A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Roberta 11/05/2023

Leitura um pouco arrastada, mais a forma q foi escrita como relato é diferente. Personagens não são descritos com detalhes o que faz vc prestar atenção mais nos fatos que as pessoas.
Mesmo lendo após ver o filme a detalhes que chamam a atenção e se diferenciam do filme.
L

Lyuluy 10/05/2023

Que grata surpresa foi esse livro, viu? Um cenário perfeito de devastação e guerra, tal como eu imagino que deva ser/e foi, tanto hoje como ontem. Agora entendo porque dizem que esse livro é uma leitura ?obrigatória? na lista dos clássicos.

raiana29 08/05/2023

"Ninguém teria acreditado, nos últimos anos do século XIX, que este mundo era atenta e minuciosamente observado por inteligências superiores à do homem e, no entanto, igualmente mortais; que, enquanto os homens se ocupavam de seus vários interesses, eram examinados e estudados, talvez com o mesmo zelo que alguém munido de um microscópio examina as efêmeras criaturas que fervilham e se multiplicam numa gota d'água."

Com essa frase, H.G. Wells inicia A Guerra dos Mundos, um clássico da ficção científica.
Com um estilo fluído e capítulos curtos que conferem velocidade à leitura, Wells descreve, por meio de seu personagem, a invasão marciana à Terra, em solo inglês.

O narrador, personagem principal da obra, conta os acontecimentos conforme os vivencia, oferecendo um panorama da chegada dos visitantes inesperados, os primeiros contatos, suas aterrorizantes armas e o caos que se instala a partir daí.

Wells aproveita o enredo para criticar a arrogância humana, e mostrar nosso egoísmo, já que a partir do momento em que o caos se instala, quase não se vêem exemplos de empatia. É o bom e velho "cada um por si".

Nesses tempos de Óvnis, A Guerra dos Mundos é uma leitura indispensável. E a edição de 2016 da Suma é impecável, além de ter ilustrações do brasileiro erradicado na Bélgica, Henrique Alvim Corrêa.

Fábio Morcego 08/05/2023

Um clássico é sempre um clássico.
Um ótimo livro bem ao estilo do autor, a única coisa ruim, e nem vou me alongar muito nisso, é que um clássico é inevitável que você já siba alguns spoilers.
Apesar de um filme moderno baseado no livro ter feito um certo sucesso e muita gente conhecer, aqui é a mesma história só que no final do século XIX. Infelizmente eu meio que já sabia o final e ainda assim a leitura foi divertida.

Franklin Moreno 30/04/2023

A Guerra dos Mundos
Comecei a ler esse livro muito tempo atrás, quando ainda estava na escola. Na primeira tentativa, desisti antes de chegar na metade.
Na segunda tentativa, e penando muito para continuar a ler sem jogá-lo pela janela (até porque estragaria meu Kindle '-'), consegui terminar.
O grande problema deste livro é a chatice com que ele se desenrola. São muitos monólogos, chega a ser irritante de chato.
O autor enche de monólogos, descrições longas e horrivelmente entediantes, muitas vezes não acrescentam em nada. Ainda que haja vários monólogos, os personagens são rasos e descartáveis. Não há conexão entre eles. Todos são "se morrer, tanto faz". Não há profundidade alguma em qualquer um no livro (o personagem só lembra que existe esposa quando o livro termina, quanto amor).
E é isso. Acredito que mesmo com uma premissa excelente, não há como salvar um livro que seja extremamente chato. Não há história que aguente.
isisfy 01/05/2023minha estante
Esse livro está na minha lista. Depois dessa resenha acho que irá ficar no final da lista. Kkkkk

Franklin Moreno 02/05/2023minha estante
Kkkk eu espero que você leia, muitas pessoas falam bem demais.
Sei que é um clássico, que é do final do século XIX, que é um dos primeiros a abordar esse tema de modo científico, e também que é bem ambientado na Inglaterra, citando e passando por várias cidades. Mas eu particularmente achei muito entediante, não consigo ler livro assim ??

fran_b07 23/04/2023

Meu Deus que livro chato.

A leitura não flui, é descrições por cima de descrições, e na maioria das vezes, nem necessária é, o livro é um grande monólogo, tem no máximo uns três diálogos, é cansativo do começo ao fim.

A premissa do livro é muito boa, em um dia qualquer marcianos pousam no nosso planeta, e aparentemente vieram com o objetivo de destruir tudo.

Mas nada parece ser desenvolvido, não sabemos nada da pessoa que narra a história, o que faz com que não nos interessamos pela história contada, muito menos pelos seres que invadiram a Terra.

É tudo simplesmente muito chato.

Nadini.Maria 16/04/2023

Desde o início a escrita desse livro é fluída e simples, rapidamente veio a mim que esse é o tipo de livro que eu leria para sair de uma ressaca literária.

O livro todo é uma descrição de acontecimentos, o próprio narrador não tem nome. Estamos apenas escutando ou nesse caso lendo seu relato dos eventos.

Foi interessante para mim observar minha evolução com esse livro? no início era um livro monótono, de acontecimentos enfadonhos e repetitivos, logo depois era um livro que não considerei nem bom e nem ruim.

Então imagina minha supresa quando cheguei a segunda parte do livro e comecei a finalmente compreender que estava gostando dele. O autor gostar muito de fazer comparativos entre a invasão marciana e a colonização dos seres humanos no planeta terra.

Até comecei a observar semelhanças entre as dificuldades do narrador com a história de Ulisses e as dificuldades vividas por ele para ser reencontrar com sua esposa Penélope, já que ao longo de todo o livro o narrador passa por situações que no final o levaram para sua esposa.

Nesse livro o desenvolvimento de personagens acabou meio deixado de lado, isso porque acredito que o objetivo do autor é apresentar uma narrativa em que a humanidade é colocada aos pés de uma civilização superior e como eles reagem a essa descoberta.

Vini 16/04/2023

É muito compreensível o motivo pela qual a obra é um clássico.
'A Guerra dos Mundos' é emocionante em suas descrições da destruição indiscriminada da civilização e da sensação de que a humanidade não era mais a espécie mestre. Eu não achei a obra perfeita, ela é bastante enfeitada com técnicas e vocabulários. Há o uso persistente do autor de descrição exagerada. A escrita é firme, a trama tem um ritmo bom, porém fica lenta em alguns momentos. É muito compreensível o motivo pela qual 'A Guerra dos Mundos' ser um clássico assustador e divertido. H.G. Wells descreve um quase fim do mundo em palavras que poderiam ser aplicadas a qualquer civilização que tenha sido esmagada, bombardeada ou genocida.

Leia mais clicando aqui.

Siga-me: Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-a-guerra-dos-mundos

Pedro 14/04/2023minha estante
Esse livro foi o primeiro a mostrar uma invasão alienígena. Hoje pode até ser algo comum, mas naquela época foi bem chocante.

DeniseSC 14/04/2023minha estante
Siiim!!! Com certeza influenciou todos os autores que vieram depois!

Onira.Oliveira 09/04/2023

Clássico impressionate da fícção científica.
Uma história escrita no final do século 19 com detalhes bárbaros e impecável. Impressionante a mente humana para escrever um livro dessa magnitude. Enquanto lia, eu fui analisando a história do livro em relação aos detalhes feitos para o filme. Pouquíssimas coisas diferenciam um do outro e eu adorei o livro. Claro que comprei de capa dura. Esta edição é ilustrada, leitura fluida, escrita legal (diferente, óbvio por conta da época que foi escrita e lançada).

Aline 09/04/2023

A Guerra dos Mundos
Clássico da literatura ficcional inglesa, uma imersão em sentimentos e pensamentos filosóficos, religiosos, cósmicos e literários. A raça humana está ameaçada por uma invasão alienígena, somos tão pequenos, perante o universo e perante nós mesmos, somos dominantes e também dominados. Não é preciso seres do universo virem a Terra destruir a raça humana, o próprio ser humano é capaz de se autodestruir. Ficção que nos faz refletir do ponto de vista humano, da parte humana que não é o centro do universo, mas da parte humana que é uma poeirinha no espaço.

pascalevm 06/04/2023

E foi escrito em 1898...
Estava na lista há anos e só agora tive a oportunidade de ler. Fiquei besta como em 1898, a imaginação de um autor pudesse ser tão fértil e vagas por campos nunca antes comprovados. Clássico da literário do estilo ficção científica, é leitura obrigatória para os fãs do gênero. E a edição que li é belíssima, encadernada e ilustrada, chega da gosto de tocar e folhear. Favor lerem o prefácio e a introdução. Conteúdo riquíssimo para entender o decorrer da história.

Ju Nancy 03/04/2023

Interessante
A leitura não me pegou no início, demorei um pouco para me prender ao livro, mas foi bem interessante terminá-lo.

Lytuxa 01/04/2023

Não consigo encontrar palavras para me expressar.
Escrevo esse texto imediatamente após terminar a leitura, assim como faço em todas as resenhas.

Eu estou simplesmente embasbacada demais para expressar em palavras a minha admiração por essa obra.

Trago somente adjetivos positivos para cá: não há o que criticar! É simplesmente genial e aterrorizante.

A única coisa que consigo sentir é uma satisfação imensa por ter finalmente, depois de anos, realizado o sonho de concluir essa leitura.

Sou imensamente grata ao H. G. Wells por ter entregado tanta ARTE para a humanidade.

Sim, babo ovo mesmo.

Assinado: a cadelinha n° 1 de A Guerra dos Mundos.

Marcelo1108 19/03/2023

Tema muito atual, nos faz pensar na fragilidade do ser humano e na vulnerabilidade de nosso planeta. Sim nós achamos os donos do universo e isso nos deixa sem perspectiva para as coisas vindouras.