O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Carol 29/08/2022

Um tanto decepcionante
Antes de ler, vi várias resenhas positivas e me interessei demais pela premissa da história.

Um pintor autodidata cria obras extraordinárias apenas ilustrando suas vidas passadas, e se recorda dos conhecimentos adquiridos ao longo dos séculos.

Através de uma de suas pinturas, uma mulher reconhece a cena de um sonho que tem desde criança, e entende que talvez, possa ser uma vida passada.

O livro é bom, a escrita te prende muito, com plots ao final de cada capítulo, mas confesso que tive que voltar as páginas várias vezes para lembrar dos personagens, já que ele conta as várias vidas de um grupo de pessoas ao longo dos séculos, e isso ficou um pouco cansativo.

Os desenrolar da história é muito interessante, ao entendermos o papel de cada um ao longo das vidas, como eles sempre se conectam e suas atitudes atuais tem uma motivação no passado.

Além disso, o livro traz frases bem marcantese reflexivas, mas o ponto central não me agradou muito (como eles se lembram das vidas), acho que eu esperava algo menos científico, por assim dizer.

maria20276 27/07/2023

Memórias de outra vida
Achei muito boa a história sobre sonhar com memórias de outra vida, parece surreal, acho que no fundo a gente sente que viveu em outras vidas, né?
quando li a sinopse achei interessante e resolvi comprar, mas acho que não esperava tudo sobre esse livro, achei surpreendente e muito bom!

o fato de bryan e linz se reencontrarem em todas essas vidas e seu amor sobreviver tudo isso, acho que mostra um pouco do que seriam ?almas gêmeas? e o amor verdadeiro, o que é também muito lindo.

fácil e gostoso de ler, demorei porque talvez tenha enrolado pra ler, maaaas cada vez q eu pegava lia muitooo

Giufreitaas 24/07/2023

O plot foi tão inemaginável que estragou um pouco.
Quando comecei a leitura, estava achando consideravelmente interessante e estava gostando do rumo que a história estava tomando, achei muito bem escrito nesse começo e o toque de fantástico estava bem gostosinho. Mas, do nada o autor começou a ir por um caminho, parecia uma ladeira que só continuou descendo até o final. Infelizmente, essa mudança um tanto brusca, na minha opinião, não funcionou e parecia dois livros diferentes entre começo e fim. Não que fosse ruim a ideia, mas como foi de um extremo para o outro foi muito difícil achar bom, se fossem dois livros diferentes eu teria gostado muito dos dois, mas como é um livro só, não recomendo muito.

PsicoFlavia 22/09/2022

Eu amei cada linha.. imagina só ter milhares de anos em lembranças, cada vida, cada fim de vida, lutando pra fazer sentido, pra despertar memórias necessárias e fundamentais à proteção dos maiores segredos da humanidade. Foram incríveis os encontros, todas aquelas vidas emaranhadas sempre tão perto e agonizantemente distantes. Excelente experiência.

Pamella 01/11/2022

Comprei esse livro em uma promoção por 10,00 e não dava muita coisa por ele. Não sabia que se tratava de vidas passadas e almas gêmeas pq eu não costumo ler sinopse de livro e o comprei simplesmente pq tava barato e o título era interessante.
A história é muito boa, a narrativa é bastante agradável e um ponto positivo é que não tem frases ou palavras em outras línguas, que acabam atrapalhando a leitura. Sempre que era falado sobre algum outro idioma, a frase vinha escrita normalmente e era explicado em qual língua havia sido falada.
O plot triste me pegou muito, eu não tava esperando por isso e confesso que em alguns momentos derramei algumas lágrimas.
Achei um livro bom que cumpre bem o que promete e responde bem às respostas (apesar de ainda querer saber quem, na história original, era a mãe da Liz)

Alessandra483 30/12/2022

Este livro é incrível!!!
Um dos melhores livros que eu já li de longe! Sério, comprei ele pq tava com um precinho bom e me surpreendi com a história. Os personagens são muito bem trabalhados e a trama me prendeu do começo ao fim. Nele, conhecemos Bryan Pierce, um pintor renomado que desperta todas as noites com sonhos lúcidos e os pinta automaticamente, com os sonhos ele adquire habilidades (ex: línguas, artes, até xadrez). Na trama acompanhamos também a história de Liz, uma neurogeneticista que tem seu caminho cruzado com o pintor quando vê um pesadelo que ela tem desde a infância retratado em uma das telas. E assim começa a história do casal, repleta de muitas reviravoltas que vão deixar você leitor preso.

Lis 09/01/2023

Leveza e rapidez
Leitura muito agradável.As idas e vindas na história para os momentos em que o autor contextualiza as vidas passadas, para mim foi um pouco chato, porém, elas eram necessárias para a o enredo do livro. No mais gostei muito do livro que surpreende no final não pelo fim em si, mas pela reviravolta na trama.

Recomendo.

lafantz 16/10/2023

Filhos
Mitinhos da silva queridos fofolekos amores vidas fofuxos miguxos lindos penso muitos em vocês e na dinâmica

NessaCoutinho 15/01/2023

Meio confuso de início, mas depois que se apega não dá vontade de parar de ler pra saber o final!rs
Gostei, mas não faz meu estilo de leitura.

Fernanda842 17/01/2023

Surpreendente
Primeira leitura do ano e eu não poderia ter feito escolha melhor. O livro me surpreendeu bastante. Não é conceituado como livro espírita, mas fala sobre vidas passadas. E eu adoro ler sobre o assunto. Sempre um novo aprendizado.

Tatiane.Paolucci 10/02/2023

Fiquei um tempo de ressaca literária com esse livro.
O começo foi um pouco confuso, ao mesmo tempo que curioso.
O final nos faz entender o quão importante é não lembrarmos de nossas vidas passadas.

Embora seja um livro de ficção eu só li verdades. Sim, pois mesmo que aprendi que tudo nessa vida tem uma base verdadeira, ainda que seja de inspiração.

O final foi realmente inesperado, por apenas um detalhe que mudou tudo. E ai temos que lidar com os pré julgamentos e o quanto podemos ser influenciados a uma ideia vaga.

Mas o amor sempre prevalece, não importa a roupagem, e sempre temos diversas oportunidades de acertar e trilhar o caminho do amor.

Sem dúvida é um livro que merece ser relido sempre e sempre....

Em 1982 um cientista parece descobrir uma droga para a cura do Alzheimer, e resolve se auto injetar para ver o alcance já que em duas pesquisas nota que os pacientes parecem ter memórias da pré infância.

O pintor teria alguma relação com esse cientista? E a Lins seria a médica e juntos descobririam algo sobre isso ???

No momento que se encontram o pintor e a Lins já rola uma espécie de reconhecimento, como se de outras vidas ao menos o pintor já sabia.

Em determinado momento na leitura, já fascinada com tudo me pego em reflexões do tipo:
- Eita remédio poderoso que permitiu que o Michael(cientista) conseguisse lembrar das vidas passadas. Mas nesse momento da leitura rolou a curiosidade de como isso passou para o Bryan que seria imediatamente a reencarnação dele. Michael havia se relacionado com Barbara a mãe de Bryan, mas não me pareceu até esse ponto que ela teria ficado gravida dele mas sim do amigo Doc, pai de Bryan. E como explicar que Bryan tinha os sonhos que o possibilitassem lembrar das vidas passadas? Seria uma questão genética? Ou apenas mediunidade?
Lins também tinha um mesmo sonho, depois entendi que ela era filha de um dos cientistas que trabalhavam juntos na pesquisa do remédio do Alzheimer.

E ai eu extremamente envolvida e adorando todo esse mistério...

Umas das vidas que mais marcou tudo tanto para Bryan quanto para Michael foi a memória que ele é Bjarni e morre na Groenlândia. É muito triste. Parece que o tal saqueador Thar virou seu inimigo, além de matar seu filho ainda levou sua mulher Garnissa. Quando Michael acorda falando essa memória e Conrrad não acredita, parece que Conrrad era o único que não tinha tido reações do remédio, ou mentia. Mas dai começa outro mistério e a suspeita quase que certa de ele seria o vilão.
Conrrad na vida atual era pai de Linz. Será que Conrad foi o Thar? E será que ele quem matou Michael e Diana? Muito mistério que história incrível!!!

Em determinado momento, Linz pega a fórmula do Renovo, que descobre nos arquivos do laboratório do pai, e recria o remédio, e se auto injeta. Então começa a relembrar tudo.

Conrrad sequestra Bryan e o prende na ala de psiquiatria.
Linz consegue tirar Bryan do hospital onde seu pai o internou sem identificação, para isso pede ajuda da mãe de Bryan, que era psiquiatra, mas não a conta muitos detalhes. Também procura Finn, que era o quarto cientista envolvido, e parece que se manteve mais afastado e não parecia ter culpa no cartório. Linz pega o carro de Finn emprestado. Como Linz tomou varias doses do Renovo consegue recuperar várias memórias. Essas lembranças todas de vidas passadas são um tanto confusas p/ mim. Mas entendo que tudo vai fazendo mais sentindo a medida que eles vão se conectando. É divertido quando eles se reencontram e se conectam de vdd.

Mas para o final precisariam lembrar da vida do Egito e escapar de Conrrad.

As pirâmides trazem tanto mistério!!! Esse final no Egito fechou tudo com chave de ouro.
E ai fiquei supresa que Linz fosse Tot e Bryan Hermesse.
Ou seja em outras vidas foram de sexos diferentes, tiveram oportunidade de viver diferentes sensibilidades....

Um trecho sobre as piramides que é lindo demais:
"Apenas os guardiões sabiam harmonizar as oscilações das pirâmides para que se mantivessem em ressonância com a Terra, canalizando sua energia e amplificando o magnetismo do planeta. Não só as pirâmides eram a força motriz da civilização egípcia como também estabilizavam a crosta
terrestre, absorvendo a energia sísmica. Os anciãos sabiam que elas desempenhavam um papel crucial na prevenção de eventos cataclísmicos, alguns dos quais haviam sofrido na época da Grande Guerra, com consequências trágicas. Essa era a razão pela qual Heliópolis tinha sido construída: para sediar um novo começo e proteger o conhecimento dos antigos de forma que tudo não se perdesse."
e outra parte:
"Hermese também começou a lhe mostrar os Símbolos Sagrados. Cada um continha uma das equações matemáticas que compunham a estrutura do universo. Ela explicou que todas as coisas eram feitas de vibrações e partículas de luz e que, no Primeiro Tempo, os guardiões tinham sido capazes de comandá-las com a força do pensamento."
"— O conhecimento que existe aqui pode mover montanhas e manter um homem vivo para sempre, pode destruir mundos e alterar universos. Quer que esse tipo de poder caia nas mãos de seu irmão? — Fez uma pausa e prosseguiu. — O que aconteceu hoje foi previsto há muito tempo. Um dia, quando o mundo estiver preparado, encontraremos de novo nosso legado. Isso também está previsto."

Essas partes me fazem pensar que isso pode ser verdade sim, eu quero acreditar nessa possibilidade sabe....
"Este é um resumo de todo o conhecimento que existe nesta sala, do conhecimento que protegemos. Contém muitos Símbolos Sagrados e segredos importantes, como a forma de aproveitar as energias da Terra, de controlar as forças naturais e muito mais. Levá-lo para a superfície é um grande risco, mas precisamos assumi-lo... e é por isso que o estou confiando a você. Procure bem, siga seu coração e encontre o lugar mais seguro da Terra para escondê-lo... porque um dia ele terá de ser encontrado."
"O tempo se move em círculos. Um dia, haverá um modo de voltarmos a este momento e consertar as coisas. Viveremos várias vezes, adquirindo mais sabedoria e ajudando a humanidade a se preparar para receber este legado enquanto encontramos a forma de voltar a esta situação. Temos apenas de nos lembrar deste passado em nosso futuro... e, quando conseguirmos e o dois se tornarem um, então Hórus voltará para nos ajudar a curar o mundo."
"Nossos destinos estão interligados. Vou procurar e encontrar você de novo e de novo até voltarmos a esta vida. Nada jamais se perde."
"Bryan sentiu Hermese se expandir em seu interior. Tinha estado ali o tempo todo... uma sombra que não podia ver, um sentimento que não podia descrever, uma saudade que não podia explicar. Abriu os olhos, olhou para a pirâmide, e seu coração transbordou de alegria. Todas as vidas que havia vivido ressoaram em perfeita harmonia. Sua alma estava cantando. O guardião havia despertado."

E tem tantos outros trechos lindos.... mas acho que por aqui tem o suficiente...

Vou encerrar com essa parte, o super reencontro depois de se lembrar de tudo:

"Linz abriu a porta, e os dois ficaram olhando um para o outro como no dia em que se conheceram. A diferença era que agora conseguiam enxergar para além de si mesmos e reconhecer que estavam ligados pelo amor. O amor os acompanhara através dos séculos, os guiara pelos caminhos da vida e os ajudara a se lembrarem um do outro. O amor fizera desaparecer uma diferença de dez mil anos."