Nerve

Nerve Jeanne Ryan

Resenhas - Never

*+ 07/05/2020

Já havia assistido o filme três vezes e gostava muito, por isso resolvi ler e acho que são duas histórias difíceis de se comparar e até dizer se um é melhor que o outro, já que mesmo tendo a mesma premissa e personagens o rumo que a história toma é diferente, mas é bom de qualquer modo

Bela 02/12/2020

Nerve conta a história de Vee, que após um incidente está de castigo e que sempre viveu atrás das cortinas, seja no palco onde sua melhor amiga apresenta a peça do colégio como atriz principal, ou seja na vida que como ela mesma diz, nunca se destacou, mas ao cumprir um pequeno desafio proposto pelo jogo, as coisas começam a ir pela direção que ela quer quando consegue destaque pelo desafio cumprido, desejando mais desse destaque, desejando sair de trás das cortinas.
Nerve é um livro bom, mas que acabou não me conquistando, seja pelo desenvolvimento dele através dos desafios ou pelo final que eu achei bem raso, apesar da pequena reviravolta que tem.
No fim, acho que só foi um livro que não se deu bem comigo.

J.U.L.Y 19/12/2023

Tinha tudo pra ser perfeito
Mas deixou a desejar em muitas coisas.

Eu assisti o filme várias vezes,e é um dos meus favoritos.Agora que fui ler o livro e me surpreendeu como é diferente da adaptação.É a mesma temática,mas muitas coisas que aconteceram no filme e no livro não acontecem nos dois e o final principalmente,muito diferente!

isso me decepcionou bastante,pq a maneira como foi feita o filme foi perfeita e me deixou cheia de expectativas para ler.Mas o livro seguiu outros rumos.

A proposta é boa,interessante e nova!Um jogo de desafios que só piora? Que legal.Uma pena que a protagonista seja tão sem graça.Principalmente para um livro intrigante,uma personagem como ela,não conseguiu sustentar.

Mas continuei lendo porque o livro tem umas doses de adrenalina suficiente para dar uma chance,pelo menos para mim...

E não me arrependo.Gostei muito do personagem Ian,que foi um pouco mais fiel a adaptação do filme.Ele é bonito e divertido.Assim como gostei dos melhores amigos da protagonista.

E isso foi o que me deixou frustrada.A maneira como os personagens não foram bem desenvolvidos.Como conhecemos tão pouco deles.E fica difícil se apegar e torcer por quem não temos afinidade.

Mas,principalmente,o final.Fizeram uma história empolgante e nova para no final,darem um desfecho fraco,confuso e com muitos buracos."Quem está por trás do jogo?" "Como ficaram os melhores amigos dela?" "O que aconteceu com os outros jogadores finais?" "Ian continuou confiável? qual era a verdadeira motivação dele?" E tantas outras.

Acredito que o final tenha sido confuso para darem uma outra continuação a história,porque ficou em aberto.Mas até hoje nada,o que leva a ser decepcionante.

Enfim,a escrita foi boa e fluída,a protagonista é muito sem graça,a história teve momentos empolgantes que valeram a pena ler,mas restarem muitos buracos no fim.Indico muito o filme,mas esse livro,só para quem nao espera muito da história ou quer se aventurar por um cenário novo.

Obs: lembrando que tudo isso é a minha opinião.
Boa leitura!!!

Athenna 02/11/2021

ja assisti o filme e o tanto que sou apaixonada não é brincadeira não, vai ficar tranquilamente sendo uma das minhas histórias favoritas por muito tempo.

mavendragna 03/12/2020

único livro que abandonei na vida, entediante demais socorro

nunca vou ler esse inferno amém

Flavinha003 19/01/2022

Você vai ser um observador ou um jogador?
O livro é bem diferente do filme, mas isso não quer dizer que seja ruim. Afinal o ponto principal de ambos é o mesmo: até onde o ser humano iria em um jogo que lhe desse recompensas?
Leitura fácil e rápida e bem tranquila.
Uma doideira pelo simples fato de que, o que é descrito no livro poder muitor bem se tornar realidade.

Amest 19/10/2022

gostei mais do filme :'))
A primícia é o máximo, a crítica é ótima e o final é muito bom (queria falar mais sobre, mas seria spoiler). Entretanto, a execução foi bem razoável. É um livro bem farofa pra quem gosta da vibe das fanfics, mas se estiver esperando um livrão que vai te fazer suspirar e ficar encarando o teto em perplexidade, veja o filme.

lxry 03/07/2021

nossa, que horrível
assisti o filme logo que saiu e quando descobri que tinha livro fiquei ansiosa. Passou anos até eu realmente pegar ele para ler e que decepção, prefiro mil vezes o filme, pode até ter alguns furos mas é incrível, o plot combina e o final faz sentido, até a construção dos personagens e os motivos
agora no livro? que dor, tudo mega mal construído, umas motivações mega fúteis e descrição de cenários péssimas, vc até se confunde tentando imaginar
a última página faz a coisa ficar interessante e a autora até podia ter usado isso antes, mas ela simplesmente joga ali
que decepção

Carlos.Henrique 29/09/2021

Nerve
Eu esperava uns desafios bem eletrizantes, mas parecia os que eu fazia com os meus amigos na quinta série.
O prefácio do livro me fez esperar muito da trama mas não foi tudo isso. Até q foi legal, mas nem tanto.

niicskoob 12/10/2023

Never say nerve
Eu amo mt este livro!! Quando era 2020 e era meio q uma trend no tiktok aqueles videos de um jogo de ações e consequências, eu achei esse livro com a mesma vibe e comprei! Foi um livro ótimo! Na época, tinha superado minhas expectativas com o plot twist. É uma pegada jogos de vida ou morte em que quem se arriscar mais ou ir fazendo coisas mais loucas, saí ganhando. A protagonista é toda certinha e acaba jogando os jogos extremistas. Tem romance e é pouco conhecido, infelizmente

Davi594 22/02/2022

Surpreendente!
Acabei esse livro já tem uns 30 minutos, mas tava até agora sem conseguir raciocinar direito com tudo q aconteceu do meio p final.

Eu gostei bastante do enredo, mesmo a personagem principal tendo um jeito bem impulsivo eu achei legal o jeito como o desenvolvimento dela é construído ao longo do livro, e que as dificuldades que ela tinha são superadas no momento certo da história.

Eu achei que a autora deixou muito a desejar em certas coisas ao longo da história. Coisas que ela fez tanta questão de frisar e reforçar pra deixar o leitor com curiosidade mas que no final não teve tanta explicação como eu gostaria que tivesse.

Fiquei bem agoniado quando tava perto do final pq a história parecia não andar e só restava 50 páginas pra acabar, mas no fim acabou ?tudo bem?.

Sei que tem uma adaptação desse livro mas não sei se vou assistir já que dizem que mudaram bastante coisa no filme ?

Ivy (De repente, no último livro) 02/09/2016

Idéia super mal desenvolvida...
Imagine que você está em um barquinho no mar. Remando, remando, remando. E então quando faltam poucos metros para chegar na ilha, você afunda.
Deu pra sentir a vibe?
Foi exatamente o que senti ao terminar Nerve.

Os explico melhor na resenha... Se prepara porque vou tentar explicar porquê um dos livros mais promovidos não me convenceu para nada.

Há alguns meses Nerve foi a aposta da vez por aqui. E quando o Folloner@s, um grupo de leitoras blogueras em que participo anunciou uma leitura conjunta do livro, não tive dúvidas em entrar. O livro já estava parado na minha estante e me pareceu interessante ler a história e formar meu ponto de vista, após ter lido diversas resenhas em blogs que visito, algumas positivas e outras bastante negativas.

Com uma premissa instigante, Nerve nos apresenta uma realidade bastante crível.
Um reality show que empurra as pessoas ao seu limite. Pessoas são testadas e desafiadas em tarefas inusuais e cada vez que o objetivo é cumprido, recebem um prêmio especial almejado por cada jogador.
Fama, poder, dinheiro. Nerve oferece um mundo de oportunidades aos seus jogadores. Porém, como parar e se manter viva quando o jogo se torna doentio?

Vee é uma menina acostumada a estar por detrás dos bastidores. Sua melhor amiga Syd, é a estrela de um espetáculo teatral da escola e Vee se contenta em ser a melhor amiga invisível. Apaixonada por um menino que parece não notá-la, castigada pelos pais que a culpam por um incidente ocorrido há meses atrás e vista por todos como uma boa menina, Vee está cansada de ser previsível e sente um desejo profundo de surpreender.
Quando Nerve abre inscrições para possíveis candidatos, Vee grava um vídeo online que, sem dar-se conta, acaba tendo um resultado inesperado. O vídeo se torna viral e Vee é convidada para ser a próxima jogadora de Nerve. Surpreendendo até mesmo a si mesma, Vee aceita. Afinal, o que são alguns simples desafios comparados aos prêmios e a fama que ela poderá alçar?

Os desafios passam de brincadeiras tolas e atos de rebeldia para coisas mais drásticas e até mesmo cruéis e enquanto Vee começa a repensar suas escolhas, percebe que na verdade está presa em algo muito maior, do qual não poderá escapar tão facilmente.

A premissa é realmente boa. Lendo essa proposta, até mesmo eu que agora estou resenhando volto a pensar: Mas o que foi que deu errado afinal?
Pois bem, na minha opinião, Nerve é mais um caso de excelente idéia que foi mal executada.

A protagonista Vee quer provar ao mundo que pode ser uma garota imprudente, Vee sente que sua vida é apenas uma sombra do que poderia ser e quer viver intensamente, desprender-se das regras e medos que a prendem. Para isso embarca junto à seu parceiro de jogo, Ian, em uma série de desafios que, apesar de serem bastante interessantes, com o tempo não conseguiam manter meu interesse.
O grande problema é que tanto Vee quanto Ian são personagens demasiado planos. A autora não se preocupou em dar à eles uma história. Durante toda a leitura saberemos muito pouco sobre Vee e absolutamente nada sobre Ian e esse vazio impede que o leitor consiga identificar-se ou apegar-se aos personagens.
Durante vários momentos do livro, Vee me pareceu uma menininha preocupada em ganhar prêmios e voltar cedo para casa. É uma personagem que não consegue encantar o leitor, é demasiado neutra, quase dispensável.
Iam não me convenceu para nada. O personagem é excessivamente altruísta, excessivamente dedicado e muito encantador. Tão encantador que fica difícil crer nas suas intenções. E assim, acaba se tornando um daqueles personagens que não confiamos exatamente por serem demasiado perfeitos.

Há muitos outros personagens secundários como os amigos de Vee, Syd e Tommy, e também outros jogadores de Nerve como Ty, Micky, Daniella, Samuel e Jen, mas todos eles me deixaram indiferente. Nenhum chega a receber um destaque especial e, se os personagens principais foram mal desenvolvidos, tente imaginar o que acontece aos personagens secundários. O leitor apenas consegue saber poucas coisas sobre eles, e a opinião que dá para formar sobre cada um é bastante superficial. De fato, superficial é a característica marcante de Nerve.

A narrativa em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Vee, prende o leitor apenas em alguns momentos dos desafios do jogo, porém, num contexto geral, não é a história mais fluída que já li e nem mesmo a mais interessante. Muito pelo contrário, Nerve na minha opinião possuí muitas falhas, um final que deixa demasiados cabos soltos e uma sensação estranha como a de haver nadado muito e afundado exatamente na reta final do percurso...

Resumindo, Nerve é uma história que poderia ter sido muito, mas muito melhor, porém foi mal executada. Com vários personagens que poderiam ter acrescentado mais mistério e ação à trama, a autora optou por trazê-los de maneira superficial, o que impede o leitor de conhecê-los à fundo e criar um vínculo. Uma leitura que mesmo tendo começado com as expectativas baixas, ainda assim conseguiu me decepcionar.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2016/09/review-95-nerve.html

Tassiane 27/03/2020

Esperava mais
A premissa me atraiu bastante, estava muito envolvida na história da personagem principal, extremamente cativante.
O livro tem um bom ritmo, mas o final deixa a desejar.