expectativa, mas quebrei a cara.
O Lucas tem a personalidade de uma ameba e o Bernardo tenta passar uma vibe descolada, diferentão, mas só é chato mesmo. Eu entendo o Bernardo não querer se mudar pra outro país, mas o jeito que eles tavam tratando isso parecia que ele tava indo embora pra outro planeta. E odiei a atitude dele, ele tava bem numa hora aí de repente explodia e dava umas patadas no pobre do Lucas. Isso me fez pegar um ranço absurdo dele durante toda a leitura.
Se apagasse toda a cena em que o "tique taque do relógio marcava o fim do tempo" deles juntos o livro teria umas 50 páginas a menos. Repetitivo demais! Fora o vai e volta da relação deles, parecia que tavam sempre dando passos para trás ao invés de avançarem. Sempre que parecia que alguma coisa ia finalmente acontecer, algo bobo interrompia.
Enfim, só li até o final pq o livro é curto.

estantedogabs 23/10/2022

Decidi dar uma pausa nos livros novos para reler alguns dos quais não me lembrava tão bem. Esse foi o primeiro dele e já começamos bem!

Não me lembrava de absolutamente nada dessa história e, de certa forma foi até bom. Muito gostosa de ler, me diverti muito e não nego que sofri um pouquinho também kkkkkkkk

Feliz que estou com outros livros dos Vinicius aqui que ainda não li. Agora estou ainda mais empolgado pra começá-los.

Cirelli 22/10/2022

Meu primeiro livro lgbt
É um livro nacional! a história é tão linda e fofa, o desenvolvimento do romance é inocente e muito bonito, contém alguns gatilhos mas eu recomendo que você leia, é uma leitura leve e os personagens são adolescentes, não há sexualização!

Paulo 10/10/2022

Foi uma aventura de descoberta
Eu gostei muito, é um livro sobre descobertas, de amizades, de despedidas... Foi uma mistura de emoções. Um livro cheio de esperanças, de palavras confortadoras e uma aventura linda de acompanhar.

Eu amei muito, mas confesso que teve umas partes que ficaram maçantes, muita coisa, muitos detalhes, as vezes enrolação pra terminar... Mas gostei muito

WonhoColour 04/10/2022

Bom... por onde começar? Acho que o livro poderia ter sido melhor. Primeiramente, eu amo livros em que o narrador muda pois eu gosto de saber o que os personagens estão pensando. MAS... acho que esse é um livro em que isso não correu bem, os dois personagens, embora tenham alguns detalhes que os diferenciem, eles parecem a mesma pessoa, juro que quando mudava o narrador eu levava um tempão pra entender que tinha mudado (mesmo com o nome dele escrito no topo do capítulo), esse estilo apenas atrapalhou a história. Além disso, eles conseguiram fazer um livro curto ser repetitivo ao extremo. Eles estão bem - brigam por uma coisa boba - param de se falar - fazem as pazes - tem um clima por uns minutinhos entre os dois, você pensa que algo vai acontecer entre eles mas algo atrapalha. É essa a história o livro inteiro. Não é tão ruim no começo mas quanto mais passa mais você vai se irritando cada vez mais e mais, esse livro podia ser bem melhor mas os autores deram uma falhada grande aqui.
Kaike 04/10/2022minha estante
eu acabei avaliando o livro pelo pouco que eu lembrava dele (li em 2020), e SIM! lembro que o livro era bem chatinho por pontos como as repetições.

Samkajdkaihxksks 02/10/2022

Mt bom, leiam por favor
Mano eu com certeza não esperava nada do livro, nunca nem tinha ouvido falar, eu ganhei o livro na skeelo por causa de uma parceria com um influencer q eu sigo, e superou todas as minha expectativas, é muito fofo. É um friends to lovers muito bom, recomendo.

Min_10 23/09/2022

A história é incrível, amei ver eles descobrindo os sentimentos que tinham um pelo outro. Os personagens são cativantes e me lembraram muito o Ari e o Dante. Li tudo em 1 dia.

huntero 20/09/2022

Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. E percebem que não querem perder a valiosa amizade... Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas: escreve uma lista de coisas para fazer epretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Então os meninos percebem que há algo mais forte entre eles... Um sentimento profundo, que não conseguem explicar e que torna todas aquelas experiências ainda mais intensas.

Jhonatan95 12/09/2022

"1+1 pode ser 1"
Quando comecei a ler esse livro fiquei um pouco apreensivo a respeito de como a história iria se desenrolar, com medo de se tornar uma história previsível, cansativa e clichê. Mas, acabei ficando preso na narrativa até o livro terminar.
É uma história comovente, contando as dificuldade de dois adolescente que estão a descobrir como o mundo real funciona, misturado com a sensação amarga de uma iminente separação.
Uma leitura aconchegante de ler, trazendo emoções e gatilhos em certas cenas. A forma como o relacionamento dos dois se desenvolve é de se admirar, navegando entre as nuances da imaturidade e através do amadurecimento gradativo. Uma história de amor comovente, onde apenas aqueles que estiverem dispostos a apostar tudo conseguem ser felizes em um mundo preconceituoso e cruel.
Recomendo esse leitura para aqueles que gotam de um romance calmo e reconfortante, para se sentir imerso em um novo mundo onde 1+1 por ser, sim, 1.

Sophia 11/09/2022

Eu precisava desse livro pra aquecer meu coração. Eles são muito fofos meu deus. Realmente 1+1 as vezes pode ser 1. Eu amo esses romances que começam desde a infância. Ver eles se descobrindo, toda essa confusão de ?ele é meu melhor amigo? aaaaaa muito lindos

Fe 09/09/2022

= 1
Termino o livro com sentimentos extremamente mistos em relação a experiência que tive ao lê-lo. A história narrada em si é uma delícia, os personagens são carismáticos - menção especial à tia Sarah - e reais, mas ao mesmo tempo algumas coisas me incomodaram.

Poderia falar, assim como trouxe em resenhas de vários outros livros, sobre o quão "batido" está ficando se deparar constantemente com casais formados por alguém mais próximo de um perfil tímido e frágil e por outro com um perfil leonino nos romances gays YA. Mas nem foi isso o que incomodou, foi o modo pelo qual os personagens principais agiram durante toda história com um nível de ingenuidade e inocência que quase teve que evocar de mim a mentalidade da suspensão da descrença, algo exclusivo das ficções sabe.

Foi muito difícil comprar durante toda a narrativa o comportamento desses dois jovens de 16 anos, mesmo entendendo seu contexto interiorano e tudo mais, assim como uma mistura de entender o sentimento nutrido pelo que eles atrelam à amizade entre ambos até as últimas linhas do livro frente ao que é uma paixão, desejo e, enfim, amor romântico.

Outro ponto que notei foi a linguagem um pouco formal demais pra jovens adolescentes narrando em primeira pessoa, isso também me distanciou de comprar a ideia do que estava sendo narrado também.

De todo modo, é uma boa história. Nada inovadora, mais do mesmo, os acontecimentos em si são muito possíveis e realistas e estão acontecendo aí cotidianamente e foram retratado inúmeras vezes em histórias de temáticas gays, mas ainda assim é uma boa história.

Duda Mel @epifania_literaria 08/09/2022minha estante
Comprei o box Romances de verão, comecei a ler "O garoto quase atropelado", mas não gostei e acabei deixando de lado. Estava falando esses dias com um amigo sobre dar uma chance a esse livro.