1+1: A matemática do amor

Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

ewgab 07/09/2022

FAV
Esse livro se tornou o meu favorito da vida. Uma das coisas mais legais que achei foram as referências musicais como Troye Sivan, Pitty, P!nk e Marcelo Camelo(que eu não conhecia mas amei a música citada). Peguei na biblioteca onde estudo e não quero devolver mais!

Lukas55 30/08/2022

Um romance envolvente de uma forma diferente.
Em 1+1 - a matemática do amor somos apresentados a duas personagens que se conhecem desde sempre, eles estão em uma "fase de descobertas",eu diria, de sua variação sexual e Lucas logo no início do livro demonstra que sente algo mais por Bernardo e isso é apresentado de uma forma tão natural e discreta, que a gente se questiona se é isso mesmo ou estamos enganados.

Em uma história onde os opostos realmente se atraíram, onde Lucas é introvertido,nada popular e "de humanas", Bernardo é o seu contrário extrovertido, super popular e "de exatas"; Lucas mostra que 1+1 pode ser tanto um, como seria 2.
Isso mostrado do ponto de vista de descoberta de um primeiro amor que sempre se fez presente, e de uma hora para outra se dá por sumido, e quando resolve reaparecer é surpreendente, é o típico acontecimento de um primeiro amor na adolescência seja você gay, hétero, lésbica, HUMANO, PORQUÊ O AMOR NÃO TEM GÊNERO,ETNIA, CLASSE SOCIAL OU CREDO
... É o típico amor que floresce inocente e se desenvolve de forma natural como deveria sempre ter sido retratado como um romance que surge de uma forma tão natural, quanto inesperada, a evolução que envolve Lucas e Bernardo é tão intensa, é como ver um time-lapse contando os dias, horas,minutos,segundos e milésimos enquanto torcemos para que Lucas e Bernardo fiquem juntos. Temos os "surtos" justificados, e a consciência de um que entende que ama o outro, mas o pensamento retrógrado e passado o impede de expor isso de forma genuína. Mesmo com o plot, e acontecendo tudo que acontece chega a ser impossível não se emocionar a cada passo dessa leitura divina. Vinícius grossos e augusto alvarenga, criaram uma ótima narrativa e um romance que aquece o coraçãozinho de uma forma tão gostosa.
DANILÃO1505 30/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

... 24/08/2022

Uma história mega leve... porém, de muita importância e rica em detalhes. Narrativas bem elaboradas do início ao fim.

Com passar da leitura profundamente se envolverá com os personagens, ficará emocionado e torcerá por essa linda amizade.

O livro aborda temas extremamente importantes... Más, de uma forma leve e sutil.

Indico sem dúvida este livro para todas as pessoas que acreditam no poder da amizade e do amor. Pois através dele, nossas forças são renovadas!

Boa leitura ?

Alee.Barros 24/08/2022

Simplesmente um dos MELHORESS livros lgbts q ja li, chorei, fiquei feliz, com raiva, me surpreendi #recomendo

helena 14/08/2022

quero que todo mubdo que não dei 5 estrelas pra esse livro pelo simples fato de ter tido pouco beijo e eles não serem adolescentes excitados vá toma banho. é um livro lindo e puro de longe um dos melhores que eu já li. me matei chorando relendo, dói muito.

Tainara 12/08/2022

amei
esse livro aqueceu tanto meu coração, cada página eu me apaixonava, única coisa ruim que peguei uma ressaca e demorei de terminar ele (não por culpa do livro) achei a escrita magnifica, chorei e sorri tanto, várias emoções

EuSol 10/08/2022

UM DOS MEUS FAVORITOS!!!
ok, finalmente peguei esse livro e li.
e caras
QUE LIVRO PERFEITO
A narrativa em duas visões
a história muito bem construida
os eventos
TUDO MUITO BEM EQUILIBRADO
algo divertido e jovem
TODOS DEVERIAM LER ESTE LIVRO!!!!! TIPO ASSIM 10/10 LEITURA QUE FEZ MEU ANO SER MELHOR

GabiiV 09/08/2022

Sentimentos mistos e conflitantes ao ler
Ao mesmo tempo que eu sentia raiva dos protagonistas eu gostava das interações em que eles falavam sobre seus sentimentos um pro outro, por mais que algumas frases, pensamentos ou diálogos me soassem não naturais e meio forçados. As partes deles fazendo birra, o que acontece em diversos momentos, me deixava irritada, especialmente quando a escrita parecia estar querendo me dar uma lição de moral. Não parecia o personagem pensando, mas sim o autor tentando ser filosófico.

O romance é lento, quando acredita-se que ele está evoluindo descobrimos que os personagens continuam estagnados na mesma sensação de "somos apenas amigos". Até certo ponto eu entendo o turbilhão de sentimentos, mas começa a ficar muito repetitivo.

A parte final é interessante, fiquei preocupada com os personagens, acho que aquela cena pode ser considerada gatilho, pois ela é uma cena de agressão ocasionada por homofobia e passa a sensação de angústia e desamparo, além do desespero dos personagens que estão dentro daquela situação.

Gostei do desfecho, os epílogos me deixara com o coração quentinho, e um pouco mais tranquila com a situação da agressão, que eu acredito que podia ser melhor trabalhada e aprofundada tanto pelo lado do agressor quanto pelo da vítima, mas ao mesmo tempo esse não era o foco do livro, o foco era o desenvolvimento do romance, mas a agressão foi motivada por causa do romance... Resumindo, ainda não consegui digerir essa parte porque ela não foi melhor desenvolvida. Não acredito que algum dia vou ler o livro de novo.

x_lauram 06/08/2022

Razoável
Leitura simples e fluída mas acredito que se prolongou muito no final, tem algumas partes desnecessárias pro enredo e só estão ali por estar mesmo. Eu entendo que alguns assuntos precisam ser abordados principalmente sobre a homofobia escondida nas nossas falas do cotidiano mas, sinceramente, neste livro algumas pareceram forçadas e usadas de forma completamente aleatória. Apesar disso, achei o livro até que bom, não é o melhor que li do autor mas né...

Clara3203 05/08/2022

1+1=1
esse livro me conquistou do início ao fim, isso é a história de amor mais pura e bonita já escrita.
sinceramente acho que o trope best friends to lovers é bem fraquinho, mas esse me conquistou, no começo tava achando que era uma paixão de mente confusa de recém descoberto, mas a escrita dos autores me envolveu demais --acho até que me identifico um pouco com bernardo.
parece um pouco namoro de 5ano, principalmente, comparado a leitura de feitos de sol, mas a inocência não tira a beleza do livro. ver os garotos descobrindo o mundo, literalmente, é apaixonante.
fiquei com o coração quentinho e com borboletas no estômago em várias partes, vale muito a pena.
esse livro é um tapa na cara pra quem ama ari e dante, porque a superioridade dele é inigualável, a escrita é melhor, a vibe é parecida, é nacional e não é problemático. LEIAM
chorei muito, vinicius grossos ama cartas e eu as odiei, sempre me acabo de chorar. o final é relativamente vago, mas para mim tá completo, o amor deles é completo e é isso que importa. 1+1=1??

nathan @lendosurtos 05/08/2022

Esse livro é muito gostoso de ler sério, a escrita dos autores é muito fluida e fofa, os capítulos são super leves e os acontecimentos da narrativa são super gostosos de acompanhar, parece um filme de romance mesmo. Um filme sobre dois melhores amigos adolescentes que começam a descobrir um sentimento muito profundo entre eles e ficam confusos quanto a isso...

Algumas cenas são muito impactantes de ler, mas o livro em si é 100% leveza! É pra você ler e torcer pelo casal do começo ao fim. Acho que foi uma ótima ideia dos autores prenderem a audiência do leitor até a tão esperada cena do beijo. Confesso que em alguns momentos eu achava o livro monótono mas percebi que o problema era eu, eu queria que as coisas acontecessem mais rápido entre eles, eu queria que eles se declarassem um pro outro logo e que tudo ficasse bem! Mas sentimentos não são tão fáceis assim né???

Os capítulos super curtos são recheados de cenas fofas e leves, o que deixa a leitura muito prazerosa. Ambos os personagens tem 16 anos e são descritos de uma forma muito doce e inocente, sem malícia nenhuma, o que confesso que me deixou incomodado em alguns momentos da história, parecia que eles eram muito mais novos do que realmente eram, mas eu entendi a intenção dos autores com relação a construção de personalidade e caráter de cada um, no fim amei muito o jeitinho de cada um....

Resumindo, Lucas e Bernardo são personagens criados para você ler e se apaixonar perdidamente por eles!! Vão deixar saudades