No Meio do Caminho Tinha Um Amor

No Meio do Caminho Tinha Um Amor Matheus Rocha

Resenhas - No Meio do Caminho Tinha Um Amor

Niv 25/10/2020

Na verdade achei bem massante. Nunca tinha lido um livro desse gênero antes, e realmente não gostei. Parece que a mesma coisa é repetida tantas vezes que perdem o significado e só fica extenso e exaustivo.
No começo até foi interessante, mas depois não me vi mais junto com a narrativa, nem tinha terminado a primeira parte e já tava cansada.
Por mais que seja um começo pra uma pessoa que está triste e de coração partido é extremamente pra baixo, e pra mim que estava querendo melhorar logo dessa fase, só me deixava mais pra baixo.
Terminei na força do ódio e pretendo não ler mais livros desse gênero.
Realmente não são pra mim.
Tirando a narrativa de auto ajuda, o livro é muito bem diagramado e visualmente muito bonito.

Três Leitoras 18/01/2020

Eu sempre admirei os escritos do Matheus Rocha através dos seus textos na internet e ainda não tinha lido nenhum dos sus livros, por isso o escolhi para a leitura do #DLBaianas do mês de setembro que seria um livro de contos ou crônicas.

Esse é o tipo de livro que todos deveriam ler. Ele demonstra várias formas de relacionamento e diversas formas de nos sentir com relação a ele. O que mais gostei foi da sensibilidade do autor em começar pelo fim, depois meio e finaliza com o começo e isso faz com que ao decorrer a leitura se torne cada vez mais leve e feliz.

Em mais de 50 textos, Matheus nos traz uma escrita intimista e é isso que faz com que a gente se veja tanto no texto, em alguns momentos pensei: parece até que eu que escrevi isso, já que ele trouxe tanta verdade e sentimento em suas palavras. Outra coisa que nos aproxima demais dos textos, é o fato de todos eles serem escritos na primeira pessoa.

A edição é linda e super colorida, deixando a leitura mais prazerosa, destacando frases marcantes e nos fazendo refletir e até mesmo relembrar de momentos das nossas vidas. Se pudesse, teria muitas destas imagens na parede do meu quarto.

Durante a leitura, grifei alguns trechos, deixei comentários, acho que esse é o tipo de livro que sempre pegarei para reler, trechos que antes não fizeram muito sentido, talvez passem a significar algo depois de um tempo. Enfim, é o livro para ser eterno em sua estante.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2019/10/resenha-no-meio-do-caminho-tinha-um-amor.html

@mandinhas_angelo 20/02/2021

Lindo e tocante, o livro tem textos incríveis que nos faz refletir sobre várias coisas a respeito de sentimentos e relacionamentos

Kai 14/10/2019

este livro mostra todas as fases de um relacionamento, desde o momento em que a gente se apaixona, desde a parte em que tudo acaba e enfim superamos e quando menos esperamos estamos apaixonados por outra pessoa.
eu amei a capa e toda a arte do livro, amei as frases e super me identifiquei com o livro.

Camix 01/10/2019

Apaixonante!!!
Leitura leve e romântica!!!

Aninha 09/05/2019

No meio do caminho tinha um amor
Se vc quer um livro com uma história de amor fofa e clichê, NÃO LEIA ESSE LIVRO,pois n se trata de uma história se trata de mais de 50 textos inspiradores . Ele começa pelo fim ,o fim de um relacionamento ,o fim do encantamento .Mas isso n quer dizer q é um livro ruim pois ele é MARAVILHOSO

Geane.Gouvea 18/02/2019

Da "bad" ao "up" na emoção.
E o primeiro livro a ser concluído em recorde de tempo neste ano foi: "No meio do caminho tinha um amor". A escolha foi pelo título, e é muito interessante conforme vai lendo notar coincidências particulares, esse Matheus Rocha está me descrevendo? Vale a pena ler do início ao fim, pois se a "bad" bater no começo, lá no final terás um "up" na emoção, pois tudo passa nessa vida, até a uva passas.

Aline 09/02/2017

Eu já acompanhava o trabalho de Matheus Rocha através de seu blog Neologismo e Instagram , e sempre gostei de suas palavras. Tive o prazer de conhecê-lo na última Bienal de São Paulo e consegui um autógrafo e uma foto. Confira a foto aqui.

"Já ouviu falar em déjà-foi? É quando a gente simplesmente enche o saco. Dá no pé. Entende que finalmente chegou ao fim. Aquela sensação de que já vivemos alguma coisa e que aquilo não deu certo. Ou deu por um tempo e depois perdeu a graça." (p. 21)

"Se for para amar sozinho, amo o espelho. Dele, eu não espero quase nada. Para ser sincero, muito pouco. E o coitado ainda me retribui todo e qualquer sentimento. Sorri quando faço graça. Acena de volta. Só não abraça. Mas não tem problema, não. Me viro com os amigos e os travesseiros." (p. 25)

"Se não for pedir demais, se não tem a intenção de me guardar perto dos sentimentos bons que você também carrega por aí, não me ofereça nada. Nem compaixão." (p. 158)

Em No meio do caminho tinha um amor, Matheus Rocha nos presenteia com diversos textos sobre amor e relacionamentos. Amor em suas mais variadas formas e estágios.
Com uma escrita totalmente envolvente, o autor me encantou mais a cada palavra lida. Suas crônicas fizeram com que, quase automaticamente, eu me identificasse com muitos dos textos contidos na obra, seja sobre um amor presente, um amor que está no fim, amor-próprio ou a saudade de um amor.

O livro é dividido em três partes: Fim, meio e começo. Cada uma delas retrata uma etapa dos relacionamentos.

"A saudade queima, sabe? A saudade é tão forte que é um sentimento quase físico. Não é só uma memória. Não são apenas pensamentos. São mãos que apertam o peito, a garganta, que cutucam os olhos só pelo prazer de ver as lágrimas jorrarem feito cachoeira." (p. 26)

"Acontece que meu coração nem acelera mais. Ele se cansou de todos os amores banais. Dos encontros casuais, das conversas fiadas e dos tocos por troco. Dos bolos. Dos foras. Dessa gente insegura, imatura, infantil e sem brio que quer uma aventura, e não alguém que a tire da zona de conforto para confortar seus medos." (p. 62)

"Vivemos em um mundo plural, onde a oferta é maior que a procura." (p. 142)

(+) Confira a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2017/02/resenha-no-meio-do-caminho-tinha-um.html

Carol.Santiago 03/04/2018

No meio do caminho tinha um amor
Matheus Rocha escreve de uma forma tão intimista que muitas das vezes me senti como sendo a autora.
O livro é dividido em três partes: fim, meio e começo, sendo estas as fases de um relacionamento. Além disso, entre as páginas vão surgindo ilustrações maravilhosas.
A obra não é uma narrativa com enredo e personagens, funciona mais como um diário do próprio autor, onde ele conversa com o leitor e consigo mesmo, afinal, quem tem o costume de escrever sabe o quanto libertador é colocar todos os pensamentos que não conseguimos organizar em um texto.
Uma leitura que recomendo àqueles que estão com o coração partido, mas ainda assim, insistem em persistir na busca pela alma gêmea.

Alana N. 25/02/2018

"amores impossíveis nascem na gente para provar que ainda é possível amar alguém.'
“No meio do caminho tinha um amor” foi um livro que me arrancou suspiros e lágrimas, aqueceu e apertou meu coração, me fez sentir alegria e tristeza, e isso de uma maneira tão simples e real que merece ser aplaudido em pé.
Encontrei esse livro de maneira completamente aleatória enquanto buscava por livros de autores nacionais e tenho que dizer que foi um dos achados mais incríveis da minha vida.
Aqui nos deparamos com uma coletânea de crônicas e textos curtos sobre relacionamentos, que são tão reais, tão sentidos, que inspiram e emocionam o leitor, que, com toda certeza, já deve ter vivido ou sentido algumas das coisas tratadas. Sem falar que muitas vezes o autor usou uma voz narrativa que fala diretamente com o leitor, deixando essa sensação de proximidade ainda mais latente. O livro realmente conversa com aquele que o esta lendo, despertando sentimentos e sensações que são difíceis de ignorar.
Não há muita coisa que eu possa dizer sobre esse livro, além de que ele deve ser lido para que se tire as próprias conclusões. Para mim foi uma leitura envolvente e que, em muitas partes, falou diretamente comigo, me fazendo sentir e refletir sobre diversas coisas. Em alguns momentos me fazendo chorar e em outros me arrancando suspiros felizes. E com certeza deixou marcas profundas em mim.
Além do conteúdo ser incrível, o físico do livro também é lindíssimo! Com ilustrações e frases coloridas, que super se encaixam com o contexto do que esta sendo lido e um material muito bom. As paginas são bem grossas, que facilita para aqueles que querem interagir com o livro (como grifar e fazer anotações), uma das coisas que é proposta logo no inicio pelo próprio autor.
Todo mundo tem aquela lista de livros que gostaríamos de sair distribuindo por ai. E esse, com toda certeza, acabou de entrar para a minha.

site: https://umapalavraenadamais.blogspot.com/

Poesia na Alma 17/10/2017

A felicidade é um misto de amnésia e anestesia
No livro No meio do caminho tinha um amor, de Matheus Rocha, Editora Sextante, trata-se a princípio de um profundo e largo desabafo, mas não tem como nós não nos encontrarmos nesses desabafos, nas angustias de amor, retratos de relacionamentos falidos e numa perspectiva de novos sabores de relacionamentos.

Sinopse: 'Eu achava que o amor existia, mas não era pra mim. Você foi a prova que eu estive errado por muito tempo!' – Matheus Rocha. Às vezes, a gente insiste em viver um relacionamento que já chegou ao final faz tempo. Tentamos resistir, fazer de tudo para durar mais, lutando para trazer de volta os momentos mágicos do início. Mas, quando o amor acaba, no lugar do conforto e do carinho que existiam só restam feridas que vão doer por um bom tempo e deixar cicatrizes que não desaparecerão. Porque o amor nem sempre é para sempre. Com o fim vem a tristeza, a saudade, a mágoa, o desespero e a vontade de nunca mais sentir aquela dor. Aí fechamos as portas ao perigo de sermos machucados outra vez, mas também à chance de sermos amados de novo. Um belo dia, quando as lágrimas já secaram e nos esquecemos do desconforto, com muito cuidado abrimos uma fresta só para ver a vida lá fora. E, assim como um raio de sol que entra por qualquer brecha, de repente uma vontade de recomeçar nos invade e tudo volta a fazer sentido. E, sem nem saber como, no meio do caminho avistamos novamente o amor – e a certeza de um novo começo!

O livro é bem acessível a tudo que vivemos em relação a namoro, amor, ciúmes, desencontros e encontros. Composto por textos que se completam. Não tem como não amar esse livro, pois conseguimos sentir a dimensão dos sentimentos pelo qual foi feito. O amor nas palavras pensadas e escritas.

Divagações. Divagar e ligeiras, tais como “O problema dos corações sofridos é que eles vêm sempre com marcas de outro alguém”; “a ansiedade é a pior das pragas”; aparentemente amadurecemos com nossos erros. Os acertos nem ganham mais aplausos e tantas outras divagações.

Nada do que consta no livro é novidade. São trivialidades de nossas vidas, decerto, mas nos envolvemos justamente por não ser novidade e por nos vermos dentro daquelas falas transcritas tão íntimas de nós. Isso, me fez lembrar da poética de Aristóteles, que diz que “devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades. ” Sinto-me igual ao livro No meio do caminho tinha um amor. E no meio do seu caminho? Tem algum amor?

O amor com medidas
O amor comedido ou não.
O amor.
[16h42min - 09.10.2016 – Magali Polida]

É tanto amor nas páginas que dá vontade de comê-lo. Cuidado! Não façam isso. São só folhas de papéis. Ou melhor, é papel, juntamente com amor, com desespero, com tristeza, com choros, com orações, com traição, com gentilezas, com desprezo. Cuido! Coma só o suficiente para ser feliz diariamente.

Reflexão: "A felicidade é um misto de amnésia e anestesia"

Resenha por Magali Polida

Polly 25/01/2022

O primeiro favoritado de 2022
Quando mais nova, eu escrevia quando me sentia triste/frustrada, era uma maneira de colocar tudo o que eu tava sentindo para fora.
E lendo esse livro eu me deparei comigo mesmo, ele possue textos que me representam bastante e que eu com certeza escreveria hoje em dia.
Ler esse livro foi tipo uma terapia pra mim, eu pude ver as verdades sendo jogadas na minha cara (kkk) e parar pra pensar: "Cara, eu acho que é isso mesmo que eu sinto/sou. Sério? Vou ler de novo pra ter certeza".
Indico pra quem tá numa vibe de "conselhos", sabe? Ele faz você refletir bastante.
Eu amei muito! ?

Dada.Lira 06/02/2022

O meu livro mais rabiscado
Sinceramente é o livro que recomendo para todos, TODOS.
Ele mostra o fim, o meio de um relacionamento e início de outro.
Cada página é uma sensação e descobrimento.
E não tem como não se identificar com cada poema feito por ele.
Ele diz para ler o livro, anotar nas páginas, grifar e tudo mais, mas no deixar com que o livro não passe despercebido em sua vida.

Mary 06/09/2017

Um amor
Os relacionamentos têm início, meio e fim. E este é um livro que vai falar de amor em cada etapa, de trás pra frente. Um livro lindo, fofo e que não dá vontade de parar de ler.

Galáxia de Ideias 02/05/2017

No meio do caminho tinha um amor

A vida é composta por relacionamentos de todos os tipos. E quando chegamos na vida adulta é inevitável encontrarmos alguém que mexe com nosso coração. Alguém que nos faz desejar uma maior proximidade, uma vida em comum. Porém, esses relacionamentos também acabam. E achamos que nunca mais encontraremos um novo amor. Mas quando a poeira baixa, as coisas entram em perspectiva, percebemos que no meio do caminho pode sim haver um novo amor.

E no livro No meio do caminho tinha um amor, encontramos alguém que fala justamente sobre isso. Por meio de crônicas, muito bem construídas, Matheus Rocha nos fala sobre o fim de um relacionamento e todas as dores que isso nos traz. Depois, nos fala sobre o meio, aquele momento em que vemos que a perda do ser amado não é o fim do mundo e que apesar de termos o coração esmigalhado conseguiremos sobreviver, mesmo que sozinhos. E por fim, vem o começo, aquele temido e ao mesmo tempo esperado recomeço, onde percebemos que é possível tentar outra vez, que é possível amar de novo, quando voltamos a sentir todo o amor, de uma forma diferente, talvez mais madura, talvez mais contida, o começo, quando nasce novamente a esperança.

Através dessa obra criativa e cheia de sentimentos, nos identificamos a cada texto e percebemos que estamos passando, ou já passamos, por momentos como esses em nossa vida, e ao terminarmos essa obra temos certeza de que o autor traduziu todos os nossos sentimentos nesse livro delicado e torcemos para que ele nos traga outros livros com mais crônicas belas como estas.

Eu não tenho muito o costume de ler livros de crônicas, porém, assim que este foi lançado ele foi tão aclamado, tão comentado, e como eu gosto muito de textos que falem de amor eu resolvi ler, e não me arrependi. A medida que ia virando cada página dessa obra, ia me identificando com muitos trechos, e alguns pareciam feitos exatamente para mim, enquanto parecia que o autor falava diretamente para o coração de quem estava lendo. Mas confesso que li ele de uma forma rápida, ansiosa para descobrir o que vinha pela frente, mas ao terminá-lo, me dei conta de que esse é um livro daqueles que devem ser degustados, lido aos poucos para absorvermos cada palavra que está sendo dita.

O que mais me chamou atenção em toda a obra foi a construção dos textos. O autor escreveu todos de uma maneira aleatória mas ao mesmo tempo todos parecem ser interligados, contando uma história dos sentimentos. Além disso, achei no livro várias partes de reflexão, mas que não pareceram forçadas e nem clichês.

Por outro lado, essa certa aleatoriedade dos textos em alguns momentos acabou me incomodando e alguns não tiveram forte significado para mim, mas isso ocorreu com poucos e eu não diria que deve ser considerado como um ponto extremamente negativo.

Ao contrário de um livro de ficção, não há muito o que falar a respeito desse livro pois acredito que a experiência será única para cada um que conhecê-lo, e, para cada fase da sua vida. É um livro daqueles que podemos manter na cabeceira da cama e lermos em algum momento um dos textos para sabermos que alguém passou pelo mesmo que nós, para tentarmos entender o incompreensível ou até mesmo para termos uma dose de esperança, tão necessária em alguns dias. Deixo essa recomendação para todos aqueles que já amaram ou que amam, e deixo abaixo mais alguns dos trechos do livro que me marcaram.

Continua...

site: http://rillismo.blogspot.com.br/2016/11/resenha-no-meio-do-caminho-tinha-um.html