As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

2. Livro nacional
3. O narrador da história
4. Escrita incrível
5. História linda

Eu amo o mar, ou seja, o conteúdo me pegou de jeito. A beleza das descrições e o jeito como o narrador vai descortinando os acontecimentos com o passar dos anos me deixou presa à história, querendo descobrir junto com os personagens, o mistério que o mar nos esconde.

Quem nos conta a história é o Oceano. Sim, ele nos mostra a evolução de algumas espécies no decorrer de milhares de anos, nos instiga a conhecer mais das suas profundezas ocultas junto com os personagens, revela o porquê da paixão e atração que a protagonista sente pelo mar e como isso aconteceu na primeira vez, e também nos fornece a agonia da protagonista Corina, e outros quatro personagens que estão trancados numa Estação Marítima, a cerca de 300 metros de profundidade no mar, onde todos escondem segredos.

O motivo de estarem ali é a realização de testes com equipamentos de mergulho especiais para enfrentar profundezas abissais (mais de mil metros de profundidade). O risco de morte e de todo tipo de imprevisto acontecer é imenso: a tensão está presente em toda trama. Outro motivo, inicialmente desconhecido dos tripulantes, é que o principal cientista a bordo tem outro intuito para aquele trabalho: provar sua teoria de que no oceano há formas de vida tão inteligentes quanto diferentes de nós, seres humanos.

Ficção fantástica de qualidade! Uma leitura rápida e instigante, que nos leva às profundezas oceânicas.

site: https://literaturativa.wixsite.com/blogfolheando

Rafael Cerdeira 30/09/2017

Esse livro me inundou.
Esse final me inundou, ce é doido!
A narrativa poética, que as vezes chegava a ser intediante, ainda assim, conseguiu me cativar e me chamar pra ir mais fundo, e no fundo, tudo é justificado.

Carol Vidal 29/12/2017

Profundo
Gosto muito da forma com que Aline escreve e expõe suas ideias. Com o livro, não foi diferente. Fui totalmente tragada pela história que estava sendo contada e mergulhei fundo junto com os personagens. Os capítulos com as visões dos seres marinhos é uma das coisas mais singelas que já tive a oportunidade de ler. Por mais que tenha sentimentos contraditórios quanto ao final, recomendo muito a leitura!

bloliv 15/08/2020

"As Águas-Vivas Não Sabem de Si", por Aline Valek
Na estação no fundo do mar, uma equipe explora a vida abissal em simultâneos estudos sobre a vida em zonas hidrotermais e a funcionalidade do novo traje de mergulho, que permite aos humanos alcançarem profundidades extremas. Porém o tempo mostra que há algo de misterioso e adicional àquela missão, mas, isolados na Estação,precisam lidar com a presença uns dos outros e com seus segredos.

Em primeiro lugar, a destreza da autora em construir capítulos inusitados em que animais são reconhecidos em sua própria inteligência é um destaque. Eles interagem com o ambiente e a comunidade de forma curiosa e reflexiva, embelezando o enredo e trazendo uma perspectiva nova.
Já a ambientação é diferente de tudo que eu já li. A ausência de luz fora da Auris e de civilização humana, a falta da cacofonia das cidades, fizeram-me imergir neste oceano de maneira contemplativa e sufocante.
Ademais, os personagens apresentam camadas tão profundas quanto o ambiente que habitam. As condições de saúde de Corina, as motivações de Martin, a culpa de Susana, a ânsia por propósito de Maurício e os vícios de Arraia envolvem o leitor em níveis cada vez mais densos deles que, em algum ponto, se fundem em uma busca por findar a solidão.
Solidão, esta palavra sintetiza as ideias do livro. A escritora uniu todas as criaturas pelo sentimento de solidão e a insuportabilidade dele, fazendo com que sigamos buscando por supri-lo.
Contudo, a não existência de um ponto alto da história, com uma grande reviravolta que mudasse minha percepção do enredo e de seus integrantes, incomodou-me. Acredito que o livro não tinha a intenção de ser eletrizante, mas imaginativa e deliberativa, o que é coerente à proposta.
O final foi inesperado e único, não podendo a narrativa ter tomado outro rumo. O último capítulo foi um dos mais bonitos que li, cheio de lembranças de quem viveu e deu a luz à vida neste planeta.
Este é um livro para ser lido e digerido lentamente, procurando ir mais fundo, mais fundo nesta história.

J. R. P. LIMA 26/09/2021

Nós não temos ouvidos para escutar esse chamado.
Você precisa chegar muito perto do fim de sua existência para entender ela. Esse foi o pensamento que me ocorreu ao finalizar essa leitura. E que "O silêncio é a junção de todos os sons".

Em "As águas-vivas não sabem de sí" a autora Aline Valek ( @alinevalek ) traz a história da mergulhadora Corina e seu trabalho junto a equipe da plataforma submarina AURIS.

Seus objetivos eram: desenvolver um estudo oceanografico e testar os novos super trajes de mergulho que lhes permitia realizar viagens em grandes profundidades, pelo menos é o que se diz a princípio. No entanto, existem outras motivações por trás dessa missão.

É uma obra sensível e cheia de indagações sobre a existência de vida inteligente no universo. Pontua nossa grande necessidade de conexão, de buscar algo ou alguém ainda não alcançado. Sobre a imensidão do universo e as profundezas do oceano. Sobre nosso medo e excitação frente ao desconhecido.

O fato de ser escrito por uma autora brasileira me chamou atenção. E por falar sobre o mar e seus mistérios me despertou o interesse. Mas foi a trama e a escrita que me fez ficar e se aventurar com Arraia e Corina à mais de 3 mil metros de profundidade, e me fez querer saber o que o Dr. Martin estava escondendo. A obra vale muito a pena. Já estou ansioso para adquirir e ler os outros trabalhos dela.

Ingrid Lúcia 30/05/2022

Uma literatura de ponta
Se espera uma super aventura no fundo do mar, vá para 20 mil léguas submarinas, que acredito eu, tenha sido uma inspiração para o ambiente em que é passado o livro.

Vc vai entrar no fundo no mar e na personalidade de cinco personagens que são tensos, profundos, melancólicos e que combinaram muito com a ambientação da Auris, uma plataforma no fundo do mar.

Durante parte da leitura eu me senti asfixiada, presa e incomodada, além de próxima de todos os personagens, que tinham diversas idades e motivos para estarem onde estavam. Passei parte dele pensando também que esse livro será considerado uma literatura de ponta daqui a 15, 20, 30 anos.

Ainda estou digerindo se o final era necessário, não pela forma como acabou mas por como foi escrito. Ainda assim, vou indicar esse livro para quem quer se aventurar em uma leitura que nos faz refletir sobre a vida e nos derivados que não planejamos para ela.

Wendy 19/01/2023

Peguei esse livro para ler vendo-o nos stories de uma conhecida minha. O título me atraiu bastante e cheguei ao final dele encantada.

A leitura é, de fato, um tanto quanto arrastada, não existem grandes emoções no meio do livro, mas eu consegui imaginar tão perfeitamente o que seria estar no lugar dos personagens, um pouquinho de mim em cada pouquinho deles, que foi impossível de não chegar ao final desse livro e, de certa forma, sentir como se fosse uma missão cumprida.

O jeito da autora escrever me fez imaginar cada detalhezinho e consegui imaginar tudo o que tinha descrito.

Min-ssi 25/05/2023

Mano que loucura
Esse livro é incrível angustiante,bonito e aterrorizante,quem tem medo ou tem gatinho em relação a água ou se afogar não leia esse livro pelo amor de Deus.Ele explica mas não explica nada só mesmo tempo vc só aceita que n entendeu a mensagem assim como os animais do livro e da Corina

Murilo.Leote 24/09/2023

Pessoal
Um livro que li sem muita expectativa, mas me ganhou nos primeiros capítulos, logo quando vi que faria seu raciocínio através de analogias com o oceano e a vida marinha. E quando vi estava absorto na história e em suas nuances.

?O último a sair, apague as luzes. Mas suas luzes continuavam acesas, sinalizando um sentimento indefinido, e piscavam mais por força do hábito do que por ter alguém com quem compartilhar seus pensamentos?

julia 25/11/2023

Uma experiência fora do comum
Mais um livro que eu li por causa da escola, mas dessa vez vou ter que agradecer por terem me feito ler essa obra. não é uma leitura difícil e pesada, só é um pouco confusa no começo, mas depois se desenrola, e fica muito interessante principalmente na parte 2. eu adorei a forma que retrataram a Corina, como uma pessoa reservada, que sempre se sente sozinha, você consegue se identificar com ela em certos pontos. a minha parte favorita foi obviamente tudo em torno da sonda perdida, sobre os sinais e os estudos do Martín sobre a comunicação dos animais no mar por meio das vibrações. muitas pessoas acham chato, mas eu adorava os capítulos sobre os animais, principalmente sobre os azúlis, e esses capítulos me ajudaram a entender melhor a situação da Auris e de toda a tripulação. o final realmente me deixou em choque, toda a parte que eles descem pra buscar a sonda, o que se passava na cabeça da Corina, como se ela fosse um ser primordial. os principais plots p mim foram SPOILER !! a Corina estar doente, o Arraia ter problemas com bebida, o desfecho dos azúlis, e claro, o suicídio da Corina. eu realmente recomendo muito esse livro, me impactou e eu adorei ler, foi a primeira vez que realmente li um livro interessada em MUITO tempo.