Canções de Ninar de Auschwitz

Canções de Ninar de Auschwitz Mário Escobar

Resenhas - Canções de Ninar de Auschwitz

Vladia Castro 28/07/2022

Canções de ninar de Auschwitz (Mario Escobar)
O Tema Auschwitz nunca é fácil de ler... Helena é alemã, mas é casada com um cigano e tem filhos com ele. Quando eles são enviados para Auschwitz, ela não consegue abandoná-los e vai junto. O marido é separado logo na chegada. Helena fica com os 5 filhos e só tenta sobreviver no meio daquele inferno. Ela até ajeita uma creche e tem que lidar diariamente com ninguém menos que Joseph Mengele...

Gabi.Soja 19/07/2022

Forte d+ para não ser lido
É forte, parece que te despedaça em cada parte...vou falar mais sobre o final, pois foi aonde mais senti e imaginei.
Eu consegui sentir toda a dor e de certo modo, a paz que ela ia sentir...eu imaginei, mesmo não querendo imaginar. É um livro que bate na nossa cara, e não tem como não sentir...apenas sinta, ele vai te fazer sentir. Um soco na barriga, ou até um soco na cara, ao pensar que vai ter um final feliz...mesmo que todos fossem livres, a história nunca se apaga e estará em todos os cantos que você olhar.

Demorou para eu parar de chorar, e sinto que não consigo sentir outra coisa.

Apenas leia, leia e não se arrependa.
Leia e sinta.

Lari 28/06/2022

Esperava mais...
É uma narrativa muito sensível que provoca muitos afetamentos. Mas senti que o autor poupou muita coisa. Senti falta de mais demonstração de sentimentos, principalmente em relação aos outros personagens.
Sei que a história é sobre Helene e sua família, mas faltou mais detalhes e profundidade.

Gi reader 09/05/2022

Emocionante, Triste e, Necessário.
Um livro chocante e angustiante. Mostra um pouco dos horrores vivenciados nos campos de concentração, na segunda guerra mundial. Uma Mãe (Alemã) guerreira, que foi capaz de enfrentar a morte do que viver sem seus cincos filhos ciganos.
Sou apaixonada por relatos da segunda guerra mundial, e esse com certeza é um dos meus livros favoritos. Tem que ter psicólogico para ler este livro, Recomendo!

Breno.Miranda 27/03/2022

Inferno
O livro é bem seco e pesado. Mostra um pouco do inferno vivenciado nos campos de concentração, em especial, dos ciganos.

É perturbador que atualmente ideais neonazistas tenham força ao redor do mundo.

Mimila 25/03/2022

Livro bom!
Esse livro é bom, apesar de pequeno. A cada página o desejo que tudo aquilo é ficção aumenta, mas a realidade é brutal. Impossível imaginar o quanto pode chegar a crueldade humana e ao mesmo tempo a coragem que a personagem teve!

Edna 27/02/2022

Guerra e sua divisão
"Tudo se aproxima do fim, como em um drama Shakesperiano. A tragédia parece inevitável, como se o autor de uma macabra peça teatral pretendesse deixar seu público boquiaberto. Os minutos correm, inexoráveis, em direção ao final do último ato.(...) assalta-me o temor de que os nazistas também tentarão se livrar das icômodas testemunhas de seus assassinatos."

Último Relato de Anna a mãe de  cinco crianças ciganas em um campo de concentração.

Liliane 28/01/2022

Que livro!!! Relatos sobre a Segunda Guerra são inesgotáveis e mexem com o leitor. Esse em especial, trata sobre o Holocausto visto por um campo de ciganos. Uma mãe alemã decide estar prisioneira para que seus cinco filhos ciganos (por parte de pai) não ficassem sozinhos. Ler todos esses relatos de dor, injustiça, abuso de poder, fome, doenças e saber que realmente aconteceram, é assustador, pq relembramos que a maldade humana não tem limites. Cabe a nós, desta geração, não deixar que tudo aquilo caia no esquecimento ou seja tratado como um mero fato histórico, para que uma barbárie como aquela nunca volte a acontecer.

Gabi 27/01/2022

Emocionante, porém, ligeiramente irreal
Bom, como todo livro temático da Segunda Grande Guerra, o livro vem carregado de cenas fortes e emocionantes, que trazem sentimentos delicados à tona. Porém, há um pouco de romantização do campo de concentração e da situação da personagem, mesclado aos acontecimentos que nos fazem questionar se aquilo realmente poderia ocorrer mesmo. É um bom livro. Recomendado, porém, com pouco entusiasmo.

Evelyn 25/01/2022

Revoltante
Não consigo comentar nada além de quão repulsivo é o ambiente do livro, da situação que foram impostas às vítimas.
Helene Hannemann, você lutou tanto? que angústia!

Paty 16/01/2022

Triste
Sou apaixonada por livros envolvendo a segunda guerra mundial.. e confesso k esse nao foi diferente..
Comovente..tragico..ver as coisas k pessoas passaram durante esae periodo sempre vai me chocar.. ate que ponto a maldade humana vai e o quanto o fanatismo e a ideologia cega são crueis .
Parece k estamos presenciando as atrocidades vividas por Helene, seus filhos e tds que estão ali a merce daqueles carrascos no campo..um sentimento de choque..raiva..frustracao toma conta d gente..q nos da vontade de fazer algo p mudar aquela injustica e maldade descabida.
As atrocidadea cometidas nos campos d concentracal nazi sao para jamais serem esquecidas. Que td a posterioridade possa sempre aprender cm td isso..para que jamais o ser humano repita algo tao cruel.
Otimo livro.

cat 06/01/2022

Impactante demais, à todo tempo você fica apreensivo e torcendo para que nada pior acontece e desejando o fim de tudo isso. Achei que o autor teve bastante sensibilidade e cuidado para escrever uma história tão dura como essa.

Ize 04/01/2022

"Quando me disseram que eu trabalharia em uma creche, em Auschwitz, pensei que estivessem zombando de mim, mas agora vejo que é possível criar um oásis no meio do deserto-- disse Vera, sorrindo."

Danilendo0 03/01/2022

História perturbadora!

Conhecer a história de Helena e sua família e saber os horrores que eles passaram nas mãos dos nazistas é de partir o coração. Gostaria que essa história fosse uma ficção, mas sabemos que foi real? é difícil acreditar que pessoas como o médico Josef Mengele, faziam um lugar terrível como Auschwitz ser pior do que imaginaríamos de um inferno.

Uma leitura difícil, porém super necessária. Recomendo muitíssimo esse livro.