A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Dominic nic nic 12/08/2022

A primeira fanfic self-insert com ídoloXfã do mundo. Realmente uma obra prima. Os poemas e os versos são todos muito bem pensados e por Deus, Dante era muito criativo. O Inferno é a porção mais interessante com toda certeza. O Paraíso é um tanto monótono, tirando sua porção final onde de tudo um pouco acontece. Mas no fim, devo admitir que é sim uma leitura chata, apesar de muito enriquecedora. Ainda terei de reler no futuro com certeza, mas por enquanto, me sinto contente em ter enfrentado esses versos.

Carolð 07/08/2022

Obrigada pela recomendação, Belchior!
Li esse livro por causa da música do Belchior e acabei me apaixonando.
Este livro necessita de atenção, mas compensa o esforço.
Meu q.i aumentou KKKKKKKKKK
Gabriel.Oliveira 21/08/2022minha estante
Estou custando entender kkkk Belchior é sensacional, desde alucinação

Carolð 28/08/2022minha estante
Simm!!

Ana Clara 04/08/2022

bom, achei que puxa muito para o lado religioso e se torna intolerante em alguns momentos. eu sei que a obra é muito antiga, mas achei muito elitista e preconceituosa

William LGZ 04/08/2022

Profundamente instigante
Mesmo sendo a versão em prosa a leitura não deixou de ser bem difícil, porém sua fascinante jornada, principalmente na ala infernal onde misturou elementos cristãos com mitologia greco-romana, e os ensinamentos que tenta transmitir não me deixam dúvidas do porquê se tornou um clássico universal.

Embora a adaptação do texto tenha facilitado um pouco a compreensão, acredito que tirou grande parte do peso que ela teria no formato de poesia épica quando fiz comparações rápidas entre eles, mas digo isto sem ler o autêntico de forma integral.

De qualquer forma me pareceu uma reprodução fiel no que se propôs e apesar da minha experiência não ter sido lá tão magnífica ainda sim me deixou bem interessado em no próximo ano dar outra chance ao lê-lo com mais calma e o estudar.

Não o indico para qualquer um levando em conta os motivos apresentados acima, apenas realmente para quem tenha interesse neste tipo de livro e também experiência com clássicos mais "pesados" tanto na escrita quanto nos temas.
Matheus Oliveira 04/08/2022minha estante
Esse clássico está na minha lista faz um tempo! Sabe aquela história de esperar a hora e momentos certos para aproveitar todas as sutilezas? É assim que ainda me encontro! ??

William LGZ 05/08/2022minha estante
É o melhor! Só li agora porque apareceu por tempo limitado no catálogo do Prime Reading, mas só mais maduro e inteirado nos temas que o livro discute que eu poderia consumí-lo como se deveria

Laís 02/08/2022

Leitura árdua
Queria ter aproveitado a leitura, mas confesso que ainda sou muito imatura. Desconfiei até se fui mesmo alfabetizada. Dante é um gênio, e seu livro é carregado de poesia, história e beleza. Não vejo a hora de voltar a ler e entender melhor

Rafaela Tressino 25/07/2022

Suspeita para falar
Acho uma obra grandiosa por si só mas o fato de ter demorado para ler me fez desgostar um pouco.
Quero muito ler em outro momento, apreciar mais, voltar umas passagens....

biblio.livy 21/07/2022

jornada no limbo
Nesse livro, vamos acompanhar Dante e Virgílio, subindo o monte do Purgatório que é dividido em sete partes, e cada parte representa um pecado capital.

Acho que não foi uma boa ideia ler o Inferno e o Purgatório um atrás do outro, porque como eu já havia percebido, a escrita é bem difícil de entender se não estiver com muito foco na leitura.

Agradeço demais os textos de apoio que aparecem antes de cada capítulo (canto), sem eles eu ficaria sem nenhuma noção do que estava acontecendo.

Agora eu vou dar uma pausa em Divina Comédia, não só por causa da maratona, mas também porque eu preciso de um tempo pra refletir sobre esses livros.

Desafio da MLI (Labirinto dos Sonhos - Soberano): Um livro originalmente publicado antes dos anos 2000.

biblio.livy 21/07/2022

Esse livro tava parado na minha estante já faz um tempinho. Tinha começado a lê-lo no início do ano, mas não tinha conseguido ir pra frente. E agora, graças a maratona, consegui terminá-lo.

Um grande clássico, que eu tinha colocado como leitura obrigatória para mim, que foi muito bom ler. Claro, tem uma linguagem bastante difícil, teve momentos que eu não entendia muito bem o que tava acontecendo, então tive que prestar muita atenção na hora da leitura para não me perder.

Acho que o Dante usou o Inferno pra colocar todo mundo que ele não gostava na época. É muito legal ver ele e o Virgílio passando por todos os círculos, conhecendo diversas figuras importantes, que algumas histórias até me emocionaram.

A leitura é densa, mas depois que começa a prestar atenção, fica mais fácil se envolver na história.

Desafio da MLI (Labirinto dos Sonhos - Visitante): Um livro ambientado em um lugar que não existe na vida real

rafael.rocha 18/07/2022

O que importa é a jornada
O que dizer a respeito do clássico, acredito não ter como dar spoiler, pois todos sabemos do que se trata a história.

Mas quero apenas dizer uma coisa no que mudou após a minha leitura dessa grande obra.

Precisamos compreender o quanto é importante a nossa jornada, o quanto devemos valorizar a nossa vida e os momentos que estamos passando, pois a cada passo dado, a cada minuto passado. A valorização desses momentos tem que partir de cada um de nós.

Já leu? Vale a pena revisitar essa história. Não leu ainda? Leia, você não sabe o que está perdendo.

theamzgbebela 16/07/2022

Terminei esse livro e agora preciso do endereço do penhasco
Beleza é uma adaptação, mas ai cara o modo que ele fala da beatriz e tudo que ele fez por ela, sla, queria algo assim, as camadas do inferno e do purgatório são simplesmente demais, gostei :)

Karinny 15/07/2022

Até hoje não acredito que Dante tenha sido um ser humano. Esses versos são algo de natureza muito sublime, não provém de imaginação. A misteriosa concepção dessa obra é impossível para um vivente.

Tiago600 11/07/2022

A Gramática Universal em uma Folha de Papel

Antes de mais nada, quando lemos Dante, Joyce, Dostoiévski, Proust e etc, é necessário que não se caia no infeliz erro de depois andar por corredores e em qualquer oportunidade abanar uma bandeira e clamar: "Li vários clássicos, li A Divina Comédia!". Como alguém que inconscientemente diz ao próximo: "Veja como sou culto". Deixemos monóculo e gravata de lado e nos atentos ao que realmente importa, ou seja, ler pelo prazer do texto.

Dito isso, existem obras-primas sublimes independente de nossas predileções. Por exemplo: O Réquiem de Mozart, Guernica de Picasso, O Moisés de Michelangelo, O Poderoso Chefão, a teoria da relatividade, o princípio da incerteza de Heisenberg, a equação de Dirac e assim por diante. Todas essas obras e suas gramáticas podem ser colocadas em uma folha de papel, eis a beleza do mundo quando os seres decidem descrever a natureza no qual estamos inseridos, o que difere as ciências exatas das ciências humanas é apenas uma questão de instrumentalização para tais fins. Digo isso pelo seguinte. Einstein concluiu através da física que o universo é uma "triesfera", isso hoje é uma franca certeza. Por mais incrível que possa parecer, séculos antes, a mesma ideia já havia sido concebida, óbvio que me refiro à Dante Alighieri. Na parte "O Paraíso'", baseado em uma visão de mundo aristotélica, Dante descreve a terra esférica ao centro, circundada por esferas celestes. O poeta olha pra cima e vê por sua vez um ponto de luz circundado por imensas esferas angelicais. Nas palavras do próprio: "circunda e ao mesmo tempo é circundada". O primeiro a notar que essa parte da Divina Comédia descreve o universo como uma triesfera, foi o matemático Mark Peterson em 1979. Hoje, todo físico e matemático reconhece a triesfera na descrição dantesca do cosmos universal.

Por certo, a triesfera de Dante é fruto da intuição de um sonho profundo. A triesfera de Einstein é regida pela física e tem linguagem matemática. O efeito é bastante diferente, porém (novamente) as duas conclusões podem ser expostas com tinta em uma folha de papel. Ambas ideias estão entre os mais mágicos e significativos voos que o pensamento humano sabe fazer.

Carol749 11/07/2022

A jornada pelos círculos do inferno até o mais alto nível do sublime, em busca da virtude e conhecimento através das imagens vividas.
A comédia com descrições extremamente vem feitas nos transporta por essa viagem, em momentos sendo grotesco os castigos infligidos aos pecadores e em momentos apresentado a visão sublime do divino.

bruno 28/06/2022

a leitura desses textinhos introdutórios de cada canto e as notas de rodapé são indispensáveis pra melhor compreensão (pelo menos pra mim, foi muito útil).

minha única crítica vai quanto a edição, alguns erros gramaticais não revisados são meio grosseiros, mas em nada dificultou a leitura.

dito isso, recomendo MUITO.

Porsani 26/06/2022

Excelente
Excelente obra de Dante, um clássico do renascimento que deu origem a língua italiana. Uma obra imortal. Já li em fiorentino e em português e recomendo