As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

Resenhas - As águas-vivas não sabem de si

Juh 02/08/2020

A narrativa principal é a história de um grupo de pesquisadores enviados a uma missão para testar equipamentos na pressão extrema do abismo. Cada um tem suas justificativas para estar lá. Alguns têm objetivos ocultos.

Patricia 11/05/2022

Primeiro livro da autora publicado por uma editora e também é o meu primeiro contato com a escrita dela. E devo dizer que foi uma boa primeira impressão. Por alguns momentos a leitura não me prendeu, mas de forma geral a narrativa me manteve focada. Gostei da estória, da sua proposta e do desfeixo. Não fui tão cativada pelos personagens, mas não os odiei. Resumindo, um bom livro.

Maju 26/03/2023

Uma experiência inimaginável e indescritível.
Esse livro aborda todos os aspectos da formação de indentidade de um indivíduo. Desde a nossa noção de pertencimento a algo maior, até o reconhecimento da individualidade.
Tudo está conectado.
E ao mesmo tempo, não.
Esse livro mudou a minha forma de enxergar o mundo, a vida, as minhas relações, e a mim mesma.
Aline Valek, você é genial.

Tiago sem H - @brigadaparalela 08/08/2017

Falar sobre nossas impressões de leitura é um "troço" muito complicado. E esse "troço" se torna ainda mais complicado quando o livro em questão é um livro nacional. Pior, um livro nacional e contemporâneo, tendo em vista que ainda há uma enorme lacuna na leitura de nacionais (quando eles não são obrigados pelos vestibulares), seja por preconceito, ou até mesmo pela pouca divulgação.

As Águas-Vivas Não Sabem de Si é o livro mais recente da autora mineira Aline Valek e seu primeiro romance. De cara, dois fatores fizeram com que eu me interessasse em ler a obra: a capa e o título. Então, fiz aquilo que mais adoro fazer, começar a ler um livro sem ter noção do que ele se tratava.

A obra irá narrar a história de cinco pesquisadores que estão nas profundezas do oceano realizando testes de uma nova roupa de mergulho. A personagem principal, Corina é uma mergulhadora profissional e junto com Arraia, são em grande parte o centro da narrativa. O que ambos e o resto da tripulação não sabem, é que indiretamente eles estão ali à procura de vida inteligente nas fossas abissais.

Os capítulos vão alternando entre os acontecimentos dentro da estação ao qual nossos personagens estão e capítulos narrados pelos seres aquáticos contando sua origem de vida e desenvolvimento. Mesmo que a ideia de criar seres mais inteligentes do que os seres humanos e isso ser bem palpável com nossa realidade (vai saber se realmente existem tais seres nas profundezas onde ninguém consegue chegar) tenha sido fantástica, foi exatamente por ela que a leitura começou a me perder aos poucos.

Por mais que eu entenda a razão da autora ter seguido esse caminho, é uma quebra da narrativa que me incomodou demais. A começar de que o livro é muito curto e os personagens não são bem aproveitados. Não consegui me apegar a nenhum deles, a nenhum dos seus dramas. Somado a isso, ainda vinham esses capítulos que poderiam dar lugar a um desenvolvimento melhor dos tripulantes. Esses capítulos narrados pelos animais marinhos, são muito líricos e mesmo que alguns relatem a história desses animais, outros o leitor precisa fazer um paralelo com o que está acontecendo dentro da estação para perceber a correlação que a autora quis passar.

O livro assume um ar de suspense e mistério que vai aumentando à medida que a história avança e esse tom se mistura com o desenvolvimento (mesmo que pouco) dos personagens.

Mesmo que a história se perca perante essas partes mais poéticas, a escrita da autora é muito fluída e os capítulos curtos também auxiliam a uma leitura muito rápida. Tiro o chapéu também para a pesquisa de campo que Valek se propôs a fazer para escrever sua história. Essa pesquisa de campo, somada a sua escrita, fazem com que seja uma leitura muito visual. O leitor consegue visualizar exatamente como funciona uma estação submarina, os trajes, etc.

Se a narrativa já estava me perdendo nesses capítulos narrados pelos animais, ele me perdeu mais ainda pela tomada de atitude de Corina. Como pesquisador, me senti super incomodado. Sei como financiamento para pesquisas é muito complicado no Brasil, ai vem ela, que é financiada e quase coloca em risco todo o investimento do projeto, que tem prazos para ser executado etc, e pior e mais importante, coloca a segurança dela e dos outros tripulantes em cheque por conta de um sonho. Sei que pode ter sido uma característica da personagem para dar rumo à história, mas foi o estopim para meu desapontamento.

Por fim, As Águas-Vivas Não Sabem de Si, não foi um livro que me identifiquei como gostaria, mas pode ter sido por conta da minha fase de leitura, da minha bagagem histórica, etc., mas admiro e muito todo o trabalho que a autora teve para a ambientação da história e sobretudo a originalidade da obra.

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/
Aline 05/12/2017minha estante
Haha, tive praticamente as mesmas opiniões.

Lauane.Santos 22/05/2021

O livro é como uma poesia que nem todo mundo se conecta
Infelizmente esse não é meu tipo de livro. A escrita é linda, parafraseando a @miallebooks "palavras muito bonitas", mas eu li o livro arrastada do início ao fim. Primeiro porque não sou fã de histórias mais paradas, calmas, com uns pensamentos filosóficos, e segundo porque a ideia é ótima, mas a execução não me pareceu tão boa. Senti falta de um aprofundamento dos personagens, ainda que o personagem principal pareça ser o oceano.

Pode ser interessante pra quem gosta de histórias mais poéticas, mais calmas, conheço pessoas que adoraram o livro, mas pra mim, não houve conexão, identificação alguma.

Alvaro.Diogo 15/05/2021

Um chamado ao fundo do oceano
Eu sou suspeito para falar da Aline Valek, pois acompanho seu trabalho desde pelo menos 2013 quando o texto "Gatos são mulheres que não se dão ao respeito" apareceu no meu twitter, e, gosto de tudo, tudo mesmo, que essa mulher escreveu de lá pra cá.

Mas, eu estava acostumado com os textos para internet, que são um gênero a parte na escrita literária. Todos os textos no blog, na newsletter, nas zines que assinei por um tempo, tudo era realmente muito bom.

E mesmo com a expectativa alta pelo histórico que tinha da autora, ela ainda me surpreendeu com este romance. "As águas-vivas não sabem de si" demorou um pouco pra me conquistar, nas primeiras páginas eu ainda estava me situando na leitura, mas depois que engrenou, fui fisgado e não larguei mais. É daqueles livros que você lê e é envolvido pela trama e pelos personagens e não quer largar de jeito nenhum.

O enredo tem várias camadas, onde você pode ficar só na camada mais superficial onde há uma aventura no fundo do oceano, como também pode mergulhar nas questões mais complexas de cada personagem e extrair muitas reflexões interessantes delas.

Os capítulos que intercalam os acontecimentos entre os humanos na Estação Auris e os pontos de vista de diversos animais marinhos são fantásticos. Aliás, estes trechos dos animais marinhos são uns dos meus favoritos do livro.

Vale frisar que desde que comecei a ler o livro criei um interesse enorme pelo oceano, e ora ou outra me pego assistindo vídeos no youtube sobre o tema, sem falar nos recém lançamentos "Professor Polvo" e "O Segredo das Baleias", excelentes documentários sobre esses animais tão especiais do fundo do mar.

Recomendo a leitura para quem é fã de leituras sobre ficção científica e relações humanas.

Camila1856 05/05/2021

Riqueza de metáforas
O livro é um prato de cheio de metáforas, sobre relações, sonhos, espectativas, projeções e apegos internos e externos. A autora te faz viajar pra aquele universo fictício ao mesmo tempo que te faz refletir sobre seu próprio universo interno, trazendo questões sensíveis como perda e solidão, usando como combustível a sensação de estar em volto na grandeza e sob o poder do mar. É uma bela história.

Licia Maria 27/04/2021

Jornada e conexão
Descobriu com alguma infelicidade que ser um indivíduo era também ser pequeno e sentir medo o tempo inteiro.

Eu não sabia o que esperar do livro e não sei o que sentir agora que o terminei ?????

Uma escrita envolvente com muitas reflexões importantes sobre comunicação, conexão... Muito sobre muitos mundos.

Lu 07/03/2021

Espetacular
Eu só tenho elogios pra esse livro, comecei despretensiosamente mas a medida que a leitura ia fluindo, ia me cativando cada vez mais até estar imersa naquilo, sempre achei fascinante tudo relacionado a vida marinha, e o jeito como ela é descrita nesse livro.... é simplesmente mágico!

Amei a escrita da autora, principalmente nas partes narrativas sobre a vivência de algumas criaturas marinhas. Fazia um bom tempo que eu não lia um livro que me deixava altamente reflexiva e melancólica, principalmente sobre coisas com q eu me identificava, solidão é um tema bem recorrente nesse livro, a maneira como essa temática é abordada... Tenho nem palavras, pra mim foi como se um trator tivesse passado por cima de mim, terminei tendo um monte de crises existenciais kkkkkkk

Recomendo muitíssimo, principalmente pra quem gosta de biologia, oceano/vida marinha e pra quem quer ler algo numa vibe mais poética e reflexiva sobre a vida

Ana Caroline 13/11/2020

Cheguei nas últimas páginas do livro desesperada pra terminar logo, quase pulando frases. Tenho a impressão de que funcionaria muito melhor como uma história mais curta, aceitando a superficialidade dos personagens e até mesmo da forma como a autora trata do tema, e valorizaria muito mais o estilo de escrita. Tem coisas muito bacanas - o ponto de vista do mar ou de criaturas fantásticas, os devaneios sobre as tecnologias da Estação e outras coisas - mas até essas acabam se tornando cansativas e repetitivas depois de um tempo. Os personagens são bastante caricatos, apesar de um esforço para fazer parecer que não são, e a protagonista é extremamente chata, com o tipo de personalidade irreal e insuportável que parece que a gente só encontra nesse tipo de livro. Apesar da escrita forçada e desnecessariamente "filosófica", eu acho legal ver um esforço de criar um estilo com a narrativa, fiquei curiosa pra acompanhar outras histórias da autora.

David 25/11/2022

Vamos lá
o livro é muito bem escrito, complexo, com várias camadas, tem um ritmo lento e por isso acaba sendo um pouco cansativo, mas a história em si é super interessante e inteligente.

Flavia1054 03/12/2022

Namorei esse livro por algum tempo até pegar pra ler. Acho o título muito poético e muito colegas leitores falam bem da autora.
Foi uma leitura muito fluída e interessante, mas eu esperava bem mais. Esperava que a história fosse tão profunda quanto o título. Sinto que foi uma tentativa de ser poética, mas durante a leitura fica sempre muito superficial. As divagações da personagem, as motivações. Me frustrou bastante ver só tentativas.
Ainda assim, foi uma leitura me prendeu com o que ofereceu.

Maria.Heloisa 30/06/2022

Outro livro de autoria de uma brasileira. Lido para o clube do livro Mulheres que correm com livros. A autora traça uma ficção científica com boas pitadas de reflexão. Mais fundo, é onde o livro convida a ir. Mais fundo e com margem para muitas interpretações, pois, não há um final que se finda, a imaginação se encarrega de tentar entender o que acontece.