As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

Resenhas - As águas-vivas não sabem de si

Luana 21/12/2021

A trama se passa praticamente inteira dentro de um submarino, me lembrou Júlio Verne.

Mas no final de toda aventura, tem uma história muito calorosa.

Ana 01/04/2022

Foi uma avaliação muito difícil porque por muitas vezes eu tinha certeza que ia dar algo perto de 3, as vezes eu tinha certeza que era 5 muito bem merecidos. Decidi ficar em um pouco mais que o meio termo.
A primeira parte desse livro é um bem arrastada, e muito sobre um dia dia em que você não necessariamente quer saber intercalado com capítulos totalmente reflexivos e até um pouco complexos. Mas a segunda parte você nem vê passa e a cada página você só quer mais e mais e muito mais.
Eu gosto muito dessa temática que esse livro aborda, então tornou as coisas um pouco mais fácies em alguns momentos. Eu gostei muitos dos personagens, não porque eu achei eles todos legais, longe disso, mas porque eu conseguia sentir raiva, tristeza e desespero por eles, e isso já é muito positivo.
Eu não imaginava o final, eu nem cheguei a pensar em como poderia ser, porque de tanto não fazer sentido o final nunca foi algo concreto pra mim, e no fim das contas eu gostei muito, e talvez esse tenha sido o melhor final. Mas eu adoraria ler sobre a reação do pessoal da Estação quando tudo aconteceu, eu queria que tivesse alguém comigo pra se desesperar junto KKKK
No mais é uma ótima leitura, arrastada mas nada insuportável, e fico muito feliz que nossa literatura nacional tenha algo tão bom.

Gabi 10/01/2021

Um ótimo livro se vc estiver na vibe reflexiva
É um livro que prende a atenção apenas em alguns momentos, diria que há altos e baixos pois há poucos acontecimentos. Tanto é que apenas consegui terminá-lo na segunda tentativa.
Me impressionei com a escrita reflexiva e poética da Aline Valek, fiquei completamente apaixonada com o seu jeito com as palavras e passei a acompanhar outros trabalhos da autora.
Cheguei perto de abandoná-lo novamente, mas perto do fim senti que a história dá uma guinada. Fiquei contente de chegar ao fim pois amei! ??

nic 12/04/2023

Meu ritmo de leitura diminuiu drasticamente, isso quando não está inexistente. Porque eu não tenho mais muito tempo pra ler e quando tenho, me falta ânimo porque a rotina exaustiva suga todo resquício de ânimo que tem em mim. Mas insisti nesse livro, criei expectativas muito altas afinal, aqui fala uma pessoa obcecada por vida marinha.
Não vou florear, a leitura é demorada e um tanto cansativa. Os personagens não me cativaram, mas nesse ponto acredito que eles não foram escritos para serem cativantes. O foco do livro é outro. O foco é o oceano, a ancestralidade, a memória dos seres que um dia viveram num mundo que antecedeu esse que conhecemos.
A poética desse livro é belíssima. Lindamente bem escrito.
No mais, ???.
Recomendo para os amantes do oceano, como eu. Aos leitores que procuram mesmice, já não sei se é o ideal. Tem que ter um nível de sensibilidade aguçado pra entender a magnitude da beleza desse livro.

Julia Gusmao 01/10/2021

Eu estou apaixonada, emocionada e impactada demais por esse livro. Mds ele é perfeito. Traz uma historia ficcional central interessante e intensa (dá pra visualizar como um filme/série) entrecortada por momentos um pouco mais factuais/científicos mas cheios de poesia, reflexão e afetos. A gente se perde do ritmo intenso e corrido de leitura pra realmente apreciar e se deixar afetar por questões muito maiores do que um personagem, a gente se vê nos personagens e se conecta com o mundo inteiro. Nossa, incrível demais, to toda arrepiada. Chorei horrores lendo.
bi²blioteca 05/11/2021minha estante

Camila 20/10/2017

Pouca história para muita falação!
A história basicamente gira em torno de cinco cientistas que estão numa missão nas profundezas do oceano em que cada um deles tem um segredo que pode mudar a missão drasticamente.

Eu acho que dois pontos fizeram com que eu não curtisse muito livro: primeiro a história é muito simples. Cada um tem um segredo, ok; cada segredo influencia de alguma forma a história (uns mais outros menos), ok, mas o conflito mesmo é simples demais, quase que o livro fica sem história. E daí vem o segundo ponto: são 296 paginas de puro devaneio!!! Várias frases de efeito, discursos filosóficos, algumas até bem bacanas, mas depois da centésima página a leitura se tornou cansativa.

E quando comecei a leitura pensei "ficção cientifica brasileira, ebaaaa!", mas me enganei. Tá mais pra fantasia mesmo, ainda mais com o final da história. Eu não gostei a leitura.

Karoline 06/01/2021

"Era uma explosão de vida quando se chegava ao fundo."

Amo ler a primeira frase dos livros. Amo mais ainda quando termino a leitura e depois volto para ela e vejo quanto do significado sobre aquela história já está ali. Bem no início. Bem na nossa cara.

A narrativa da Aline Valek é exatamente sobre essa manifestação de vida que existe nos oceanos; mas também é sobre essa potência em existir que carregamos no fundo da gente também.

É sobre uma mensagem que pode parecer perdida, mas que na verdade nunca nos deixou.
É sobre aqueles que estavam no início e que continuarão até depois do fim.
É uma narrativa sobre o ouvir.
Sobre persistir.
Sobre o tempo.
Sobre a solidão.

Amei os paralelos do desconhecido de cima (universo) com o do debaixo (mar). A experiência da leitura me lembrou muito o que senti lendo Cosmos do Sagan. Ambos os livros nos lembram de nossa pequenez nessa vida compartilhada, e acho que mais e mais essa lembrança precisa ser pontuada e encarada por nós.

Se tornou uma das minhas leituras favoritas da vida!

Só posso dizer: Pare tudo e vá ouvir a mensagem

gabesantto 18/03/2024

O Oceano Sabe
O maior protagonismo na história é do próprio oceano, não restam dúvidas, e conforme as páginas são repassadas as suas muitas camadas são apresentadas. Desde o mistério que carrega em suas profundezas, até sua consciência própria descrita nos últimos instantes da leitura. Acredito que narrar a perspectiva das criaturas marinhas tenha se encarregado disso na maior parte da obra. É como se na maioria das vezes, a única coisa que separava a vida marinha dos seres humanos fosse a capacidade de conseguir existir naquele ambiente, sem grandes engenharias e armaduras metálicas servindo como barreiras de proteção.

Cada indivíduo em Auris está na missão por algum motivo, seja a procura de uma incerteza ou para a defesa do que acreditam ser o certo para si, e assim como a imensidão das águas e seus curiosos habitantes vão preenchendo a história, isso também ocorre com os mergulhadores e as suas ambições, medos e segredos. Vão moldando os acontecimentos ali mesmo, nas profundezas, onde ninguém da superfície consegue controlar o caminho bastante sinuoso que aquela equipe estava desbravando. O relacionamento da equipe é totalmente moldado pelas expedições arriscadas, qualquer desequilíbrio que ocorra dentro da estação acarreta numa modificação daquela missão, e o estado de saúde (físico e mental) dos personagens tem uma trama especial dentro da história para isso.

Foi uma leitura bem aproveitada, embora minha espectativa fosse ler algo mais calmo para as noites do sono, acabei me surpreendendo com a história. Querer saber mais sobre o que ocorria naquelas águas foi o que mais cativou a minha leitura. A escrita da autora é bastante poética, e algumas frases tiradas do contexto em que estão inseridas rendem boas reflexões sobre a vida humana.

Radamila 17/03/2022

Não sei bem o que esperava, mas foi bom. É uma história melancólica e transcendental. Bem escrita e fácil de ler, mas profunda também.

Paty 15/02/2022

As águas-vivas não sabem de si
O livro conta a história de Corina, uma mergulhadora que embarca em uma perigosa expedição em águas profundas, para testar trajes de mergulho.
A Corina é uma mulher corajosa, destemida, e as vezes até imprudente.
A premissa do livro é muito interessante e me fez refletir sobre muitas coisas. Achei muito interessante a forma como ela aborda sobre a grandeza dos Oceanos e nosso conhecimento tão limitado a respeito dele...Ela utiliza metáforas sobre animais marinhos para provocar reflexões importantes. Esse livro despertou em mim uma curiosidade sobre a vida em águas abissais, e quando me dei conta já estava vendo documentários. Achei a leitura arrastada e cansativa em diversos momentos, pq achei que demorou muito pras coisas evoluírem.

Elisa Cool 09/11/2021

Mais fundo, mais fundo
Uma leitura muito prazerosa! Uma história com um desenvolvimento envolvente e personagens cativantes que vão além da tripulação da Auris. Leves toques surreais que engrandecem ainda mais a trama. Pode se dizer que algumas pontas ficam (propositalmente) soltas, mas isso não é nada ruim, até porque como que se espera que toda a imensidão dos oceanos caiba dentro de um livro? Recomendadíssimo!

bernardohmws 19/05/2023

Aceita 5 minutos de porrada sem perder a amizade, aline?
Completamente encantada pela escrita da aline valek! o livro todo é delicado, quase uma poesia. são histórias que realmente encantam. confesso que peguei algumas dicas de escrita com ela, não vou negar. é lindo, porém também é triste, o que contibui para a minha nota ser alta

Marques 31/05/2023

Livro para desacelerar
Ganhei "As Águas-vivas não sabem de si" de presente de uma minha querida amiga. Ele conta a história de Corina, a jornada da tripulação de Auris - uma estação submarina de testes - e dos azulis - seres marinhos. Também fala sobre limites, sonhos, esperanças e solidão.

Mesmo em grupo estamos sozinhos, mesmo sozinhos estamos em grupo.

Posso caracterizar essa leitura como uma leitura lenta (numa época em que precisamos desacelerar, é uma boa pedida). Bastante reflexão, metáforas e diferentes visões do oceano e de sua magnitude, é isso que você vai encontrar em "As águas-vivas não sabem de si".

Os capítulos em que somos transportados para outras eras, nas quais existiam seres e espécies que nem imaginamos, foram meus favoritos. E é muito intrigante o modo como, em certo momento, tudo parece que vai se tornar uma fantasia - um certo mistério quanto a sereianos, quem sabe?

Indico essa leitura para todos que querem desacelerar e entrar no ritmo das ondas do mar em uma tarde tranquila.

Leila 11/05/2023

As águas-vivas não sabem de si da autora brasileira Aline Valek consegue trazer à tona questões existenciais dentro do gênero de ficção-científica que adoro. Apesar de não ter achado a leitura "nossa que Brastemp", até que gostei da leitura.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no livro foi a forma como a autora utiliza diferentes vozes narrativas para contar a história. Além dos 5 personagens que estão a 300 metros abaixo do oceano numa expedição científica, ao longo das páginas, podemos acompanhar as perspectivas de diversas criaturas marinhas, como baleias, águas-vivas e até mesmo o próprio oceano e isso trouxe um "quê" a mais à obra, na minha humilde opinião.

Um ponto forte do livro são as questões existenciais que são abordadas ao longo da história. A autora consegue explorar temas como a busca pelo sentido da vida, a relação entre indivíduo e sociedade e a finitude da existência de forma sensível e reflexiva, sem cair em lugares-comuns ou simplificações.

O livro apresenta em diversos momentos uma atmosfera poética e contemplativa. Fiquei curiosa para acompanhar outros trabalhos da autora, visto que nesse seu primeiro romance ela soube harmonizar bem essa composição e me cativou.

Tacy 19/06/2023

Não recomendado para claustrofóbicos
As águas-vivas não sabem de si. É o titulo do livro e também uma afirmação. Em Auris, a 300 metros de profundidade dentro do oceano, as pessoas que lá estão tb não parecem muito saber de si.
Um grupo de pessoas que deveriam formar uma equipe, mas cada uma está mais isolada em seu mundinho que a outra.
Nesse livro a tensão e a solidão permeiam as páginas, e no fundo só o barulho da lâmpada branca fazendo as vezes de trilha sonora.
A linguagem é fácil, mas é densa como a água, não flui tão rapidamente.
Eu achei muito difícil chegar até o fim, porque a solitude e a falta de comunicação me incomodam demais.