O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Vanderlena.Vasconc 24/03/2023

Nada jamais se perde
"Quantas vidas são necessárias para se encontrar o amor verdadeiro?"

Um amor que atravessa o tempo. Uma equipe de cientistas prestes a fazer uma grande descoberta sobre a construção da memória. E um medicamento milagroso capaz de revelar um mistério antigo. Em O pintor de memórias, Bryan Pierce é um renomado pintor cujos trabalhos deslumbram o mundo. Mas há um segredo para seu sucesso: cada tela é inspirada em um sonho excepcionalmente vívido. Sempre que acorda, ele adquire novas e extraordinárias habilidades, como a capacidade de falar línguas obscuras ou um gênio inexplicável para o xadrez. A vida inteira Bryan se perguntou se seus sonhos eram apenas isso ou se seriam memórias, se ele estaria experimentando a vida de outras pessoas.Linz Jacobs é uma neurogeneticista brilhante, dedicada a decifrar os genes que ajudam o cérebro a criar memórias. Ao visitar uma exposição na galeria de uns amigos, ela se depara com a imagem de um pesadelo recorrente de sua infância e adolescência... em um dos quadros de Bryan. Linz localiza o artista, e o encontro dos dois desencadeia o sonho mais intenso do pintor: a visão de uma equipe de cientistas que, na iminência de descobrir uma cura para o Alzheimer, morre em uma explosão no laboratório.Bryan fica obcecado pelas circunstâncias estranhas que cercam a morte dos cientistas, e seus sonhos aos poucos revelam o que aconteceu no laboratório, assim como um mistério mais profundo que o leva ao Egito antigo. Juntos, Bryan e Linz começam a perceber um padrão em seus sonhos. E que há um inimigo mortal observando cada movimento deles que não vai parar enquanto não atingir seu objetivo.

"Um thriller ambicioso que combina romance, fantasia e aventura."

Para quem gosta de romance, uma boa dose de história envolvendo lugares antigos, os mistérios de nossa mente e um amor que vem de outras vidas, com certeza esse livro é para você.
Com capítulos bem curtos que deixa a história bem cômoda de ler e uma escrita fácil e fluida a autora vai nos apresentando Bryan um renomado pintor que tem um grande segredo por trás das pinturas que o deixaram famoso.

"Nossos destinos estão interligados. Vou procurar e encontrar você de novo e de novo até voltarmos a essa vida. Nada jamais se perde."

Um amor que vem de outras vidas e que em cada uma é interrompido pela maldade de um inimigo mortal. E nessa não séria diferente, Bryan e Linz vão enfrentar novamente esse inimigo para que possam lembrar de suas vidas passadas e então poder viver o amor que eles não puderam viver em todas as épocas em que existiram.

As descobertas são uma surpresa tanto para eles quanto para o leitor que acompanha, memória à memória, a história da vida, ou melhor dizendo: ?das vidas? dos dois personagens que vão se interligando e você vai entendendo pouco a pouco tudo que está acontecendo, a princípio é um pouco confuso, pois são muitas lembranças, mas depois vai ficando fácil de entender.

Enfim, a história me chamou atenção desde quando li a sinopse. E acompanhar os protagonistas em seu desenvolvimento perante o dom que possuem foi uma experiência sem igual.
Recomendo muito que leiam!

Gabrielli 22/04/2023

Demorei mais de um ano pra ler esse livro, comecei e larguei várias vezes. Até que finalmente cheguei na metade. O começo é muito enrolado, a história não desenvolve, só que a curiosidade pra saber o que acontece, te faz continuar.
Da metade pra frente, a coisa desenrola e a história fica interessante. O final até que surpreende e o plot é bom. Não foi uma leitura perdida, mas não é o melhor livro do mundo.

danda 09/05/2023

Livro favoritado!!Amei a história,a narrativa,a escrita. Me prendeu muito.Qundo vi que estava no seu finzinho,enrolei um pouco para que o livro não acabasse..
Indico muitoo.

Dani 11/05/2023

Daria um filme
Que livro sensacional, não é a toa que se tornou meu favorito, o modo como a autora conseguiu interligar todas as historias e acontecimentos foi surrea!!
o plot do final foi incrivel, nada feito as pressas como muitos outros escritores fazem, tudo detalhado e nunca pensei que aquela pessoa que estaria por trás de tudo.

Ana 04/08/2016

As capas dos livros, às vezes, me compram mais que os livros em si. Bastou eu colocar os meus olhos n'O Pintor de Memórias e me apaixonar pela arte dele para eu ter certeza de que o queria na minha estante. É claro que muitas vezes essas coisas não dão certo e acabamos odiando os livros mas, com essa obra divina foi diferente. Já me prendi nas primeiras páginas e não consegui largar por nada no mundo.

Gente do céu, eu posso falar um milhão de pontos positivos desse livro aqui nessa resenha, mas duvido que conseguirei expressar o que eu senti por essa história. Primeiro que a chamada dela já mata a gente de curiosidade: "um amor que atravessa o tempo". E sim, pode até não parecer, mas sou extremamente romântica e acredito demais que não vivemos uma única vida e, que nas outras, estamos destinados a mesma pessoa das vidas anteriores.

Agora imagine você sonhar com todas as suas vidas passadas. E o melhor: depois do sonho, misteriosamente, quando acorda, detém de todos os talentos delas. Ficou um pouco confuso? Eu explico melhor: Bryan Pierce é um pintor talentosíssimo, mas só porque um dos seus "eus" passados era e ele sonhou com isso. Ah, além de saber jogar xadrez inexplicavelmente bem, sabe falar inúmeras línguas. O mesmo acontece com Linz Jacobs, mas em uma proporção um pouco menor. Os dois são os protagonistas dessa história incrível que une passado e presente a todo momento.

Em certo momento da história, Linz e Bryan se encontram. Claro que sim, afinal, eles pertencem um ao outro, não é mesmo? Como Linz não consegue se lembrar de muita coisa do passado, acaba achando, assim como todas as outras pessoas, que Bryan tem algum distúrbio psicológico. A narrativa é em terceira pessoa e alterna entre os personagens principais. Esse fato tinha tudo para deixar a história totalmente confusa, mas senti mais como se fosse um bônus conhecermos os pensamentos mais íntimos dos dois.

O Pintor de Memórias é aquele tipo de livro que agrada porque é totalmente balanceado: tem romance, mas não é o foco da história; tem suspense, ação e aquele mistério maravilhoso que faz ser impossível largar a leitura até ter chegado ao final. E gente, me surpreendi demais nos últimos 15% do livro, tudo que eu achava que tinha certeza na verdade não era, fui totalmente enganada! Também amei intensamente a forma como Gwendolyn Womack inseriu personagens não-fictícios na trama, fazendo-a ficar ainda mais envolvente.

Talvez, para algumas pessoas, o fato de a autora inserir um pouco de Ciência à história seja um ponto fraco, já que deixa a narrativa um pouco lenta. Mas ah... Eu sou amante da Ciência, como não gostar de um livro em que o assunto é abordado? Simplesmente falar o quanto eu amei esse livro talvez não seja suficiente para deixar vocês curiosos, mas talvez todo o mistério em volta das vidas de Bryan e Linz falem por si só.

site: http://www.roendolivros.com.br/

Gabi 03/10/2016

Superou e muito as minhas expectativas! <3
O Pintor de Memórias nos trás a história de dois personagens, Bryan e Linz. Bryan é um pintor renomado no mundo inteiro, com obras de tirar o fôlego de tão realistas, mas o que ninguém sabe é que essas pinturas são uma válvula de escape para os sonhos que o atormentam a anos. Ao longo do tempo esses sonhos têm ficados mais frequentes e ele começa a perceber que eles não são apenas sonhos, e que sim podem ser lembranças de vidas que ele não se lembra. Linz é um cientista que, quando criança, teve um sonho recorrente que a deixou espantada. Ao longo dos anos o sonho ficou mais espaçado até que parou de acontecer, mas um dia, quando foi visitar uma exposição na galeria de arte de seus amigos, fica perplexa ao encontrar uma pintura com a descrição perfeita daquele sonho que a atormentara. Ela, então, entra em contato com o autor, para desvendar o porque deles terem tido o mesmo sonho, e porque eles parecem ser tão real. Com isso, eles vão se aproximando e percebendo que talvez, essa atração e afinidade que sentem um pelo outro já acontece a vários séculos.

"Cada imagem capturava um momento diferente da história, um lugar diferente do mundo. As pinturas tinham algo em comum, no entanto: todas retratavam os momentos mais íntimos da vida ou da morte de uma pessoa." (p. 09)

Eu tenho sentimentos fortes por esse livro, porque ele foi além do que eu esperava. Apesar da sinopse simples que eu fiz, a história vai muito além de duas pessoas que tiveram o mesmo sonho e que se sentem íntimos um do outro mesmo tendo se conhecido a pouquíssimo tempo.

O livro fala sobre história, perdas, reencarnação, amor e ódio que transcendem vidas e qual a importância de cada um no mundo. Gwendolyn conseguiu criar uma obra fabulosa, transitando por todos esses assuntos com maestria, nos deixando fascinado por cada vida sentida por Bryan e pelo mistério que isso está envolvido.

Bryan é um personagem que eu amei logo de cara. Ele passou a vida pintando esses sonhos que lhe assaltam, com o intuito de não perder a sanidade. A partir desses sonhos ele vai adquirindo conhecimento em línguas estrangeiras e outros fatos da vida. Ele vive recluso, pois tem medo que essas memórias lhe assaltem na frente de outras pessoas. Me senti muito triste pela vida fechada que ele levava, porque quando ele tentava socializar, alguma memória o tomava e ele tinha que fugir, antes de perder os sentidos. A forma como ele vai adquirindo informações e desvendando o mistério por trás daquilo que o assombra é muito legal, ao mesmo tempo em que seus sentimentos por Linz aumentam.

Linz é outra personagem incrível! Cientista, criada apenas pelo pai, desde cedo se apaixonou por esse ramo. Ama quebra-cabeças e desde criança sempre foi a mais cult da sala. Na faculdade aprendeu a aceitar o seu jeito, e tem vivido uma vida mais solitária desde então, até conhecer Bryan. Ela não entende do porque estar com ele é tão intenso, mas sabe que é importante que estejam juntos. Ao contrário dele, ela só tem a memória de um sonho, e se sente retraída quando vai descobrindo mais sobre esse mistério. Ela é sincera, amorosa e determinada, impossível não gostar dela.

OPINIÃO || O PINTOR DE MEMÓRIAS - GWENDOLYN WOMACK || @EDITORARECORD
Resenhas
3 DE OUT DE 2016

O Pintor de Memórias - Gwendolyn Womack

Original: The Memory Painter
Páginas: 378
Ano: 2016
Editora: Record
Encontre Aqui: Skoob, Amazon, Saraiva, Submarino.

"Acabara descobrindo, da maneira mais difícil, que a única forma de conservar a sanidade era pintar e levar uma vida solitária."

Olá madies! A resenha de hoje é bem especial, porque fazia muuuuuuito tempo que eu não gostava tanto de um livro a ponto de favoritá-lo. Foram tantas emoções, que olha, já digo que vocês precisam ler.

"Ao encontrá-la naquele momento, soube, sem sombra de dúvida, que as visões que o assaltavam desde a infância eram, na verdade, memórias. Era algo que vinha tentando se convencer havia muito tempo: que, de alguma forma, seus sonhos eram peças de um passado que pertencia à sua alma." (p. 23)

Outros personagens também são bem importantes para o enredo, como o pai de Linz, Conrad e seus antigos colegas de projeto, Michael, Diana e Finn. Esse foi um dos pontos mais bacanas do livro, e a autora conseguiu me enganar direitinho sobre a índole de alguns deles. Todos são cientistas e um experimento que realizaram tem total importância ao mistério apresentado.

O livro é narrado entre os dois personagens, Bryan e Linz, o que dá um panorama geral de tudo que está acontecendo. Por um lado, Bryan é o pintor que acredita que essas memórias são suas vidas passadas e que existe um motivo para ele estar se lembrando de tudo, por outro, temos uma Linz que é cientista e cética a esse tipo de conclusão, mas que não deixa de sentir que realmente tem algo de importante nessa memória. Esse contraste trás algumas discussões bem legais entre os dois, e nos faz entender um pouco mais até onde esse ceticismo pode chegar.

Eu nem sei mais o que dizer desse livro, apenas que vocês DEVEM lê-lo. Tenho certeza de que vai agradar pessoas variadas. O Pintor de Memórias é um livro muito bem escrito, com uma premissa intrigante e que cumpre tudo aquilo que promete. Por mais que você vai criando suas teorias do porque dessas memórias e sobre quem é o "vilão" da história, quando tudo se revolve você fica de boa aberta, porque não é nada do que imaginou. Gwendolyn me cativou de tal forma, que eu não vejo a hora de ler outras obras suas. O livro teve um desfecho bem bacana, mas deixou um gancho para uma continuação. Pela primeira vez, eu me senti completa com o final em aberto. Sinto que a autora cumpriu o seu propósito e que não precisa dar continuidade à história, mas é claro que se ela escrever uma, vou estar aqui para ler.

Beijos, e não deixem de conferir a resenha na íntegra lá no blog :D

site: www.reinodaloucura.com

ViagensdePapel 21/06/2017

O pintor de memórias está entre uma das minhas melhores leituras de 2016. Embora seja um livro com apenas 378 páginas e volume único, a escritora texana Gwendolyn Womack me fisgou com sua escrita criativa. Em outras palavras, o livro é completo, não falta absolutamente nada, ao menos para mim o livro preenche todos elementos necessários de uma boa leitura.

Inicialmente conhecemos Bryan Pierce, um pintor renomeado com fama internacional. Suas telas são realistas nos mínimos detalhes, ele costuma pintar acontecimentos de épocas passadas, como por exemplo, visualizamos a pintura de um padre da Roma Antiga, onde uma misteriosa mulher é queimada viva presa a um palanque de uma praça e um padre tenta supostamente libertá-la, dentre outros fatos desconhecidos para nós, conhecimento este que requer muita pesquisa de Bryan.

Mas, é aí que a história ganha vida. Bryan possui um estado de espírito totalmente confuso, faz meses que ele não dorme direito, seu sono é conturbado e seus sonhos perturbadores. Quando acorda, seus sonhos estão transpostos para as telas, ele não recorda de tê-las pintado. Confuso, ele começa a gravar vídeos de si enquanto dorme, no dia seguinte descobre que pintou a mais recente tela no estado de sono.

Seria sonambulismo? Não, a autora propôs uma narrativa rica e mesmo fantasiosa, o estado de Bryan vai além, o que só podemos entender com o desenvolvimento da trama. No entanto, contamos com outro personagem central, uma neurogeneticista brilhante – Linz Jacobs. O trabalho de Linz consiste em descodificar os genes que guardam as memórias, destas e de outras vidas. É neste contexto que as vidas de Bryan e Linz acabam se conectando de diversos modos.

Acredito que a maioria dos leitores que gosta de leituras mais complexas vão amar O pintor de memórias. O livro mescla mistério, aventura e romance na dose certa. Como já mencionei em outras resenhas, curto leituras com fatos históricos envolvidos, claro que neste livro a autora não se aprofunda muito, pois um dos elementos da história é o regresso de outras vidas, ao longo dos capítulos passamos por variados períodos – décadas, séculos ou mesmo milênios, o que achei muito interessante e enigmático.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/01/04/resenha-o-pintor-de-memorias-de-gwendolyn-womack/

Zzzirt 11/12/2021

Bom pra ca*****o
Mano, o que aconteceu? Eu não estava muito assim que o livro ir ser bom mas gente, que livro incrível véi. Os plot twist das vidas passadas deles, o pq de tudo ter começado, os caras só estavam tentando fazer um remédio pra Alzheimer mano, o que virou?

Simplesmente muito bom

Karina :) 22/12/2021

* O pintor de memórias *
Leitura interessante. Uma viagem no tempo contada através de memórias recuperadas pelos personagens através de suas vidas passadas, com muita História e ciência.

Sareka 30/12/2021

Você começa o livro entendendo nada, na metade começa a entender e pro final de confunde de novo. Eu gostei demaissss, um livro interessante cheio de fatos e curiosidades da história mundial, foi uma ótima compra.

Malu 04/01/2022

Um amor de séculos...
Que experiência foi ler esse livro! Ao mesmo tempo que é apresentado Bryan e Linz, de Boston, o livro nos leva para diferentes épocas e lugares. Achei incrivel a complexidade dos detalhes descrita no livro quando somos levados para o passado.
O livro é formado com várias reviravoltas e plot twists até seus capítulos finais.
Não dou 5 estrelas pq achei que o final ficou meio fraco e fiquei com dúvidas sobre coisas que aconteceram e não foram explicadas. Mas de modo geral é uma leitura maravilhosa que te transporta para outros mundos. Fora todo o conhecimento cientifico e histórico que o livro possui, perfeito!

Heysung 07/01/2022

Achei a leitura um pouco maçante,mas o final me surpreendeu.
Eu achei a idéia do livro muito boa realmente, porém durante a leitura me peguei entediado ao decorrer da leitura, confesso que não sei o porquê. Já o final simplesmente superou minhas expetativas, além de deixar um final com a possibilidade de imaginarmos uma continuidade. Recomendo a leitura.

Vic 11/03/2022

Mais ou menos
Eu não achei que o romance foi muito desenvolvido mas adorei todo o resto. É maravilhoso poder cair nas graças dos flashback e voltar para épocas antigas, como o Egito, Roma. Para uma apreciadora de história é uma diversão só, o problema real do livro é que os personagens não são bem desenvolvidos, eles tem muitas personalidades por conta do seu passado e suas vidas antigas e eu acho que esqueceram de desenvolver eles no momento em que a história se passa, é muito clichê encima de clichê que até perde a graça. Também achei a explicação para eles poderem ver as vidas passadas bem ruinzinha, poderia ter sido melhor explorada com mais embasamento científico. O plot de quem é o vilão até "surpreendeu" porque eu estava esperando uma coisa extremamente clichê que nem percebi o resto.

Ioná 19/03/2022

Muitas surpresas
O título do livro é instigante e gostei quando a obra foi sorteada na T.B.R. do Skoob.
Já no início foi possível observar que a leitura seria da melhor qualidade, mas ainda assim me surpreendi a cada página. Que livro bom!
O texto é fluido e o enredo é bem construído.
Recomendo.

stcnunes 26/03/2022

uma grande revelação
Esse livro conseguiu juntar vários temas que gosto em uma única história. Foi muito bem estruturado, cada detalhe tem fundamento.