No Meio do Caminho Tinha Um Amor

No Meio do Caminho Tinha Um Amor Matheus Rocha

Resenhas - No Meio do Caminho Tinha Um Amor

Tamara 27/11/2016

Eu não tenho muito o costume de ler livros de crônicas, porém, assim que este foi lançado ele foi tão aclamado, tão comentado, e como eu gosto muito de textos que falem de amor eu resolvi ler, e não me arrependi. A medida que ia virando cada página dessa obra, ia me identificando com muitos trechos, e alguns pareciam feitos exatamente para mim, enquanto parecia que o autor falava diretamente para o coração de quem estava lendo. Mas confesso que li ele de uma forma rápida, ansiosa para descobrir o que vinha pela frente, mas ao terminá-lo, me dei conta de que esse é um livro daqueles que devem ser degustados, lido aos poucos para absorvermos cada palavra que está sendo dita.
O que mais me chamou atenção em toda a obra foi a construção dos textos. O autor escreveu todos de uma maneira aleatória mas ao mesmo tempo todos parecem ser interligados, contando uma história dos sentimentos. Além disso, achei no livro várias partes de reflexão, mas que não pareceram forçadas e nem clichês.
Por outro lado, essa certa aleatoriedade dos textos em alguns momentos acabou me incomodando e alguns não tiveram forte significado para mim, mas isso ocorreu com poucos e eu não diria que deve ser considerado como um ponto extremamente negativo.
Ao contrário de um livro de ficção, não há muito o que falar a respeito desse livro pois acredito que a experiência será única para cada um que conhecê-lo e para cada fase da sua vida. É um livro daqueles que podemos manter na cabeceira da cama e lermos em algum momento um dos textos para sabermos que alguém passou pelo mesmo que nós, para tentarmos entender o incompreensível ou até mesmo para termos uma dose de esperança, tão necessária em alguns dias. Deixo essa recomendação para todos aqueles que já amaram ou que amam, e deixo abaixo mais alguns dos trechos do livro que me marcaram.

Quots

"Às vezes me pergunto aonde as nossas diferenças ainda vão nos levar. Mas tenho medo do fim. Tenho medo do “nunca mais” ou até mesmo de um “até logo”, de um tempo que possa não ser suficiente para trazer você de volta."

"Talvez eu não só te ame tanto, como tenha um medo absurdo de perder você. De ver você escorrer entre os dedos, de não ter braços para fazer você caber no meu abraço, de não ter o gosto do beijo certo para fazer você querer me beijar sem parar, sem precisar respirar, sem sequer pensar em sair daqueles segundos que deveriam ser minutos, horas, dias, meses e anos que eu quero passar ao seu lado. Te amo."

"Descobri, com o passar das minhas noites em claro, que o amor é loucura. É falta de sanidade. De sensatez. De medidas. O amor não reconhece espaços, não se rende a obstáculos, fronteiras, não olha para os lados. Ainda que existam outros sete bilhões de pessoas no mundo, escolhi estar aqui. Aqui imaginando seu rosto ao dormir, com expressão de paz, com cara de quero mais. Quero mais você. Quero mais a gente. Quero mais dias de felicidade."

"É isso. Já não me resta mais nada a dizer. Acho que cabe um último agradecimento por todas as vezes que você me deu asas. Que me fez voar, ainda que sem tirar os pés do chão. Depois você me tirou o chão, mas eu já não tinha mais asas. Não tem problema. Eu flutuo. Porque um coração tranquilo é leve! Saio dessa relação com a consciência tranquila de que fiz o que pude. Dei o meu melhor. O resto são as histórias que a gente vai contar por aí. Ou fingir esquecer."

"Acho que amadurecer é meio isto: perder algumas pessoas pelo caminho, pela estrada. Jurar que vamos marcar qualquer coisa, um cinema ou um chope no fim de semana, um barzinho, uma viagem, um encontro, um show, nada. É isso. Nunca marcamos nada. Nunca fazemos nada. Nunca mais a gente. Nunca mais a nossa amizade. Nunca mais a sua presença que já era necessária na minha vida. Nas minhas horas. Nas minhas noites de insônia."

"Entendi que dar amor, carinho, afeto e atenção não é errado. Não é pecado dar ao outro aquilo que você gostaria de receber. No fim, é só o seu jeito. É só você sendo você mesmo. Se o outro lado, se a outra parte, amigo, não sabe receber afago, que ela lide com suas próprias frustrações. Não adianta mudar nossa essência por algo que não deu certo, por alguém que não vale a pena."

"O amor, no fim das contas, é um imenso gesto de amizade. Não são apenas mãos dadas, beijos e corpos colados, suados, dividindo prazer. São momentos em silêncio, sem dizer nada, mas compartilhando uma vida inteira, repleta de perdas e ganhos só com um simples encontro de olhar."

site: Resenha postada originalmente em: http://rillismo.blogspot.com.br/2016/11/resenha-no-meio-do-caminho-tinha-um.html

Dhuly 24/04/2022

Eu estou completamente apaixonada por esse livro,por essa escrita,por tudo!
É incrível como este livro é capaz de tocar até aquelas feridinhas do fundo do peito,estou encantada!

Btrzslvsz 13/10/2022

Cara...
Que livro sensacional, como era apenas texto nos advertindo sobre algo levei bastante tempo para ler ele, foi em média uns 2 a 3 meses, pois eu lia ele sempre que a minha leitura atual não estava progredindo, mas se forem pegar ele para ler somente ele mesmo, acho que conseguem terminá-lo em um dia.
Sobre o livro em si, achei muito bom, soube nós entregar bastante tapas na cara.
Super recomendo!!

Mary - @mundo_literario.mary 28/01/2024

Uma obra fascinante
? A obra traz uma coletânea de textos que relatam as fases de um relacionamento, mas ao invés de começar pelo começo, a obra mostra logo de cara o Fim, para só assim dar continuidade as fases.

? Todos os textos seguem a temática de seus capítulos, falando a respeito dos sentimentos que vivemos no período de relacionamentos. Se você já passou por alguma dessas fases, com certeza irá se identificar com um dos textos.

? Eu amei a obra, foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e já estou bem animada para ler outras obras dele, pois o mesmo tem o poder de mexer com o leitor nos mínimos detalhes, o livro não só fala sobre o amor, ele exala e respira amor também e cura feridas que você talvez nem saiba que estão abertas. Recomendo demais.

Jessie 03/08/2023

Gostei muito de cada poema. Ele conseguiu transmitir em palavras um turbilhão de sentimentos. Passar por um fim de relacionamento não é fácil. E por vezes, só o que fazemos é sentir.

Rafaela.Braciak 02/10/2022

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM AMOR
O livro começa do fim e termina no começo, é tão lindo ver como uma dor, um trauma, pode se tornar em uma coragem e um amor leve.
Descrever a palavra "amar" é tão difícil, cada definição é única e exclusiva.
O livro te mostra que amar pode ser difícil, mas também pode ser leve e lindo.

Jeyse.Cristina 26/03/2024

Superestimado
Livro com muito clichê, uma narrativa repetitiva e monótona.
Não valeu a leitura - nem o investimento financeiro. Deixei no ponto de ônibus para que outra pessoa pudesse ler(e quem sabe gostar).
AliJu 26/03/2024minha estante
Que pena não ser bom, o nome é tão bonito

Jeyse.Cristina 26/03/2024minha estante
Infelizmente. Eu confesso que comprei pela capa, e pelo título. Mas fiquei totalmente decepcionada. Talvez para uma pessoa mais nova de idade, e com a cabeça diferente, ele valha a pena.

Maria 19/03/2022

Leitura rápida.. li no início da pandemia. Indico pra pré-adolescente.. tem algumas frases legais..

Geane.Gouvea 18/02/2019

Da "bad" ao "up" na emoção.
E o primeiro livro a ser concluído em recorde de tempo neste ano foi: "No meio do caminho tinha um amor". A escolha foi pelo título, e é muito interessante conforme vai lendo notar coincidências particulares, esse Matheus Rocha está me descrevendo? Vale a pena ler do início ao fim, pois se a "bad" bater no começo, lá no final terás um "up" na emoção, pois tudo passa nessa vida, até a uva passas.

Fernanda | @psiuvemler 14/11/2016

No meio do caminho tinha um amor | Blog Psiu, vem ler
Durante toda a leitura somos apresentados a um tema em especial: o amor. Mas não é apenas aquela água com açúcar, onde tudo é maravilhoso. Matheus nos apresenta, de forma esplêndida, todas as vantagens e consequências que viveu na própria pele – e é isso que deixa tudo mais especial. Somos arrebatados por crônicas que, em muitos momentos, parecem estar descrevendo situações de nossa vida e, em outros, nos dão vontade de apenas abraçar alguém e dizer que tudo ficará bem. É impossível não se identificar com, pelo menos, uma frase do autor.
Através de crônicas curtas que possibilitam uma leitura mais acelerada, o livro é dividido em três partes: fim, meio e começo – respectivamente. “Começo” é a menor parte do livro, de modo que as outras duas tomam um grande espaço. Para mim, isso acabou por tornar-se um ponto negativo. “Fim” e “meio” abordam o – óbvio – fim do relacionamento e as complicações enfrentadas quando as coisas já não estavam muito bem. Mas tanto drama durante mais da metade da narração deixou minha leitura arrastada e pouco aproveitada.
Uma onda de arrependimentos e desilusões nos atinge quando descobrimos um relacionamento que não tinha motivos para continuar quando nenhum realmente queria estar ali. Essa experiência negativa me frustrou bastante, pois eu li ótimos comentários sobre a escrita do Matheus e estava bem empolgada para começar a ler. Acredito não ter realizado a leitura no momento certo, por isso não aproveitei tanto quanto gostaria. Tentarei reler em uma ocasião mais favorável. Contudo, não posso dizer que a leitura foi de todo ruim, porque várias das citações do livro me deixaram refletindo sobre diversas situações.
Uma das coisas que mais impressionaram nessa obra foi a edição e parte gráfica. Todas as ilustrações, tanto da capa quanto do interior do livro, foram feitas por Phellipe Wanderley e ele merece infinitas felicitações, pois cada imagem deu outro ar para a leitura. As folhas da obra são um pouco mais espessas que o normal e são brancas. Como disse antes, a obra é dividida em três partes e cada uma delas se inicia com uma página em vermelho. A fonte tem um tamanho médio e cada conto tem a primeira letra personalizada.
No geral, foi uma boa leitura. Matheus possui uma escrita simples, porém poética. Depois que nos acostumamos ao ritmo da narração, as frases do autor parecem fluir enquanto conhecemos sua história. Recomendo para quem quer se aventurar como espectador das fases de um romance que não teve um final muito feliz. As experiências podem ser várias para cada leitor. Vale a pena conferir a obra.

site: http://www.psiuvemler.com.br/2016/11/meio-caminho-tinha-amor.html

Aninha 09/05/2019

No meio do caminho tinha um amor
Se vc quer um livro com uma história de amor fofa e clichê, NÃO LEIA ESSE LIVRO,pois n se trata de uma história se trata de mais de 50 textos inspiradores . Ele começa pelo fim ,o fim de um relacionamento ,o fim do encantamento .Mas isso n quer dizer q é um livro ruim pois ele é MARAVILHOSO

Camix 01/10/2019

Apaixonante!!!
Leitura leve e romântica!!!

Kai 14/10/2019

este livro mostra todas as fases de um relacionamento, desde o momento em que a gente se apaixona, desde a parte em que tudo acaba e enfim superamos e quando menos esperamos estamos apaixonados por outra pessoa.
eu amei a capa e toda a arte do livro, amei as frases e super me identifiquei com o livro.

Bruna 08/06/2020

Livro de leitura rápida, sobre amores e partidas, certeza que ja sentiu algo do que é descrito no livro.