As Cores Da Vida

As Cores Da Vida Kristin Hannah

Resenhas - As Cores Da Vida

Nina 09/11/2016

Minha paixão pela escrita de Kristin Hannah é recente, há poucos meses comecei a ler seus livros e ela conseguiu me cativar de um jeito que sinto que essa paixão será bem duradoura. Seus livros são sinceros, reais e repletos de emoção, portanto uma coisa é sempre certa, em algum momento da leitura você vai chorar, em outros vai gargalhar e com certeza, em vários você vai suspirar. E com As Cores da Vida não foi diferente.

Mais uma vez , Kristin Hannah nos conta de história de amor entre irmãs. Dessa vez elas são três: Winona, Aurora e Vivi An - mulheres que são muito diferentes mas que se completam e possuem um relacionamento baseado na fidelidade e no companheirismo. Elas perderam a mãe muito cedo, e mesmo o pai sendo um homem frio e distante, ele tem uma importância grande na vida das filhas, especialmente para Winona e Vivi An. Enquanto Win deseja desesperadamente a aprovação do pai e não consegue se relacionar com ele por mais que se esforce, para Vivi é tudo muito fácil, os dois são parecidos, amam as mesmas coisas e isso faz dela a filha preferida do pai.

A amizade das três parece inabalável, até que uma série de acontecimentos vão colocá-las de lados opostos. Verdades não ditas, sentimentos ocultos, inveja e ciúmes incontroláveis, um forasteiro muito sexy e até um crime misterioso. Será que o amor e a fidelidade das três irmãs é grande suficiente para sobreviver a tudo isso?

As Cores da Vida foi uma leitura surpreendente para mim. Quando eu pensava que tinha entendido qual o tema do livro, algo novo acontecia e um outro assunto começava a ser discutido. O livro acaba falando de vários tópicos polêmicos, como o preconceito racial, o descaso da justiça para os que são socialmente desprivilegiados, o ciúmes, a inveja - e tudo abordado de uma forma muito franca e realista, fazendo com que impossível não ser tocado pela história.

Os personagens são muito reais e bem construídos, todos com defeitos e qualidades, não há mocinhos e vilões, só seres humanos que erram e acertam, e principalmente, que se transformam e crescem com a história, especialmente Vivi An e Winona. Elas precisam lidar com tantos sentimentos duplos, que em vários momentos acreditei que elas não conseguiriam manter o companheirismo, mas o perdão e a fraternidade entre elas está sempre acima de tudo e de todos. É uma história linda de se ler, uma lição do sentido que família deveria ter.

Não vou falar mais porque não quero revelar demais do enredo, mas acreditem, muita coisa acontece que faz com que esse livro seja uma leitura imperdível. Mais uma vez Kristin Hannah conseguiu me encantar com sua capacidade de narrar sentimentos e situações complexas e de mostrar que, mesmo com tanta injustiça acontecendo por aí, o amor verdadeiro pode vencer as barreiras. Recomendo muito!

site: http://www.quemlesabeporque.com/2016/10/as-cores-da-vida-kristin-hannah.html#.WCMkBC0rLIU

Deise.Maria 28/11/2018

Uma história de redenção
Ah! Eu sabia que o final ia valer apena se tratando dessa autora que descreve tao bem dramas familiares em seus livros!!!. Achei a história um pouco enfadonha nao vou negar mas linda e emocionante, se trata de uma familia, Os Greys, as irmas Aurora, Winona e Vivi an perdem a mãe logo cedo e são criadas pelo pai que se torna uma pessoa amargurada, mas o amor que as t
irmas tem pela outra as ajuda a se manterem unidas principalmente em momento de dificuldade.
Quando a Vivi se apaixona por Luke o grande amor de Winona um laco se rompe entre as irmas e so reatado anoa depois quando muitos acontecimentos na vida das duas as une, Vivi acaba se apaixonando pelo misterioso Dalas e passa a ter um filho com ele. Ferida por ver que Vivi machucou Luke e consumida pela inveja, Winona passa a fazer de tudo para se vingar da irma.
Ate que ela percebe que isso a leva a caminhos tortuosos e que abalam a familia, mas depois de ser acusado injustamente por um assassinato, Dalas, Vivi ver a chance de ir em busca do perdão.
A história toda é construída com base no perdão, na redenção e na união da família achei super linda e emocionante!!

Janaina Magon 09/11/2018

Conversando Sobre Livros: As cores da vida
O livro conta a história de três irmãs, cuja mãe faleceu quando elas ainda eram adolescentes e do pai delas, que após a morte da esposa se fechou e passou a beber para curar a tristeza. A história gira em torno de toda essa família, suas relações de amor e de rivalidade, mas focando em Vivi Ann, a irmã mais nova e Winona, a mais velha.
Vivi Ann é a filha "preferida" do pai, sendo a única que permaneceu morando com ele no rancho da família e que ama os cavalos e a vida da forma como ele também ama. Ela é noiva de Luke, que é o amor da vida de Winona e essa morre de ciúme dessa relação. Porém, tudo muda quando surge um novo trabalhador no rancho, Dallas, por quem Vivi Ann se apaixona e, contrariando tudo e todos, se apaixona, se casa e tem um filho.
Tudo vai bem para a família, até que ocorre um assassinato na cidade, e acusam Dallas de tê-lo cometido. A partir daí, a vida de Vivi desmorona, especialmente após saber que, tendo sido condenado, ele não sairá da prisão e, por isso, ele lhe pede o divórcio. Passam-se muitos anos, até que Noah, filho de Vivi e Dallas, consegue reabrir a investigação junto com sua tia Winona, e começam a descobrir fatos até então escondidos.

(O restante da resenha você encontra no meu blog, INICIO DE CONVERSA. O link está abaixo!)

site: http://iniciodeconversa.blogspot.com/2018/10/conversando-sobre-livros-as-cores-da.html

Jady.Salles 07/10/2016

Reviravoltas da vida
É bem disso que o livro trata, das reviravoltas da vida, em várias passagens de ano o livro te prende e te ensina como a vida um dia está e no outro já não é mais.
Adorei

vannybs 14/09/2018

Maravilhoso
Como sempre, Kristin Hannah me emocionou. Ela fala sobre família, amor e amizade de uma forma só ela sabe fazer, escreve de um jeito que é impossível parar de ler. Ansiosa pra ler mais livros dela. Amo muito.

@zurcenila 18/06/2018

(Resenha) Livro – As Cores Da Vida – Kristin Hannah
Este é o primeiro livro da Kristin que leio. Ela tem mais de 20 obras publicadas e mais de 12 milhões de exemplares vendidos. Tem como característica livros intensos e comoventes.

As Cores da Vida nos traz a história de 3 irmãs, Winona, Aurora e Vivi Ann, que perderam a mãe ainda crianças e foram criadas por um pai triste, frio e sempre distante..

Elas são bem diferentes, Winona, a mais velha, é complexada com seu corpo, tem baixa autoestima. É sem dúvida a mais inteligente das irmãs mas a todo tempo tenta provar seu valor para seu pai sem ter retorno ou reconhecimento. Sempre frustrada em seus romances, acaba despejando na irmã mais nova suas mágoas sem que ela nem saiba o porquê. Aurora, a irmã do meio, desdobra-se para manter os laços familiares. Carrega um casamento fracassado e a falsa aparência de felicidade. Vivi Ann, a caçula que é sem dúvida a mais linda e destemida das três, enfrenta o maior calvário da história.

Confesso que no começo achei a história um pouco "arrastada".. os complexos de Winona, mas depois que ganha ritmo você não quer que a história acabe, pouco a pouco vamos mergulhando no drama dos personagens e nas angústias da trama.

Quando Vivi Ann aceita o pedido de namoro de Luke, sem saber que Winona nutre um amor antigo pelo rapaz, começa a desmoronar a relação entre as irmãs. Vivi não ama Luke mas tenta cultivar o romance por ele ser um cara legal.

Mas quando Dallas é contratado para trabalhar na fazenda da família, arrebata Vivi e ela põe fim no seu romance com Luke, iniciando sua história de amor com o índio forasteiro. A família se mostra contra o relacionamento mas ainda assim eles se casam.

Um crime acontece na cidade e Dallas é preso. Vivi precisa reunir forças para enfrentar toda a cidade e provar que seu marido é inocente. Será que ela consegue?

Simplesmente emocionante.. Recomendo! Ótima Leitura!

Bi Faria 09/06/2018

Capa linda! E que história sensacional, daquelas que te emocionam, te fazem roer as unhas e torcer por uma família.
As irmãs Grey perderam a mãe muito cedo, e desde então sempre se uniram para enfrentar a vida.
Mas a mais velha de todas, Winona, sempre teve problemas com relação a atenção que a irmã caçula, Vivi Ann, recebia do pai e a Aurora sempre estava ali para acalmar as tensões. Sempre se achou desajeitada, a única gorda da família, e sempre nutriu um amor por seu melhor amigo, o Noah.
E ele está de volta a cidade, ela acha que agora eles ficarão juntos. Mas ele conhece Vivi Ann e se apaixona, começam a namorar, e Winona quer morrer, mas precisa seguir com a vida.
Os planos que Vivi Ann tem para o rancho saíram do papel e agora eles precisam de alguém para trabalhar e morar na cabana perto da casa principal.
Um candidato aparece, Dallas, branco e índio, e Vivi Ann quando o vê sente algo diferente, será que é a paixão que sempre esperou?
Tantas coisas acontecem, traições, segredos não revelados e amor de verdade. Até algo acontecer e isso dividir e ruir a família Grey. De um lado Vivi Ann que acredita em Dallas e de outro Winona, que sempre suspeitou do agora, marido da irmã.
Quem é o culpado? Como a família ficará com esse situação? "O amor podia nos reduzir a nada; um amor perdido, mais ainda." @kristinhannahauthor @editoraarqueiro

Cady 19/02/2018

Ótima leitura
Esse livro trata das relações familiares, e das emoções humanas. É uma boa leitura, com algumas partes dramáticas, e um final que, ao meu ver, foi bem satisfatório para os personagens. Algumas partes, na narração de um determinado personagem achei um pouco desnecessário e chato, mas isso só acontece, mas para o final. Recomendo!

Kamila 07/10/2016

A história se passa na pequena cidade de Oyster Shores e começa com a morte da matriarca da família Grey. Agora, o pai teria que cuidar sozinho do rancho e de suas três filhas: Winona, Aurora e Vivi Ann. Elas eram novas quando a mãe morreu, então tem uma passagem de tempo e elas já são moças. Winona sofria de baixa auto-estima, era gorda, comia compulsivamente e seu crush não a correspondia. Pior, ele gostava da caçula Vivi Ann (me identifiquei com Win, me julguem).

Nesse meio tempo, o rancho precisa de um funcionário que realmente seja comprometido com o trabalho, já que nenhum fica por muito tempo no rancho. Até que Winona contrata Dallas Raintree. Até aí tudo bem, se ele não fosse índio. Logo de cara, percebemos que nos EUA, ser índio (ou nativo americano) é como ser negro (tanto lá como aqui). Porém, Dallas se mostra um excelente funcionário.

Aí começa a parte "novela mexicana": Win gosta de Luke, que namora Vivi Ann, que se apaixona por Dallas. Se fosse esse triângulo amoroso, estava bom, mas Win, que tanto gostei, começou a me irritar e fez uma coisa imperdoável - eu pelo menos não faria, não da forma como ela fez. Passado algum tempo, um crime choca a pequena cidade, colocando em xeque o conceito de família, algo que os Grey leva em conta há séculos - literalmente.

O que dizer dessa história? Não consigo dizer, só sentir. Mas comecemos falando das irmãs: Winona, a Win, é a mais velha. sempre sonhou em ter a aprovação do pai, mas o mesmo sempre cagou pra ela, coitada. Porém, cresceu e se tornou a melhor advogada da cidade. Muito inteligente, sempre deu um passo a frente na profissão, mas na vida pessoal, um belo fiasco (falta de auto-estima é coisa séria), por isso me identifiquei com ela. Mas, em dado momento, ela começou a me irritar, tanto que minha vontade era de entrar no livro e socar a cara dela.

Aurora é a do meio. Aparentemente tem a família perfeita: é casada com um cara comum, tem dois filhos pequenos e é a mediadora dos Grey, sempre disposta a conversar, ouvir e encontrar soluções para os problemas das irmãs. A perfeita dona-de-casa. Mas ela tem seus próprios dilemas: a família não é tão perfeita, mas pelo menos não sofre com a língua do povo. Eu diria que ela é sonsa, mas depois do que lhe aconteceu, ganhou meu respeito.

Vivi Ann é a caçula e o orgulho do pai. Ela é amazona, por isso ela é tão querida pelo velho Grey. Por ser a mais nova, ninguém lhe dá muito crédito, acham que ela tem a cabeça vazia. É só fachada, porque ela é tão inteligente quanto suas irmãs, mas como é brincalhona e um pouco impulsiva, meio que ninguém liga pro que ela pensa. Em dado momento me irritou também, mas, não faria o que ela fez durante o livro, abandono é uma coisa muito pesada. (um pequeno spoiler, sorry)

Sabendo um pouco de cada, arrisco dizer que, apesar de tudo, a família permanece unida. Em tempos em que se perde tempo discutindo o conceito de família, só de saber que ainda é possível três irmãs superarem uma barra muito pesada, dá esperança em mim. Não sou tão ligada ao resto da minha família e admiro quem tem contato próximo com tios/as e primos, gostaria de saber como é (se você que me lê sabe, por favor, escreva nos comentários). Esse livro mostra bem como a família que nasce estruturada, morre estruturada.

A nota negativa do livro é o pai Grey. Que velho escroto! Primeiro você pensa que ele prefere Vivi Ann às demais (por ela montar cavalos), mas ele se mostra uma pessoa fria, horrível, por ser pai, é pior ainda. Pobre Win, cada vez que o pai a humilhava, minha vontade era de entrar no livro e abraçá-la (mesmo eu querendo dar uns tapas nela). Ele, por ser neto do fundador de Oyster Shores (grande bosta, sinceramente), só se importava com as aparências, com o que a população diria sobre o comportamento das moças.

Já disse que amo Kristin Hannah? HAHAHA disse sim, mas digo de novo: ela é maravilhosa! O livro, apesar de ter uma parte meio novela mexicana, é bem escrito, bem estruturado e intrinsecado, ou seja, fechadinho, sem pontas soltas. Aliás, ela dividiu a obra em duas partes, pois há uma passagem de tempo considerável (é spoiler?). Quanto ao trabalho da Arqueiro: que lindo! Se eu não estivesse fazendo o TCC, teria devorado esse livro em dois dias, porque a escrita dessa mulher te envolve de tal modo que você perde a noção até da vida!

Não encontrei erros de revisão/edição e a capa é uma lindeza! Dá vontade de ficar olhando pra ela pra sempre. Termino dizendo que As Cores da Vida é um livro que deve ser lido com carinho, degustado, sorvendo cada informação que a Kristin fornece. Não preciso dizer mais nada, apenas leiam!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/10/resenha-as-cores-da-vida.html

Vanessa Vieira 20/01/2018

As Cores da Vida - Kristin Hannah
O livro As Cores da Vida, da autora Kristin Hannah - best-seller com 12 milhões de livros vendidos -, nos traz um romance tocante e sensível envolvendo três irmãs e o profundo laço de afeto que as une. Como é previsível de se esperar de todo relacionamento humano, Winona, Vivi Ann e Aurora cometem a sua cota de erros e acertos, mas sempre acabam interligadas pelo amor e pela cumplicidade, culminando em uma história intensa e comovente.

As irmãs Aurora, Vivi Ann e Winona perderam a mãe muito cedo e foram criadas pelo pai, um homem sempre distante e frio. Todo o amor que elas conhecem vem do profundo laço que criaram entre si e, embora as três tenham personalidades bastante distintas, são intrinsecamente inseparáveis e unidas.

Winona é a irmã mais velha e o porto seguro entre elas. Ela nunca se sentiu confortável no rancho em que a família vive há gerações e sabe que não possui as qualidades que o pai admira. Mesmo sendo a melhor advogada da região, ela sempre está procurando por mais e tentando a todo custo provar o seu verdadeiro valor. Já Aurora, a irmã do meio, é a conciliadora das três. Ela faz de tudo para contornar os problemas familiares e se dedica em prol da felicidade dos outros, mesmo que para isso tenha que ocultar suas próprias tristezas. Vivi Ann é a estrela da família. Linda, romântica e sonhadora, ela tem um espírito indomável e é dona de um generoso coração, o que lhe faz ser amada por todos ao seu redor. A vida de Vivi Ann é praticamente perfeita até que um forasteiro chega à cidade e a transforma em um verdadeiro turbilhão de acontecimentos e sentimentos. De uma hora para outra, tudo muda entre as irmãs e a lealdade que elas sempre nutriram acaba sendo colocada à prova. Segredos dolorosos vêm à tona, ao mesmo tempo em que a cidade se choca com um terrível crime e as irmãs, sempre tão unidas, acabam sendo colocadas em lados opostos de uma mesma verdade.

As Cores da Vida nos trouxe um romance belo e cativante sobre amizade, amor, família e rivalidade, tecido de forma natural e resultando em uma história intensa e comovente. Amo a escrita da Kristin Hannah e a forma doce e mágica da autora de arquitetar e desenvolver suas histórias e com esse livro isso não foi diferente. Acompanhamos a trajetória de três irmãs extremamente diferentes entre si, entretanto irrevogavelmente unidas pelo amor e pela lealdade, que acabam sendo testadas friamente por sentimentos e pontos de vista contraditórios. O desenrolar dos fatos foi muito bem conduzido e nos apresenta as personagens minuciosamente, tanto no que concerne às suas principais características como aos argumentos responsáveis por formarem suas próprias opiniões e convicções. Narrado em terceira pessoa de modo fluído e bastante envolvente, o livro me proporcionou uma leitura maravilhosa, emocionante e completamente cativante.

Winona é a mais responsável das irmãs e desde cedo convive com a indiferença e a frieza do pai. Ele faz de tudo para alfinetá-la e humilhá-la e não esconde de ninguém que a sua favorita é a caçula da família, Vivi Ann. Escondendo um profundo amargor na alma, Winona luta dia após dia para provar o seu valor e se sagra uma mulher inteligente, perspicaz e independente. É possível notar que devido ao menosprezo do pai, ela sempre enxergou Vivi Ann com uma certa rivalidade - por mais que ame profundamente a irmã - e não consegue entender muitas de suas atitudes. Ela acredita que a irmã não valoriza o amor como deveria valorizar e isso acaba fazendo com que Winona tome uma atitude impensada, que por muitos anos ainda ressoe em sua alma. Gostei de acompanhar o amadurecimento da personagem, sobretudo a forma como ela tenta lidar com os seus próprios erros, além de admitir seus pecados e tentar repará-los. Mesmo surgindo na história como uma mulher amargurada e com muito complexo de inferioridade, ela conseguiu se desenvolver de uma forma arrebatadora e se tornou uma das melhores personagens do livro.

Aurora é a cola que liga as irmãs. Mesmo tendo tomado o partido de Vivi Ann no desentendimento que abalou a família, ela tem um espírito extremamente pacificador e luta incansavelmente para restaurar o equilíbrio entre as irmãs. Ela passa por muitos problemas, sobretudo conjugais, e mesmo assim os sufoca na ânsia de arquitetar a felicidade daqueles que ama, mostrando toda a beleza e grandiosidade de seu espírito.

Vivi Ann é uma mulher belíssima, destemida e sempre foi a favorita do pai. Tudo em sua vida sempre correu dentro dos trilhos, até que ela se envolveu com o misterioso forasteiro Dallas. Mestiço de índio, ele é um homem profundamente sedutor e repleto de cicatrizes na alma, que atrai Vivi Ann tal como uma abelha é atraída pelo néctar das flores. Os dois vivem uma paixão profunda e arrebatadora até que são dolorosamente separados pelas circunstâncias de um terrível e assombrador crime. Vivi Ann sempre foi a estrela da família e o tipo de mulher que sempre teve tudo à seu bel-prazer - desde o amor dos rapazes da região à afeição e a simpatia de quase todos os habitantes da cidade - mas o que realmente acalenta e satisfaz a sua alma é o profundo sentimento que nutre por Dallas. Ele a enxerga como ninguém foi capaz de enxergá-la e toca as cordas de seu coração como se estivesse dedilhando o mais exímio instrumento, mostrando em pouco tempo que os dois são metades de uma mesma alma. E mesmo quando tudo desaba entre o casal, o amor entre eles se mostra forte e poderoso, capaz dos maiores sacrifícios e abnegações para sacramentar sua existência.

Em suma, As Cores da Vida é um livro arrebatador e deliciosamente romântico, que nos traz uma linda história sobre família, redenção, perdão e amor. Kristin Hannah explora as nuances do pertencimento, bem como os sentimentos de seus personagens e a complexidade das tensões familiares, construindo um romance incrível, envolvente e profundamente cativante, que poderia facilmente ser transformado em uma adaptação cinematográfica de sucesso. A capa do livro é lindíssima e nos traz três buquês de flores distintas entre si - representando as irmãs da história - e uma ferradura enferrujada - sinalizando o peão misterioso da trama, Dallas - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2018/01/resenha-as-cores-da-vida-kristin-hannah.html

Patricia Chame 19/08/2017

Amei!!!!!
Mais uma arrebatadora história da Kristin Hannah - super recomendo!

Românticas 08/05/2017

Resenha do Blog Mulheres Românticas
As cores da vida é o tipo de obra que aperta seu coração a cada palavra lida. Durante a trajetória das irmãs Aurora,Vivi Ann e Winona até os momentos mais calorosos pareciam não ter espaço frente ao nó permanente que ficava em minha garganta.

Rodeadas pela simplicidade da vida do campo em Water's Edge,as três vêem sua vida se modificar completamente a partir da morte da mãe ainda na infância. Apesar da tragédia se, precedentes,o que realmente altera totalmente a vida das irmãs é uma carruagem de sentimentos obscuros que invade o coração de uma das irmãs.

Aprendemos com a dor dos múltiplos desfechos da obra que pequenos atos de sinceridade - mesmo precedidos de uma boa dose de...

Para ler o restante da resenha, visite o Blog Mulheres Românticas.

site: http://www.mulheresromanticas.com.br/2017/02/kristin-hannah-as-cores-da-vida-arqueiro.html

Jessica.Ferreira 05/05/2017

Família é redenção
Esse foi o primeiro livro lido da autora Kistrin Hannah, sempre ouvi vários comentários a respeito dos livros dela e a um bom tempo ele tava na lista pra ler e foi uma leitura surpreendente.
Este livro fala sobre assuntos como inveja, amor, rancor, perdão e família?. E essa leitura, pra mim, foi um misto de emoções, eu tentava entender certos trechos e não conseguia achava que a personagem poderia falar determinada coisa para a irmã ou simplesmente deixar pra lá, mas a autora me surpreendia a cada reviravolta. Mais ou menos na metade do livro eu sentia quanto o amor à família é importante e se deve acima de tudo tentar contornar as dificuldades encontradas nela.
E o final...bom....achei lindo, mesmo já prevendo o que ia acontecer, foi lindo.

Rascunho com Café 03/05/2017

Uma história sobre inveja e redenção
A inveja é um sentimento que consome, que dói e que acima de tudo, quando não controlado, pode destruir vidas. É sobre esse sentimento pouco nobre que se trata o livro de Kristin Hannah.

Winona, a mais velha de duas irmãs, se viu orfã de mãe aos 15 e com a incumbência de manter a família unida. Mas como fazer isso quando se quer a aprovação do pai, um homem rabugento e durão que só tem olhos para a caçula “perfeita”?

Através dos anos, vemos Winona vivendo com esse sentimento incubado até que um velho amigo de infância retorna para cidade em que ela vive, e a frágil redoma que segurava sua inveja e ressentimento se quebram.

Entre decepção, desconfiança, paixão e perda, Kristin nos leva em uma brilhante história onde a redenção e a reparação não acontecem imediatamente. Aquela família só se mantém unida por um inquebrável laço de fraternidade, posto a prova inúmeras vezes.

É difícil construir um personagem com um detalhe tão pouco lisonjeiro quanto de Winona e fazer com que o leitor se afeiçoe a ela, mas é isso que acontece durante o livro, sentimos pena da mais velha das irmãs, não a perdoamos, porém sentimos empatia pelo que é ser rejeitada e torcemos para que ela tenha sua chance de se transformar de patinho feio a cisne.

Outros personagens colaboram para deixar trama do livro envolvente, com o romance forte e irresistível da exuberante Vivi Ann e o mistério cowboy Dallas.

Enfim, um ótimo livro que possui uma sensibilidade feminina no melhor estilo Kristin Hannah.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2016/09/as-cores-da-vida-uma-historia-sobre.html#.WQngDBMrLIU