A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Narthagman Moreira 23/07/2022

História bacana
A história é bem legal, considerando o seu escopo geral. O personagem principal, O Viajante do Tempo, é um sujeito bastante interessante e observador.

A história em si leva-nos a meditar sobre as agruras da sociedade e, diante disso, a possível extinção da humanidade, neste enredo o qual o considero deveras distópico.

Isto posto, assevero que senti falta de maiores detalhes do narrador sobre as criaturas encontradas no futuro, parece -me tê-lo faltado uma costura maior no enredo em tela.

Marcos 21/07/2022

Excelente
H G Wells com certeza um dos melhores escritores na área de ficção científica.
Em mais esta obra wells nos leva em uma incrível aventura para o futuro da humanidade. Como estará a humanidade daqui a 70.000 anos? Estará uma grande evolução ou uma grande calamidade?
Essa obra nos leva à esta reflexão.

analimajp 19/07/2022

Clássico
Sendo publicado pela primeira vez em 1895, essa obra é um clássico da ficção científica.
O autor já aborda a linha de uma quarta dimensão e nos mostra o que "acontece" em uma viagem no tempo.

Nesse livro iremos conhecer um cientista que cria uma máquina do tempo e em um teste, acaba chegando ao ano de 802701. Onde se depara com criaturinhas chamadas de Elóis, que vivem em harmonia e se alimentam exclusivamente de frutas. Podemos chamá-los de descendentes dos Homo Sapiens.

Mas, ele também descobre os Morlocks. Seres que vivem na escuridão e que durante a noite saem dos subterrâneos para se alimentarem dos Elóis.

Um livro curtinho e de leitura bem fluída que nos traz algumas reflexões sobre o futuro da humanidade, até a total extinção.

Fabius 13/07/2022

Clássico
É um clássico da ficção científica e da cultura em geral, que inspirou milhões de filmes e outros tipos de manifestação cultural. Após mais de século de seu lançamento, ainda causa um mal estar incomparável a sua descrição do "fim dos tempos": a Terra vivendo seus últimos e angustiantes momentos, quando a humanidade há muito já fora banida da existência.

A edição apresenta alguns extras, como a primeira versão da história, o conto "Os argonautas crônicos", e é notável como foi positiva essa reescrita, cortando excessos e trabalhando no desenvolvimento da narrativa propriamente dita.

Claro que a visão do futuro da humanidade que nos apresenta o autor é bem pessimista, mas não prescinde de lógica. De qualquer forma, é sempre interessante ver a ficção (científica ou não) trazendo a fantasia para tentar explicar o presente e alertar sobre o futuro. Cabe a nós, e por nós refiro-me à geração "atual" de cada época, fazer o melhor possível sobre isso.

Patricia 12/07/2022

O viajante do tempo
Neste livro, somos convidados a um jantar na casa de um cientista inglês que jura ter criado uma máquina do tempo. Nem o anfitrião nem seus convidados tem nomes, todos são descritos por suas profissões. Nessa primeira reunião, nos é explicada a teoria da viagem no tempo, a quarta dimensão.

E na segunda noite, nosso narrador é convidado para jantar, mas chega antes de seu anfitrião, que só aparece no fim da refeição, cansado e sujo. Eis que o viajante tinha acabado de voltar do ano de 802.701, onde encontrou uma raça humana e um mundo muito diferente do que esperava.

Saber que esse livro foi escrito no século XIX é impressionante e deve ter sido muito polêmico. Escondida na viagem estão críticas sociais bem descaradas.

Sad_boy 11/07/2022

Desperdício
O livro é fraco na superficial, tem uma boa ideia para o livro, entrando foi mal aproveitada. Mesmo tendo um bom plot para uma história, foi mal aproveitada.

Iury Lagos 07/07/2022

Um clássico que inspirou outros.
Wells é um dos pais da ficção científica, e percebemos isso nesse clássico. O autor nos leva em uma viagem simples e curta pelo futuro e nos mostra uma visão um tento diferente do nosso imaginário de "evolução" humana, e consequentemente, tecnológica. A obra também possui uma visão do seu tempo, abordando temas, mesmo que discretamente, sobre darwinismo, socialismo, e a luta de classes. O livro é basicamente todo narrativo, com poucos diálogos e poucos personagens, tendo como foco a narração do Viajante do Tempo (personagem principal) sobre sua viajem até o futuro. Enfim, Máquina do Tempo é um clássico que deve ser lido por todos, e tido como uma dos pilares fundadores da ficção científica.

Victor Gabriel 07/07/2022

Simples e incrível ao mesmo tempo. Amei ler um dos livros que deu origem à Ficção Científica.

A escrita do H. G. Wells vários vezes explode nossa cabeça.

É top ver como a Ficção Científica começou e como ela se desenvolveu ao longo dos anos.

Gabriel Guterres 05/07/2022

A Máquina do Tempo - H. G. Hells
Esse é o segundo trabalho que leio do H. G. Hells e devo dizer que falta pouco para eu querer ler até mesmo sua lista de compras. A Máquina do Tempo é uma história cativante e igualmente instigante. Nela fica nítido como nós seres humanos na nossa ansiedade pelo progresso caminhamos para a nossa própria destruição sem nos darmos conta disso. Esse livro apesar de pequeno e bem fluido promove uma grande reflexão sobre questões como: a vida, o tempo, as relações humanas e a nossa própria humanidade. Também é interessante ver que a ignorância pode ser tanto uma benção quanto uma maldição. Simplesmente adorei.

Gerlan3 04/07/2022

Fabuloso
Leitura super rápida. Nele você descobre o que acontece quando se viaja no tempo e perde a máquina pra voltar pra casa. Conhece o futuro de uma forma totalmente diferente do que imaginamos, e os humanos, já não são humanos e uma caixa de fósforos é uma grande arma, porque tem fogo e os do futuro desconhece o calor da combustão...

Andre 30/06/2022

H. G. Wells rivaliza diretamente com Júlio Verne pelo título de pai da ficção científica. E tem uma lista de clássicos e tanto pra defender sua posição como Guerra dos Mundos, o Homem invisível, a ilha do dr Moreau e a máquina do tempo.

Aqui acompanhamos o viajante do tempo em sua aventura quase 1 milhão de anos no futuro quando a humanidade se dividiu em um duas raças: os eloi e os morlocks.

A relação delas pode ser vista como uma crítica direta à divisão de classes sociais e ao fim terrível que isso pode levar para a raça humana.

Um livro curto, rápido mas muito mais profundo do que parece

auroras 24/06/2022

Um clássico da ficção científica.
"Olhamos um para o outro. Então, minhas ideias voltaram a se pôr em movimento.
- Será que o sr.... saiu por essa porta? - perguntei.
- Não, senhor. Ninguém saiu por aqui. Pensei que ele estivesse aqui dentro."

O livro traz a narrativa da jornada de um cientista inglês a um mundo no futuro, mais precisamente 800 mil anos, onde ele se depara com um mundo desconhecido e perigoso.
Herbert George Wells, mais conhecido como H.G.Wells nos contempla com uma escrita muito inteligente, mas sem ficar trazendo teorias e pensamentos desnecessários para ficarem deixando a história muito saturada. O livro flui tranquilamente de forma simples e objetiva ao trazer reflexões futurísticas, críticas sobre a sociedade e a descoberta de uma nova civilização que não tem a mesma crença, costumes e hábitos alimentares. Sempre li muito sobre viagens no tempo e ler esse livro, por mais simples que ele seja, ainda traz muita reflexão de até onde a humanidade vai chegar e a interrogação que fica é: será que acontecerá da mesma forma que é descrito no livro? Esse é o poder de um bom livro, atiçar a curiosidade e reflexões. Bom, demorei um pouco para terminar de ler por conta da semana de provas finais da faculdade, mas esse livro é de fácil leitura, não é complicado e falo isso sendo uma completa curiosa e fascinada por viagens temporais, se for do seu interesse ou tenha despertado a curiosa, super recomendo a leitura.

Curiosidade: O livro tem algumas adaptações cinematográficas, mas a que chama mais atenção foi a de 2002, o filme foi dirigido pelo bisneto do autor, Simon Wells.
masochistic lion 24/06/2022minha estante
Sempre que leio alguma resenha sua, tenho certeza de que não tem como você melhorar mais e olha só, aqui estou eu me surpreendendo mais uma vez. Saber que esse livro mereceu uma nota 5 sua, uma fã de viagens no tempo, me deixou muito curioso para conhecer mais da história. E você tem razão, não tem coisa melhor do que um bom livro que nos faz refletir. Obrigada pela sua resenha incrível, por nunca nos dar spoiler e por sempre dizer o suficiente só para plantar a semente da curiosidade. ?

Núbia Cortinhas 26/06/2022minha estante
Uauuuu! Parabéns pela resenha! ??????

auroras 26/06/2022minha estante
Obrigada, Núbia! Fico feliz que tenha gostado. ?