O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Celia.Mattos 13/01/2024

Em "O pintor de memórias", acompanhamos Bryan e Linz, um pintor e uma cientista que parecem não ter nada em comum, mas ao se conhecerem percebem que além de uma forte atração, compartilham sonhos recorrentes e vívidos de personagens e épocas passadas.
Quanto mais buscam entender o que significam esses sonhos, e porque se sentem tão ligados um ao outro, Linz e Bryan vão mergulhando numa trama surreal que põe em dúvida até a sanidade de ambos.
Avanços da ciência e suas implicações? Temos! Crença em reencarnação? Temos! Conspirações e enganos? Temos também!
A história tem escrita ágil e fácil de acompanhar, gosto de narrativas que fogem da realidade e tentam mesclar o que podemos explicar com o desconhecido. Gostei tanto da história que até fiquei imaginando como seria legal vê-la encenada, uma série seria muito interessante.
Meu primeiro favorito do ano!

Lavinia234 21/01/2024

Eu não esperava tanto do livro, mas ele acabou entregando tudo do começo ao fim, cada página e capítulo era algo emocionante acontecendo

Ana 30/01/2024

Que viagem?
Sentirei saudade dessa história. Adorei a forma como ela foi escrita e apresentada e achei incríveis as conexões feitas com passado e presente. Comecei a ler achando que o livro seria focado no romance mas foi bem mais na história em si, acho que não teria muito espaço mesmo pra essa enfoque.

Alani0 31/01/2024

O pintor de memórias
Esse livro estava na minha estante a pelo menos uns 2 anos esperando eu tomar coragem pra ler. Comprei ele totalmente na emoção pq estava um preço muito bom na época e nem sabia sobre o que era. Hoje agradeço a alani do passado por ter comprado.
É diferente de tudo que já li, misturando romance, ficção, ciência, história, tudo e mais um pouco. Essa construção do enredo a partir das memórias da linz, e principalmente das do bryan, é incrível! Tudo no final tem um propósito e você percebe que realmente era destinado e que em algum momento as histórias se encontrariam.
O desfecho pra todos os personagens foi ótimo, mesmo pro vilão. O plot me pegou desprevenida, mas acho que não é o ponto alto do livro, a história em si vale muito mais a pena, experiência linda e boa demais??
amei
5/5

larameloc_ 05/02/2024

Criei altas expectativas no início e acabei me decepcionando
O livro é muito bom no começo, com um ar de ficção científica que gosto muito, porém o final tomou um rumo completamente diferente que não é muito o tipo de coisa que gosto. Achei que foi algo muito heroico e que tudo se resolveu com extrema facilidade.

Mari.Butrico 05/02/2024

Romance...
Um renomado pintor reconhecido no mundo todo. O segredo de seu sucesso é que cada tela a inspiração vem de seus sonhos "vividos".
Habilidades como jogar xadrez e capaz de falar em línguas obscuras este é Bryan Pierce.
Já Linz Jacobs neurogenetista de patamar avançado conhece Bryan, ou melhor, reconhece e juntos, percebem que alguém mortal os observa e que não vai parar enquanto não alcançar seu objetivo.

Tai Lang 14/02/2024

Hmmmm...
Não tenho muito o que dizer sobre o livro. Eu o vi numa promoção da Amazon e fiquei curiosa para saber sobre o que era o livro e acabei lendo e gostei muito dele. Não o suficiente pra dizer que eu o amei e recomendá-lo a alguém de primeira, mas ainda sim é um bom livro.

Isabelalalala 13/03/2024

A leitura desse livro não é tão fluída quanto eu imaginei que seria. Muitos personagens, muitos detalhes que enchem facilmente a cabeça.
Porém, confesso que a curiosidade de entender tudo te força a ler o máximo que pode. Uma trama interessante, que tinha tudo para ser muito boa, mas eu senti falta de algo...li em uma resenha que focou tanto no passado que se perdeu no presente e é exatamente isso! Poxa, eu queria sentir aquele romance, entender mais sobre o Renovo e como ele seria concluído na obra. No entanto, essa parte foi bem rasa, focando de fato nas reencarnações, que não deixam de ser interessantes, porém o excesso cansa.
Enfim, um plot twist tão simples que eu nem me liguei! Gostei muito de ser surpreendida assim. Achei lindas as histórias das memórias, curti todo esse cenário de ficção científica e misticismo de mãos dadas...tinha tudo pra ser! Mas até que vale a pena.

folkbizz 02/04/2024

"Entre começo e fim, esta vida é apenas um momento."
Para mim, a história foi incrível e me prendeu desde o início. Eu adorei a ideia de envolver tantas vidas em uma mistura espiritual, científica, histórica e artística, abordando tantos assuntos e culturas diversas. Decidi ler o livro pois quando li a sinopse , achei parecido com "A biblioteca da meia-noite", e acabei me deparando com algo super diferente. Acompanhar AS histórias de Bryan foi surpreendente, viajar com ele por todos os lugares do mundo, desde o Egito antigo até a Terra Nova, cada capítulo te faz querer montar as peças do quebra-cabeça, como Linz gostava de fazer.
Apenas digo que vale a pena ler, se aventurar nesse amor de outras vidas. Vale a pena ficar maluquinha com o Bryan sonhando e tentando desvendar o mistério que é a sua mente e os seus sonhos.
Li alguns comentários dizendo que era ruim e que as "coincidências" eram chatas e tolas, mas é um livro, não há como ser diferente, eu achava o máximo todas as ligações com as vidas passadas. É um ótimo livro, com uma história super original, cheia de mistério e com um ótimo plot.
Leiam a história desse pintor de memórias, porque eu vou panfletar esse livro por muito tempo, a autora merece tal reconhecimento.

"A vida sempre devolve o que tira de nós."

Giovanni.Ostemberg 02/05/2024

Fragmentado...
Confesso que ao terminar o livro fiquei com aquela crise de identidade, depois parei pra identificar se o livro é sobre amor, se é ficção científica, se é ficção histórica se é um conto esotérico... a verdade é que o livro tem um pouco de tudo e não se aprofunda em nada.
A parte da ficção científica é uma mera justificativa (sem embasamento e sem sentido), que te faz pensar que a explicação real é algo mais esotérico (o famoso karma/destino). Na parte histórica, espero que vc goste do tema e tenha um background pra entender muitas das vidas que aparecem aqui, sendo que os cenários e contexto são pouco (quando nada) descritos e são inserções quase em formato de conto, interessantes, mas que pecam por não conter detalhes importantes para que o leitor entenda o contexto da época. Por exemplo: você conhece o contexto do Japão feudal, como funcionava a política e a organização da sociedade? Tirando uma ou outra linha de detalhes mais específicos, pra aproveitar o "conto", vc precisa ter um conhecimento prévio para ser teletransportado praquela época e relamente se conectar ao que está sendo narrado.

Senti falta de uma conexão mais sólida entre as diversas vidas que são contadas, parece que apenas 3 delas importam realmente pra narrativa principal, enquantos outras ficam soltas e servem apenas para encher a linha temporal.
Sinto que se a autora investisse um pouco mais nos "contos" de cada época e nos diferentes personagens com os quais temos contato ao longo da narrativa, é muito provável que eu me importasse um pouco mais com o desfecho de cada um.

Por fim, algumas decisões narrativas me agradaram e outras me soaram meio piegas. É uma ideia muito boa que poderia ter uma execução melhor... ou simplesmente me decepcionei porque gosto de romance, de ficção científica, de ficção histórica, de fantasia e de bons plot twists, mas aparentemente não gosto muito quando vc só joga tudo isso no liquidificador e bate sem a dosagem correta.

MiQ 06/05/2024

Gostei, mas achei denso, tipo enche muita linguiça, mas é muito interessante a forma como foi tratado o assunto do livro

Lindiane Nascimento 07/05/2024

Encontros de vidas
Este livro me surpreendeu. Comecei a ler sem muitas expectativas, no início fiquei um pouco confusa com o enredo, mas logo peguei jeito. Além de conhecermos a vida presente de Bryan e Linz o autor tem cunho histórico quando os mesmos personagens vivem (lembram) de vidas passadas. Pode ter interpretações diferentes, como vidas em mundos paralelos, reencarnação, ilusões entre outras.