A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Rinaldo 17/04/2020

Guerra dos mundos
O mundo invadido por seres de Marte, a humanidade em luta...pela sobrevivência e a vitória? De onde menos as espera chega o fim.

Larissa.Herbsthofe 30/04/2020

Li o livro só pra ver no que dava...mas só servia pra reforçar o quanto não curto história de alienígenas, além de se uma história que se arrasta em descrições dos locais e andamento muito lento dos acontecimentos sem deixar muito claro onde vai chegar.

Tarciso.Rodrigues 29/01/2021

A Guerra dos Mundos
Uma obra do fim do século XIX, que, apesar do título, é estritamente inglesa (uma vez que a Inglaterra era a maior potência da época, irreleva-se um pouquinho o anglocentrismo).

O livro narra uma invasão marciana ao planeta Terra, que visava unicamente o extermínio. O primeiro capítulo é fantástico, tem aquela força da linguagem simples e direta, criando tensão e deixando mais explicações para o decorrer da obra. Com o desenrolar da história, é percebido o tom crítico e pessimista da humanidade (Você pode até achar que faltava aquele docinho na vida do autor, quando ele escreveu a obra, que sobra nos gastos de certos governantes ? - principalmente quando você descobre do que os marcianos se alimentam).

É um livro curto, que inaugura uma das temáticas preferidas de muitos cineastas: invasões alienígenas.

Frank 17/02/2021

Um clássico de ficção científica. Foi a referência para o que hoje em dia imaginamos da aparência dos marcianos e responsável por essa fixação no planeta e seus habitantes. Também desse livro que advém a ideia de que seres extraterrestres teriam inteligência superior. Ideia esta que permeia diversas obras posteriores e o imaginário popular.

Guilhermo del Toró 19/02/2021

Exemplo de Ficção Científica
Na época que o livro foi lançado, revolucionou a literatura ao criar um novo gênero, e considero que até hoje ele continua maravilhoso, tendo grandes pontos na trama e mostrando eventos extremamente originais.

Joanne.G.P. 25/02/2021

Clássico que merece todos os elogios
Amei demais o livro! Tem todos os elementos que eu esperava encontrar e entendo todo o sucesso que perdura. É bem feito e nos faz realmente acreditar que poderia ser verdade.

Pequod.3 05/03/2021

Gostei tanto do livro como do filme, acho que ambos complementam o outro muito bem, no caso do livro ele é muoto esclarecedor sobre o passado dos marcianos e suas motivações para virem ao planeta Terra, além de trabalhar com outros pontos de vista sobre a história, recomendo ambos, filme e livro.

Guilherme2389 04/03/2023

A Guerra dos Mundos
História clássica, bem contada. Foi bom ver que as adaptações para o cinema têm pouco a ver com a história original.

É uma ficção científica mais centrada, sem muito invencionismo, usando uma base biológica plausível.

A edição em capa dura pela suma também é linda, com ilustrações ao longo da história.

O Tolo de Amarelo 26/06/2023

Ler para jamais esquecer
Esse livro merece os elogios que coleciona. Tem um ótimo ritmo desde suas primeiras páginas, uma escrita direta ao ponto e momentos muito tensos.

É loucura total. A humanidade perdida em sua própria confusão enquanto os alienígenas devastam com tudo. O que pode dar certo pra nós?

O final também é impecável. Não esperava por essa.

giuniverse 20/04/2021

Comecei a ler esse livro com muita expectativa, mas logo desanimei por conta da leitura cansativa da narrativa.
Rafael467 07/06/2021minha estante
Eu também não aguentei, terminei muito desanimado

L Soares 06/05/2021

Definitivamente um clássico da ficção científica, o livro conta a história de uma invasão dos marcianos ao planeta terra.

Já havia assistido o filme de 2005 com Tom Cruise, e não havia parado para pensar o óbvio, que em um livro originalmente publicado em 1897 toda a ambientação seria muito diferente.

Toda a invasão se passa em 1900, principalmente nas cidades pequenas nos arredores de Londres e na própria capital.

Do primeiro vislumbre dos alienígenas, a loucura dos primeiros conflitos, a tentativa de resposta humana, e a crescente engenhosidade de uma raça que se mostra intelectualmente tão superior e faz o narrador comparar a raça humana aos animais que coabitam conosco nosso planeta.

Não apenas pela forma de tratar a nossa espécie como gado, mas também ao vislumbrarmos tecnologias que não temos meio de compreender, da mesma forma que um animal vê um automóvel ou outra de nossas máquinas.

A narrativa fala de como uma sociedade civilizada e organizada pode ruir a nada em instantes e como podemos simplesmente reverter a instintos primitivos em meio ao caos.

As descrições dos alienígenas, sua sociedade, seus hábitos e seus engenhos é fantástica, em especial as especulações sobre sua evolução.

O livro tem um ritmo lento, mas é uma leitura muito interessante.

@alaracaldas 14/05/2021

Impressionante
A obra vai trazer uma crítica à posição do homem no mundo, a ideia de que nós estamos acima de tudo e a frente, de que não há inteligência acima da nossa. E um dos pontos mais interessantes, pra mim, foi que existiam personagens que admiravam os marcianos.

Wells traz pra gente, nessa obra, um cenário totalmente revolucionário. Considerando a época em que o livro foi publicado (1898) e diante do que se tinha de noção da ciência e do que há além da Terra (esse homem tava muito a frente de seu tempo).

A resenha completa você encontra em: https://www.instagram.com/p/CO2iVq_jO55/?igshid=1dqkd8fn6q6a7

Rafael467 07/06/2021

Desanimador
Eu comecei a ler esse livro com a maior empolgação do mundo e terminei revoltado pq ele é MUITO MAS MUITO CHATO. E porque? Pq o autor fica descrevendo os cenários com os nomes reais dos lugares na Inglaterra como se eu conhecesse esse país, só terminei de ler pq é curtinho.
Vivi 07/06/2021minha estante
Sim... Me decepcionei um pouco

Linda Baixinha 20/06/2021

????

H.G. Wells!
Deixou uma tremenda confusao com a presenca desses "Marcianos".
Houve trenchos once os personagens enloqueceram, curiosos em panicos, o Padre ficou perturbadisssimo.

P.S: Talvez em uma releitura eu encontre o sentido real.

L. 13/07/2021

A guerra dos mundos
Apesar da escrita fraca e monótona, H.G. Wells cria muito bem itens desconhecidos, pois tem brilhantes ideias de coisas que seriam desconhecida para nós, terrestres, mesmo com seu pouco recurso descritivo, ainda assim, é possível se envolver com a historia.
E considerando aquela época, ele teve a melhor das suas ideias, encerrando o seu enredo séculos à frente do seu tempo.