O Efeito Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Efeito Rosie

Jessica 14/04/2023

Leitura fluida e divertida, apesar de as vezes sentir agonia pelo Don ou pela Rosie. Tem momentos muito engraçados, mas tbm de tensão. A escrita do autor é muito boa, sempre do ponto de vista do Don deixa bem diferente dos romances comuns. Amei a resolução dos conflitos e deixa um gostinho de quero mais, apesar de ter um final satisfatório.

Carol851 03/09/2022

Para dar boas risadas
Como uma boa continuação, o Efeito Rosie segue a risca a ideia de aumentar tudo que deu certo no primeiro livro. Por isso, esse livro é ainda mais engraçado e com situações mais insanas ainda.

É muito bom ver a evolução do Don e ele desenvolvendo habilidades interpessoais e fazendo novos amigos. Esses novos personagens agregam a história e geram boas risadas. Adorei o George, mas que não gosta de um astro do rock, não é mesmo? Kkkkkk

Contudo, como nas continuações, costumam aumentar tudo, também aumentaram as atitudes irresponsáveis, mimadas e egoístas da Rosie. Não consigo nutrir simpatia pela personagem e acho que o Don merece alguém melhor. Só não dei 5 estrelas por ter passado muita raiva com as atitudes da Rosie.

Mas no geral, adorei o livro e recomendo a todos que querem uma leitura leve e com muitas gargalhadas.

Adriana 03/02/2022

Ri muito
Estava com saudade do Don!!!!
E como ele é um amor e irritante aos menos tempo!
A continuação é boa, mas já não é novidade

Aline Navarro 31/12/2021

Que ranço dessa Rosie:(
Ranço dessa Rosie! Pronto falei! AFF! Henry Cavill não merece ela. Logo nas primeiras páginas somos agraciados novamente com a narrativa (em primeira pessoa) ácida e hilária pela perspectiva de Don. O Efeito Rosie está recheado de acontecimentos ainda mais malucos, divertidos e surpreendentes do que O Projeto Rosie. Em determinados momentos, fiquei completamente sem palavras com as coisas insanas que Don faz, ou melhor, com sua completa incapacidade de perceber certas coisas, especialmente de natureza social. Rosie e Don estão casados há 10 meses e nada está indo com o planejado. O apartamento deles é pequeno demais e eles estão trabalhando como loucos para se manter em Nova Iorque, isso enquanto Rosie se vira para terminar seu doutorado e se graduar em medicina.
Entretanto, as coisas ficam realmente loucas quando Rosie anuncia que está grávida, algo para o qual Don realmente não tinha se preparado. Assim, para evitar que enlouqueça, Don começa a bolar o Projeto Bebê. Os maiores desafios para o professor de genética são encontrar um lugar maior para eles morarem, garantir que o dinheiro continue chegando e que Rosie não se estresse e que tenha uma gravidez saudável. Mas, como nada é fácil na vida de Don, seu amigo Gene acabou de se separar e resolve passar alguns meses com Don e Rosie em Nova Iorque, o que provoca ainda mais problemas, já que Rosie odeia o cara.
Entre ajudar o amigo e a mulher, Don também precisa encarar várias questões relativas a paternidade. É fato que, quando se trata de pessoas, Don é um completo desastre. E ele começa a temer que, por influência sua, seu filho sofra com um pai esquisito ou que seja socialmente inadequado como ele. Rosie encara as ansiedades de Don quanto a ser pai como falta de interesse e, rapidamente, o casal passa a encarar uma crise conjugal e voltar a se perguntar se eles não são diferentes demais para ficarem juntos. Contudo, Don é enlouquecidamente apaixonado por Rosie e, com todas as suas listas, planilhas e planos, ele fará de tudo para manter a mulher e o filho ao seu lado.

Nathy 13/09/2016

O Efeito Rosie – Graeme Simsion – #Resenha
Quando li O Projeto Rosie foi sem nenhuma expectativa e fiquei muito feliz. Por conta disso preferia que tivesse parado no primeiro livro. É interessante ver como Don irá lidar com as novas variáveis em sua vida. No entanto, eu não conseguia mais me conectar com os personagens. Todos os sentimentos que tinha tido no primeiro livro sumiram nesse. Não fiquei empolgada. Queria que terminasse logo. Foi por muito pouco que não desisti da leitura. E um dos fatores é que não gosto de abandonar as leituras na metade. Mas, não faltou vontade de tanta irritação que fiquei em diversos momentos. Aquela sensação de angústia de que algo iria acontecer e não fosse me agradar.

Na sequência Don está lidando com uma mudança de país. Um novo cargo em uma universidade. Seu amigo Dave, precisando de ajuda em seus negócios. Gene passando por uma dificuldade séria em seu casamento. Mas, tudo isso ele consegue lidar com muito planejamento. Menos com uma notícia impactante vindo de Rosie. Agora os problemas parecem ter duplicado. Don está de todas as formas tentando lidar com essas situações. Sem magoar ninguém. Algo que ele não consegue compreender rapidamente. O único problema é que parece estar falhando. E isso pode lhe custar algo muito importante – Rosie.

A narrativa é em primeira pessoa. Assim como no primeiro livro o leitor acompanha tudo na visão de Don. O que torna mais fácil do leitor se aproximar do personagem. A escrita continua sendo muito boa. Porém, mesmo sendo rápida e dinâmica. Em alguns momentos eu achei bem cansativa. Talvez porque quisesse que o Don acordasse e percebesse a situação ao seu redor. Que não levasse tudo ao pé da letra. Que alguns desses conselhos poderiam lhe prejudicar para sempre. Por isso a leitura acabou se tornando um pouco cansativa na minha visão.

É justamente porque estou concentrada na minha tese que não me preocupo com outras coisas.

Desde o primeiro contato com o Don eu gostei dele. Do seu jeito de ver a vida. Não se deixar levar por rótulos. Sendo sincero em suas palavras. Sim, tem Asperger, mas não se deixa limitar nisso. Nesse livro eu fiquei um tanto irritada com ele. Porque estava sendo ingênuo na maioria das atitudes. Se alguém falasse alguma coisa. Não conseguia compreender e por isso agia de forma irresponsável. Pensando que estava agindo de modo certo. Sim, fez muitas coisas legais e impressionantes. A forma como o autor conseguiu abordar diversos assuntos no livro foi muito legal. Porém, estava tornando o livro bem cansativo. Partes que deveriam ser engraçadas não tiveram nenhum efeito.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2016/08/o-efeito-rosie-graeme-simsion-resenha.html

@ARaphaDoEqualize 05/03/2017

O Efeito Rosie
O Efeito Rosie me leva a questionar quais são os motivos pelas quais os autores destroem suas próprias histórias. E não são histórias ruins, claro que não! Impossível encontrar uma pessoa que tenha lido O Projeto Rosie e não tenha gostado/se apaixonado. E exatamente por este motivo eu me pergunto:

Por quê?

O Efeito Rosie é uma continuação sem sal, mal desenvolvida, cheia de problemas e pseudos complexos que tornam o Don um personagem irreconhecível e sem a presença da Rosie. Saímos de um livro divertido, engraçado em sua essência principalmente por causa da personalidade do Don, para cair… nisto. É frustrante, para não dizer revoltante.

Don e Rosie se mudam para Nova York e concordam que precisam deixar para traz vários padrões do Don e tentar seguir uma vida sem tantas regras ditadas e organizadas por dias e períodos. Para Rosie, que é desorganizada, é uma maravilha. Para Don, totalmente metódico, é algo novo para começar a compreender. Os dois estão aprendendo juntos como é conviver com outro ser humano e a significativa complexidade que isso acarreta. O que Don não esperava era que junto com a mudança, o novo trabalho na faculdade, o casamento do melhor amigo que acabou e lidar com o seu próprio casamento, sua vida tomaria outro rumo diante da perspectiva de novos acontecimentos não planejados.

Agora Don precisa lidar com Rosie, com sua própria personalidade diante de lidar com o mundo e com as adversidades de solucionar problemas e com os próprios problemas que irão surgir diante de suas peculiaridades.

O Don é um personagem diferente e isso por si só já o torna extremamente atraente. Mas o que eu vi aqui foi um personagem perdido (e, de fato, ele estava mesmo), mas de uma maneira tão ruim que me incomodou, pois não conseguimos encontrar a essência do Don. Os problemas apresentados são realmente importantes, mas em uma bagunça fenomenal que me fez sentir saudade dos personagens do primeiro livro.

Alguns personagens retornam aqui, mas que desde o livro anterior já não me atraiam e outros tantos novos surgem para complementar o enredo. Não estou falando que tudo é ruim: o Don é engraçado em algumas partes, porém, suas falta de habilidade social acabou elevando o patamar do livro para algo totalmente inexplicável, com várias situações que me pareceram forçadas. E a Rosie? Cadê ela? Pois pouco aparece no livro. A personagem que faz com que tudo tenha sentido, tem uma passagem aqui e outra ali, deixando nas costas do Don levar a história inteira.

Outro ponto: me desculpa quem gostou dessas novas capas, mas elas são simplesmente horrorosas. Desde a turnê que eu já tinha falado isso e, além de tudo, fizeram um versão bem meia boca, com livro sem orelha e capa parecendo de papelão fino. Vou continuar com a minha edição linda e bem feita de O Projeto Rosie.

site: http://equalizedaleitura.com.br/2017/01/24/resenha-o-efeito-rosie/

E agora Fernanda?! 23/07/2020

Para continuar apaixonada... livro 2
Como de cara eu sabia que era um romance eu fui lendo com voz de mulher, e para a minha surpresa um homem nada comum estava narrando a sua própria história, sim um romance narrado por um homem australiano.
Eu me apaixonei de cara, eu acreditava que ele tinha a síndrome de asperguer (já falei dela aqui?), mas ele é simplesmente metódico e talvez incapaz de se apaixonar, mas ele se apaixona, e ahm que delícia de história.. nos dois livros eu suspirei muito, grandes surpresas.

Don Tillman é super sincero, ele não sabe mentir e tem plena consciência disso, mas isso não o livra das confusões e mal entendidos que se mete, e não é pouca coisa, afinal você pode ir preso se falar a verdade para um policial ou abalar o seu relacionamento por simplesmente dizer a verdade...

? "- Você me acha atraente?
- Na verdade não prestei atenção - respondi para a mulher mais linda do mundo."

Algumas partes da história são previsíveis, mas é tudo tão leve e fofo que da vontade de ler mais e mais....

Iara.Borges 05/04/2023

Simplesmente perfeito, assim como o primeiro. Os personagens são cativantes e a gente lê com sorriso no rosto o tempo todo!

lavinia.pontes 19/10/2018

Não precisava de uma continuação
Lembro que quando li o primeiro livro, tinha gostado do protagonista, e tava doida pra encontrar a continuação e ler. E sinceramente, nem lembrava de Rosie, mas desse segundo posso falar que dela não gostei. Achei bacana como Don encarou tudo e todos, do jeito dele, e todos viam como ele lidava com a história do bebê exceto, claro, a Rosie. Como ela foi chata, e jogava um balde de agua fria em exatamente tudo que o marido falava e tentava fazer. Lydia foi outra que foi bem desnecessária boa parte do tempo, mas essa ao menos conseguiu se redimir um pouco no final. Enfim, acho que vou concordar com quem diz que o projeto rosie não precisava de uma continuação.

Ana 19/04/2022

Foi um sofrimento conseguir acabar esse livro. Não é ruim, mas é muito previsível e enrolado, quando começa a descrever a cena tu já sabe que vai dar muito ruim. Eu não consigo ler sem imaginar Sheldon Cooper de The Big Bang Theory sendo o Don. E fiquei muito chocada que acabei de descobrir que existe um terceiro livro. (Vou fingir que não sei disso e ignorar, sorry not sorry.)

Elisabete.Vasconcelos 11/03/2020

O Projeto Esposa foi concluído e Don foi morar em Nova York com Rosie.
Tudo estava indo muito bem até que Rosie anuncia:"Estamos grávidos."
Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa,Don se vê na obrigação de criar o Projeto Bebê.
Com suas habilidades e sua vida social ainda baixíssimas,Don acaba se metendo em várias confusões e Mal-entendidos,correndo o risco de ser processado,deportado e o pior,perder Rosie para sempre. Tudo isso por causa do medo de não ser um bom pai,procurando maneiras de se relacionar com "Bud" quando nascer.
Prepare-se para se aventurar junto com Don e torcer para ele não piorar mais ainda seu relacionamente com Rosie.

Letícia 08/04/2022

O Efeito Rosie
?Nem sempre estamos preparados pro que a vida escolheu como o futuro. Mas não podemos jogar a toalha e não enfrentar. Não é assim que funciona!

O Efeito Rosie - 400 páginas
Graeme Simsion - 3,5|????

Sinopse: Rosie e Don apesar de aparentemente incompatíveis, se acertaram. Agora casados e morando juntos, estão tentando lidar com suas diferenças como casal, até que por acidente ela se descobre grávida e Don não lida muito bem com isso. Agora os dois vão ter que se acostumar com a ideia de ser pais sem deixar isso abalar o casamento. Mas não vai ser tão fácil.

?Eu gostei mais desse livro que de Projeto Rosie, eu achei Projeto Rosie bem maçante, quase me deixa de ressaca. Esse foi de boa, li em um dia, mas não é tudo isso não, também.

?Eu gostei das problemáticas dos casal e tal, acho que foi um bom tema, mas tem horas que enjoa sempre a mesma coisa, e o final é bem corrido, nada de mais, acontece basicamente em um capítulo.

?É uma pena nenhum dos dois ter super funcionado pra mim, mas quem sabe você não gosta?

Maria Carolina 30/04/2020

Divertido, dinâmico e super fofo. Amei ler a continuação de Don Tillman!

Giovana456 12/05/2020

O amor: Como sentir? Como perceber? Como demonstrar?
Caraca... esse livro completou perfeitamente o Projeto Rosie da melhor maneira! Quantos receios, descobertas, incertezas e aprendizados... a principal reflexão, procuramos sempre relações perfeitas e nos autosabotamos? A resposta, obviamente virá de maneira subjetiva mas, uma certeza que temos que ter é que os detalhes são estupendos!