A Garota Italiana

A Garota Italiana Lucinda Riley

Resenhas - A Garota Italiana

Erikinha 11/08/2018

Encantador
Sabe aquele livro delícia, é a garota italiana. Tão envolvente e sedutor.
Quem lê Lucinda vai se admirar com a forma com que ela escreveu sem envolver o passado da forma que só ela faz.Esse livro é narrado todo no presente. E foi uma doce surpresa.

Mais um livro dessa inacreditável autora e está explicado porque me tornei fã incondicional dela, a cada livro você percebe seu imenso talento.

Mah 15/05/2018

Socorro
Gente que livro que me enroscou, sério! Pensei que ia ser um romance que eu iria devorar em 3 ou 4 dias porém levei 13 dias. A história até o comecinho parece ser boa mas depois que a Rosana começa a se envolver com Roberto, minha nossa, parecia que eu estava lendo um romance de adolescentes, personagens imaturos demais, uma paixão louca desesperada dos dois, fala sério! Nem parecia que o cara tinha 30 poucos anos. Não é só o romance, mas a história também, a autora não sabia o que fazia com o Luca se o cara viraria padre, missionário ou agente social, uma indecisão. Sem conta as mentiras que os personagens tiveram que contar. Não curti, pra eu ler outro livro de Lucinda alguém terá que me convencer muito.
Petrucio.Lamenha 24/05/2018minha estante
Mau, este livro Lucinda escreveu quando jovem e guardou. Mais tarde depois do sucesso de seus livros que são excelentes, a editora/editor perguntou se ela teria escrito algo quando jovem. Ela disse que sim e que estava no porão dentro de um baú. Pediram para ela trazer o que estava escrito. Viram que podia ser reaproveitado, mandaram ela refazer e atualizar. Portanto este livro é o mais fraco dela. Verdade!

Erika 25/03/2018

É para fechar o livro e aplaudir de pé!
Fazia tempo que eu não ficava tão encantada com uma leitura. Tão entusiasmada para pegar um livro e retomar a leitura. Não dá vontade de largar. Dá vontade de continuar a ler, e ao mesmo tempo a gente quer estender a emoção que a leitura proporciona.
Mais um livro magnífico da Lucinda. É o terceiro que leio, e favoritei todos três. E quero mais da autora.
Mas voltando à garota italiana! Lucinda nos leva à Nápoles- Itália, e nos apresenta o mundo dos tenores, e o glamour dos grandes cantores de ópera.
A história começa com Rosanna ainda pequena, mas com uma voz encantadora. Durante uma festa na cantina dos seus pais ela faz uma breve apresentação e todos ficam pasmos e emocionados com a sua voz.
Com os pais sempre voltados para a beleza de Carlotta (a irmã mais velha) e com a certeza de que ela conseguirá bom casamento, mal prestam atenção ao talento da filha caçula. Quem a encoraja a perseguir seu sonho é seu irmão, que a ajuda pagando suas aulas de canto. Através de seu talento ,Rosanna vai fazendo amizades leais que a levam para o topo. Mas a paixão um tanto doentia por Roberto, um famoso tenor, pode botar tudo a perder...
Um livro de tirar o fôlego e as lágrimas .
Personagens marcantes, história inesquecível.

Galáxia de Ideias 16/03/2018

Lucinda sendo Lucinda
*** Postado originalmente no blog Galáxia de Ideias ***

Há alguns livros que relutamos em ler, e quando lemos nos perguntamos o que motivava toda aquela resistência anterior. E é justamente o que ocorria com esse livro, pois ele já estava na minha lista de leituras aguardando a sua vez de ser lido desde o mês em que foi lançado, mas como ouvi algumas opiniões não tão positivas de leitores que o acharam fraco, resolvi ir adiando. Porém, dia desses, resolvi que seria a leitura do momento, e então, sem mais demoras o iniciei. Logo nas primeiras páginas fui cativada por aquela trama intrigante, personagens bem construídos e um cenário descrito com perfeição, a ponto de conseguirmos nos imaginar lá, e logo, após poucos capítulos, eu já não conseguia mais deixar o livro de lado, ávida por saber o que viria pela frente.

Para começar, é preciso contextualizar esse livro, para se entender o porquê ele recebe algumas críticas veementes. Esta obra foi escrita em 1996, quando Lucinda era uma escritora iniciante. na época, ela o publicou com um pseudônimo. Porém, agora, anos depois após suas publicações como lucinda riley, resolveu retirar essa obra da gaveta e mexer nela, a fim de republicá-la. Então, muitos que não gostaram da obra dizem ser uma trama fraca, que não se parece com a autora. Porém, discordo veementemente. Aqui já vemos traços da genial escritora que Lucinda viria a se tornar, e encontramos muitos dos elementos que amamos em seus livros. Talvez seja uma trama um pouco mais leve, menos carregada em elementos históricos, mas vem carregada de uma narrativa que cativa e instiga o leitor a todo momento e que nos suga para dentro da obra, como em todas as outras que a autora escreveu e lançou.

O que mais me chamou atenção nesse enredo é o fato de ele ser uma história principalmente de amor, mas, com ela, Lucinda provou mais uma vez que é possível se falar de um tema tão cotidiano e clichê, transformando-o em algo que nos fascina e nos toca, e nos mostra que é um tema com milhares de facetas. Aqui encontramos duas pessoas que estavam destinadas a se amarem, mas que nesse caminho tiveram infinitos percursos. Além desse enredo, também encontramos, como já mencionado, um cenário muito cativante, principalmente as partes passadas na Itália, que não é um cenário tão comum nas obras que leio, e foge um pouco do cenário norte-americano que encontramos em boa parte das publicações atuais. Ainda, achei maravilhoso o modo como a autora dá espaço para outros personagens crescerem e se desenvolverem na trama, não focando somente no casal principal, mas também nos que estão ao seu redor, e aqui, temos o desenvolvimento de um romance secundário que achei tão bom ou ainda melhor quanto o romance dos protagonistas. Cabe ainda destaque para o fato de que esse é um livro que nos causa diversos sentimentos durante a leitura, passando pelo afeto dedicado aos personagens, até o ódio por suas atitudes, e isso faz com que consigamos nos envolver por completo nos dilemas e dramas apresentados. Por fim, algo que não posso deixar de mencionar, mais uma vez, é que amo nas histórias dessa autora o fato de podermos acompanhar um só personagem por muitos e muitos anos, fazendo com que criemos um laço com ele, e aqui novamente temos isso, o que foge das histórias que se passam em poucos meses.

Algo que me incomodou um pouco na obra, embora não tenha tido tanto peso para mim, foi o final que achei bastante simplista mediante a toda a grandeza da história, e ficou algo bastante em aberto, e, como na maioria dos livros que leio, senti falta de um epílogo para deixar tudo mais esclarecido. Ainda, talvez pode ser um incômodo para os que não são aficionados por romances, o fato de ser uma história que fala muito a respeito de relacionamentos e de escolhas.

Rosanna foi uma personagem por quem desenvolvi afeto desde o início do livro, provavelmente por vermos sua história desde que ela era uma criança, e por podermos acompanhar o seu crescimento e amadurecimento durante o enredo. Já Roberto é um homem que não posso dizer que cheguei a gostar dele durante o livro, pois mesmo quando se deram suas mudanças, eu já estava marcada por seu passado um tanto cafajeste e não consegui modificar minha visão do que ele era. Um dos melhores personagens para mim nesse enredo, foi Luca, irmão de Rosanna, que durante todo o livro se mostrou um rapaz dedicado, envolvido e que gostava de cuidar e proteger as pessoas a quem amava, e foi um daqueles personagens por quem nos apaixonamos um pouquinho, por ele ser tão incrível.

Essa obra é dividida em 54 capítulos de um tamanho razoável, e sua narração é em terceira pessoa, apesar de antes de alguns capítulos haver alguns trechos, narrados em primeira pessoa, como se fossem de uma carta escrita por Rosanna, permitindo que vejamos as perspectivas de diversos personagens. Além disso realizei a leitura em ebook e não detectei erros.

Recomendo essa obra para os fãs de Lucinda Riley, ou ainda para aqueles que não a conhecem e desejam iniciar em sua escrita, ou ainda, para aqueles que gostam de livros que trazem temas pertinentes mas que são carregados de uma escrita leve. Essa é uma obra que fala sobre amor, julgamentos, escolhas e sobre o que queremos e o que é o melhor para nós.

Leia com a gente 03/02/2018

Uma história envolvente permeada pelo universo da música clássica

“Eu era feliz, e meus sonhos não iam além do pôr do sol seguinte.” (pag.12)

Olá bibliófilos!

Sim, eu confesso: sou apaixonada pela narrativa da autora irlandesa Lucinda Riley, e com A Garota Italiana não foi diferente. Adoro suas tramas que cortam o tempo e mostram a saga de gerações de uma mesma família. Os enredos que falam de amor e de ódio, esses sentimentos que muitas vezes caminham lado a lado. Outro aspecto que eu gosto muito dos livros da autora são os cenários e culturas diferentes. Alguns livros da autora já me fizeram mergulhar nas paisagens lindas da Irlanda, na cinzenta e charmosa Inglaterra e até a exótica Índia. Agora chegou a vez da bela e alegre Itália ser palco de mais uma história de Lucinda Riley.

A garota italiana foi escrito originalmente em 1996, quando a autora era ainda muito jovem e utilizava um pseudônimo (Lucinda Edmonds) para assinar suas obras. Em 2015 seu editor sugeriu que ela resgatasse seus primeiros livros para uma reedição. Foi então que a história de Rosanna Menici e Roberto Rossini saiu das páginas amareladas de um manuscrito, passou por uma revisão da autora e foi relançado, e o resultado foi muito, muito bom. Quem conhece outros livros de Lucinda Riley vai notar logo de cara uma diferença no estilo da escrita. Ao contrário da maioria de suas histórias – narradas de forma não linear – esta segue uma ordem cronológica mais estruturada.

“Rosanna o encarou. Nunca havia pensado em um homem como alguém lindo, mas não conseguiu encontrar outra palavra para descrevê-lo.” (pag. 18)

O livro é escrito sob a forma de uma carta de Rosanna para Nico, na qual a protagonista conta toda a sua história. A trama começa em Nápoles, onde Rosanna – então com 11 anos de idade – mora com seus pais e dois irmãos mais velhos: a bela Carlotta e o protetor Luca. Rosanna tem uma bela voz e um dia, em uma festa de família, ela canta tão lindamente que chama a atenção do jovem e belo cantor Roberto Rossini, um astro em ascensão no mundo da ópera. Roberto então recomenda a família de Rosanna que invista no talento da garota. A família não dá muita atenção, mas seu irmão Luca promete a pequena Rosanna que se esta for sua vontade ele fará de tudo para ajudá-la a se tornar uma cantora. Rosanna fica muito impressionada com a beleza de Roberto, a ponto de jurar que um dia se casaria com ele.

“Rosanna, Deus lhe deu um dom, mas junto com esse dom vêm dificuldades e decisões difíceis de tomar. E só você pode decidir se têm coragem para tomá-las. A escolha é sua.” (pag. 44)

Os anos passam e Rosanna, com a ajuda do irmão, se dedica às aulas de canto e consegue aprimorar seu dom. Aos 16 anos ela tem a oportunidade de estudar em uma tradicional escola de música em Milão e parte para uma nova vida acompanhada pelo irmão Luca. A partir de então seu caminho volta a cruzar com Roberto Rossini e sua vida mudará para sempre.

A trama nos conduz pelos bastidores da música clássica e das óperas, o glamour dos grandes teatros, a dedicação à arte, a disputa de egos e os dois lados da fama. Todo esse universo permeia a conturbada relação de Rosanna e Roberto, que apesar de uma paixão muito forte tem que enfrentar muitos obstáculos e segredos escondidos.

“Desejou que fosse possível congelar aquele instante, preservá-lo para sempre. O que quer que o futuro reservasse, sabia que se lembraria eternamente de estar deitada ali, sob o sol, esperando Roberto voltar.” (pag. 204)

Um aspecto muito interessante é que a autora soube abordar muito bem a submissão que o amor pode causar. Até que ponto é aceitável se colocar em segundo plano em nome de alguém que amamos? Será que essa dedicação extrema a alguém justifica o afastamento das pessoas que mais amamos ou será que o amor também pode ser nocivo, mesmo sendo um sentimento puro e forte? Todas essas questões são apresentadas ao leitor através da história narrada por Rosanna.

“Dei-me conta de que podemos amar alguém de todo o coração, mas isso não significa que essa pessoa nos faça bem.” (pag. 383)

Além da trama principal, entre Roberto e Rosanna, temos excelentes histórias e personagens secundários, que têm seus próprios dramas e dilemas. Os irmãos Carlota e Luca, a melhor amiga Abi e Donatella, a antagonista, são um capítulo a parte que daria outro livro.

Por fim eu diria que A garota italiana fala basicamente sobre o amor. O amor entre um homem e uma mulher, o amor entre irmãos, o amor entre amigos e o amor de uma mãe por seu filho.

“Quando estou com você , deixo de ser eu mesma. Me afogo em você e no amor que sinto.” (pag. 442)

Leia, você vai se emocionar! E como sempre digo: é impossível ler um romance de Lucinda Riley sem derramar pelo menos algumas lágrimas.

Até a próxima bibliófilos, e continuem lendo com a gente!

QUOTES:

“E foi nesse instante que ela entendeu que o amava.” (pag. 20)

“Existem algumas coisas na vida que estão fora do nosso controle, sabe? Às vezes precisamos deixar tudo a cargo do destino.” (pag. 57)

“Você encontrou um lugar no meu coração e vai morar lá até o dia da minha morte. Me diga que nunca vai deixar nada nos separar.” (pág. 213)

“O amor é uma espécie de vício. É preciso suportar um período de abstinência e não se punir por de vez em quando pensar que nunca vai passar.” (pag. 300)

“- Lembra de quando eu disse que nunca me apaixonei? – Lembro. – Eu estava mentindo. Estou apaixonado. – Por quem? – Por você.” (pag.191)

site: www.leiacomagente.com.br

Eclipsenamadrugada 05/12/2017

Loucuras
Bela história, apesar das diversas previsibilidades, não dá pra parar enquanto tem história pra ler. O amor é cego e quem ama loucamente faz besteiras demais, muda de personalidade, ignora quem um dia foi muito importante em sua vida. Em fins eu gostei e recomendo com certeza...

Noemi.Fortunato 03/10/2017

Livro muito bom. Uma garota decidida, que lutou pelos seus objetivos. Apesar de algumas coisas não acontecer como ela gostaria, mas ela soube seguir a vida.

Tamara 28/08/2017

*Resenha postada originalmente e na íntegra em: http://www.rillismo.com/2017/08/resenha-garota-italiana-por-lucinda_28.html

Para começar, é preciso contextualizar esse livro, para se entender o porquê ele recebe algumas críticas veementes.  Esta obra foi escrita em 1996, quando Lucinda era uma escritora iniciante. na época, ela o publicou com um pseudônimo. Porém, agora, anos depois após suas publicações como lucinda riley, resolveu retirar essa obra da gaveta e mexer nela, a fim de republicá-la. Então, muitos que não gostaram da obra dizem ser uma trama fraca, que não se parece com a autora. Porém, discordo veementemente. Aqui já vemos traços da genial escritora que Lucinda viria a se tornar, e encontramos muitos dos elementos que amamos em seus livros. Talvez seja uma trama um pouco mais leve, menos carregada em elementos históricos, mas vem carregada de uma narrativa que cativa e instiga o leitor a todo momento e que nos suga para dentro da obra, como em todas as outras que a autora escreveu e lançou.

site: http://www.rillismo.com/2017/08/resenha-garota-italiana-por-lucinda_28.html
Glauci 12/05/2019minha estante
Vou começar ele Tammy

marileia.costas 18/08/2017

A Garota Italiana ( AMEI)
Nunca me atrevi a deixar qualquer comentários sobre minhas leituras pelo simples fato de cometer o erro de spoiler.
Apenas quero que deem uma chance a esse livro maravilhoso de Lucinda Riley,ele é diferente de todos os romances que já li,claro que existem pessoas que leram e não gostaram (respeito muito isso) mas pelo meu olhar ele sai daquele leque de romances clichês (que eu adoro)
Rosana conta através de cartas sua evolução desde quando era uma garota de apenas 11 até sua fase adulta na qual teve sua revelação.
Não acho que ela,somente ela tenha sido protagonista da historia,sua família teve um papel muito importante na trama,seu irmão Lucas me conquistou.

obs : eu gostaria de falar muito mais,mas os spoiler estão começando a chegar rsrsrs,enfim,eu super quero que todos leiam essa obra,que tem como cenário a Itália.

bjs e uma ótima leitura

Lilly 24/05/2017

Absurdamente bom!!!
Mais uma vez Lucinda Riley, me surpreendeu com suas escrita maravilhosa, não poderia ser diferente esse livro me prendeu do início ao fim. Uma das frases que me marcou foi nem sempre a pessoa que amamos faz bem a gente. E é pura verdade, infelizmente. As vezes o curso da vida nos leva por caminhos totalmente diferente do que planejamos e sonhamos. Ainda estou extasiada com essa livro incrível, que me fez chorar. E rever algumas coisas que vivi.
Soninha 25/05/2017minha estante
Ameiiiiiiii Lili

Lilly 25/05/2017minha estante
Obrigada Soninha.

Lili 03/01/2019minha estante
E as músicas? São ótimas, nos faz viajar..

Soninha 04/01/2019minha estante
Tudo é especial. Uma das minhas autoras favoritas. Ainda não li nada de ruim que ela escreveu.

Lilly 05/01/2019minha estante
Concordo Lili. Essa autora faz despertar curiosidades sobre assuntos que antes vc não tinha tanto interesse. Como pesquisar sobre as apresentações de Ópera pela internet.

Lilly 05/01/2019minha estante
Soninha, também sou suspeita para falar pois amo essa autora . Aluna livros acho fraco , porém contínuo gostando. A irmã da Lua achei um pouco fraco , porém não tira a riqueza da história .

Soninha 08/01/2019minha estante
Concordo com vc. Isso não tira o mérito da escritora. O que ela lançar vou ler. Bjo?

Liddy 08/07/2019minha estante
Nunca imaginei ler um livro tão rápido como esse! Adorei e terminei em lágrimas! Lindooo!!

Lilly 09/07/2019minha estante
Também , chorei litros ????? mais já esperava isso , pois se não fosse assim não seria Lucinda Riley.

Soninha 10/07/2019minha estante
Tenho certeza que fazemos parte do fã clube da Lucinda Riley. ????

Românticas 08/05/2017

Resenha do Blog Mulheres Românticas
Ler um livro de Lucinda é ter pequenos infantis a cada novo capítulo. A escrita dela é forte e fascinante,o que combinou perfeitamente com o livro em questão

Rosanna, apesar do grande talento,não tinha perspectiva alguma de sair da cantina dos pais, até ser ouvida por um conterrâneo famoso por suas habilidades vocais. Muito além da descoberta do talento, um grande amor parece ter saído de uma criança de 11 anos.

Para ler o restante da resenha, visite o Blog Mulheres Românticas.

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2017/01/lucinda-riley-garota-italiana-arqueiro.html

Carolfreitasnf 04/05/2017

A Garota Italiana
Comecei a ler o livro após indicação de uma amiga e como não conhecia a autora não sabia muito o que esperar, por isso a leitura começou totalmente sem expectativas.
Confesso que me surpreendi positivamente com Riley, sua escrita é leve o que faz com que a história não seja arrastada. Uma das coisas que gostei muito no livro, e confesso que comecei a reparar nisso há pouco tempo, é a continuidade da história que, em A Garota Italiana é muito bem construída além é claro das personagens que são muito bem construídas e trabalhadas.
E o que dizer do enredo da história?! Peguei-me diversas vezes desejando assistir a uma das óperas mencionadas no livro, ansiando conhecer não só a Itália, mas também uma Inglaterra diferente da qual estou habituada a ler. Sem falar é claro na imensa vontade de me afundar em um belo prato de macarrão.
Quanto às personagens me afeiçoei demais a Abi e gostaria de ter lido bem mais dela no livro.
Apesar de ter amado o livro também o odiei. Achei o romance principal demasiadamente tóxico e pela primeira vez em 67 livros não torci pelo casal. Tive, em alguns momentos, muita raiva de Rosanna e confesso que tive muita dificuldade em entender certas atitudes da personagem.
De modo geral é uma história boa e muito bem construída, vale muito a pena a leitura e apesar do romance principal não me agradar não me arrependo de ter lido, inclusive já sinto falta da atmosfera italiana do livro.

Nara.Godoy 19/04/2017

Bom, mas diferente dos demais livros da Lucinda
O livro foi escrito pela Lucinda no início da sua carreira, foge daquela lógica q ela faz sempre se remetendo a um romance que ocorreu no passado, e q se refere a grandes marcos na história mundial. Talvez por isso seja um pouco longo d+. Mas mesmo assim eh um romance interessante.
Lilly 24/05/2017minha estante
Eu gostei desse não voltar o passado, ficou diferente.

cotonho72 10/03/2017

Ótimo!
Rosanna Antonia Menici tem apenas 11 anos de idade, ela é a filha caçula da família proprietária da cantina Café do Marco e vivem integralmente para cuidar do empreendimento, ela não se achava bonita e muita das vezes ficava triste, pois achavam que todos só reparavam na sua irmã mais velha Carlotta, que era muito linda, corpo perfeito, pele branca e lisinha, os seios fartos e as pernas compridas, todos que entravam a elogiavam e comentavam que ela daria um bom partido para um homem rico, Luca seu irmão mais velho é trabalhador, inteligente e muito amoroso, que além de ajudar os pais, Marco e Antonia, faz de tudo para proteger Rosana.
Certo dia, todos estão trabalhando para prepararem uma festa surpresa para comemorar o aniversário de casamento de trinta anos dos amigos Maria e Massimo, e para completar a surpresa, convidaram o filho do casal Roberto Rossini, que é aluno do Teatro Alla Scala de Milão e viria para cantar para eles.
No decorrer da festa Rosanna ficou quieta observando a todos, Roberto Rossini começa a cantar a pedido da mãe, Rosanna então fica enfeitiçada ouvindo aquela voz e foi nesse instante que ela entendeu que o amava, todos queriam que Roberto continuasse a cantar, mas ele precisava poupar a sua voz, e acabou decepcionando os convidados da festa. Mas Luca que conhecia a linda voz de Rosanna pede que ela também cante, quando depois do nervosismo inicial, soltou de vez a voz, todos ficaram impressionados, Roberto Rossini se surpreendeu, ali estava uma dádiva de Deus, uma voz perfeita.
Roberto Rossini então recomendou ao pai de Rosanna que a colocasse para estudar música, recomendando então um professor com quem tivera aulas de canto ali em Nápoles e que era considerado um dos melhores, essa era a primeira vez que alguém dissera que ela era especial, seu pai achou besteira e não acreditou que ela pudesse ser cantora, mas seu irmão Luca estava determinado a não deixá-la desperdiçar seu dom. Então Luca, escondido da família, conseguiu que Rosanna fizesse aulas de canto durante cinco anos com Luigi Vincenzi. Após esse tempo, Luigi disse a ela que já a tinha ensinado tudo que sabia e que era hora dela aprender coisas que ele não tinha capacidade de ensinar.
Desta maneira, Luigi preparou em sua casa uma soirée, uma noite musical, onde seus alunos se apresentariam e convidou Paolo de Vito, diretor artístico da casa de ópera Scala de Milão, para assistir a apresentação, mas uma coisa seria difícil, convencer seu pai a assistir a sua apresentação, mas seu irmão Luca daria um jeito com certeza. Paolo ficou encantado com Rosanna, sua voz era um dos sopranos mais puros que ele já ouvira, ele precisava apresentar aquele talento para o mundo, Marco, seu pai, estava na festa e ficou emocionado assistindo a apresentação da filha, e em seus pensamentos dizia, será que aquela era mesmo Rosanna, a menina tímida que sempre ignorou? Paolo decidiu dar uma bolsa de estudos para Rosanna e conseguiu convencer seu pai a deixá-la ir para Milão, mas com uma condição, que Luca fosse junto, assim começa uma nova história na vida dos dois.
A autora Lucinda Riley, novamente nos presenteia com uma história linda e intrigante, uma história de superação e de uma paixão avassaladora, onde segredos do passado podem interferir no futuro, o inicio é um pouco lento, mas depois a leitura flui bem, assuntos como amor, traição, amizade e perdão são abordados aqui, além da música que da um toque especial no romance e os ótimos cenários e personagens, um livro envolvente e reflexivo.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br