A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Leila 25/12/2022

E eis que terminei a leitura do livro mais difícil que li na vida...A divina comédia! não é para leigos não! Confesso que terminei a leitura entendendo 5% da obra e olhe lá. Enquanto estava no inferno e purgatório, estava achando difícil, mas ok e com a doce ilusão que no Paraíso seria o paraíso, hahahaha, ledo engano. No paraíso que me lasquei mesmo! Assim, obra para se reler várias vezes na vida. Vou reler? não sei, por hora é aquilo, sentimento de missão cumprida (mal e porcamente, mas cumprida) e sigamos

Suzy 21/12/2022

Interessante
Só comentar que finalmente consegui ler esse livro e achei bom. Entendi a história eu espero. Dante atravessa o inferno para alcançar os ceus para estar junto de sua amada, Beatriz.

sosolinda0 17/12/2022

uma obra prima
Esse livro é simplesmente um dos meus favoritos da vida, amo a história, a ambientação, a escrita é ótima, SIMPLESMENTE UMA OBRA PRIMA
(não irei falar mais pq é uma experiência q vale a pena a ser lida)

Gabriel 13/12/2022

Para quê título?
Se você é um ser humano que tem bom gosto pela leitura de livros... leia! E tome vergonha na cara. É isso, obrigado pela atenção.

victorialane 13/12/2022

Isso é real?
Dante é um dos meus autores favoritos, tanto que se um tiver um filho esse será o nome dele, Dante, forte e com a maior torcida para que ele venha com tanta genialidade.
A edição que eu tenho é de 2014, não é essa da capa e a acredito que a linguaguem seja diferente porque tem várias partes em latim. Gosto muito e recomendo, é essencial, é tipo, livros que você tem que morrer antes de morrer - para estar preparado para o que vem depois.

"Amigo meu, que a sorte desadora. Pela deserta falda indo, impedido de medo, atrás dos passos, volta agora. Temo que já esteja perdido, que tarde eu tenha vindo a socorrê-lo, pelo que lá no Céu dele hei sabido. Parte, pois, e com teu discurso belo e quanto o salvar possa do perigo lhe acode; e me console o teu desvelo".

Ronaldo 10/12/2022

Complexo e impossível de se definir
O texto é tão complexo, na sua escrita, na sua forma, na sua concepção, se ainda analisado dentro do contexto histórico em que foi concebido, que não me cabe fazer nenhuma observação.

É só questão de reconhecer a minha insuficiência e insignificância frente à genialidade alheia.

JoAo 09/12/2022

Ums dos únicos livros que me fez refletir e pensar sobre o inferno, a vida ea morte, quem for ler tenha uma mente aberta pois vai precisar

emanuelppolar 09/12/2022

um clássico.
Depois que terminei "inferno" não fiquei tão entusiasmado para a leitura dos demais livros, claro que a narrativa me prendeu demais a história, porque o que mais me encantava era a riqueza no detalhamento e na escrita de dante a respeito de como eram as criaturas, os círculos, me encantava muito tudo aquilo, o mais penoso pra mim com certeza foi "purgatório" "paraíso" ainda me agradou um tanto, beatriz em toda sua glória deveria ser realmente belo, bom o que um homem n faz pelo seu amor não é

Mel Rodrigues 08/12/2022

Eu sempre fui uma defensora fiel da Martin Claret quando o assunto eram as péssimas traduções - claro que eu sei que no passado isso era um verdade, porém desde que comecei a comprar da editora nunca tive problema. As capas bonitas sempre acompanhavam um texto no mínimo legíveis (como Austen) e, na maior parte das vezes, excelente (Anna Karenina, Os Miseráveis, Orwell) principalmente ao meu gosto pessoal, que prefiro ser transportada ao tempo da minha leitura do que ler um texto modernizado ao extremo.

Infelizmente, a Divina Comédia fugiu desse padrão. A capa belíssima, o corte colorido e arredondado, a diagramação espaçada e com letras grandes, tudo isso me conquistou a dar uma nova chance a um gênero que já não é meu favorito - os poemas épicos. Mas se Ilíada e Odisseia me deixaram com um pé atrás com esse estilo, A Divina Comédia acabou com ele para mim. O livro é completamente impossível de ler, as frases nãos faziam sentido nenhum, as notas de rodapé afirmavam que partes delas haviam sido retiradas ou trocadas por palavras com sentidos completamente diferentes, e oportunidade me fez baixar o pdf em inglês e perceber que o problema era a tradução.

Me forcei a terminar esse livro em português por que tive medo de não entender o vocabulário, mas a verdade seja dita, eu devo ter lido duas vezes cada capítulo e não entendi mais que o esqueleto da história. Se eu tiver a chance de colocar minhas mãos na edição física em inglês, talvez eu tente ler novamente no futuro. Os pontos atribuídos se devem a beleza do livro e nada mais.
Tidan 08/12/2022minha estante
Sinto muito pela má experiência... a Martim Claret tem se redimido mesmo das suas traduções horríveis do passado. Porém, a Divina Comédia é um texto que mesmo nas grandes editoras (como 34 ou cia das letras) pode não agradar a tradução... recomendo fortemente a tradução da editora Landmark, de Vasco Graça Moura: a mais fiel ao original que conheço e a que mais gostei! (Antes de comprar, fiz um teste drive mas traduções e editoras lkkkkkk li o canto 1 de algumas delas).

Jessé 23/12/2022minha estante
Então, não precisa ler em inglês ou no texto original para ter uma tradução primorosa. Sou fluente em Italiano, e afirmo sem sombra de dúvidas que você estar em boas mãos com a tradução do Vasco Graça moura.

É uma tradução Portuguesa, mas que em nada impede o entendimento da obra. É um trabalho primoroso do tradutor. Não existe melhor e mais fiel no mercado.

Mas se você quiser algo, digamos mais fácil de compreender, a da editora 34 é uma ótima pedida.

Addie 18/11/2022

Muito difícil de ler. Obra incrível, de incalculável beleza.
Dou 4 por conta da tradução. Li alguns capítulos em espanhol e foi bem mais fácil a compreensão do texto.
Joyce429 19/11/2022minha estante
Quero ler ano que vem, tenho essa mesma tradução ?

Mariane 13/11/2022

No começo, tava meio lento e até a primeira metade seguia preferindo O inferno. Porém, acabei me apaixonando pelo conteúdo teológico, as citações, a paráfrase do credo (achei um charme) e gostei bastante. Talvez ainda não tire o primeiro lugar do Inferno, mas é bom também.

Caroline457 26/10/2022

Fascinante!
Em minha opinião, todos deveriam ler esta obra ao menos uma vez na vida: é impossível ler a Divina Comédia e continuar exatamente a mesma pessoa, uma vez que há tantas lições e mensagens deixadas por Dante que são capazes de nos transformar de diferentes formas.
Acho incrível a relação de admiração e amor entre Dante e Beatriz que vai tomando forma com o decorrer das páginas.
E apesar de ter uma linguagem complexa e às vezes complicada, a Divina Comédia já pode ser considerada um dos meus livros favoritos.

Mila 24/10/2022

Achei entediante.
Poema não é pra mim. Achei muuuuuito difícil de ler, insisti porque não consigo deixar nada pela metade e queria ler a obra completa. Mas a linguagem é bem complicada e não faz meu estilo de leitura. A maioria dos personagens citados não fazemos a mínima ideia de quem são rs. Apesar disso é interessante a descrição das pessoas encontradas no inferno.

Lucas 13/10/2022

Jesus é foda e o diabo é otário ??
Tem comédia no nome, mas não achei graça alguma. Quem vai me devolver os dias que eu gastei lendo este livro?
Letícia.Forte 14/11/2022minha estante
Hahahaha melhor título ?

Rafaela 06/12/2022minha estante
"Comédia" como gênero dessa obra não se trata de dar risadas, mas sim ser o oposto de tragédia. Diferente de Romeu e Julieta, por exemplo, que começa bem e termina mal, as obras chamadas de comédia são aquelas que terminam mal (parte do interno e purgatório) e terminam bem (paraíso). Sobre o título, adorei kkk

Ana 08/10/2022

Trilogia finalizada com sucesso!
A divina comédia foi o livro com a linguagem mais difícil que li até agora.
E gostei mais da primeira parte, a do Inferno. Pois achei no mínimo intrigante e criativo. :)