Confissões do Crematório

Confissões do Crematório Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

Vicky.Schneider 07/06/2023

Gostei bastante da leitura, apesar de ter que ler em prestação, em função de trabalho e estudos. O livro apresenta muitas informações técnicas e históricas e fala muito sobre os rituais em diversas culturas e diferentes épocas. O texto me fez refletir sobre como a sociedade atual nos faz negar a existência da morte e me fez pensar sobre detalhes simples e práticos que nunca haviam passado pela minha cabeça. Mais um livro que eu pretendo adquirir para a minha estante.

skuser02844 27/05/2023

Gostei
Livro fácil de ler. Não é extremamente cativante mas é uma maneira gostosa de refletir sobre a morte.

Mokumura 21/05/2023

Foi uma leitura divertida e esclarecedora, questões sobre o antes e o depois da morte e em como não tem nada errado em pensar sobre isso pois são coisas naturais.

willix 19/05/2023

Livro poderia ser descrito como as descrições dos corpos que ela recebia...

pontos positivos: repertório sobre outras culturas, os conhecimentos dela sobre rituais, outras culturas e também gostei da parte em que ela falava sobre o processo de cremação dos bebês, apesar de que no meio ela tenta ser engraçada e falha miseravelmente.

ponto negativo: TODO RESTO DO LIVRO. eu tenho que confessar que eu vim com a expectativa de que eu iria me deparar com uma coisa bem construída e tal, eu deveria ler mais as sinopses talvez, porém, todas as minhas leituras anteriores sobre o assunto, até mesmo os que falavam indiretamente sobre morte foram escritos de uma maneira tão curiosa e interessante, durante a leitura desse, ela entrega a sensação de estar olhando pra um morto (e isso não foi um elogio). No entanto, as expectativas foram todas minhas.
willix 19/05/2023minha estante
fui redundante de tão ruim que esse livro foi

Bruna 15/05/2023

A Morte
Um livro muito bom para quem curte o assunto e deseja saber sobre o dia a dia de um agente funerário.
Quebra o tabu sobre a morte, que aliás é a única certeza que temos na vida, mas mesmo assim temos muito medo dela ( eu sou uma delas).
Não recomendo para sensíveis ou que sofrem de ansiedade, assim como eu, pois podemos ficar um pouco paranoicos.

Naty 15/05/2023

A morte e suas nuancias
Um belo livro pra conhecer sobre a morte e seus processos.
Foi diferente, novo e interessante vê esse lado da morte, como é feito pelo lado do funerário e pelo lado de quem perdeu.

Me identifiquei com os pensamentos da autora, pensamentos no qual achava que eram esquisitos e loucos. Mais são só um jeito à parte de pensar não só na existência em sim, mais no que vem depois dela.

skuser02844 13/05/2023

Conhecendo a morte
Uma lembrança de que a morte faz parte da vida!

Vivemos esquecendo que somos mortais, que as pessoas que amamos são mortais, e que tudo passa, inclusive a vida.
Essa leitura, me trouxe uma lembrança que ouvir, em uma série, há anos atrás. Um diálogo que se tornou inesquecível, porque me lembrou da morte...
"Todo mundo morre. É a única coisa que pode contar que um ser humano faça. Por que isso ainda surpreende alguém?" - Mycroft Holmes
Parece banal e meio óbvio, mas vale o questionamento, porque esquecemos tanto da morte?
Se a morte é certeza, porque sofremos tanto quando o seu abraço é concebido?
Claro que, sabemos a simples resposta!
Fazemos planos para qualquer evento, mas para o "grande evento", a nossa despedida e retribuição para adubar a vida, o beijo da morte, apenas ignoramos, fingindo, ou esquecendo da sua eventual visita.

Já perguntou como as pessoas que tu ama querem se despedirem, serem homenageados? Quem elas querem que a velem? Aonde e como os seus corpos devem descansar? Ou até mesmo, como você quer esse momento de despedida?

ellensias 10/05/2023

Uma reflexão profunda sobre estar vivo
Esse foi um daqueles livros que você termina e quer contar para o mundo sobre o que aprendeu. A autora narra os bastidores da ?indústria da morte? de uma forma tão profunda, que provoca o leitor a se questionar os motivos de nos afastarmos tanto da ideia da morte - embora ela seja uma certeza unânime. Aprendemos a negligenciar o luto e nos desfazemos rapidamente dos corpos das pessoas que amamos como se essa fosse a única maneira de encarar a morte, quando há tantas outras formas de honrar a partida de alguém. Humanização da morte é o tema desse livro, que até hoje tem espaço na minha cabeça. Te comendo fortemente a leitura.

Laís 10/05/2023

Confissões
Achei um livro interessante, porém minha expectativas foram maiores do que o seu conteúdo. O livro relata processos realizados por casas funerárias e faz uma reflexão sobre como nossa sociedade encara a morte.

gabriel1979 09/05/2023

"Aceitar a morte não quer dizer que você não vai ficar arrasado quando alguém que você ama morrer. Quer dizer que você vai ser capaz de se concentrar na sua dor. [...] A morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo".

Gabegomes 07/05/2023

Levei 4 anos pra ler
Depois de uma ressaca ENORME com este livro, já tinha passado da metade quando simplesmente não consegui dar continuidade pra ele, terminei ele meio que me forçando. Gosto desses estilos pois sempre tive o sonho de ser perita criminal, porém não curti a escrita desse, o jeito que a história se desenvolve e tudo mais.
Aprendi bastante coisa, pois fala de assuntos delicados porém muito enriquecedores para conhecimento, porém a leitura é meio maçante, é cansativa.
Já li outros parecidos, com mesmo estilo de história, que me prenderam e terminei muito rápido, este não foi o caso.

Gleybson.Soares 06/05/2023

Um bom livro, só não gostei das explicações sobre a indústria funerária dos EUA, pensei que seria mais relatos de famílias de pessoas cremadas mas ainda assim é uma boa leitura

Beatriz3345 02/05/2023

Sem muita emoção
O livro não é ruim porém não tem muita emoção.
Tudo que desenrola durante a história se passa entre a vida da protagonista e a funerária, nada que seja esplêndido.

Kimberly70 02/05/2023

Cat te faz pensar em tantos assuntos relacionados a morte que parece loucura, mas é apenas uma perspectiva diferente do nosso habitual, tira risadas que seriam impróprias também, gostei