O Efeito Rosie

O Efeito Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Efeito Rosie

Hangla 09/06/2020

Pobre Don...
Assim como o primeiro livro, esse é bem divertido, achei a Rosie um pouco chatinha dessa vez.

Fran 02/02/2021

Um pouco frustante
O livro é divertido, e nos trás mais da história de Don e Rosie, mas achei muito frustrante as decisões e formas de lidar com as adversidades que Rosie toma ao longo da história, uma personagem que era divertida e espontânea do primeiro livro e nesse mudou muito sua forma de agir e lidar com as mais diversas situações.

Thamires 28/12/2020

Depois de se casar com Rosie, nosso querido Dom, vai morar em NY a trabalho e para Rosie terminar seus estudos. O que ele não contava era com uma notícia que colocaria sua vida de cabeça pra baixo... Rosie esta grávida!
Em Efeito Rosie, temos um Dom mais atrapalhado que no primeiro livro, confuso com a novidade de ser pai sem planejamento, porém, um dom com uma capacidade enorme de sentir empatia. Fiquei imensamente feliz de vê-lo com tantos amigos, compartilhando momentos, ajudando pessoas, mesmo com suas dificuldades.
Só não achei tão bom quanto o primeiro, pois em muitos momentos fiquei triste por ver a Rosie totalmente indiferente as dificuldades do Dom.
Gostaria de um terceiro livro, pra saber como foi a vida do Dom com o filho kkkk Renderia boa gargalhadas kkk

Diogo Matos 09/08/2021

Uma boa continuação
Uma boa continuação, porém inferior ao primeiro. Acredito que se seja pelo fato do livro ser muito focado no Don, diferente de seu antecessor, o que muitas vezes acaba tornando o personagem chato e repetitivo.

Ainda se trata de um bom livro e que apresenta várias situações inusitadas e cômicas.

Vale a leitura.

Isa 11/03/2021

Projeto Bebê
Eu gostei bastante do livro. Retrata o mesmo Don, vivendo experiências diferentes. Claro que se casar com Rosie e viver momentos não programados mudaram o Don, mas não devemos esperar uma mudança drástica e rápida, afinal, 11 meses de casados contra mais de 30 anos sendo o Don planejador e metódico.
As atitudes que Don toma são pensadas racionalmente para evitar conflitos, o que acaba gerando mais conflitos. A evolução e percepção que ele vai tendo durante o livro é bem bacana. As confusões são de certa forma engraçadas. A inaptidão social do Don o coloca em situações que poderiam ser evitadas, mas como culpa-lo? Faz parte de quem ele é, e ele tenta, não há como acusa-lo de não tentar.
A jornada de Don aprendendo a lidar com uma gravidez além da teoria é bem legal.

Chris 11/03/2018

Para rir e passar raiva.
Já tinha adicionado Don Tillman a minha lista de personagens favoritos assim que li O Projeto Rosie. Apesar de ele ter sido diagnosticado com Síndrome de Asperge e Autismo erroneamente, sua insensibilidade aos sentimentos humanos alheios me cativou!
Nesse segundo livro, logo de cara encontramos um problema. Don será pai e isso não é spoiler! Mas, esse nem é de longe o problema. Eu considero o maior problema de Don durante todo o livro, a sua esposa.
Nunca detestei tanto um personagem! Sei perfeitamente que eu sou chata, mas Rosie ganha de mim de lavada. Nada para ela está bom.
Acho que se ela pudesse reprogramar Don para ser uma pessoa completamente diferente, ela faria isso sem pestanejara. Realmente não entendi qual era o problema dela. Don fez de tudo para se envolver com a gravidez do modo dele, ou seja, de modos não convencionais. Sua preocupação era evidente, menos para Rosie.
Quem leu o primeiro livro, sabe que ele não é uma pessoa dentro dos padrões e essa é a graça. Ao contrário dele, o escritor fez Rosie ser tão insuportável que eu desejei que ele simplesmente a largasse e não fosse atras dela, imaginando o quão melhor ele estaria sozinho. E até chegam a dizer isso para ele no livro!
Apesar de Don ser um dos meus personagens favoritos, o escritor está longe de entrar no meu top 10. As ideias dele a primeira vista, são geniais, mas algumas vezes ele parece se perder no que está escrevendo, tanto que demorou cerca de três capítulos para contar uma situação que ocorreu antes do início da história. Há algumas pontas soltas que são tão ignoradas que você mal se lembra delas quando ele tenta dar um fim ao assunto.
Os personagens são muito bem elaborados, dá para sentí-los e vê-los como pessoas reais. Mas, algumas atitudes os tornam questionáveis. Porém, nada disso me fez gostar menos da narrativa ou da história.
O final em si poderia ter sido melhor executado, em vez de ter sido tão rápido, onde personagens surgem dos confins da terra, enquanto outros mudam de opinião em um piscar de olhos quando bateram o pé na mesma ideia a maior parte do livro.
Eu teria amado mais o livro e rido sem culpa se não fosse pela Rosie.
Shirlei | @pazliteraria 20/04/2018minha estante
Tbm peguei ranço da Rosie, mas estava rezando pra eles não se separarem ?

Lucy 17/02/2019

Rosie parece outra pessoa
Entendo que a pessoa mude, especialmente em face a gravidez. Mas Rosie começa a história já com a gravidez não planejada, sabendo das dificuldades de Don e o deixa sempre confuso. Suas atitudes o levam a cometer diversos erros sociais, pois ele quer ajudar ela na criação e provar que pode ser bom pai (apesar de uma psicóloga ter afirmado que pessoas na condição dele não deveriam ter filhos).
Tem um pouco de humor, mas a história é muito arrastada. Don se envolve em uma teia de mentiras que fica difícil sair, tudo por que está preocupado em não deixar Rosie depressiva ou agitada.
A única vontade até 80% do livro é de chacoalhar Rosie, a gravidez não é desculpa para várias atitudes babacas que ela tem.
Mas aí no final a autora resolve tudo como mágica , como Don diz, padrões se repetem, como no final do livro um onde tudo virou "conto de fadas", o final é só rosas também.
Mas Rosie não me desceu, estragou o romance lindo que eles tinham.

DêlaMartins 26/01/2021

Depois de ler "O projeto Rosie", que adorei, fiquei empolgada para a continuação "O efeito Rosie". Decepção não é a palavra correta, mas o 1o livro é bem melhor. Na continuação, Don e Rosie vivem em NY e ela fica grávida, gerando uma série de medos em ambos, chegando a uma crise no casamento. Don segue com suas manias e quase ausência de empatia, mas sempre com a intenção de solucionar os problemas e, muitas vezes, causando confusão. Os personagens e histórias paralelas me cansaram, assim como o tamanho do livro - acho que para contar essa história não precisava nem da metade de páginas. "Gostei"...

Ana Luiza 20/08/2016

Divertido e surpreendente
CONCLUSÕES FINAIS
Eu fiquei com uma relação de amor e ódio com esse livro. O Efeito Rosie é uma boa continuação, ainda mais divertida e surpreendente que a primeira obra. O autor consegue passar mensagens bacanas sobre aceitação do diferente e sobre ajudar o próximo, ao mesmo tempo que em faz um relato curioso sobre o Transtorno de Asperger. Contudo, eu não curti o desenvolvimento dos personagens e odiei a Rosie, o que me fez desgostar também do grande casal da história.

O Efeito Rosie é um bom livro, um romance alto-astral para dar boas risadas. Quem gosta de histórias de amor gostosas de ler, mas que trazem mais momentos malucos do que românticos vai gostar do livro, contanto que não se importe com o casal completamente disfuncional. É uma obra que não vai agradar todo mundo, mas, no geral, eu gostei da duologia Projeto e Efeito Rosie e fiquei curiosa por mais obras do autor.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2016/08/resenha-o-efeito-rosie-graeme-simsion.html

Patricia 24/10/2021

A maneira de Don lidar com as coisas nos conquista e ao mesmo tempo irrita muito. Mas é lindo o jeitinho dele descrever como se sente por perder a rosie.

Bianca 06/01/2017

Bom, mas...
O impacto que o primeiro livro me causou, sumiu nesse segundo. A história é bem escrita, mas achei que os personagens retrocederam 100% em comparação ao outro. Tudo bem que uma gravidez muda muita coisa, mas achei que o drama abordado foi muito clichê. E a Rosie está absurdamente chata na maioria do livro.

Erika.Reis 11/08/2021

A volta do Don
Eu realmente estava com muita saudade dele. Acho que é um dos poucos personagens fictícios em quem me apeguei e ter ele tão próximo de novo é muito bom. O livro pra mim não caiu em conteúdo e se revelou lindo, uma escrita ótima sobre paternidade. A Rosie estava insuportável, mas nunca gostei muito dela mesmo.

Sara 16/06/2020

O primeiro me apaixonou, o segundo estressou
Meu título resume meus sentimentos nesse livro. As vezes a história enrolava tanto pra acontecer que me dava vontade de pular páginas. Porém também tinha que entender que isso vinha muito do modo que os personagens foram desenvolvidos