A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Admel 31/12/2020

A única coisa que fiquei pensando quando li esse livro foi::: como o wells pensou nisso naquela época?
gabriel 17/05/2021minha estante
Muito visionário!

raphaseixas89 09/08/2022

A primeira invasão alienígena da literatura
Guerra dos Mundos pode parecer um livro ultrapassado para os dias de hoje dado o conceito, mas é muito interessante a visão de um gênio da ficção científica com base em sua vivência no final do século XIX.

Ao mesmo tempo em que naves alienígenas pousam em diversas regiões da Inglaterra, temos descrições de charretes e iluminação a base fogo. E transferindo para os avistamentos posteriores, é sempre como algo muito avançado, tecnologias e biologias inexistente em nosso planeta. E de certa forma, os marcianos do livro continuam com uma tecnologia avançada até para nós

Sobre o livro, me incomodou bastante a forma pouco descritiva de ambientes e a necessidade de conhecimento prévio de algumas localidades da Inglaterra, dando enfase em nomes das ruas ou de localidades, o que para alguns, pode ser  frustrante. E por isso, achei arrastado demais em alguns momentos, destancando a forma prolixa do autor, neste livro em específico.

Mas achei incrível a descrição da chegada dos aliens, a forma, os estudos e principalmente, o último capítulo.

Quem é fã de ficção científica vai gostar muito, que nunca leu, recomendo começar por outro livro, até do próprio autor como o Homem Invisível. Mas sim, Guerra dos Mundos vale a pena.

Julialavalle 13/01/2021

H.G.Wells dominando os clássicos!
Eu soube que na época que o livro foi lançado, um repórter resolveu fazer uma leitura do livro Guerra dos Mundos via rádio, as pessoas sem saberem sobre isso, pensaram que realmente teve uma invasão alienígena!! Pensa no Pânico que gerou naquele país?? Hahaha , então eu sempre tive curiosidade de ler, quando li realmente parece que ele está contando que está tendo uma invasão dos ET, é um clássico , por ser antigo , as palavras são mais coloquiais, mas se você gosta , ou quer conhecer os clássicos , esse livro é o ideal pra você! Eu Amei.

Wyndissa 17/01/2021

Guerra dos mundos!
O livro relata uma guerra entre a terra e os marcianos, no entanto, não achei que a guerra em si foi bem retratada, no geral o livro acompanha a história de um personagem específico, um cara mais atrapalhado que tudo! E o final é surpreendente, não porque é ótimo, mas porque foi um final conveniente para dar ao livro e salvar a raça humana! Não vou dar spoiler, é um livro fácil de ler! Recomendo demais a leitura! ?

Jon 01/02/2021

Clássico
Um clássico da ficção científica que ganhou até o filme estrelando Tom Cruise, apesar de ter um desenvolvimento diferente, mantém a mesma premissa e características do livro. O livro é apenas ok, longe de ser ruim, mas também distante de ser inesquecível. É, ainda assim, uma obra interessante para os amantes do gênero.

Junior 19/01/2022

O desfecho é incrível.
A GUERRA DOS MUNDOS. Já tinha assistido ao filme de Spielberg agora li o livro. Ambos são excelentes. Recomendo!!

beatriz 26/08/2022

apesar de ser clara a criatividade e a imaginação que o autor precisou ter pra criar essas criaturas e tecnologias na época em que o livro foi feito, a escrita é chata, vagarosa, 300 páginas que parecem ser mais de 500, e com personagens rasos e sem graça. não é ruim, mas também não é bom, tem seu valor como precursor do gênero.
Jardim de histórias 26/08/2022minha estante
Um baita clássico

Thalita 03/07/2023

Mais perdida, impossível
Esse livro é de 1898, e é importante lembrar que mundo era outro, praticamente não tinha carro, não tinha telefone, não tinha uma maneira rápida das pessoas se comunicarem?
Eu achei que isso deveria ter me dado uma sensação de desespero por não saber o que estava acontecendo ao redor, mas a sensação de estar perdida geograficamente foi a que mais me incomodou. E incomodou pra pior.
Eu não conheço Londres, não sei quais são as cidades em volta, não conheço o que fica perto do Tâmisa ou não, e todo livro é ambientado pra pessoas que tem esse conhecimento. O autor cita as localizações repetidamente, como se ele tivesse falando das ruas perto da minha casa.
Eu não tenho noção que cidade fica perto do que, e a citação de vários nomes de cidades e pontes e não mais o que, só foi me irritando mais e mais. Não tem descrições de nenhuma localização, nenhuma distância, não tem nada.
Eu até tentei abrir o maps e ir tentando me localizar, mas a terceira vez que eu abri o app em menos de 20 min foi o limite pra mim.
O enredo é interessante, mas eu não consegui aproveitar quase nada.

Junior Rodrigues 20/07/2023

"O que somos nós?"
Outro grande clássico sci-fi do inicio do século XX mostra a genialidade e criatividade de H.G Wells, já que traz outro tema que permeia nosso imaginário: existe vida fora do Planeta Terra?
A trama é densa e obscura mostrando uma invasão extraterrestre e tudo o que isso ocasiona para os humanos e é interessante ver que uma obra de mais de um século ainda reverbera e tem sua importância, seja pelo gênero ficção ou pela história que traz, já que fala sobre como as pessoas lidam com algo estranho e a maneira que reagem ao desconhecido.
H.G. Wells é um escritor que gosta de ação e isso é visto desde o inicio com uma sucinta introdução e após vem todos os acontecimentos, como li recentemente Sob a Redoma tive uma percepção de que King usou algumas coisas desse livro e aprimorou ainda mais colocando sua assinatura.
Falsa sensação de segurança, mesmo com a iminente ameaça chegando mostra que os humanos não mudaram muito nesse mais de um século entre a publicação dessa obra e 2023. Além disso fala muito sobre como a mídia (nesse caso em particular, os jornais) tem influência direta nas consequências para quem a tem como única fonte de informação.
Interessante que ele traz aqui pensamentos que compartilhou também no livro A Máquina do Tempo e para quem conhece a obra vai perceber que existe uma preocupação dele com a humanidade e suas nuances.
Ao finalizar esse clássico percebo o quanto o trabalho de Wells ainda ecoa nos dias de hoje com uma visão aprofundada sobre o ser humano, mesmo falando sobre ficção cientifica.
Recomendo!

Michelly 23/03/2021

Que livro...
Demorei quase um mês pra conseguir finalizar a leitura, foi um pouco denso pra mim porque quase não tem diálogos no decorrer da história e sim descrições longas.
Nunca tinha lido o gênero de ficção científica e creio que comecei com um bom exemplar. Este livro me foi bastante recomendado por um professor enquanto cursava Publicidade.
Sobre o livro: diante de um momento catastrófico para a humanidade, o personagem principal se vê perdido e há cada dia tentando escapar com vida de uma invasão alienígena. Ele descreve com precisão os extraterrestres e em determinadas partes parecia uma coisa real.

Vinicius39 09/01/2022

A Guerra dos Mundos
Vi comentários de leitores que tem como único prazer a leitura de entretenimiento e não por interpretação de um significado maior. Deram nota baixa ou falaram mal deste livro.

Neste caso desta história escrita em 1897, o enredo pode ter envelhecido mal em comparação aos avanços tecnológicos que hoje atingimos, todavia, quero ressaltar a grandiosidade da mente criativa de H. G. Wells. Os momentos descritivos sobre a aparência das naves, dos marcianos, a forma como se alimentam, as plantas vermelhas, etc, são um banho de criatividade.

Quanto à filosofia que permeia as possíveis consequências num caso extremo como o apresentado, são muito precisas e apuradas com uma realidade que vivemos há séculos.

Enfim, achei o final ótimo, e ainda digo: se você leu e não entendeu pelo menos a crítica final sobre como as pessoas se "reacomodaram", você não leu direto.

Você pode não concordar comigo, mas você está errado!! ?
Rita625 23/01/2022minha estante
Obrigada kkk a gente precisa aprender a ler os clássicos com a mente mais flexivel quando se refere ao enredo e levar muito em conta o período que foi escrito, ler esse livro tendo em mente o filme de Tom Cruise (com cenas de ação e tudo) é absurdo. Por que além de serem plataformas diferentes, foram escritas ou reescritas por quase 100 anos de diferença.
Óbvio que vão ter diferenças. Sim, o livro fica datado quando se refere aos avanços tecnológicos (no meu caso acho muito chamoso ler uma invasão no início do seculo passado e como as pessoas ser comportariam). Enquanto no filme por exemplo, a invasão seria transmitido na hora pela tv. No livro, é mandando cartas e demoram quase 1 semana pra todo mundo saber kkk Eu achei super interessante.

E é isso que você falou mesmo, os clássicos se tornam clássicos porque possuem uma mensagem muito mais profunda por trás do que a gente imagina e muitas vezes atemporal. Nesse livro, por exemplo quando li que é uma analogia escancarada ao Imperialismo no início do seculo XX, minha cabeça explodiu. Pq é genial a forma como H.G. Wells cospe na cara da sociedade inglesa e hipócrita da epoca.

Vinicius39 23/01/2022minha estante
Exatamente Ritinha... Acho que o que mais gostei também foi o detalhe ser uma invasão numa época com uma tecnologia muito aquém do que temos hoje...

Vamos aproveitar que temos a mente aberta e usufruir da escrita desses(as) autores(as) que nos deixaram trabalhos tão maravilhosos..

Já leu Octavia Butler? Tem uma obra dela em particular, Bloodchild, que é muito incrível o que a visão dela nos faz meditar.

Rita625 23/01/2022minha estante
Nunca li nao, mas vou colocar na minha lista.
Obrigada pela dica ;)

Felipe HQs e Mais 24/09/2023

Era uma vez Os Marcianos
Considerado um precursor das histórias de invasões alienígenas - incluindo aí conceitos como a beligerância dos visitantes e sua repugnância visual -, o livro descreve a chegada de Marcianos ao nosso planeta. Inicialmente considerado algo inofensivo, por conta de questões de gravidade e atmosféricas, a visita logo se mostra um plano de destruição da civilização. Wells muitas vezes compara os humanos a reles formigas, frente ao poderio dos habitantes de Marte. Muito mais do que uma ficção que imagina uma visita alien, 'A Guerra dos Mundos' apresentaum mundo apocalíptico, com as relações humanas postas de lado enquanto a sobrevivência humana é mais importante.

Jacqueline 12/05/2021

Razoavelmente bom
"Poucas pessoas conseguem compreender a imensidão do vácuo no qual voga a poeira do universo material."

Publicado em capítulos primeiramente em 1897, ou seja, final do século XIX, H.G. Wells trás uma visão muito além de seu tempo.
Narrado em primeira pessoa, o narrador (que muitos dizem ser uma a visão do próprio Wells) conta em mínimos detalhes uma invasão alienígena, sendo uma visão revolucionária para a época com o raio da morte, armas laser e máquinas gigantescas que os marcianos trazem para dominar a Terra.
Entretanto, nem tudo são flores, não é mesmo? Wells erra na mão ao detalhar demais fatos que pouco agregam na narrativa, como a travessia de seu irmão e as mazelas que ele passou para se manter em segurança ao lado de duas mulheres que ajuda na estrada, fato que se assemelha às próprias dificuldades que o narrador passou para procurar um local seguro e ir de encontro a sua esposa que havia deixado em outra cidade. Esses pontos fazem a narrativa ser arrastada e cansativa, levando o leitor muitas vezes a abandonar a leitura.
Mas há pontos muito bons e me lembrou a série "Falling Skies" da TNT, a forma como os alienígenas exterminam as pessoas, usam as plantas vermelhas para tomar o planeta e fazer com que a água torne-se tóxica para os humanos, etc. Cenas de ação onde o narrador tem que sair do abrigo, lutar por comida e decidir se fica seguro em um lugar só ou vai atrás de sua esposa são os pequenos artifícios que me fizeram finalizar este livro "futurístico".
Confesso que não foi o melhor, mas considerando a época em que foi escrito, tem potencial, pode se tornar um favorito de leitores que amam este tema de outro mundo e deixa o leitor a pensar na possibilidade de vida em outros planetas.

Mas e você? Acredita que exista vida em outros planetas?
gabriel 17/05/2021minha estante
Narrador com comunicação telepática com o irmão? Achei meio furado isso, em nenhum momento ele fala que reencontrou o irmão depois (para saber de todos os detalhes). Não que isso chegue a prejudicar a obra.

Pedro 25/05/2021

Um bom clássico da ficção científica
No contexto geral a experiência foi bem legal, ainda mais entendendo que trata-se de um livro escrito em 1938, mas infelizmente não funcionou muito bem comigo. Levei um bom tempo para finalizar a leitura pois achei o meio da história muito arrastado e com umas descrições um pouco complicadas de entender.
Jarbas 26/06/2021minha estante
O livro foi escrito em 1897. A adaptação de Orson Welles para o rádio é que foi em 1938.