Se eu fechar os olhos agora Edney Silvestre

Resenhas - Se eu fechar os olhos agora

Ludimila 13/12/2012

Bom!
Esse é aquele típico livro que engata no meio para ficar bom no fim. História boa, mas um pouco modorrenta às vezes, mas de uma realidade impactante. Joga na nossa cara a hipocrisia que reina na superfície enquanto a lama fétida está assentada no fundo.

Ryllder 28/02/2018

Nem bom, nem ruim
Esperava bem mais. Em certos momentos achava que era um livro da série vagalume, só que para adultos. Do meio para frente melhora um pouco...
Valério 01/03/2018minha estante
Tive a exata mesma impressão.

Iraiane 26/08/2023

"Os mortos não ficam onde estão enterrados."
Se Eu Fechar Os Olhos. Um livro bem fora das minhas habituais leituras.
Achei o estilo de escrita interessante, direto, vulgar.
O contexto histórico baseado em meados de década de 60 é muito bem descrito. A atmosfera de um Brasil não tão diferente, a corrupção, a sujeira, a invisibilidade da classe pobre da população, racismo, violência.. é revoltante.
Gostei do estilo da narrativa, a investigação, o envolvimento entre os personagens, principalmente a amizade entre Paulo e Eduardo.
É uma boa leitura. A trama é bem feita e escrita.

Michel 13/04/2019

NÃO É O MELHOR DE EDNEY, MAS É UMA OBRA DECENTE
Um trio inusitado de investigadores com um objetivo em comum: desvendar o assassinato de uma mulher jovem, eventualmente encontrada por dois membros deste excêntrico trio. Trata-se de dois adolescentes que, ao matar o horário de escola, se embrenham numa mata onde encontram o corpo mutilado de uma bela jovem. Já o terceiro elemento do grupo é um distinto senhor, morador de um asilo e ex-preso político. Aos poucos, o inveterado grupo se reúne para seguir os rastros de uma vítima que esteve intimamente envolvida com personalidades políticas importantes da cidade.

A sinopse parece ser um prato cheio para um auspicioso livro de suspense policial. Contudo, o autor deste nem um pouco trivial SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA, não detém o foco de sua literatura no crime, muito embora este seja o prato principal.

Edney Silvestre é um exímio contador de histórias, principalmente por sua habilidade em despertar empatia do leitor sobre seus personagens. Em todas as obras que li do cara, é fácil encontrar protagonistas distintos em personalidade, críveis em comportamento e bem longe da faceta característica do super-herói que surge para dar conta de todo o mal... Não.

Edney tece sua trama de modo a fazer com que os envolvidos estejam exatamente dentro daquilo que os aproxima do leitor: eles são falhos, limitados, inocentes, indecisos, inconstantes, ou seja, são detentores de problemas semelhantes aos nossos.

É delicioso acompanhar a interação entre os dois adolescentes, Paulo e Eduardo. O entrosamento deles funciona deliciosamente e logo se percebe que, de fato, estamos lendo a ingenuidade mesclada a malicia típica da juventude. Eles resmungam, questionam, esbarram em seus limites reflexivos e não têm nenhum pudor em mudar drasticamente de assunto ou ficar calado quando lhes convém.

Já o terceiro membro do grupo, o velho, pareceu-me o menos interessante. Muito embora ele possua alguns aspectos que o validem como alguém cuja longevidade mostra que tem algo a dizer, este personagem parece ter sido inserido para resolver situações que adolescentes dificilmente conseguiriam ou apenas para servir como inserção de diálogos que façam com que o leitor entenda que se trata de uma história que se passa na década de sessenta. Mas isso não é um problema, nem chega a estragar a condução da obra, fora o fato de que o autor soube dar valorosa importância final a este personagem.

A trama começa muito boa, a narrativa é envolvente, verossímil, deixa-nos perto dos personagens quase o tempo todo. Há momentos em que ela fica um pouco entediante, mas logo retoma o fôlego, principalmente quando estamos acompanhando Paulo e Eduardo. Eu demorei um pouco a enxergar o enredo sob a ótica dos garotos porque quando comecei a leitura, minha expectativa era por uma história mais voltada ao suspense policial. Mas só quando compreendi que SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA quer, na verdade, contar uma história de amizade entre dois jovens vivendo num universo caótico e sórdido foi que pude vislumbrar a beleza narrativa.

O final é um delicioso passeio saudosista por parte de um dos personagens. A conclusão também é boa, foge do óbvio, evidencia que a vida continua apesar das injustiças e agruras sociais e deixa espaço para o leitor refletir. Não considero o melhor trabalho de Edney Silvestre, mas é leitura recomendadíssima.

site: Outras resenhas como essa: https://dimensaoreluzente.blogspot.com/
carolzina 27/04/2019minha estante
engraçado que na minissérie da Globo o Antonio Fagundes está fazendo esse papel do velho do asilo muito bem um papel que parece estar lhe desafiando coisa que não acontecia faz tempo

HL Castro 10/02/2016

Acertei nesta escolha!
Eu estou procurando bons livros de autores contemporâneos de idioma original português, de preferência brasileiros. Este livro foi um acerto! São 300 páginas que nem vi passar, com uma narrativa de linguagem e estilo simples e enredo cativante. Recomendo!
Jonathas 27/05/2016minha estante
Heitor também estou nessa empreitada de ler mais livros nacionais contemporâneos. Esse livro em questão foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, estou adicionando as minhas leituras todos os títulos vencedores desse prêmio, que totalizam 19 livros. Acredito que encontrarei muito livro interessante nessa lista e conseguirei ler mais livros nacionais contemporâneos. Esse é, sem duvida, a próxima leitura dessa lista. :D

Edu 28/01/2016

Não é assim uma Brastemp
Eu gostei do livro, mas dei uma nota baixa porque não vi motivos pra ele ganhar prêmio nenhum. O número de páginas no skoob está errado, são míseras 190 páginas que começam boas, ficam melhores e desabrocham num final sem graça. Mas o livro tem uma ótima narrativa, cheia de perversão e palavras fortes, o que na minha opinião é legal.
Ryllder 10/02/2018minha estante
No número de páginas (300 e poucas) está correto...

Edu 21/02/2018minha estante
Eu li no ebook, acho que interferiu nisso eu acho xD

Ryllder 21/02/2018minha estante
Em relação a qualidade do livro, concordo com você. Estou na metade e até agora não li nada demais. Parece um livro da coleção vagalume, só que para adultos...

Edu 23/02/2018minha estante
Mas a narrativa é boa né?

Carol Rubim 31/01/2022

Se eu fechar os olhos agora
Livro super contagiante, você acompanha as aventuras de duas crianças que não apenas testemunham um crime como também decidem investiga-lo por conta própria. As descobertas sobre os personagens que cercam o crime, os segredos sórdidos e a história da cidade vão aos poucos sendo revelados e impactando o leitor. Além do crime e violência o livro critica as relações e alianças de poderosos da cidade, mas também tem como tema central a amizade. Recomendo!

Elissandro 15/06/2012

Se eu fechar os olhos agora
Numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense, em abril de 1961, dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde sempre se divertiam. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Começam uma investigação, ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas, que acaba se tornando um terrível caminho de amadurecimento para chegar à vida adulta. Durante a investigação, as mácaras do habitantes da cidade começam a cair, a imagem sólida da moralidade começa ruir, fotos comprometodoras são descorbertas, trazendo a tona orgias que poderosos faziam com a morta, sendo tudo fotografado pelo seu marido o dentista.
Não é a toa que Edney Silvestre foi o ganhador do Prémio Jabuti com esta obra, muito bem escrita, dialogos rápidos e de fácil entendimento, desfechos espetaculares, uma verdadeira trama policial e ao mesmo tempo social, pois traz a realidade do Brasil no passado e que permanece até hoje, mostra a impunidade dos poderosos, a tirania da ditadura, a bucólica vida numa cidadizinha do interior que começa a se transformar num pólo industrial. O romance consegue prender o leitor do começo ao fim, sem dúvida este autor veio para marcar época, está mais que recomendado, para quem gosta de uma boa leitura, Se Eu Fechar os Olhos Agora de Edney Silvestre é o livro.

Lara 04/09/2012

Se eu fechar os olhos agora
A história fascina, ao menos aos meus olhos, pois envolve dois meninos de 12 anos, idade das descobertas e curiosidades, mas ao mesmo tempo, inocência.

Tudo começa quando os dois amigos, meninos de 12 anos, encontram um cadáver de uma mulher muito bonita. Não satisfeitos com a solução oficial para o crime, eles então passam a “investigar” o assassinato, com ajuda de um idoso, comunista e ex-preso político. A partir daí passam a descobrir toda uma trama política, redes de corrupção e depravação sexual que fazem com que os meninos amadureçam, embora de forma dolorosa (uma espécie de romance de formação – Bildungsroman). E passam a descobrir também que o Brasil que eles imaginavam era na verdade bem diferente
Narrativa entrecortada, com bastante fluxo de consciência, e alguns pontos de vistas dão ao romance um tom contemporâneo.

Mistura de romance policial, pois a Anita, embora desde o início apareça morta, irá estar constantemente presente na narrativa, sendo considerada pelo próprio autor (Edney Silvestre), a personagem principal.

Há também diversos relatos históricos, como a valorização da indústria nacional, permeados por uma ironia inteligente
“E se no Brasil, refletia, neste Brasil novo em que surgiam indústrias, estradas, empregos, e se neste Brasil novo, mesmo sendo uma democracia como os professores ensinavam, onde nós, o povo, temos eleições livres e decidimos quem vai nos governar, e se neste Brasil houvesse poderes, forças que ele não sabia dizer quais eram, ou o que eram, nem tampouco apontar onde estavam, e se as houvesse, essas forças, esses poderes capazes de decidir o destino dele, sem que ele pudesse intervir?” (p. 182).

Embora o final deixe um pouco a desejar, o livro é envolvente e cativante, e eu recomendo!! Mereceu todos os prêmios!!!

Para ver a resenha completa acesse o meu blog

dani 31/07/2012

Se eu fechar os olhos agora - Edney Silvestre
Esse foi um livro que tive um pouco de dificuldade para ler, e sinto que essa era a intenção da narrativa, chocar e criar lacunas onde a leitura se quebrava para dar lugar ao espanto ou a indignação.
“Se eu fechar os olhos agora” vai contar a história de dois amigos Paulo e Eduardo, duas crianças que moram em uma cidade do interior do Rio de Janeiro e um dia enquanto se divertiam à beira de um lago encontraram o corpo de uma mulher, Anita, que tinha sido brutalmente assassinada e deixada no local. As crianças acabam se tornando suspeitas (de uma forma pouco convincente) deste assassinato até o marido da vítima se entregar à polícia confessando o crime (de uma maneira ainda menos convincente) e isso deixa os garotos intrigados e decidem começar a investigar o caso com a ajuda de um senhor, Ubiratan, eles irão atrás do que realmente aconteceu, porém encontraram situações e segredos que suas mentes, ainda infantis, não conseguem absorver de um todo. Política, sexo, relações sociais e tratamento a mulher, tudo isso está misteriosamente ligado a esse crime.
Como disse anteriormente tive dificuldades para ler este livro pois a narrativa é feita de ângulos diferentes intercalando o ponto de vista dos garotos, que até um certo estágio mantém sua inocência e falta de malícia porém vão crescendo, amadurecendo durante a história, com o ponto de vista de Ubiratan, um senhor experiente e o do narrador e nesse momento os atos são narrados explicitamente conforme as descobertas são feitas. O livro mostra de uma maneira clara um crime que pode na verdade ser a representação de movimentos e eventos maiores que aconteciam ao Brasil as relações políticas e de poder da época (1961, não tão longe se pensarmos bem) e como as mulheres eram tratadas (no caso maltratadas, não possuíam voz, vontade, em suma, não eram ninguém). Uma leitura densa que não recomendo para todas as idades.

cacai 20/07/2018

"Se eu fechar os olhos agora", de Edney Silvestre, é um livro para quem gosta de suspense, mas também para quem gosta de histórias bem escritas e cativantes. É o tipo de trama em que se deve ao máximo tentar fugir de spoilers, pois matariam todo o prazer de ir desvendando a história aos poucos - uma experiência que tive e recomendo.
O ar nostálgico do início da narrativa, permeado pelas impressões dos protagonistas, me conquistou logo no início, seja pela inocência, pela curiosidade ou simplesmente pela forma peculiar de ver o mundo.

"Falavam sobre assuntos que dois meninos de doze anos falavam, naqueles tempos: coisas terrivelmente importantes sobre si mesmos e sobre o mundo que ainda não entendiam, mas sobre o qual acreditavam ter ideias precisas, que dali a pouco esqueceriam, porque lhes viriam outras, fabulosas como os sonhos que acalentavam. A vida adulta lhes parecia distante, cordial e luminosa — e não o mundo brutal onde seriam lançados naquela manhã."

Devo confessar que comecei a leitura sem nada saber sobre a sinopse - havia lido no início do ano quando elaborei uma lista prévia de livros para ler ao longo de 2018, mas deletei as informações da memória - e me surpreendi positivamente com os rumos tomados.

Pelas falas dos garotos, conhecemos muito sobre a sociedade da época, especialmente sobre seus preconceitos. Há ali o retrato de um Brasil que ficou para trás há muitos anos, mas cujos resquícios ainda podem ser sentidos.

Nilton Pessoa 18/02/2024

Resenha do perfil @livrosdopessoa. Me sigam lá :)
Uma das coisas que mais amo ao ler um livro, é quando ele me surpreende.

Você inicia a leitura sem muitas pretenções, mas quando percebe, já está entregue àquela história e personagens.

Foi assim com ?Se Eu Fechar Os Olhos Agora? do autor brasileiro, Edney Silvestre.

Envolto a uma história que se passa na época de 1960, cheia de muitos mistérios, suspense e drama, o livro vai contar sobre dois meninos, Eduardo e Paulo, que encontram, despretensiosamente, em um rio, o corpo da jovem Anita.

A partir daí, o enredo entorno desse crime (numa cidade pequena, dominada por muita gente poderosa e pela igreja) começa a se desenrolar e conquistar você a cada capítulo pela curiosidade de saber quem o cometeu e como isso impacta cada personagem.

A leitura deliciosa e fluída também é forte e te envolve em situações de violência e conflitos familiares. Com detalhes precisos em uma atmosfera de investigação e medo.

Pra quem curte não só o livro, mas também as adaptações, a obra foi recentemente adaptada para a televisão como minissérie e encontra-se atualmente no Globoplay.

Vivi 06/05/2019

Nunca li nada do autor, nem sei quais outros livros teriam dele mas posso afirmar que achei a escrita maravilhosa e dava até para ler em pouco tempo mas eu quis dar aquela prolongada não queria que acabasse logo.
Ano é de 1961 temos dois meninos de 12 anos Paulo e Eduardo que moram no interior e que descobrem em suas aventuras de meninos da época o corpo de uma jovem mutilado e com diversas facadas. Vão a polícia e acabam ficando detidos até que a o marido acaba sendo o acusado. Só que esses garotos não se contentaram de que seria realmente esse o assassino pois diversas teorias os levavam a essa conclusão. E decidiram investigar e no meio de tudo isso conhecem Ubiratan um senhor que foge todas as noites do asilo que tb tem o mesmo propósito. A cada nova descoberta os três foram arrumando inimigos , muitas mascaram foram caindo e o que era de se esperar... não sobrava um que não tinha o dedo podre nessa história. Com o virar se cada pagina vamos acompanhando de forma dolorosa o amadurecimento desses garotos. Em algumas brechas temos tb ai algumas críticas no contexto político e econômico do nosso Brasil que nao deixam de ser mentiras de coisas que aconteciam na época um pouco depois e não muda muito do que é hoje.
Temos tb violência doméstica, prostituição, racismo estupro e muita corrupção. Aquela velha história de quem tem dinheiro manda mais grita por aqui pq eles desvendaram o mistério mas pagaram um preço alto por isso.
Anos depois ficamos sabendo o que houve com esses meninos ano preciso seria 2002 e confesso que fiquei triste por eles. E o final do livro não poderia ser melhor esse desfecho magistral.
A mensagem é muito bacana sobre a amizade desses dois e não foge muito da realidade.
Em breve vou assistir a serie e espero ser tão empolgante quanto essa escrita.

Flávia Pasqualin 02/05/2019

A esposa de um dentista é encontrada morta em um matagal por dois pré-adolescentes. Devido a má fama da mesma, acredita-se que foi um crime de honra. Dado a situações que não se encaixam, os garotos decidem investigar por conta própria e acabam cruzando com um senhor que também tem suas suspeitas. Os três então decidem se unir em busca da verdade.
É um livro interessante que abrange diversos temas ligados ao contexto histórico da trama. As vezes os diálogos soam infantis, mas em um geral a história é boa. Consegue manter o mistério e trazer diversas reflexões.