O Signo dos Quatro

O Signo dos Quatro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Signo Dos Quatro

Rosana.Montenegro 22/02/2023

O signo dos quatro
Mary Morstan, cujo pai desapareceu há mais de 10 anos, recebe uma carta de um desconhecido marcando um encontro para falar de sua herança. Desconfiada, procura Sherlock para ajudá-la

sky_polaris 19/02/2023

Bem escrito
Eu nunca me canso de sherlock, incrível como todo livro eu n quero que acabe a história, a vários pontos que me cativam, ainda mais por ter marcado minha infância e pre adolescência

Diego Rodrigues 16/02/2023

"Abomino a rotina enfadonha da existência. Anseio por exaltação mental"
Figurinha carimbada dentro da cultura pop, Sherlock Holmes dispensa apresentações. Desde que suas histórias começaram a ser publicadas, em 1887, o detetive de Baker Street já figurou no cinema, no rádio e no teatro, já virou série de TV e é tido como uma das personalidades mais reconhecidas do mundo ocidental. No rastro de Dupin (o detetive criado por Poe), ajudou a definir a literatura policial e, ainda hoje, é comum nos depararmos com adaptações e releituras de suas obras, bem como sentir as reverberações de sua influência.

Publicado originalmente em 1890, "O Signo dos Quatro" é o segundo romance estrelado por Holmes e marca a estreia do antológico personagem nos EUA. O romance foi encomendado por um editor da Filadélfia justamente com o intuito de apresentar o detetive ao público americano. A estratégia vingou e logo o livro se tornou um best-seller. Na trama, que abre com a polêmica cena de Holmes fazendo o uso de cocaína, vamos acompanhar os desdobramentos acerca de um caso envolvendo uma donzela em perigo, um enigmático desaparecimento e um tesouro perdido. Tudo temperado, é claro, de muita ação, mistério e aquele humor típico inglês que já conhecemos.

"Minha mente rebela-se contra a estagnação. Dê-me problemas, dê-me trabalho, dê-me o mais abstruso criptograma ou a mais intricada análise, e estou em casa. Posso prescindir então de estimulantes artificiais. Mas abomino a rotina enfadonha da existência. Anseio por exaltação mental". Essa frase, logo no início do livro, já dá o tom. Temos aqui um Holmes completamente amargo e à beira de uma crise existencial sempre que não está com a mente ocupada. Alternando entre momentos de sagacidade e depressão, o detetive nos permite entrever um pouco de seu lado mais sombrio e, em alguns momentos, nos presenteia com algumas de suas famosas pílulas filosóficas. Interessante que eu não tenha percebido isso nas histórias de Holmes que li quando mais novo, bem como alguns elementos racistas. Enfim, percepções que a maturidade nos traz...

Contudo, voltemos ao foco que é o lado policial do romance. Doyle, mais uma vez, é impecável. Você lê a primeira página e já está envolvido na trama, impossível largar! Alternando entre cenas de ação e suspense, a narrativa imprime um ritmo frenético. Holmes e Watson percorrem as ruas de Londres enfrentando o perigo em busca de pistas e o que parecia um simples caso acaba de revelando uma complexa rede intrigas impulsionada pela cobiça humana, com direito a envenenamentos e perseguições a bordo do Tâmisa. Uma trama pra ninguém botar defeito e que só o nosso detetive poderia desvendar. É o romance ideal para noites insones ou para curar aquela ressaca literária, você abre o livro e é transportado para longe de todos os problemas. Veio em boa hora, estava precisando de uma leitura assim!

site: https://discolivro.blogspot.com/

Petala.morais 14/02/2023

Melhor passa tempo
O signo dos quatro é uma grande obra, que nos prende a hitória de início á fim, é maravilhosa e bem desenvolvida, contando pela vista de Watson(esqueci se escreve assim) médico e assistente de Sherlok, um detetive com talentos inacreditaveis e inesplicaveis, e um mistério a ser resolvido de forma istratégica e surpriendentee nova,agregou muito ao meu conhecimento limitado de informações e palavras desconecidas por mim, resumindo um livro ótimo, principalmente para passar o seu tempo.

Beijinhos espero ter ajudado na escolha da sua próxima leitura espetácular?

Recomendo para quase todas idades
Ex: tenho 12anos

Caroline Laia 13/02/2023

Tesouro,mistério, assassinato e romance!
O signo dos quatro é um livro cheio de mistérios e romance, o autor nos prende do começo ao fim, relatando como Holmes utilizando sua ciência da dedução consegue explicar um assassinato rodeado de segredos e detalhes que nos deixa de cabelos em pé! Personagens cativantes e histórias comovente de amizade,traição e romance. Recomendo!

Raiane166 11/02/2023

Gosto da série de livros com o Sherlock Holmes, são bem interessantes.
Esse em específico foca na questão de roubo e como isso pode afetar a moralidade do homem. Isto chama a atenção porque elucida como uma ação ruim leva à outra pior. No caso, como o roubo e a ganância levam à vingança e ao assassinato.

Natie 09/02/2023

O signo dos quatro e a perseguição de Sherlock Holmes
Comparando ao primeiro livro "Um estudo em vermelho", a história desse é bem mais envolvente e interessante. Sem contar nas cenas onde o Sherlock e o Watson se colocam em ação. É sempre bom ver Sherlock Holmes no meio de uma caçada.

A narrativa segue uma receita bem elaborada, diferente da Agatha, Arthur Conan Doyle sempre traz um culpado desconhecido, então o mistério não engolve tanto a pessoa, mas sim a execução.

Pontos negativos:
? No final, é utilizado a mesma desculpa tal qual ao primeiro livro de que "Tornei-me amigo de alguém que tinha condição de ajudar-me. Não cito nomes, porque não quero colocar ninguém em dificuldade".

? Os suspeitos parecem sempre reverenciar Sherlock por capturar eles, muito conveniente.

No mais, é uma história boa para se entreter e passar o tempo, visto que eu terminei ela em uma noite.

Patty 06/02/2023

Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre esses personagens que eu já amava nos cinemas.

Nesse livro conhecemos um pouco mais sobre o início da amizade entre Watson e Holmes, ficando ainda evidente a incredulidade de Watson quanto à genialidade de Holmes.

Também foi possível descobrir como Watson conheceu sua esposa e o motivo de Holmes não ficar feliz com a união.

Para quem gosta desse tipo de leitura, recomendo muito! Leitura fluída e prazerosa.

naya. 02/02/2023

acho realmente que o estilo do autor não é pra mim, muito cansativa a leitura e a escrita, além que a história não me prendeu tanto

alice1790 28/01/2023

Gostei muito, personagem interessante.
A história tem um desenvolvimento muito bom.
Não tinha lido outros livros do sherlock holmes mas gostei bastante.

Sil Zacarias 18/01/2023

Até que foi bom
Eu li esse livro sem muita vontade de realmente ler, talvez se eu desse mais uma chance e prestasse mais atenção aos detalhes, acharia ele perfeito. Tenho alguns sentimentos sobre o casamento de Watson, mas se ele está feliz, fazer oq kkkk

izathomaz 15/01/2023

O tesouro...
É um livro muito bom mas não conseguiu me prender do início ao fim, ele começou muito bom, no meio já não me interessava tanto assim pois não havia se desenrolado nada que me chamasse a atenção e o final foi entendiante, não aconteceu nada de mais e só foi uma longa história narrada por um personagem totalmente desinteressante

Talmag 15/01/2023

Nessa história é apresentado um pouco mais sobre quem o Sherlock Holmes é como pessoa pela forma que ele interage com outros personagens, não é minha história favorita e achei que o suspense foi um pouco fraco, mas é uma história rápida e vale a pena ler pra ser apresentado a outros personagens.

Laura 07/01/2023

Sherlock Holmes
Só posso dizer que meu amado e querido John é um homem bem emocionado, não levou nem dois dias depois de conhecer a moça e já pediu ela em casamento, esse sim é um cara apressado.
Falo sério acho que esse livro, se for reproduzido nas telas dos dias de hoje vai precisar de mudanças, já que carrega vários pensamentos bem preconceito, que não seriam bem visto.
Apensar disso o livro foi ótimo e muito divertido, mesmo que eu não tenha gostado que o Dr. Watson tenha noivado de forma tão repentina