A Irmã da Sombra

A Irmã da Sombra Lucinda Riley

Resenhas - A irmã da sombra

Dani Ferreira SS 08/04/2021

Meu favorito, até agora...
Estrela sem dúvidas é a minha irmã favorita, não q eu não ame as outras, mas esse jeito dela, a história dela, as descobertas, tudo isso me fizeram sentir um quentinho no coração e um amor maior.
Amei a história da Flora, até agora a minha parte do passado favorita tbm.
Amei Orlando, Mouse e principalmente Rory ?
Enfim, ansiosa pra história da Ceci

Thila 17/08/2016

"Bem, Estrela querida, no final das contas a gente conseguiu fazer essa flor brotar. Beijo, Pa."
Resenha publicada no blog Nunca Desnorteados

Aqui estou eu pela milionésima vez para falar de um assunto que pouco gosto: Lucinda Riley e seus livros tremendamente incríveis! Mal pude conter a emoção de ter esse livro em mãos mas juro que tentarei não dar spoilers, ser o mais breve e normal possível! - Universo me mande forças para me conter e não escrever demais.

A Irmã da Sombra é o terceiro livro da série As Sete Irmãs e dessa vez temos como protagonista a tímida e delicada Estrela que, como pudermos perceber nos livros anteriores, é um tanto calada, misteriosa e muito próxima de sua irmã Ceci.

Sempre foi difícil para Estrela se expressar e principalmente falar o que sente, portanto aceitar a morte de seu pai, Pa Salt, estava sendo uma tarefa imensamente difícil para superar. Não houvera sequer um funeral, um instante para lamentar sua partida e dizer adeus. Tudo aconteceu rápido demais; ela jamais havia imaginado que a próxima reunião de todas as irmãs em Atlantis seria para compartilhar a terrível notícia.

Agora você deve estar imaginando: Como será que Lucinda narrou o encontro da irmãs pela visão de Estrela?...

Ao contrário dos dois livros anteriores, todo aquele começo com a distribuição das cartas, a apresentação da Esfera Armilar e o encontro com o advogado de Pa que foi narrado na visão de Maia e Ally, não é narrado novamente por Estrela. O primeiro capítulo já retrata a nossa protagonista em seu lamento e em sua confusão emocional 2 semanas após o recebimento da notícia. É claro que ela relembra alguns momentos, mas de uma forma bem vaga (achei bem positiva essa mudança de não narrar tudo de novo).

Abrir a carta, ler a tradução de sua frase da Esfera Armilar e descobrir o lugar que suas coordenadas apontavam, eram outras tarefas árduas para ela. Simplesmente não conseguia pois o que quer que houvesse dentro da carta e caminhar em direção das pistas para descobrir o seu passado, significaria aceitar que Pa tinha partido e ainda não estava preparada para deixá-lo ir.

Depois de voltar para Atlantis mais uma vez e, surpreendentemente, sem a companhia de Ceci, Estrela finalmente consegue abrir a sua carta no lugar que se sentia mais próxima de Pa: O jardim que cultivaram juntos.

Agora a pergunta é: Quais são as pistas das origens de Estrela?

Suas coordenadas revelavam que sua origem estava ali mesmo na Inglaterra, seu objeto era uma pequena caixa de joias que continha uma pequena estatueta felina feita de onix com o nome Pantera gravado na base e, finalmente, a tradução de sua frase era:

"O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro."

Estrela entendeu que tratava-se de sua relação com Ceci. Uma era a antítese da outra, mas ela sabia, claramente, quem era a irmã da sombra... Inicialmente, essa grande aproximação, quase inseparável, não parecia importar quando estavam 'espremidas' em uma família grande, assim poderiam recorrer uma à outra, mas agora essa relação estava mudando...Estrela sabia que para seguir em frente precisava conquistar sua 'liberdade' e claro, sua voz.

"Já está na hora de eu ter uma vida de verdade"

Além de todas essas revelações, Pa deixou no verso da carta um endereço anotado em um cartão de visita que tinha como instrução perguntar por uma mulher chamada Flora MacNichol no estabelecimento. O seguinte endereço era:

Livraria Arthur Morston
Kensington Church Street, 190
Londres W8 4DS

Estrela acaba deixando isso um tanto de lado, entretanto, como se o destino estivesse lhe mandando um sinal, ela avista a livraria dentro do ônibus em seu caminho para ir ao curso de culinária que estava fazendo. Deixou o fato mais uma vez de lado até que, pela segunda vez, se depara novamente com a livraria ao lado da loja que Ceci a havia levado para escolher móveis para colocar no novo apartamento que estavam dividindo.

Decidida, finalmente ela volta ao endereço e entra na livraria.

"Eu me demorei ali fora, pois sabia que entrar me faria embarcar em uma jornada que eu não sabia se queria fazer."

Na livraria, Estrela se depara com uma das pessoas mais interessantes e singulares que já havia conhecido: Orlando - dono da loja, amante declarado da literatura, fissurado em livros raros e suas diferentes edições e meticuloso em relação à sua rotina e horários.

Após perguntar para ele sobre Flora, Orlando começa a rir e diz que era uma ironia e tanto ela estar perguntando sobre MacNichol enquanto segurava um livro de Beatrix Potter.

Qual seria a relação dessas duas mulheres?... Depois de conversarem e ter ficado claro que Estrela tinha um conhecimento enorme sobre livros, ela saí de lá com um emprego e com a esperança de que estava no caminho certo para descobrir o seu passado.

Meu Deus, já escrevi demais, sorry produção!! Juro que vou ser bem breve agora

Dias se passam e Orlando revela que precisa ir ao High Weald em Kent para o aniversário de seu sobrinho, Rory, na casa de sua família e a convida para ir junto já que seu irmão, Mouse, que tem um conhecimento maior sobre Flora e fez transcrições dos seus diários, também estaria lá.

Estrela se apaixona de cara com a casa. Era tudo que sempre sonhou! Totalmente diferente da caixa de vidro sem identidade na qual morava com Ceci. Apesar dos seus incontáveis defeitos, High Weald era simples, adorável, confortável, particular e com um jardim encantador. Só havia uma coisa que a incomodava naquele lugar: a presença fria e amarga de Mouse. Entretanto, quais fossem os seus sentimentos em relação à ele, saber sobre o seu passado era uma causa superior. Assim somos levamos à 1909 onde entramos em um cenário londrino cheio de reviravoltas, com bailes, festas luxuosas, segredos sem fim e, como se não bastasse, temos a presença da turbulenta família real.

Agora qual a relação de Estrela com Flora MacNichol, a tão aclamada escritora e ilustradora, Beatrix Potter e com a família real? Esse é um mistério tão grande quanto o sétimo aro vazio na esfera armilar e que você só descobrirá as respostas lendo, é claro :)

Não vou me estender falando o quanto Lucinda Riley é INCRÍVEL e possui uma habilidade sobrenatural para escrever - já falando - mas uma coisa eu digo com 100% de certeza: Pa Salt está vivo e vou defender isso até o final do sétimo livro se for preciso! Hahaha

"Existe um momento na vida de qualquer ser humano em que é preciso esquecer a própria tragédia e estender a mão para quem precisa."

Leiam, leiam e leiam

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/
Kassia.Torres 24/08/2016minha estante
Estou nas primeiras páginas do livro...mas já AMANDO! e concordo com você...Pa Salt está VIVO!!!

Ray C G 24/08/2016minha estante
Adorei sua resenha. Muito isso mesmom gostei do fato da lucinda nao ter retratado tudo se novo igualmente ao 1 e 2.. a personagem cresce mto e amadurece tbem

Lilly 21/09/2016minha estante
Isso para mi ficou claro que Pa estava vivo no segundo livro na parte de Ally quando atende o telefone e quando começa a falar de Estrela,e só se confirmou agora no primeiro capitulo de Ceci. E Ma sabe de tudo.

Tamara 09/10/2016minha estante
também acho que o pa ta vivo, vai ser um choque para todos se não estiver, ehehe.

Eliane Maria 28/03/2017minha estante
Também concordo com você, Pa está vivo.
Rayane, eu acho legal retratar um pouco a história inicial, ajuda a nos lembrar.

Mariana Rodrigues 08/05/2023

A Irmã da Sombra
Estrela D'Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.

Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento.

Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter.

Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor.

Adriana1161 01/05/2023

Cada irmã, um lugar diferente
Terceiro livro da série As sete irmãs.
Série super gostosa de ler!
Cada livro nos leva para um lugar diferente, em um contexto histórico diverso.
Este conta a história de Estrela, a terceira irmã.
Muitos segredos e reviravoltas, volta para a Inglaterra do começo do século XX, e envolve até a realeza!
Um dos cenários é uma livraria, então menciona vários livros e autores, Crônicas de Nárnia, Orlando, Anna Karienina, Guerra e Paz, Beatrix Potter... Orlando, o dono da livraria, tem uma certa fixação por literatura russa!
Animada para ler o próximo!
Personagens: Estrela, Flora, Orlando, Mouse, Marguerite, Rory, Archie, Aurelia, Alice Keppel, Vita, Violet, Sonia, Louise, Tessie, Teddy, "Bertie"
Local: Inglaterra - início do século XX, até 2007
@driperini

Neide22 18/04/2021

E quando eu acho que o último livro foi o melhor...
Sinceramente, essa série de livros é uma das melhores que já li.
A história de Estrela me era interessante por causa da sua personalidade mais fechada. E mesmo ela sendo de poucas palavras, a autora conseguiu me cativar do início ao fim.
E que venha a próxima irmã!

Roberta.Rozin 03/05/2022

Mais uma linda história
A Irmã da Sombra nos leva a uma linda aventura pelas paisagens da Inglaterra. Amei cada cenário e cada detalhe das descrições que a autora nos presenteia.
Estrela tem muito caminho para percorrer e se libertar, no começo esse jeito calado e introspectivo me incomodou, mas fui entendo a personalidade peculiar dessa personagem.
Bom, falar que eu amei esse terceiro livro da Série As Sete Irmãs seria redundante, mas eu amei.
Orlando, Mouse, Marguerite e Rory são personagens queridos. Flora é um ser inesquecível, até mesmo quando erra.
Já quero ler a história da Ceci esse quarto livro promete fortes emoções e seguir o mistério que envolve a morte de Pa está me deixando bem curiosa.
Sinto que teremos grandes revelações no último livro ou quem sabe antes né.
Vamos ver.

Samantha 07/09/2016

Deixou a desejar
Fiquei esperando Estrela desabrochar ao longo do livro como ocorreu com Maia no primeiro livro da série, mas isso simplesmente nunca acontece! A sister permanece insonsa e monossilábica durante toda a narrativa, mostrando-se muitas vezes egoísta e extremamente covarde. Simplesmente não consegui simpatizar com ela nem com Mouse e sua autocomiseração. Os personagens que salvam são Orlando com sua excentricidade e Rory com seu carisma. Quanto à história do passado, adorei Flora, sua relação com sua irmã e todo seu desenrolar, mas acho que o fato de se situar na Inglaterra aristocrática, lugar tantas vezes visitado por tantos outros romancistas, deixou a história uma pouco sem graça, principalmente se comparada às emoções vividas na Noruega e no Brasil nos livros anteriores. Acho que vale a leitura pela bela e sempre emocionante escrita da autora, apesar de não ter uma história tão envolvente, e pelo fato de fazer parte de uma saga, de maneira que é necessário ler este livro para entender os demais. Porém sozinho, esse livro definitivamente não se sustenta, muito menos sua heroína sem graça que está bem mais para sombra do que para estrela.

Ciby 16/07/2022

10 de 10...
Melhor livro e com certeza um dos meus livros favoritos, entrei de cabeça na história, perfeita... a maneira com a história se desenrolou, a história de Flora, Estrela e pelo Mouse, e todos os personagens, história linda!!! Louca para continuar a série das Sete Irmãs...??

Ana1292 02/10/2021

A irmã da sombra
Adorei o livro... A história de Flora...o que ela enfrentou...

Ansiosa pelo próximo livro... Que será que Ceci nos reserva

Cristiane 20/06/2021

Terceira irmã
Como os dois primeiros, o livro é mágico e encantador? é possível navegar nas paisagens da Inglaterra e viajar nas emoções das personagens! Difícil parar de ler, principalmente depois que entende como as histórias se entrelaçam.
Adoro ler 20/06/2021minha estante
Essa série é uma delícia de ler... amei! Esperando para ler o último livro da Irmã Perdida

Analu 09/09/2020

A história de Estrela superou expectativas.
Desde o primeiro livro da série tive a impressão da irmã Estrela ser problemática, dependente da Ceci e misteriosa. Confesso que não esperava muito da sua história. No entanto, logo no início do livro, com a percepção do ponto de vista dela, dos seus pensamentos e desejos mudei completamente de idéia. Sua história se passa em Londres e amei a forma como a sociedade londrina foi retratada em detalhes tão reais. Me identifiquei com a paixão de Estrela pelo universo da leitura e o amor pela irmã Ceci. A personagem Flora também me cativou e toda sua ligação com a natureza e capacidade de se adaptar às dificuldades da vida. Lindo demais! A autora segue me surpreendendo. Que venha a irmã das pérolas - Ceci.

Kellynha 28/04/2023

Amei reler a irmã da Sombra
Super recomendo a leitura, que livro cativante e que história emocionante, sobre achar a própria identidade, de poder ser quem se é, deixando o medo e a insegurança para trás e sendo livre para viver a vida da melhor maneira possível. Realmente valeu a pena a releitura, sensação de coração quentinho.

luana.Valvassori 29/11/2020

Das três irmãs que li, essa até o momento foi o livro que mais gostei. Mas continuo achando muito ruim esse vai e vem de história pra acabar sempre com finais parecidos.

leferraz 29/11/2020

Não estou lendo, estou comendo esses livros kkkkkk é totalmente viciante a leitura da série toda. Finalizei meu 3° livro e amei, assim como os anteriores. É uma obra de ficção com fatos históricos reais, o que deixa tudo mais interessante!