O Sinal dos Quatro

O Sinal dos Quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Signo Dos Quatro

maysabz 09/05/2024

Esperava mais dessa história, demorei muito pra engatar na leitura e só vim me interessar realmente pelo final quando todo o caso estava sendo esclarecido, aliás o último capítulo foi ótimo. Creio que o primeiro livro foi bem melhor!!

Loyde.Hellen 07/05/2024

A história se passa depois de Um estudo em Vermelho.
O pai de Mary Morstan desapareceu misteriosamente há dez anos. Quatro anos após seu sumiço ela começa a receber todos os anos, em uma caixa sem remetente, uma valiosa e rara pérola.
No décimo ano ela recebe uma carta na qual pedem que ela vá com dois amigos a um determinado local.
Mary então procura Sherlock para descobrir o que aconteceu com o capitão Morstan.

@evelynefabri_ 05/05/2024

Holmes é sempre instigante
Um mistério seguido de crime, um narrador que nos revela parcialmente os fatos devido a sua experiência limitada em investigações - dr Watson é sempre explícito em afirmar que não possui a menor parte da sagacidade de seu companheiro Holmes em observar pistas.

O mais delicioso em ler a obra é que a cada parágrafo o conflito se agrava e novos elementos se agregam transmitindo-nos aquela emoção do "faz todo sentido! Como não pensei nisso?"

A inventividade do autor a cada história e sua inteligência ao inserir elementos históricos - como a colonização e conflitos ingleses na Índia - na ficção são envolventes. Para mim, Holmes é um clássico, mais que um elemento cultural.

letisgab 03/05/2024

"Para mim resta sempre um vidro de c0caína"
É um romance policial que se difere dos outros romances policiais. Até porque Sherlock Holmes é Sherlock Holmes.
Eu fui surpreendida por um momento quando vi Sherlock usando dr*gas, e adorei como o Watson perguntou de forma sarcástica "é m0rfina ou c0caína dessa vez?" deixando bem claro que repugnava o que Sherlock estava fazendo. Mas fiquei ainda mais intrigada quando ele disse que fazia isso para descansar sua mente e se livrar por um momento de suas faculdades mentais. O que deixa bem óbvio que a genialidade de Sherlock alimenta sua alma e a tortura ao mesmo tempo, uma dádiva e uma maldição como dizem.
Eu gosto bastante do jeito que o "Watson" conta a história no ponto de vista dele. Ele é bem sucinto nos fatos, mas quando ele detalha é muito bom. Porque ele só faz quando necessário, o que não torna a leitura muito maçante.
Eu terminei o livro concordando com o Sherlock. Não precisa da narrativa "romance", embora eu só esteja falando isso porque me senti de certo modo "traída" quando o Watson se casou e disse que as aventuras dele e de Sherlock iriam acabar. O que definitivamente é um problema, já que tem toda aquela afeição entre os dois e o Watson cuida muito bem dessa figura solitária que é o Sherlock Holmes. Eu sinto como se o Sherlock estivesse perdendo o farol de seu navio, logo dificultando o encontro de um porto seguro. Porque, gostando ou não, Watson certamente se tornou mais do que "só alguém" para Sherlock. Não estou dizendo que quero uma narrativa romântica entre os dois, apenas queria que essa relação deles continuasse porque faz muito bem para Sherlock e pro Watson, já que o faz esquecer um pouco os acontecimentos no Afeganistão.
Estou dando 4 estrelas, porque sei que vou encontrar alguma história na coleção de Sherlock Holmes melhor do que essa. Que apesar de ter me cativado, eu sinto que não me "conectei" de fato com a obra. O que considero em partes minha culpa por não ter dado tempo ao tempo e apreciado com calma esse livro.

Giovana 28/04/2024

Esperava muito mais?
Foi o primeiro livro que li do Homes e eu esperava muito mais, talvez devesse ter começado com Um Estudo em Vermelho? porque o Signo dos Quatro não foi nada demais; o final foi mais contado por um personagem secundário do que explicado pelo detetive, achei a narrativa muito óbvia e sem grandes descobertas? enfim, Christie seria mais mistério e teria um detetive melhor.

Helaina 24/04/2024

O mais romântico dos mistérios de Sherlock Holmes
Não é minha primeira leitura desse livro e estou gostando de prestar mais atenção em detalhes que passaram batidos na primeira leitura mais afoita e ansiosa pra desvendar o mistério.

Dessa vez fiquei decepcionada com a opinião de Sherlock sobre as mulheres: "Nunca se pode confiar totalmente nas mulheres; nem mesmo nas melhores." Mas, também fiquei feliz com a reação do Watson, apesar dele não ter compartilhado em voz alta: "Não me detive para discutir essa opinião atroz." Ambas as frases estão na página 120 do livro.

Já haviam me falado sobre esse aspecto dele, mas eu não me lembrava de ter lido. Agora não irei esquecer. Como estou relendo os livros na ordem em que as histórias aconteceram, vou observar a conduta do detetive nas próximas histórias.

Outro detalhe desagradável que já me foi apontado, é como o Doyle enxergava pessoas não inglesas. Principalmente de origem não europeia. Algumas chegam a ser descritas como selvagens, animalescas, e acho que era a mentalidade de muitas pessoas naquela época. Não vejo razão para deixar de ler as histórias, mas, talvez seja interessante novas edições com contexto histórico.

Como eu disse no título, esse é um dos mistérios mais românticos de Sherlock Holmes. Dr. Watson está completamente deslumbrado pela bela Mary Morstan e deixa isso bem evidente em sua narrativa. Entretanto, se romance não for sua praia, não precisa se preocupar, pois são pequenas passagens no livro onde Watson escreve sobre o que está sentindo.

Sobre o mistério, mais uma trama intrincada do detetive que faz tudo parecer muito simples quando explica. Meus destaques para esse livro são Holmes e Watson seguindo a pista dos criminosos com um cachorro, Toby, que não sai exatamente como esperado e uma perseguição de lancha pelo rio Tâmisa que daria uma cena digna de Velozes e Furiosos.

Recomendo 'O Signo (ou sinal) dos Quatro' para quem está procurando um mistério interessante, curto e de leitura rápida. São apenas 200 páginas nessa edição.

Ah, a introdução dessa edição é escrita pelo ator Martin Freeman e adorei saber que o primeiro contato dele com Sherlock foi com 'O Cão dos Baskervilles' em uma adaptação para o cinema, a mesma forma que eu quando conheci a série da BBC pelo 2° episódio da segunda temporada. Amei a coincidência.

Isaastoker 17/04/2024

Razoável???
Detetives certamente não são pra mim, mas acho que dessa vez o problema foi o livro mesmo. Em comparação a outras histórias do Sherlock Holmes, essa eu achei mediana.

Midi.Gomes 02/04/2024

"Um caso singular"
"Elimine todos os outros fatores, e aquele que resta deve ser a verdade.

"Neste caso, certamente é "

Gabriela4075 26/03/2024

Resenha de "os signos dos quatro"
Amo esse do SH, mesmo sendo super curto, inclusive, acho que poderia ter muitas mais coisas na história...
Mas é aquela história que quando você está entediado, pega e lê.
Super recomendo pra quem gosta de mistério!
???

Sasa.Chak 25/03/2024

Embora seja uma fã de carteirinha de Sherlock Holmes, existe algo que me incomoda muito nesse livro, que são os termos que o autor usa pra descrever certos personagens. Embora seja um comportamento "aceitável" pra época, ainda me deixa levemente desconfortável.
Fora isso, é um livro envolvente e incrível. Tem uma leitura fácil e é daqueles que você fica intrigado pra saber o final.

Joyce585 14/03/2024

Bacana
Leitura intrigante e fluída. Nunca tinha lido nenhum dos mistérios do Sherlock e gostei muito de acompanhar o mistério principal e mais dois mistérios contidos nesse livro.

adrianovinicius1976 11/03/2024

Neste livro, o mais famoso detetive da literatura, Sherlock Holmes, tem um novo mistério para desvendar: quem matou Bartolomeu Sholto e levou o tesouro de Agra? Ao lado do dr. Watson, seu parceiro de investigação, Sherlock Holmes mais uma vez dará ao leitor uma amostra de astúcia e brilhantismo ao desvendar o caso.

Melissa 03/03/2024

Ótimo em termos de mistério, mas...
O mistério é interessante, a forma como ele é tratado é instigante, e toda a trama é inteligente. Porém, a forma preconceituosa com que os andamaneses foram retratados me incomodou. Imaginar que seria diferente, para um livro escrito no séc. XIX, seria anacronismo, mas ainda assim é válido o lamento.