O Efeito Rosie

O Efeito Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Efeito Rosie

Vanessa Vieira 11/05/2017

O Efeito Rosie - Graeme Simsion
Em O Efeito Rosie, sequência do best-seller O Projeto Rosie, do australiano Graeme Simsion, conhecemos as novas aventuras do professor de genética Don Tillman, agora casado e pai de família. A história continua tão divertida e repleta de encalços quanto no volume anterior e foi bem interessante acompanhar o amor e ao mesmo tempo a complexidade existente entre Don e Rosie, porém, confesso que senti a falta de algo mais na trama de Graeme Simsion.

Casados há 10 meses e morando em Nova York, Don e Rosie estão felizes com o rumo que suas vidas tomaram - ele se tornou professor da Universidade de Columbia e ela está cursando o primeiro ano de doutorado em medicina. Tudo vai bem no casamento deles, até que Rosie anuncia que está grávida.

Don, que sempre teve tudo meticulosamente planejado em sua vida - ou ao menos tentou -, se vê diante de um desafio de proporções ainda maiores do que os mencionados no "Projeto Esposa": o "Projeto Bebê". Tentando definir os melhores conceitos e paradigmas para ser um bom pai e usando das suas estratégias exóticas e pouco convencionais, o divertido geneticista acaba se envolvendo em muitas confusões e mal-entendidos graças ao seu jeito excêntrico e pouco social de ser. Ele acaba correndo o risco de ser preso, além de julgarem da pior maneira possível suas habilidades profissionais e, o pior de tudo, pode perder Rosie para sempre.

O Efeito Rosie foi uma grata surpresa, visto que eu não esperava que o best-seller de Graeme Simsion, O Projeto Rosie, tivesse uma continuação e apesar dos anos de intervalo entre uma publicação e outra, a sequência conseguiu preservar os mesmos valores de outrora e arrisco dizer que se encontra até mesmo mais divertida do que o volume anterior. A complexidade dos personagens e as dificuldades advindas do relacionamento a dois temperam os principais conflitos da trama e consegue envolver o leitor de modo agradável e divertido. Porém, eu acabei tendo uma relação meio que de amor e ódio com os protagonistas devido aos seus temperamentos disfuncionais, apesar de ter dado boas gargalhadas com eles. Narrado em primeira pessoa, de uma forma ampla e bem detalhada. o livro me propiciou muitos risos durante o trajeto de ida e volta ao trabalho e cumpriu o seu propósito de entreter.

Don e a sua mania de querer controlar tudo, não deixando nada sair dos trilhos do seu exímio planejamento, acabou me irritando um pouco no início do livro. Ele fica tão afobado com a notícia de que será pai e se sente tão despreparado para lidar com esse novo capítulo de sua vida que acaba anulando pontos importantes desta experiência, como acompanhar o primeiro ultrassom do bebê. Por mais que ele tente cercar Rosie de uma forma cuidadosa e paternal, ele acaba sufocando a esposa em alguns momentos e mesmo sob as fortes críticas dela a respeito, não cede por um minuto que seja. Porém, suas trapalhadas são divertidíssimas e pouco a pouco ele vai amadurecendo a ideia do "Projeto Bebê" e desenvolvendo melhor sua postura diante da situação, o que acabou me encantando.

Já Rosie retratou bem todos os humores, sabores e mazelas da gravidez, tendo comportamentos bem atípicos ao habitual e ao mesmo tempo pertinentes ao período da gestação. Porém, em alguns momentos achei que ela acabou sendo seca demais com Don e isso me desagradou um pouco. Apesar dele ter todas as suas complexidades e manias, é visível o quanto ele a ama e aprecia e tive uma certa impressão de que ela não valorizou tão bem essas virtudes do marido.

Em síntese, O Efeito Rosie é um lad lit divertido, inteligente e espirituoso. Por mais que eu tenha sentido falta de algo a mais no enredo de Graeme Simsion, nutri um carinho especial por Don e me diverti demais com as suas presepadas e confusões e mal posso esperar para conferir a adaptação cinematográfica da obra nos cinemas. A capa é bem icônica e nos traz Don correndo contra o tempo com uma rosa vermelha na mão e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Não deixo de recomendar, claro ☺

site: http://www.newsnessa.com/2017/05/resenha-o-efeito-rosie-graeme-simsion.html

Mari - Pequenos Retalhos 23/05/2017

Uma boa continuação
A continuação da história de Don Tillman e Rosie Jarman é metade hilária, metade irritante. A percepção do mundo de Don é única e às vezes leva o leitor ao seu limite. Os vários obstáculos pelos quais o relacionamento de Don e Rosie passa poderiam ser facilmente evitados com um pouco de comunicação, algo dificultado não somente pelas particularidades de Don, como também de Rosie. A leitura é cheia de situações inusitadas e personagens bizarros, mas é uma bela continuação para O Projeto Rosie.

Quer saber mais? Leia a resenha no blog Pequenos Retalhos.

Thais 01/12/2020

O projeto Rosie é melhor
Tinha expectativa alta para este livro, pois amei o primeiro.
A narrativa é gostosa, flui bem. No entanto, achei tudo um pouco forçado demais e o final pouco convincente.

Márcia Gerly 17/02/2018

Peguei para ler assim que terminei O Projeto Rosie, que teve uma pegada muito legal, fluiu que foi uma beleza, mas... esse não cativou. A proposta do livro é até boa: mostrar os struggles de Don para ser pai, sendo ele um indivíduo pouco convencional, mas a inserção de outros personagens com histórias complicadas e muito blá blá blá sobre as pesquisas, deixou Don & Rosie meio fora de foco. O final não decepcionou. Os últimos capítulos do livro foram os melhores de ler. Me lembraram do primeiro livro. Ia dar duas estrelas, mas por causa dos últimos capítulos e do desfecho acabei considerando um bom livro, apesar dos pesares. Poderia ter menos páginas e focar mais no Don e na Rosie. Tenho dito.

Shirlei | @pazliteraria 20/04/2018

Essas confusões do Don Tillman ainda me matam?
O EFEITO ROSIE é a sequência do maravilhoso O PROJETO ROSIE.
Como nada na vida é igual, já aviso que não achei o efeito Rosie tão histericamente hilário quanto o primeiro livro, o que é normal né mesmo!?!
Mas ao seu modo ele segue uma narrativa com episódios cômicos e um intenso aprofundamento na relação de um jovem casal diante da espera do primeiro filho, sem programação prévia, um terror para alguém tão metódico como o professor Tillman, e é aí que os problemas, ou melhor confusões começam.

Se O PROJETO ROSIE me fez morrer de rir O EFEITO ROSIE me fez morrer de aflição, sim claro que ele é engraçado como já disse, mas nesse segundo livro as confusões em que Don Tillman se mete é de deixar qualquer um a beira de um ataque de nervos, a minha vontade de fazer parte do seleto grupo de amigos de Don foi grande, para que assim ele tivesse bons conselhos de como proceder diante das complicações, que surgem em seu caminho, resultantes das pesquisas, estudos e tentativas sem sucesso de tentar se tornar um bom pai e consequentemente não deixar Rosie, sua esposa, estressada.

Confesso que fiquei com um pouquinho, só um pouquinho de ranço de Rosie neste livro, sim eu sei que ela está grávida e por isso bem sensível a todas as mudanças, mas achei ela um pouquinho insensível com a dedicação de Don em fazer tudo dar certo, mas pararei por aqui para não vazar spoiler.

Graeme Simsion está de parabéns na escrita deste segundo livro, me sinto tão próxima de Don, Rosie e Gene, que não seria nada mal ele escrever uma nova sequência para eu reencontrar esse pessoal.
????

duda 16/08/2018

16/08/18
to quase na página 100 e tá um porre!!!!!!!!!!!!!!!!!!
gene é extremamente machista e nojento, a rosie tá meh e sinceramente, toda essa ingenuidade do don, apesar de ele claramente ter problemas psicológicos, tá me irritando de um jeito q vou te contar.
infelizmente não consigo largar livros assim na metade mas não to gostando não.
vamo ver se minha opinião muda.

17/08/2018
quase na página 200 e sinceramente não aguento mais o don
chato e egoísta, novamente, entendo o problema psicológico por trás da personalidade dele mas sinceramente, o cara é muito idiota.
eu estou 85% simpatizante com a rosie e não entendo toda esse pau que tão dando nela.

20/08/18
terminei e sinceramente, não gostei.
o final deu uma melhorada enorme mas ainda assim, é infinitamente pior que o primeiro.

Bianca 04/08/2021

Nossa... Eu gostei tanto do primeiro, essa sequência foi bem sofrível. Teve seus momentos, mas foi um livro beeeeeem embaçado de ler. Me incomodou principalmente como as personagens femininas são tratadas e retratadas, achei bastante puxado.

Dani.Binda 21/08/2018

Já com saudades do Don
Ao contrário de O projeto Rosie, que quase me fez desistir até chegar ao quinto capítulo, já comecei adorando O efeito Rosie. Levei um tempo maior pra concluir a leitura, e sentia saudade de Don durante o dia. Como me apeguei a ele! Mas aí na metade achei muita informação, começou a ficar meio chato, por muitas vezes tive vontade de pular algumas partes. Mas segui em frente. E, para minha surpresa, me vi em muitas lágrimas nos capítulos finais. Meu coração doeu muitas vezes, talvez pela minha tamanha afinidade com Don. E com Bud tb.

Mayla Viviani 30/12/2018

Assim que li a resenha de O Projeto Rosie já fiquei com muita vontade de conferir o livro e foi o que fiz recentemente, e o livro não me decepcionou, então é claro que já peguei logo sua continuação para continuar conhecendo um pouco mais do incrível Don Tillman.
No primeiro livro temos o geneticista Don Tillman, socialmente inepto e cheio de manias, que de uma hora para outra decide criar o projeto esposa, onde ele cria uma série de requisitos para eleger a sua esposa ideal. E pelo acaso do destino ele acaba encontrando Rosie, o contrário de tudo que sua metódica lista elencava. E assim eles se apaixonam e se casam.
Rosie muda tudo na vida de Don. Depois do casamento, devido ao desejo de Rosie de se tornar médica, eles se mudam da Austrália para Nova York. Don aceita muito bem as mudanças em sua vida, deixa muita coisa de lado para agradar Rosie, como por exemplo o Sistema de Refeições Padronizadas.
Don também faz novos e bons amigos, sua lista antes tão reduzida, aumenta um pouco, além de Cláudia, Gene e seus filhos, Don agora tem o casal Dave e Sonia, George, baterista de uma velha banda de rock que ainda se aproveita do pouco da fama que lhe resta. Tudo está dentro da normalidade, até que Rosie lhe dá uma notícia. Ela está grávida, Don será pai.

"- Somos cientistas – lembrei. – Não deveríamos nos deixar derrotar pelos problemas. Se pensarmos com bastante afinco, iremos encontrar uma solução."

E é a partir daí que a vida de Don dá um loop. Ele agora tenta se reorganizar e entender como lidar com essa nova fase da sua vida. Ele conta com a ajuda de seus novos amigos, porém mesmo assim ele acaba se metendo em enrascadas, tudo devido a sua inaptidão social e sua preocupação em não chatear Rosie, para que seus níveis de cortisol aumentem e prejudiquem Bud - apelido que eles deram ao bebê. Sigla que significa Bebê Único em Desenvolvimento. Sem querer ele acaba magoando Rosie e sua missão a partir de agora será mostrar a ela - e a si mesmo - que é capaz de exercer essa nova função em sua vida.
O Efeito Rosie não foi uma continuação tão boa. Eu amei o primeiro livro, me apaixonei de cara por Don, e assim como a Rô citou na resenha dela, ele é o Sheldon Cooper de The Big Bang Theory encarnado, enquanto lia era a fisionomia dele que vinha na minha mente, embora no livro ele seja descrito como parecido com o autor Gregory Peck . Neste livro Don continuo sendo engraçado, as situações que ele se metia devido ao seu jeito - devido a sua doença, Síndrome de Asperger - continuaram ótimas e cômicas, além de despertar um sentimento de empatia em nós, o que me revoltou foi a Rosie, eu não conseguia entender os motivos dela, e em muitas partes achei ela uma chata, isso que me fez "desgostar" um pouco da obra.
O livro ainda apresenta aqueles termos científicos que tanto gosto, assim como no primeiro, a vida acadêmica está bem presente em todo o enredo.
Os personagens secundários são ótimos, gostei de cada novo personagem apresentado, apenas Lydia, uma terapeuta, me irritou um pouco no começo, porém depois eu entendi seus motivos.
A diagramação do livro é simples e está perfeita, não me recordo de ter encontrado qualquer erro de revisão. A capa não é tão bonita, a primeira edição do primeiro livro era linda, não gostei tanto dessa nova edição, é uma capa que não chama tanta a atenção.
Enfim, eu recomendo o livro, porém com algumas ressalvas, pois o primeiro livro é perfeito, já esse deixa um pouco a desejar.
E vocês, já leram o livro, o que acharam? Contem para mim!!!

"Eu ainda teria, quem sabe, entre quarenta e cinco e cinquenta anos de vida para dar outras contribuições, para viver uma vida que valesse a pena."

site: https://www.tudoquemotiva.com/2018/09/livro-o-efeito-rosie-graeme-simsion.html

Daniela 06/03/2019

Leve e divertido
A continuação de Projeto Rosie começou arrastada e um pouco confusa pra mim. No decorrer do livro fiquei irritada em determinadas partes principalmente com a Rosie, achei as características do Don mais atenuadas, mas ninguém parece compreendê-lo e relevar a partir disso. Do meio pro final ficou ótimo, mas achei que poderia ter construído melhor algumas situações e personagens. Dei muitas risadas em algumas partes e esse livro com certeza ganhou meu coração.

Karen.Carvalho 21/11/2023

Um pouco decepcionada!!
Amei o projeto Rosie, mas a continuação não foi lá grandes coisas, o livro ao todo é até legal e possui umas partes bem engraçadas, mas a Rosie se tornou detestável!!!

Que saco todos falando para o Don que ele não é capaz de amar ou de ser pai, Rosie casou com ele assim e sabia muito bem como ele era, descarregar tudo encima dele que estava até então o tempo todo tentando ajudar do jeito dele é injusto.

Apesar do final ?feliz? não me convenceu, por fim Rosie não merece Don. A parte positiva é que Don continua sendo o mesmo personagem que adoro desde o primeiro livro, sempre ajudando os outros e disposto a melhorar mesmo que isso seja difícil.

Jessica 07/05/2019

O Efeito Rosie, de Graeme Simsion
Em O EFEITO ROSIE, os protagonistas estão casados há 10 meses, com a vida nos rumos que desejavam até que Rosie anuncia uma gravidez e então Don prepara o “Projeto Bebê”, em busca de tentar ser um bom pai, mesmo antes do nascimento, por meio de pesquisas não convencionais, entrando em várias confusões como ser preso ao observar o comportamento das crianças sem poder revelar do porque estava fazendo aquilo, tendo sua esposa cada vez mais irritante e distante dele. Essa é só a premissa de muita coisa que virá. Será que o casamento perdurará? E Don como pai? Dará certo?

Eu gostei mais da continuação, se você largou o primeiro, mas ainda tem o segundo, vale a pena a leitura. Por ser narrado pela visão de Don, um homem com autismo moderado, devemos ter atenção a algumas falas e atitudes dele.
Uma leitura leve e divertida!

#ResenhaShippandoLivros por Jess

site: https://www.instagram.com/p/Bqp0tJ7Afeu/

resenhasdajulia 15/05/2021

Don, que gosta de planejar tudo e fazer listas, não vê outra alternativa, a não ser iniciar o "Projeto Bebê", quando Rosie anuncia que está grávida.

E, por se tratar de Don, é claro que o livro conta com várias confusões e mal entendidos.

É uma leitura divertida, mas ainda prefiro o livro anterior "O Projeto Rosie".

Araújjo 26/07/2021minha estante
A Rosie é um saco, pqp, que mulher mais chata! O primeiro livro é muito
Melhor que esse.

Ani 25/07/2016

Don Tillman e Rosie estão de volta! Agora em O Efeito Rosie, os dois estão felizes e casados, vivendo em nova cidade e mantendo os mesmos – e poucos – amigos. Desde que o Projeto Rosie deu certo, a vida de Don mudou completamente. Ele que sempre foi muito certinho e incapaz de lidar com mudanças, aprende diariamente a contornar diversas situações inesperadas.

Para quem não lembra, Don era socialmente inepto e metódico, muitos o comparou com o querido Sheldon Cooper, e em algumas resenhas eu até li sobre alguns sintomas de Asperger. Confesso que sempre percebi uma pegada mais para esse tipo de autismo, mas nunca me apeguei a isso, até porque o autor deixou isso bem sutil e muitos não perceberam.

“Uma sociedade formada de vários Rain Man seria disfuncional. Uma sociedade formada de Don Tillmans seria eficiente, segura e agradável para todos.”

Em O Efeito Rosie, isso fica mais claro. Uma mudança acontece e Don tenta lidar com as consequências do seu jeito, respeitando protocolos sociais, seguindo conselhos dos seus sete amigos e evitando as projetos e programações.
Ah esse livro... Eu fiquei tão feliz quando abri o envelope e percebi que era esse livro, que comecei a rir sozinha. O Projeto Rosie me conquistou muito no ano passado e aconteceu o mesmo enquanto eu lia sua continuação. Uma coisa que eu acho interessante é ler um romance escrito por um homem e que tem seu personagem do mesmo sexo. Não me levem a mal, mas só um único autor me surpreendeu ao escrever uma obra sob o olhar feminino, os demais sempre erram a mão.

Então Don havia se tornado meu personagem favorito e com essa obra isso não mudou, inclusive, o amor aumentou.
Don continua com as mesmas características passadas, alias, bem mais flexível. Ele tenta de todas as formas entender e agradar sua esposa mesmo achando que o relacionamento dos dois era bom demais para ele. Falando em Rosie, eu fiquei bem decepcionada com ela. Sério, ela foi bem egoísta com diversas atitudes, confesso que mesmo assim, acho que todas as reviravoltas foram boas pois, deram um ritmo ótimo para a obra.

“Sou extremamente experiente em lidar com constrangimentos gerados por insensibilidade ao sentimento alheio. Sou especialista nisso.”

A escrita de Graeme é sensacional! Leve, fluída e envolvente! Merece aplausos e prêmios, já sou fã. Sobre a parte gráfica, eu entendi que a editora seguiu o padrão das capas gringas, mas eu não curti! O primeiro livro estava lindo, delicado e uma graça esse ficou um pouco mais pesada. Não sei se deu para entender... A parte gráfica está boa. Tem um bom espaçamento e uma fonte agradável, mas algumas palavras estavam borradas, o que infelizmente é comum em algumas obras do selo.

Em suma, leiam e se apaixone! Eu evitei falar muito pois querendo ou não há spoilers e eu procuro minimizar o máximo disso. Espero de coração se apaixonem por essa história quanto eu. E que a adaptação saia logo, né? Ia ser ótimo ver nas telonas os diálogos inteligentes e irônicos de Don Tillman.

“Perfeita é um estado absoluto, tal como única e grávida, e não pode ser graduado. Dizer mais perfeita, portanto era um erro. Só que meu amor por Rosie era tão poderoso que fizera meu cérebro cometer um erro gramatical.”

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2016/07/o-efeito-rosie-graeme-simsion.html