A Irmã da Sombra

A Irmã da Sombra Lucinda Riley

Resenhas - A irmã da sombra

27/12/2023

Delicadamente forte
Nossa Estrela traz assim como ela uma história fortemente delicada, cheia de riqueza, marcante de forma linda.

luana.Valvassori 29/11/2020

Das três irmãs que li, essa até o momento foi o livro que mais gostei. Mas continuo achando muito ruim esse vai e vem de história pra acabar sempre com finais parecidos.

leferraz 29/11/2020

Não estou lendo, estou comendo esses livros kkkkkk é totalmente viciante a leitura da série toda. Finalizei meu 3° livro e amei, assim como os anteriores. É uma obra de ficção com fatos históricos reais, o que deixa tudo mais interessante!

Andy.Sena 01/12/2022

Esse foi o pior livro que li da Lucinda até hoje, acho que só perde para A garota italiana, até mesmo o da Ally acaba sendo um tantinho melhor do que esse. Jurava que ia amar conhecer um pouco mais da Estrela, mas só fiquei entediada a maior parte do tempo. Achei a personagem tão sem graça, sem sal, sem personalidade, que acabei não me importando tanto com seus medos, fora o drama todo envolvendo seu nascimento. O romance foi o pior plot que li na vida. Sério! Se ela tivesse ficado sozinha, teria sido bem melhor porque a personagem estava numa descoberta, não apenas de quem eram os pais, mas também quem era ela sem a irmã. Literalmente, nos acréscimos, brota um romance tão superficial como a protagonista que fiquei sem entender. Realmente, parei por aqui nessa série, totalmente decepcionada com as sete irmãs.

Maria6043 14/12/2023

Brilho interior ?
Vamos lá, Lucinda Riley para mim é uma inspiração, a forma como ela mistura fatos históricos reais com suas ideias criativas sempre me surpreende, ela é capaz de criar personagens que nos encantam e nos faz pensar se realmente existem. A jornada com a Flora e a Estrela me tocou a alma porque me vi muito nas duas e me encantei com seus pensamentos e suas escolhas, que nem sempre eram certas mas eram de boas intenções. Não é meu livro favorito, o segundo da saga ainda tem meu coração, mas esse tem meu carinho especial! Me encantei com os irmãos e com o pequeno Rory, todos os detalhes e ambientes me levaram a viajar, e é isso que a literatura faz! Indico a saga das Sete irmãs para quem, assim como eu, gosta de história com pitadas de mitologia e romance. Essa é a terceira irmã, em breve vejo você Ceci, e quero entender seu lado.
Até mais.????

Evelize Volpi 16/08/2022

Sequência Maravilhosa.
Mais um livro Maravilhoso da Série.
Estou fascinada pela vida de cada irmã.
Este livro é encantador.
Uma delícia de leitura.

JayBerigo 30/06/2022

É uma história muito bonita, amei a história da Flora e como ela era uma pessoa independente e altruísta. O momento de separação e independência entre as irmãs, o descobrimento sobre o passado de Estrela e o seu relacionamento com Rory foi muito bom, amei.

Mila 18/03/2018

Livro 3
Cada livro uma surpresa melhor. Estou amando As Sete Irmãs. A história de Maia foi maravilhosa, a de Ally foi muito emocionante e agora, a de Estrela foi envolvente. Se o personagem de Estrela me cativou por sua bondade o de Flora MacNichol roubou a cena!! Flora uma mulher forte, de caráter, amorosa, e principalmente amante dos animais, vc tem que conhecer Flora!!!!
Só elogios para Lucinda Riley!!! E que venham os próximos... estou ansiosa para que os mistérios que envolvem Pa Salt comecem a ser desvendados!!

marquessjuh 13/08/2022

Sobre aprender a se expressar por meio de palavras
O terceiro livro da série é muito bom! Traz a estória de Estrela, a irmã mais reservada e intimamente ligada a Ceci, eram quase como se fossem siamesas... Até que Estrela resolveu que deveria saber quem de fato ela era e dar voz as suas vontades... E esse é o momento em que há o desenlace de todo o enredo, cujo objetivo é o mesmo de todas, reencontrar suas origens!

mari 04/01/2021

Irmã da sombra
Meu livro favorito da série até agora. Não consegui parar de ler

thais.maba 29/08/2020

A irmã da sombra
Quando li os dois primeiros livros da série fiquei curiosa para conhecer a história da misteriosa Estrela. Nesse livro vemos ela se afastando da Ceci e indo atrás das próprias conquistas. O livro também conta a história da Flora, que para mim foi a melhor parte do livro!

babeeluiza 09/08/2022

Intrigante e complexo
Uma história muito bem contada, que nos leva a não tantos anos atrás, mas com gerações onde a vida corria em um ritmo completamente diferente.
Vale muito a pena a leitura.

Carol 28/12/2020

Dos 6 livros da série lançados até o momento, foi o que menos gostei...

Silvana 29/10/2016

Estrela D'Aplièse, ou melhor Asterope, sempre viveu literalmente à sombra de sua irmã Ceci. Todas as irmãs foram adotadas por Pa Salt com anos de diferença, somente com as duas que foi diferente, Ceci chegou seis meses depois de Estrela. Por isso talvez as duas sempre foram grudadas e como Ceci tem uma personalidade muito forte, Estrela sempre fez o que Ceci decidia pelas duas. Até falar por Estrela, Ceci fala. Esse hábito começou na infância. Quanto mais Ceci falava, mais Estrela se calava. E isso nunca a incomodou. Até agora. Depois que elas receberam a notícia da morte de seu pai, Ceci decidiu que elas iriam morar em Londres, onde ela vai estudar artes e para Estrela não ficar sozinha, ela matriculou Estrela em curso de culinária. Ceci escolheu uma casa espetacular suspensa sobre o Tâmisa, mas por mais que se esforce, Estrela não consegue se sentir em casa e decide passar um tempo na casa delas em Atlantis, na Suíça. Sozinha.

Pa Salt deixou para cada filha uma carta e em uma esfera armilar, a localização de onde cada uma delas foi adotada, se assim fosse o desejo delas conhecer suas origens. E ao lado de cada nome na esfera, ele deixou uma frase. A frase de Estrela é a seguinte: O carvalho e o cipreste não crescem à sombra um do outro. Pa Salt não poderia ter descrito melhor sua situação e da Ceci. Estrela que ainda não tinha aberto sua carta, decidi ler enfim o que seu pai lhe escreveu e junto a carta, ela encontra um cartão de visita de uma livraria em Londres, no nome de Arthur Morston e uma caixa de jóias com uma pequenina estatueta de um felino escrito Pantera. Mas apesar de ler a carta, ela decide que por enquanto não quer saber onde foi encontrada e volta para o curso de culinária em Londres. Só que as coisas não saem como ela esperava, e a cada dia que passa, ela se sente mais sufocada vendo Ceci viver a vida por elas.

Então quando ela encontra Ally e esta conta que está indo para a Noruega atrás do seu passado, Estrela decide ir atrás do seu e vai até a livraria que seu pai deixou um cartão junto a sua carta. Depois de várias tentativas, ela consegue perguntar por Arthur Morston ao homem, Orlando, que lhe atendeu e descobre que Arthur foi o primeiro dono da livraria, aberta em 1850. Estrela explica a situação e pergunta por Flora MacNichol, conforme seu pai deixou explicado na carta. E Estrela sai da livraria sem muitas informações sobre seu passado, mas sai feliz porque consegue um emprego na livraria, já que livros é uma das suas paixões, tanto que se formou em Letras, mas foi levada em outra direção por Ceci. É assim que ela conhece Mouse, o irmão frio de Orlando, e o pequeno Rory. Mouse está fazendo uma pesquisa sobre a família deles e acaba esbarrando em Flora, que é irmã de sua bisavó Aurélia. E Estrela vai descobrir que tem muito em comum com Flora, que também vivia à sombra da sua irmã Aurélia.

Olhei a lua pela janela e pensei: talvez fôssemos mais parecidas do que eu queria acreditar. Ambas tínhamos medo daquele mundo cruel que existia fora de nosso ninho confortável."

Definitivamente estou apaixonada por essa série. É só pegar um novo livro para ler que já fico curiosa para saber qual foi a pista deixada por Pa Salt e qual a cidade que vamos conhecer dessa vez. E não é que dessa vez a autora nos levou a Inglaterra nos tempos da monarquia? E eu que já nem sou fã de romances históricos, delirei com a história. Temos dois romances lindos, um no presente e outro no passado como já é de praxe na autora. No do passado temos a inserção de personagens reais na história, que só deixa a história mais interessante. E tanto no passado como no presente temos uma viagem pela Inglaterra. Eu que já tinha vontade de conhecer o país, fiquei ainda mais curiosa.

De todas as irmãs, a que eu mais tinha curiosidade em conhecer era a Estrela. Talvez por ser a que menos informações nos é dada nos outros livros, sempre aparecendo como uma sombra da irmã. E me surpreendi com o tanto que o personagem tinha para oferecer. Ela começa de mansinho e quando vemos ela já nos arrebatou Estrela é aquele tipo de pessoa que transforma a vida de todos a sua volta quando decide parar de se esconder e viver a vida por ela mesma. Já Flora me surpreendeu por ter algumas atitudes que nunca iria esperar dela. No começo da história dela fiquei foi com muita raiva por causa de uma coisa que ela fez. Tem horas que a pessoa por mais boa que seja tem que pensar um pouco nela também. Por isso que me surpreendi mais para frente.

Dos livros da série esse foi o que mais gostei até agora. E olha que já tinha amado os outros dois. A autora criou uma história que prende o leitor até última página e nos faz querer que as 500 páginas de cada livro se multiplique. As histórias alternadas só atiçam a curiosidade e faz com que o livro se torne pequeno. Cheguei a desejar que fosse feriado ou domingo porque não queria parar de ler para ir trabalhar de tão envolvida que estava na história. E enquanto estava trabalhando não via a hora de mergulhar nas histórias da Estrela e da Flora. E o mistério quanto a Pa Salt, só aumenta. Como ele conseguiu adotar garotas tão diferentes e cada uma com uma história mais interessante que a outra? E também estou quase certa de que ele está vivo mesmo. A edição da Arqueiro está linda e só me resta aguardar as outras histórias desses personagens tão interessantes criados pela Lucinda.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2016/09/resenha-irma-da-sombra-lucinda-riley.html

Mila 30/12/2020

Quero ser amiga da Estrela
Me identifiquei bastante com a Estrela. Sou muito reservada e tenho minhas ressalvas quando o assunto é relações pessoais.
Lucinda conta a história de Estrela, ambientada em Londres e pela primeira vez uma das 7 irmãs já vive no local onde sua origem está.
Ela descreve a personalidade de Estrela de uma forma tão bonita que me dá vontade de ser amiga dela.
Estrela está numa fase em que têm que andar por suas próprias pernas e fazer suas escolhas sem interferência da irmã (Ceci) ou do pai. Ela começa a refletir sobre quem é ela, o que ela gosta e o que ela quer para si e a partir daí ela começa a investigar seu passado.
Descobre que tem muitas reviravoltas e que há 100 anos Flora McNichol que tb gostava de viver de forma mais reservada fez uma escolha que chegou até ela.
A autora aborda vários temas, e entre eles, os transtornos mentais, depressão e também a deficiência auditiva.
Os personagens conseguem trazer as mais diversas emoções para o leitor.

Eu gostei muito do 3°livro da série e recomendo muito.