Chamado Selvagem

Resenhas - Chamado Selvagem

Ari 22/02/2024

Que história! ?
Que história linda.
E como ela me fez refletir sobre a vida selvagem. O quanto o humano é soberbo e gananciosos e quanto isso afetou os cachorros o como transformamos eles, comercializando e tirando cada vez mais da vida selvagem e transformando em domésticos.
Que história pesada e ao mesmo tempo cheia de superação, perdas e desafios.
A narração foi emocionante e maravilhosa. Acho que nunca tinha me envolvido tanto com uma história em audiobook como essa.

janja fragão 06/02/2024

Envolvente
Amei a história de Buck
chorei por ele , torci por ele, regozijei em suas vitórias, afundei em tristeza em seu sofrimento
amei a associação com sua ancestralidade

Humberto 05/02/2024

Não se separa o autor da obra
Jack London era um leitor ácido das ideias marxistas, de Nietzsche e infelizmente do darwinismo social(ideias eugenista/racistas)
É evidente durante a trajetória do cão como a "natureza humana/animal" é determinada pelas condições matérias(marxismo). Visto que ele um cão rico do sul vai para o lado pobre do norte, e de um cão bobo e dócil vira um cão esperto e selvagem.
As ideias de darwinismo social estão explícitas quando o embate do livro não é se o cão irá sobreviver, o leitor sabe que sim, mas onde ele vai chegar e o que ele vai se tornar durante essa trajetória amarga onde só os "mais aptos sobrevivem".
Durante essa trajetória mitopoética ele segue o chamado selvagem e se torna algo além do que é ser um simples cão, ele se torna um supercão nietzschiano, fazendo paralelo as ideias de super ou além homem de Nietzsche.
Não se separa o autor da obra.

Rodrigo Leão 03/02/2024

Reflexivo
Buck é um cachorro enorme e afável que leva uma boa vida em um Buck é um cachorro enorme e afável que leva uma boa vida em um rancho na Califórnia, comendo e dormindo ao sol. Porém, durante a febre do ouro nos anos 1890, ele é sequestrado e vendido para trabalhar puxando trenós no gélido norte da América.

Passando por donos rudes e cruéis, Buck precisa lutar pela vida. À medida que aprende a se defender do porrete dos humanos e dos caninos de outros cães, ele cede a seus instintos rancho na Califórnia, comendo e dormindo ao sol. Porém, durante a febre do ouro nos anos 1890, ele é sequestrado e vendido para trabalhar puxando trenós no gélido norte da América.

Passando por donos rudes e cruéis, Buck precisa lutar pela vida. À medida que aprende a se defender do porrete dos humanos e dos caninos de outros cães, ele cede a seus instintos primitivos, reconectando-se a seus antepassados.

Josi 03/02/2024

Esta foi uma leitura que me surpreendeu e superou minhas expectativas!

Buck é um majestoso cão doméstico que vive uma vida confortável em uma cidade californiana. Seu porte e força física atraem a atenção e ele acaba sendo roubado, vendido e levado para puxar trenós no gelado e longínquo Norte, em plena Corrida do Ouro.

Sua docilidade logo é colocada à prova e Buck sofre intensos maus-tratos, com objetivo de subjugá-lo. Nessa jornada de dominação e exploração, ele conhece a crueldade pelas mãos de vários donos e a rivalidade com outros cães. Enquanto luta pela sobrevivência, Buck vê aflorando em si os instintos mais primitivos, que o reconectam ao seus antepassados selvagens.

Essa é uma história que, à primeira vista, parece simples e banal, mas o autor consegue desenvolver muito bem toda a transformação reversa de Buck ? de cão doméstico à fera selvagem.

A leitura é fácil, rápida, fluida e envolvente e facilmente consegui me afeiçoar e criar uma conexão com o personagem. As cenas de violência são brutais e a força e determinação de Buck na busca pela sobrevivência me sensibilizaram bastante.

Gostei particularmente da escolha do autor pela narrativa em terceira pessoa, sem atribuir personalidade e características humanas ao animal. Isso permite manter um distanciamento e impessoalidade, ao mesmo tempo em que mostra o ponto de vista do personagem, seus conflitos internos e externos e o desenvolvimento de sua conexão ancestral, que impulsionam sua transformação interior.

Uma fascinante história de sobrevivência em um ambiente hostil, com um desfecho poético, com toques místicos, mas também um tanto amargo. Gostei muito!

Carlos 28/01/2024

Uma leitura fluida, que matem o ritmo da primeira a última página. Página após página acompanhamos a história de Buck, um começo triste de partir o coração, mas que vai ganhando um ar de esperança. Adorei cada página.

camilazjm 25/01/2024

O chamado selvagem
História legal, porém triste e com muitas cenas de maltratos, brigas e sangue com os cachorros.

trás uma boa reflexão no final, um jeito interessante de se aprofundar na cabeça de um cachorro e nas coisas que ele, o buck, tem q lidar.

Thalita Souza 05/01/2024

Uma grata surpresa.
"O Chamado Selvagem" foi uma leitura que me surpreendeu até o seu fim, que é bem agridoce.
É uma história visceral, é a melhor maneira que achei para definir esse livro, e também uma leitura rápida, que me deixou impactada por ser tão brutal e simples.

London habilmente explora a luta de Buck pela sobrevivência em um ambiente hostil, destacando a conexão primordial entre o animal e seus instintos selvagens.
Mergulhando nas
profundezas da natureza e da essência selvagem, dando voz a um cachorro que esta se transformando no meio selvagem.

Gostei muito da leitura, com o seu modo fluído que acompanha a trama, a narração mantendo o foco sobre o Buck, e por fim o desenvolvimento da história que acontece através do cão se tornando menos cão, e mais fera selvagem.

A historia envolve o leitor com suas descrições intensas e reflexões sobre a crueldade e a beleza da vida selvagem, deixando uma marca duradoura sobre a fragilidade da civilização diante da força indomável da natureza.

Katharina.Pedrosa 05/01/2024

História conflitante
Acompanhamos a trajetória de Buck, um cão urbano que acaba sendo sequestrado e vendido para puxar trenós na corrida do ouro no final dos anos 1800. E ao decorrer da história, Buck vai se aproximando dos seus instintos mais selvagens e se descobrindo como parte dessa natureza.
Apesar do livro ser curto, a leitura foi arrastada até a metade da história. Me causou desconforto a crueldade dos homens para com os cachorros, por causa das descrições intensas de maus tratos. Além disso, os cachorros ainda tinham que lidar com a hostilidade do clima, o trabalho extenuante e a falta de comida. Se encaminhando para o final do livro, Buck é resgatado e passa a amar e ser amado pelo seu novo dono, e é aqui que a natureza selvagem vai tomando forma. Buck não mede esforços para proteger seu dono e é capaz de ser agressivo com qualquer um que o ameace. Então essa defesa que poderia ser um ato de amor, me pareceu mais uma vingança contra os seres humanos. É fato que Buck sofreu e viu seus pares sofrerem nas mãos dos humanos, mas fiquei mal por tanta violência.

Faby 29/12/2023

???
Jack London narra a trajetória de vida do cão Buck, originalmente criado para ser um cão civilizado na vida doméstica do campo, mas que acaba sendo sequestrado e vendido para ser usado no trabalho de puxar trenós.

Buck aprende com duras lições que a vida pacífica que conhecia já não existe mais, e agora a lei do mais forte é também a lei da sobrevivência, precisando despertar o lado selvagem de seus antepassados.

Livros com animais, especialmente cachorros, são meu ponto fraco.
Até evito ler pois normalmente me levam às lágrimas, porém com o chamado selvagem tive uma experiência um pouco diferente.

O livro é perfeito, a narrativa é extremamente viciante, prendendo o leitor do início ao fim.
Foi minha primeira leitura do autor, mas tenho outros volumes na minha biblioteca que logo irão para a lista dos lidos ?

O livro é de uma narrativa tocante, que me encheu de emoções, a maneira que o cão vai se transformando, deixando para traz a vida de cão doméstico e se adaptando a vida selvagem, é visceral.

De grande sucesso, foi adaptado para o cinema, sendo a mais recente o filme de 2020 estrelado por Harrison Ford ??

Massasa 16/12/2023

O chamado selvagem
Gosto bastante da forma como Jack London escreve aventuras, ele consegue fazer uma história dinâmica e ao mesmo tempo com profundidade. A "corrupção" do personagem principal é muito bem escrita e fica mais aparente ao reler.

AndrAa58 06/12/2023

Uma exploração das complexidades da natureza humana em meio às forças impessoais da natureza e da sociedade.
Jack London foi um escritor inegavelmente naturalista e profundamente influenciado pelas ideias emergentes de sua época, como o determinismo e o darwinismo. Essas influências permeiam toda a sua obra, e devo confessar que sua narrativa teve um impacto em mim.

Em "O Chamado Selvagem", não encontramos romantismo em relação à natureza, nem mesmo em sua expressão humana. A história retrata a luta pela sobrevivência, a brutalidade da lei do mais forte e a conexão primitiva entre homem e animal. Além disso, London tece uma crítica à sociedade e à busca desenfreada por riquezas a qualquer preço.

A trama nos transporta para as vastidões geladas do Alasca durante a corrida do ouro, onde seguimos a jornada de Buck, um cachorro inicialmente dócil e doméstico, considerado "civilizado". Roubado de sua vida confortável, Buck se vê imerso em uma luta constante pela sobrevivência, enfrentando a brutalidade tanto humana quanto da natureza. Ao longo da narrativa, ele aprende a se conectar e aceitar sua própria natureza selvagem.

É interessante observar que Buck é antropomorfo, possuindo pensamentos humanos. Essa característica nos permite identificar e sentir, de maneira mais profunda, as desventuras do protagonista. Nossa essência animal é tocada, e, ao final da história, nos vemos uivando para a lua na matilha de Buck.

Além do impacto emocional, a obra me fez refletir sobre nossa natureza primitiva, que muitas vezes permanece oculta abaixo da superfície civilizada. A luta entre a civilização e nosso instinto animal é explorada por London, levando-nos a questionar o papel da sociedade na contenção desse lado mais selvagem de nossa natureza.

Para compreender completamente a obra de Jack London, é importante considerar o contexto histórico do final do século XIX e início do século XX, uma época em que as ideias de determinismo e darwinismo estavam moldando as perspectivas da sociedade. O quanto continuam presentes e nos influenciando?
Pri.Kerche 06/12/2023minha estante
Otima resenha

AndrAa58 06/12/2023minha estante
Obrigada Priscila ??

Emerson Meira 06/12/2023minha estante
Mas que bela resenha! Então favoritou mesmo ?

AndrAa58 06/12/2023minha estante
Obrigada, Emerson. O que dizer, mexeu comigo. Com uma linguagem e narrativa simples, London conseguiu me envolver em um nível "primitivo". Engraçado, não é? Consegui me identificar com um cão, sofri, viajei e senti o chamado na natureza. Será que vou uivar na próxima lua cheia? ?
Sabe, às vezes sou meio Poliana e necessito um choque de realidade para voltar a prumo. As 5 estrelas são por isso. O livro chegou na hora certa e me deu o que estava precisando.

Michela Wakami 07/12/2023minha estante
Ótima resenha, Andréa.?

Emerson Meira 07/12/2023minha estante
Comentário gostoso de se ver ? É uma delícia quando se tem uma experiência transformadora e imersiva assim. Vou me lembrar disso quando for ler ?

AndrAa58 07/12/2023minha estante

AndrAa58 07/12/2023minha estante
Acho que você vai gostar, Emerson.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019. Muito bom, para uma história de cachorro. Muito cruel às vezes.

Michela Wakami 21/10/2023

Pesado
Tanto a escrita como a história foram conflitantes para mim.
Ao mesmo tempo que as vezes eu estava gostando em outros momentos tive vontade de abandonar o livro.

Um livro que contém crueldade de homens para com os cachorros e de cachorros para com os homens e de homens para com homens e cachorro para com cachorros.
É crueldade para todos os lados, mas principalmente de homens para com os cachorros.
Jordana Borges 22/10/2023minha estante
??

Fabricio268 22/10/2023minha estante
Também passei por isso no livro. Tinha momentos que gostava e outros que não.

Michela Wakami 22/10/2023minha estante
Então você me entende, Fabrício.

Rogéria Martins 22/10/2023minha estante
Vou passar longe desse, amiga. Não gosto dessa temática cheia de crueldade ?

Michela Wakami 22/10/2023minha estante
Faz bem, amiga.

¨Cain¨ 18/10/2023

Corre que o bicho ta solto
Jack London é certamente um dos meus autores favoritos.
Após ver uma animação de Caninos Brancos que guardo com carinho, senti curiosidade em ler O Chamado Selvagem.
Não me arrependo de nada.

O livro tem aquele sub-tema da corrida do ouro que ocorreu no Canadá, mas nada de muito foco.
Acredito que o livro não tenha agradado pessoas que tem uma certa sensibilidade ao saber que tem algum animal mal tratado.
Infelizmente é uma realidade. Não da pra dar uma nota baixa somente por isso.

Buck é um cachorro incrível.