Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Zeli Giovana 14/09/2023

Um livro diferente, com questões psicológicas e um suspense velado que permeia toda a narrativa. Enquanto o personagem principal narra sua vida atual com problemas que vão se apresentando cada vez mais sérios, ele também vai contando como se construiu toda essa problemática. A história vai se tornando mais intensa e termina num final surpreendente.

Nicole 02/09/2023

No início é um livro bem envolvente, traz pra gente a história de francis que é um possível psicopata que teria matado 3 crianças na sua infância, mas ao decorrer do livro, a essência se perde e toma um rumo totalmente diferente da ideia inicial. achei um livro mal pensado, não tem plot twist, não surpreende em momento algum. É um livro bom até a metade, após isso se torna algo sem graça e sem sentido

Flavia1064 30/08/2023

Não é um livro fácil
Fábrica de Vespas não é um livro fácil, gostoso ou simples de ser lido. A história é narrada pelo protagonista, Frank, um jovem que vive em uma ilha isolada na Escócia. Ele é um narrador não confiavel, mas ainda assim revela detalhes chocantes e perturbadores sobre sua vida e sua família. Ele tem um passatempo macabro de realizar experimentos com animais e algumas cenas são bem gráficas. O irmão de Frank, Eric, fugiu de um hospital psiquiátrico e começa a telefonar dizendo que está chegando, então ficamos na expectativa do que poderá acontecer. Somado a isso, temos a relação do Frank com o pai que é muito estranha (sem contar o quarto proibido).

Banks explora temas complexos como identidade, violência, isolamento, questões de gênero e insanidade.

Não dou 5 estrelas porque o livro tem muitos fios soltos, mas é uma boa leitura!

Napmchd 08/08/2023

Não foi pra mim
Preciso dizer que até 80% a uma estrela estava garantida pra esse livro. E foi justamente aí que o livro tem uma virada que eu fiquei chocada e ele conquistou mais uma estrelinha e meia nessa brincadeira.
O livro não me cativou em aspecto algum, personagens, história, ambientação, absolutamente nada, os acontecimentos foram simplesmente chatos e eu achava todos desimportantes e incômodos. Por vezes algo aparecia e me despertava interesse, mas não durava muito.
Só não desisti por ser um livro muito curto.

Kailany 27/07/2023

Decepcionante
Que escrita ruim, que história mais sem sentido, descreve a vida toda e a explicação final foi aquilo só? e a história do Eric que enrola enrola e no fim não dá em nada, uma grande Bosta!

Kess 21/07/2023

O adolescente Frank, vive com o pai em uma ilha escocesa. A mãe o abandonou, Eric, seu irmão mais velho, está internado em um hospital psiquiátrico, e seu pai é um excêntrico que vive de acordo com as próprias teorias. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa sua fábrica de vespas, especialmente após saber DO EMINENTE RETORNO DO IRMÃO.

Frank é um psicopata, as cenas de horror são frequentes: assassinato de animais, de pessoas (sem arrependimento, nem compaixão), além de algumas outras cenas EXTREMAMENTE repulsivas.

A leitura me surpreendeu bastante, porque apesar dos pesares me apeguei muito ao Frank, mesmo ele sendo uma pessoa totalmente perturbada.

A narrativa do livro é muito fluída e os capítulos são bem objetivos. Algumas bizarrices do Frank não são explicadas, mas até aí tudo bem, porque tem coisas que não há explicação racional mesmo

Me lembrou: Senhor das moscas e Menina má.

Quem gosta de ler história de criança psicopata, tá aí!

PauloLeal 30/06/2023

Forte
? A Fábrica de Vespas? é uma leitura perturbadora, porém fascinante. A habilidade do autor em retratar a psicopatia de um jovem de maneira tão realista é impressionante.
A narrativa transparece a mente do protagonista, revelando seus pensamentos obscuros e sua perspectiva distorcida da realidade. É impossível não se sentir desconfortável e, ao mesmo tempo, intrigado ao acompanhar os pensamentos e ações do protagonista.
É uma obra de linguagem visceral e descrições detalhadas, onde o autor não tem medo de explorar os limites do horror psicológico, criando cenas e situações impactantes que ficam no pensamento.
Apesar de abordar temáticas desagradáveis e incômodas, o livro levanta questionamentos importantes sobre a natureza humana e até onde a mente pode se desequilibrar. A reflexão sobre os limites da sanidade e a capacidade de compreender o comportamento humano é um dos pontos altos na leitura.
Recomendo "A Fábrica de Vespas" para os leitores que têm estômago forte e disposição.
É uma leitura intensa, perturbadora e profundamente impactante. Esteja preparado para ser confrontado com questões morais e éticas, e para mergulhar em uma narrativa que desafia nossas noções convencionais de certo e errado. Um livro que certamente deixará sua marca e te fará repensar a natureza humana.

Renan 26/06/2023

Intrigante e aterrador
Que livro incrível. Uma narrativa (perturbadora) pela mente de um psicopata. Os rituais, a forma metódica como ele leva a sério várias coisas do dia-a-dia, faz todo o sentido quando você descobre o plot twist. Eu sinceramente não tava esperando aquilo, mas tava bem óbvio que o Frank tinha algo dentro dele que não era natural. Com certeza vai entrar pra minha lista de livros que vou reler no futuro, agora com outra perspectiva.

Santos474 14/06/2023

Frustrante
O famoso livro do "vem ai" você começa achando que vem uma história empolgante mas não, quando percebe ele já acabou e ficou só na promessa mesmo.

Nando Borges 04/04/2023

Cansativo
Livro que aborda maus tratos a animais e psicopatia infantil onde uma criança mata alguns de seus parentes. Não gostei, nada acontece é tem muito abuso de violência. Não entendi como gostaram tanto desse livro.

Carol 20/03/2023

Estranho, muito estranho?
?Fábrica de Vespas? foi, sem dúvidas, o livro mais doido que eu já li na vida.
Uma família desestruturada, um pai alcoólatra, uma criança que, é um psicopata em desenvolvimento (Frank), que tem um irmão (Eric), que está preso.
Eu ainda acho que o livro deveria ser sobre o Eric pois, passei a leitura toda querendo saber o que aconteceu com ele e, nada aconteceu, apenas um fato desvendado mas, que não fez com que tudo fizesse sentido.
Sobre o final??????
Do nada, mais um fato sem sentido!
Entendi que o intuito do autor foi mostrar a mente de um psicopata em formação mas, de resto?
Tinha tudo pra ser incrível mas, não foi.?

Larissa.Vieira 14/03/2023

Alerta de gatilhos!
Vim como amiga leitora te dizer que se você tem algum problema em ler sobre maus tratos/tortura animal e violência doméstica por favor nem perca seu tempo com esse livro, eu já li pra você não passar por isso. É um livro mediano de um psicopata em formação que adora torturar animais, é até interessante umas reflexões que ele tem e toda sua família desestruturada (cadê esse irmão dele, gente?) mas fica por isso mesmo. Então, melhor ler um true crime como o do Ted Bunddy, Manson. E olha que adoro um bom livro de horror ou suspense.

Nati Sampaio 06/03/2023

Eu nem sei por onde começar. É de fato um livro maravilhosamente bem escrito, com um plot que te deixa mais maluco do que você estava no começo do livro (porque acredite, você vai ficar maluco lendo). O autor faz diversas críticas à várias coisas distintas: o governo, a sociedade, ao tratamento das mulheres e como são vistas na sociedade? e o autor descreve a mente de um psicopata, tratando de sua iniciação, sua evolução e traumas. Éric significa um lado sombrio do ser humano, no que podemos nor tornar com quantidades de traumas que aguentamos.
Frank representa uma dualidade muito interessante de se acompanhar, e a ironia do plot é muito bacana: Frank se descobre ser uma das coisas que mais detesta na vida.

O pai e sua monstruosidade foi pouco trabalhado. Gostaria de entender mais sobre a mente desse homem, do porque fez o que fez, o porque das mentiras em relação as perguntas que o filho fazia desde cedo, e etc. O porque ele queria criar um universo só dele e dos meninos, e como isso acarretou nos filhos se tornarem o que se tornaram.

Apesar de ser uma leitura fluida, algumas passagens (os rituais da Fábrica e etc) achei bastante cansativas. Fora isso, as cenas de tortura, descrição de mortes e variações são bastante difíceis de serem lidas e digeridas. Não é para estômagos fracos.

Ainda assim, achei uma leitura impressionante, me causou muito desconforto, mas também muita curiosidade. Até que ponto o ser humano aguenta até se tornar uma mente doentia?

Diessica 26/02/2023

Viajado, muito viajado
O começo me interessou, o meio foi chato e o final muito viajado, então é isso ai, três estrelas e estou sendo generosa...