A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Edmar.Michiles 02/10/2022

A obra prima de Dante Alighieri.
Dante pintou a si mesmo, visitando o Inferno e o Purgatório, guiado por Virgílio. E por fim, visitou o Paraíso, guiado por Beatriz, sua paixão de infância, a qual Dante lembrava como um símbolo de pureza.

Ana 01/10/2022

Gente li em 5 minutos
Ótimo para conhecer a obra, uma versão ilustrada e simples, muito bom para começar a ler esse tipo de leitura mas ainda quero reler de outra edição.

pagina_liter 29/09/2022

A Comédia, poema épico e obra prima de Dante Alighieri, foi escrita provavelmente entre 1307 e 1321, o poema passou a ser conhecido como Divina Comédia apenas em sua primeira edição impressa, em 1555.
A composição do poema é baseada no simbolismo do número 3, que simboliza a Santíssima Trindade, assim como também o equilíbrio e a estabilidade em algumas culturas.
Mas o que mais me encanta é a bela sonoridade (as rimas) das estrofes, tanto que as vezes paro de prestar atenção no que realmente está acontecendo na história contada, e passo a me concentrar automaticamente apenas nas rimas. E fico me perguntando o quão maravilhoso deve ser ler essa obra prima no original.
A obra é estruturada em 100 cantos, cada canto é composto de 130 a 140 versos em terça rima (versos divididos em grupos de três).
Lendo alguns artigos sobre, percebi que muitos que estudam a obra têm-se A Divina Comédia caracterizada por um fortíssimo sentido moralizante, pela reafirmação dos princípios cristãos e pelo desejo de renovação espiritual. Sua força narrativa reside na firmeza de caráter de Dante, enquanto personagem, ao lidar com algumas das questões mais fundamentais da condição humana.

Rodolfo63 21/09/2022

Deslumbrante
Engraçado que cheguei nesse livro a partir de um filme de serial killer que debocha das convenções de bem e mal criadas, em parte, pela igreja e terminei quase um devoto. Acho que livros como esse, com lições a serem aprendidas a partir de exemplos de personagens bíblicos, seriam melhores aproveitados se não fossem tratados à risca. Gostei muito de como o autor mistura mitologoa cristã com mitologia romana. É possível ler trechos em que se faz referência a Jesus e a Jasão na mesma frase. O trabalho é extremamente minucioso que, misturando a saga de Dante, consegue fazer crítica à igreja e ao estado contribuindo tanto para o imaginário de inferno, purgatório e paraíso quanto a como um país se degenera quando outros objetivos são almejados em troca do bem estar do povo.
Fabi 22/09/2022minha estante
amg, você não tá falando de Hannibal, tá? KKKKKK

Rodolfo63 23/09/2022minha estante
não kkk mas quero assistir tbm. foi "a casa que jack construiu".

Icaro 07/09/2022

Épico
Dante e sua viagem pelo inferno, purgatório e céu. Um dos livros mais incríveis da literatura mundial! Muito lindo e épico!

Jordy.Hericles 07/09/2022

Capítulo final d'A Comédia, Paraíso relata a ascensão de Dante junto a Beatriz.
É a parte mais "lenta", dado que não há muitos acontecimentos dentro dos círculos e estes sendo espirituais, também não há muito a ser visto no ambiente.
Como no restante é uma grande aula de história, mas também é o que mais demanda conhecimento prévio/estudo para conseguir acompanhar já que deixa de utilizar mitologia pra utilizar personagens reais/bíblicos com nomenclaturas diversas a comum.

Como um todo A Comédia é uma grande história com grandes ensinamentos, independentemente de religião.
Priscila 07/09/2022minha estante
Que experiência maravilhosa, o terceiro volume "Paraíso" é o mais desfiador, eu amei!

Jordy.Hericles 04/09/2022

(Resenha atrasada, finalizado em 01/22)

Menos conhecido que Inferno, Purgatório traz uma visão bem interessante sobre o que seria esse local e sobre seus habitantes, assim como a primeira parte também é uma grande aula de história e mitologias.
Um pouco mais lento e com ambientação comum a todos os níveis, se torna uma experiência diferente mas tão interessante quanto a primeira parte d'A Comédia.

Nataly 02/09/2022

Perfeito
É incrível como mesmo sendo um livro por vezes difícil de ler ainda assim te prende do começo ao fim, a cada momento você se vê querendo saber sobre tudo e completamente preso a narrativa, impecável

Nataly 02/09/2022

Vamos lá, eu gostei mais de inferno e não tenho o que discutir sobre isso, o livro é bom mas não me pegou tanto quanto a primeira parte

Eder 02/09/2022

Perfeito!
Esse é um dos livros que eu li e que, com gosto, posso dizer: É perfeito!
Não tenho nenhuma crítica, tudo foi feito da melhor maneira possível. Com certeza se tornou um dos meus livros preferidos da vida, e sei que me lembrarei dele sempre, até meus ultimos dias nesse mundo. Apesar de ser uma leitura que demanda um pouco de esforço e dedicação vale cada canto lido. Preciso dizer que recomendo?

Júlia 29/08/2022

Maravilhoso, mas também bastante cansativo. Nesta obra grandiosa de mais de 700 anos, Dante, guiado por Virgílio, é levado para uma viagem pelo inferno, purgatório e, deixado por Virgílio e agora guiado por seu amor, Beatriz, pelo paraíso. O primeiro livro, Inferno, é viciante e caótico, o mais estimulante de se ler, sem dúvidas. O Purgatório foi o mais reflexivo das três partes, e até o mais assustador pelas semelhanças com o que se vive hoje. O Paraíso, o descanso e triunfo do viajante e do leitor, foi o mais penoso, seja pela tranquilidade da narrativa, seja pelo cansaço de ler a trilogia em sequência e sem intervalo.
Mesmo com todas as dificuldades em terminar, é uma obra que deveria ser leitura obrigatória para todos. A visão de mundo que temos muda completamente depois de embarcarmos com Dante nessa árdua, porém maravilhosa, viagem.

Lyke 18/08/2022

Belíssima viagem pelo corpo humano
Escrito por um Grande Mestre, Dante viaja através de seus três corpos sendo esses o físico, o espiritual e o divino. Assim, começa o Infernal percurso no topo de sua cabeça onde encontram-se os filósofos, indo até o cóccix cujos caminhos desviam-se em três ao redor de um buraco onde sofrem queda os infernais demônios. Posteriormente é exaltado para o feminil corpo da Mãe adentrando os três degraus cujo anjo guarda a porta e subindo a cornija figura do útero. Em Paraíso se encerra o último corpo, divino êxtase, e assim Dante Alighieri à frente do seu tempo faz-se "Três Vezes Grande" como Hermes Trimegistus. Santíssimo homem foi Dante, alma tão pura como luz. Assim como previu, ecoa os nomes daqueles que imortalizou (a semelhança de Homero) em sua poesia.

- Viih O 14/08/2022

A divina comédia
A viagem de Dante pelo inferno, purgatorio e paraíso é uma infinidade de sabedoria de sua época. Já comentei em outro livro dele o quanto admiro o poeta em suas várias faces, seja ela poética, filosófica, política e religiosa.
A história pode ser compreendida em diferentes formas. Porém a minha compreensão é uma viagem interior, uma autorreflexão que Dante faz, organizando tudo o que havia vivido para buscar a sua paz interior.
Como cada pessoa busca por seu conforto (seja na religião, na família, na generosidade, etc), Dante conforta-se em pessoas que ele mais admirava e sobre tudo em Deus.
É um clássico que recomendo. É um livro um pouco cansativo, tive que parar de ler por dias para voltar, mas o final compensa. Precisa conhecer um pouco da história dele para começar a ler e também outras obras dele.

Harrison 13/08/2022

Eu NÃO gosto de poema/poesia
Não curto esse tipo de história mas insisti na minha teimosia pq eu queria mt ler a divina comédia, acabei que não gostei de nenhum dos 3 livros, é mt cansativo, eu sei e entendo que é mt bem feito e mt bem escrito pelo Dante mas muitas vezes muitas coisas são confusas demais e acho que não compensa o esforço não.
O que eu mais gostei foi o do inferno, é o mais interessante e com os melhores trechos, os outros 2 esperava muito mais.
Eu não sou parâmetro pq eu nem gosto de poema, mas quem gosta acho que vale ler a divina comédia