Nerve Jeanne Ryan

Resenhas - Never

Vitória 06/06/2018

Em muitos momentos eu fiquei perdida, muita ação junta. Porém, eu amei a leitura desse livro, Vee é demais igual como Ian. Só que, eu senti falta de algumas informações que passaram no filme. O livro é bonzinho, a leitura é rápida e não tem muitas gírias ou palavras difíceis que você não vai conseguir entender, pelo contrário, um contexto muito básico de se entender.

O que eu senti falta no final, foi que o prólogo apareceu uma coisa que não apareceu no livro (li online), o final acabou com suspense, que tudo indica para um segunda livro, talvez.

"Desce a cortina"

Bia 29/04/2018

O Filme é Melhor
A leitura é válida, mas a trama do filme é muito melhor, assim como os desafios. O plot da terceira categoria (jogador, observador, prisioneiro) é muito boa, e acredito que faz muito sentido. O final do filme também é muito melhor, liberar a mensagem para cada usuário informando que o mesmo foi cúmplice de um homicídio é muito melhor do que o final sem graça e sem resolução do livro.

Larissa Benevides (Clã) 26/09/2017

Resenha: Nerve
"Meu telefone e o dele tocam ao mesmo tempo, a mesma voz de criança fazendo ruídos infantis, um som que me faz pensar em um filme de terror. É o toque do NERVE. E o nosso próximo desafio."

Nerve é um livro que foi publicado originalmente em setembro de 2012 e que veio para o Brasil junto com a adaptação para o cinema, através da editora Planeta dos Livros, com o selo Outro Planeta.

A protagonista do livro é a Vee, uma jovem que trabalha nos bastidores do teatro de sua escola, além de ser maquiadora dos atores. Sua melhor amiga é a Sydney, a garota mais popular da escola. Possuí uma queda pelo popular da escola, Matthew, e espera uma chance na festa do final da temporada da peça.

Cansada de ficar nos bastidores, Vee decide entrar no site do jogo Nerve e cumprir um desafio para mostrar que não é tão previsível quanto todos pensam.

Resultado de imagem para gif animado celular
Assim o livro vai apresentar o Nerve, um jogo de verdade e desafio onde não existe a opção de escolha pela verdade. O jogo é dividido entre os jogadores e observadores onde quem escolhe observar paga uma taxa de assinatura e quem escolhe jogar aceita desafios que serão filmados e transmitidos ao vivo em troca de prêmios, tudo pelo celular.

O jogo não é "legal" e seus criadores são desconhecidos, os participantes se inscrevem para jogar e na primeira fase precisam de bastante visualizações do desafio cumprido para poder ser selecionado para o top jogadores e participar da segunda fase e assim alcançar prêmios maiores além de muita visualização.
"É difícil acreditar que pouco antes eu estava deprimida atrás de uma cortina empoeirada vendo minha melhor amiga me esfaquear pelas costas. E agora? Prêmios, diversão e dinheiro, talvez. Porém, mais importante, um cara delicioso que me olha como se eu fosse um doce."

Vee realiza seu desafio inicial, mas apesar de não ter feito com a intenção de conseguir continuar no game, recebe a mensagem convidando para a próxima fase. Por conta de vários acontecimentos na grande noite do final da peça, a protagonista decide continuar no jogo e assim o livro começa toda a sua ação.

O parceiro de jogo de Vee é um rapaz selecionado e "apresentado" pelo próprio sistema. Ian é um rapaz muito atraente e esperto, e a dupla se ajuda para completar os desafios que vão ficando mais difíceis com o decorrer do tempo.

Então o livro vai mostrar tudo o que os jovens fazem para concluir missões e toda a repercussão deles pela internet. Existe outro personagem secundário, mas que tem muita participação na história, o Tommy. Amigo de bastidor de Vee e que auxilia nos primeiros desafios da jovem.
"Três horas. Menos de duzentos minutos. Já vi filmes mais longos que isso. Com um movimento afirmativo de cabeça, endireito os ombros. Juntos, empurramos a porta pesada."

Resultado de imagem para gif animado anonimos na internet
Um livro que fala sobre a busca dos jovens por atenção e "visualização", escolhas impulsivas e comportamentos instintivos, a impunidade dos comportamentos realizados online (crimes virtuais), o pensamento muito ruim de pessoas que acham que a máscara da anonimidade da internet faz com que suas atitudes sejam menos erradas. A ideia da autora foi sensacional e consegue abordar vários itens da era da internet de modo rápido e cheio de ação.

O que me desagradou um pouco foi a falta de aprofundamento dos personagens principais o que dificultou minha ligação com eles. Além de alguns comportamentos da personagem principal que não me fizeram concordar com ela. Mas ainda assim gostei da leitura.

No mesmo dia que terminei a leitura, fui assistir a adaptação no cinema. Confesso que algumas modificações na histórias fizeram com que eu achasse o filme um pouquinho melhor que o livro. Porém algumas modificações não fizeram sentido (como toda leitora que assiste adaptações, não tem nenhum que nos faça sair sem essa sensação, hahaha).
O centro da história e as principais mensagens que a autora queria passar no livro estão presentes na adaptação. Mas existem muitas modificações nos personagens, nos desafios (todos são diferentes do livro), no desenvolvimento jogo, enfim, só foi utilizada a ideia central do livro mesmo! rsrsrs

Mas eu recomendo tanto o livro quanto o filme. Acredito que o livro possa ter uma continuação, quem sabe, dependendo da movimentação por conta da adaptação, a autora decida escrever um outro livro. Vamos aguardar!

"PESSOAS QUE GOSTAM DE VENCER SEMPRE VÃO JOGAR."

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2016/09/resenha-nerve-de-jeanne-ryan.html

Vivendo a Vida 07/09/2017

Nerve
O livro é basicamente um pouco diferente do filme. Com cenas inéditas, vale a pena ler o livro e ver o filme. O livro é uma leitura super rápida. O filme é intenso. Muito bom, recomendo os dois

Camila 17/08/2017

O curioso caso do filme que era melhor que o livro
Eu tenho um grande problema com filmes que foram baseados em livros porque se não li, pre-ci-so ler!!!

O que caso é que assim que descobri que tinha livro devorei as páginas! A leitura é muito ágil (no começo) e a história é bem interessante (no começo). Depois é mais do mesmo que todo mundo está acostumado: a amiga que vibe a sombra da garota mais popular do colégio, o cara (popular e impossível de pegar) que ela gosta, o melhor amigo (que é apaixonado por ela) e (é claro) o bonitão que olha pra mocinha quando nunca nenhum outro olhou! Mistura tudo coloca um jogo muito louco no meio e ta feito o livro!

Um livro bem mais ou menos. Conforme a leitura foi passando a coisa ficou bem enfadonha, chata mesmo porque acontece um monte coisa nada a ver com nada (SPOILER) e simplesmente termina com todo mundo saindo pela porta (SPOILER).

A Vee não é uma personagem carismática, em nenhum momento a gente se conecta com ela, torce por ela, nem sente ódio, xinga... nada! Os desafios são sem graça e o final... aff, sem comentários!

O filme tem muito mais emoção, muito mais ação, os desafios são instigantes, a Vee não tem sem graça e o Ian... Sem comentários rsrsrsrs!!! Mas eu achei beeeeem diferente uma história da outra, mudaram totalmente os desafios, o final, as motivações da Vee, do Ian. Acho que mais um pouco nem ia dar pra usar o mesmo nome porque ia ser outro filme!!!

Enfim... 5 estrelinhas pro filme, pro livro... Bom, deixa pra lá.

AmadosLivros 16/08/2017

Esse é um dos livros mais contemporâneos que já li nos últimos tempos, e eu vou contar para vocês o porque! Nerve, na história, é um jogo estilo BBB, as pessoas realizam provas determinadas pelo Nerve, gravam tudo e enviam para o site que transmite tudo online. Pessoas pagam para assistir, e muitos se empenham (e como se empenham) para participar dos desafios e ganhar os prêmios oferecidos pelo Nerve. Quanto mais sucesso você faz, maior o prêmio que o Nerve vai te oferecendo para você continuar no jogo até chegar as partidas ao vivo. Conseguiram entender a ideia do que é o Nerve? Então vamos falar sobre a história.

Nossa personagem principal é a Vee. Ela é uma garota relativamente tímida que jamais imaginaria tomar os holofotes, ela deixa todas as luzes e o brilho para sua melhor amiga Sydney, a garota mais popular da escola. Nossa Vee trabalha nos bastidores, literalmente, como maquiadora no teatro da escola. Eles estão apresentando uma peça, e finalmente depois de tanto tempo, Vee está tendo um pouquinho de liberdade com os pais.
Depois de ficar bem zangada por causa de uma paixonite, Vee resolve encarar um desafio do Nerve, ganhar algo que ela queria, e bem, ela faz. Com ajuda do seu amigo Tommy ela realiza o primeiro desafio que não sai bem como ela queria. Mas, ela acaba fazendo sucesso. E depois de uma desilusão mais séria, envolvendo sua paixonite e sua melhor amiga, ela continua a encarar os desafios do Nerve que vão ficando cada vez mais difíceis e até perigosos.

O que mais achei interessante no livro, é o alerta que fica subentendido para todos os leitores sobre o perigo da internet. Muitas vezes aquilo que consideramos inofensivo é uma ameaça real, e nem sempre existem finais felizes. Nunca tinha lido nada da autora, e achei a escrita dela fácil e bem fluida. Ela consegue criar situações que nos prendem e nos surpreendem. Eu gostei bastante da leitura e recomendo.

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2017/02/livro-nerve.html

@estante.roxa 19/07/2018

É possível um filme ser melhor do que um livro?
Pois foi como me senti neste livro.

João Victor - @sigamoslivros 26/07/2017

Resenha também no Instagram @livro.is.life
? 5/5 ?
? Autora Jeanne Ryan
? editora outro planeta
? 302 páginas
? ficção

NERVE vai nos apresentar a história de Vee uma garota que vive no bastidores literalmente, pois ela participa da caracterização de seus amigos para uma peça de teatro, no entanto essa vida não a agrada, ela quer ser a protagonista (que no momento é a sua melhor amiga, Sidynei), aquela que beija Metwel - seu crush.

E Metwel sempre a desafia a participar do novo jogo que está desafiando o mundo, o NERVE - um jogo que impõe a seus participantes desafios de vários caráteres e que se o desafio for cumprido os participantes ganham prêmios tentadores, na verdade são prêmios que os participantes desejam muito, tipo, muito mesmo. Fazendo assim com que as pessoas não resistam a participar.

E Vee é uma dessas pessoas, então com a ajuda de Tommy - seu amigo - eles escolhem um desafio a ser cumprido. Após eles realizarem o desafio Vee percebe que teve um probleminha com ela. E seu vídeo se torna viral na web, fazendo com que ela seja escolhida para as classificatória e assim fazendo mais e mais desafios que não são mais de um nível muito fácil. Nesse 'jogo' ela conhece Iam - outro participante do NERVE - e que nas próximas provas contará com a ajuda dele, e visse versa.

Nesse livro consegui tirar algumas lições: de como as pessoas disponibilizam tanta informação pessoas na internet e como é fácil ser manipulado por desejos e ainda fazemos aquilo que outras pessoas - mesmo sem conhecer - nos mandam só para termos uma visibilidade na web e sermos "conhecido" ou mesmo provar sermos o que não somos.

Yaya 25/06/2017

Então ???
Vamos falar de "Nerve", eu ri com esse livro, no começo, ri muito, os desafios, os micos que eles pagam são engraçados, mas é só. A história é muito, muito, muuuuuuuito mal elaborada e desenvolvida, a vee (Vênus) é até carismática, eu gostei dela, já os outros ?.
A premissa é incrível, poderia ter sido um livro sensacional, só que não foi, corrido demais, deveriam ter dividio em dois volumes, talvez assim a autora conseguisse desenvolver melhor a história dos personagens e não ficar tão superficial a relação deles, acho que esse foi o problema, esse livro PRECISAVA de mais paginas para se desenrolar melhor.
Sobre o filme, ri muito com os primeiros desafios, mas NÃO TEM NADA A VER COM O LIVRO, eles pegaram só a essencia dos personagens principais e o jogo nerve, a forma como acaba não é a mesma, o desenrolar não é o mesmo, nem o motivo que leva ela a jogar é o mesmo, e no livro a amiga dela não é tão vaca.

Milas Caldas 17/06/2017

Imagine um jogo onde você usa apenas o seu celular para filmar as provas propostas: jogar um copo de água gelada na própria cabeça, esperar que um desconhecido te compre um café enquanto você canta a plenos pulmões uma música bem sem sentido. Aparentemente, tarefas inocentes, um pouco constrangedoras, e até embaraçosas, mas que valem o esforço para ganhar prêmios muito desejados. No livro temos esse game, e ele se chama Nerve, muitas pessoas pagam para poder assistir as provas tanto online quanto presencialmente. Ninguém conhece os criadores desse jogo, nem a real extensão dele.

A personagem principal da história é a Vee, ela tem trabalhado nos bastidores da peça de sua turma. Ela tem dado muito duro, e sido bastante responsável, mas mesmo assim, seus pais não conseguem confiar nela totalmente, e a Vee já esta cansada de sempre ficar às sombras. E, é assim, é um impulso, que ela decide cumprir um dos desafios do Nerve, para mostrar que ela não é tão previsível quanto todos acham.

A princípio Vee não tinha a intenção de continuar no game, mas após realizar a primeira tarefa, ela recebe outra proposta tentadora, e acaba aceitando mais uma vez. E o ciclo segue se repetindo. As tarefas são “brincadeiras” tolas e atos de rebeldia, mas a medida que a narrativa vai avançando, Vee começa a repensar sobre suas escolhas, e acaba se dando conta que está presa em algo muito maior do que apenas um jogo inocente.

A narrativa da autora é muito fluida, e vamos avançando na história sem nem perceber. Eu achei os personagens um pouco rasos demais, e não consegui formar reais conexões com eles, mas mesmo assim torci para que as coisas dessem certo para a Vee. O livro foi adaptado esse ano para as telonas, e eu ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme, mas verei assim que puder! Uma leitura bem interessante que com certeza vai cativar os fãs dos jogos online.

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/09/resenha-nerve-de-jeanne-ryan/

Rafael 02/06/2017

Você é um Jogador ou um Observador?
Desde quando vi o trailer de Nerve e descobri que era a adaptação de um livro, fiquei muito interessado em ler. Acabei assistindo ao filme primeiro, mas ainda assim desejava fazer essa leitura. Além da história chamar bastante minha atenção, queria saber se a ideia havia sido melhor desenvolvida aqui, pois é similar a de The Game, que foi uma decepção.

E como foi! A história nos prende desde o primeiro capítulo e é quase impossível parar de ler, de tão frenética. Jeanne conseguiu criar o jogo de uma forma convincente e real, com pessoas dispostas à tudo para conseguir o que querem. E mesmo não concordando com várias atitudes de Vee, provavelmente faríamos o mesmo se estivessemos em seu lugar. A crítica social que a autora faz também é extremamente positiva, pois os Observadores são como o público, que acha que pode dar palpites ou falar mal de famosos simplesmente por eles serem pessoas públicas. O único ponto negativo foram os desafios. Apesar de alguns serem bons, a maioria são bobos se comparado aos do filme.

Em relação aos personagens, muita gente reclamando que todos foram rasos, mas eu gostei deles - não sei se foi por ter visto o filme primeiro. Apesar disso, concordo que durante toda a leitura, ficamos com dúvidas sobre as verdadeiras intenções de Ian, além de não termos um aprofundamento sobre o personagem - mas acredito que isso foi proposital. E Vee e Sydney conseguem se irritantes em alguns momentos, principalmente por algumas discussões infantis e sem motivo. No filme, minha favorita foi Vee, mas aqui gostei bem mais de Tommy.

E falando no filme, ele é totalmente diferente do livro. Apenas o nome dos personagens são mantidos. Os desafios, os prêmios... tudo é mudado. Até situações que são um pouco parecidas ainda conseguem ser bastante diferentes. Felizmente, o filme conseguiu ser tão bom quanto o livro e é um dos raros casos que ambas obras conseguem ter seus méritos. E diferente da adaptação, o livro aposta em um final bem mais realista, mesmo que seja um pouco aberto - e, ao que parece, foi a intenção de Jeanne e ela não pretende escrever uma continuação. Ainda assim mostrou o quão grandioso e perigoso o Nerve é. Queria muito um segundo livro, mas mesmo não acontecendo, Nerve foi uma ótima experiência.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

V. Rogatto 29/04/2017

Recomendo. Leitura rápida, fluida, que não deixa desgrudar os olhos.

SahRosa 21/03/2017

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Sabe aquele velho ditado que todo leitor conhece tão bem? Nunca julgue um livro pelo seu filme. Acredito que esta frase combina perfeitamente com Nerve da autora Jeanne Ryan e foi o motivo que me afastou do livro por um tempo, eu simplesmente detestei o filme, mas não vou explorar essa questão nesta resenha (mas você pode conferir minha opinião sobre o filme aqui) afinal neste post vamos falar de Nerve o livro, que sem dúvidas me surpreendeu em vários pontos, mas que infelizmente acaba deixando a desejar em outros, uma pena esta é a verdade, pois a ideia de Jeanne Ryan para história de Vee é muito boa e digo que sim, a leitura é intensa e envolvente, um livro que sem dúvida recomendo para os fãs de Young Adult!

Nerve é um jogo online que premeia seus jogadores ao completarem desafios peculiares, há de tudo, como jogar água em si mesmo e cantar no meio de várias pessoas, até desafios que podem ser de fato mortais, basicamente um verdade ou desafio, mas sem a verdade e com inúmeros prêmios. O Nerve sempre sabe como conquistar seus jogadores a permanecerem nos desafios que são filmados e postados para todos os observadores cadastrados. Vee, nossa protagonista, cansou de ser uma mera coadjuvante, ela quer ser o centro das atenções e mostrar que pode ser ousada, por isso decide se inscrever no Nerve. Surpresa por ter sido escolhida para novos desafios e para a rodada final, Vee contará com a ajuda de Ian, seu companheiro escolhido pelo Nerve. No entanto, conforme os desafios vão surgindo, Vee percebe o quanto pode ser perigoso se expor. Até onde ela estaria disposta para ganhar tudo que sempre sonhou?

Nerve é narrado pela Vee e consequentemente muito envolve, toda trama envolta dos perigos dá internet e o ato de não pensar nas consequências de seus atos são os pontos chave do livro, essas questões foram bem abordadas na história, o próprio Nerve é um chamariz grande para o leitor, você fica curioso sobre o que o move e quem o criou, foi uma pena que esse detalhe tenha fica de fora, eu esperava uma explicação maior sobre o Nerve e até mesmo sobre outros participantes e as consequências de jogarem, até é citado, mas de um jeito muito raso e esta é uma característica que infelizmente também acaba casado com os personagens.

Por mais que Vee seja nossa narradora não sentimos empatia por ela e pelos demais personagens, há uma falta de personalidade tanto em Vee, Ian e cada um dos personagens que compõem o livro, Vee infelizmente não passa de uma jovem com pouca iniciativa e quer acima de tudo a atenção para si própria, ela carece de simpatia, força e emoção, mesmo que muitas situações em que o Nerve lhe coloca são extremamente perigosas, não dá para torcer por Vee, a leitura vai sendo conduzido especialmente por conta do próprio Nerve, que pulsa muito mais que seus próprios jogadores, posso dizer os personagens acabaram carecendo de um desenvolvimento mais impressionante, que os destacasse mais do que o Never, ou que os deixasse no mesmo patamar.

Mas apesar disto, não foi uma leitura com apenas pontos negativos, a história segue um bom ritmo, é envolvente e muito fluida, fora que a mensagem de alerta dos riscos que corremos ao nos expormos na internet, foi algo realmente legal de constatar na leitura. No final do livro da uma possibilidade para uma continuação, e até seria interessante, principalmente se fosse melhor explorado sobre os bastidores do Nerve, isto me deixou bem curiosa e explicaria muita coisa sobre o motivo do Nerve existir e quem são as pessoas por detrás do jogo.

Sem mais, Never é uma leitura interessante e divertida, cumpre bem seu papel de entreter o leitor e é uma boa escolha para quem gosta de uma história com ação e romance e se você for fã de Young Adult pode apostar em Nerve que será uma boa escolha. Quanto a edição, a editora Planeta está de parabéns, a revisão está ótima e a diagramação também, a capa até é interessante, mas acredito que Nerve o livro é muito mais do que o filme, aliais merecia uma adaptação digna, que poderia preencher as lacunas dá obra literária e completar a história como um todo, afinal, Nerve é sim um bom livro e mesmo com alguns pontos que precisam de atenção, a ideia central do livro é cativante e legal de acompanhar.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2017/02/resenha-nerve-jeanne-ryan.html