Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Thaís | @analiseliteraria 16/04/2020

Boa Noite
Acompanho a Pam há muito anos no canal do YouTube, mas não li o livro assim que saiu, pois ao meu ver, não seria uma leitura do meu gosto literário. Entretanto, depois de muitas leituras pesadas resolvi dar uma chance, li esse livro na expectativa de “relaxar”. Aí veio a reviravolta para mim, um livro que aborda assuntos importantíssimos e atuais, nos mostra algumas nuances do machismo, da cultura do estupro e em como a vítima se sente ela mesma culpada pelo que aconteceu. É posto no livro, ainda, a questão do racismo, que nos embrulha o estômago. Por outro lado, temos exemplos sobre amizade, sororidade, amor, sobre o quanto é importante os laços que criamos, as pessoas em quem escolhemos confiar e a forma como nos posicionamos. Apesar de trabalhar com assuntos pesados e delicados, a autora conseguiu abordar os temas de forma leve (dentro do possível) e objetiva. Alguns momentos da leitura eu gargalhei, outros momentos eu chorei, em outros senti muita raiva. A história me tocou, os personagens mexeram comigo. Acho que não é um livro que tem como objetivo se aprofundar em nenhuma das críticas que faz, então cumpre com o seu papel.

Carla Livraes 12/04/2020

Adorei!
Livro bem gostosinho de ler, envolvente e aborda alguns temas importantes com o toque certo. Me tirou de uma ressaca literária.

Jamily 10/04/2020

Zero defeitos!!!
Todo ano eu releio esse livro simplesmente porque ele é perfeito!!
Em poucas páginas a Pam consegue falar sobre assuntos que o ser humano precisa ouvir, ver que acontece e buscar melhorar. Fala sobre como algumas faculdades têm preconceito com mulheres, por ainda serem taxadas como faculdade de homem; sobre assédio; estupro; cyberbullying; um pouco de homofobia e racismo; tudo isso com aquele fundinho de romance que você shippa mesmo sem querer que a gente gosta.
O livro se passa justamente na transição do adolescente entre sair do ensino médio e começar a faculdade.
Alina está no seu primeiro período de faculdade, numa cidade universitária (que tem várias festas inclusive) ou seja, a cidade basicamente é composta por alunos, faculdade e comércio básico. Ela se vê longe dos pais, morando na República das loucuras com pessoas que ela não conhecia, e ainda tem de enfrentar vários obstáculos que surgem durante seu semestre.
Eu recomendo esse livro muito muito. É o melhor livro da minha estante, todos deviam ler. Fora que ele é rapidinho de ler.

kelly.brekker 07/04/2020

"Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras, não serão os homens que o farão por nós.
Juntas somos muito mais fortes."

Eu adorei, aborda muito bem o abuso sexual nas universidades que infelizmente são muitos.

Gabi Maki 07/04/2020

Boa Noite. Como vai você?
Comecei a leitura achando que seria mais um livrinho clichê e sem sal...
Mas gente! Surpreendeu em alguns pontos viu!
Gostei da narrativa, da composição dos personagens e do estilo norte americano incorporado.
O universo do mundo universitário é bem vasto de histórias, fofocas, festas, álcool, brigas, estudo e intrigas... E a maneira como foram abordados foi formidável!
Senti cada uma das emoções e dos perigos junto com as personagens. Infelizmente, muitas meninas/mulheres passam por isso.
A conscientização e recado deixados nesse livro podem ajudar muitas delas.

Na moral...deveriam colocar esse livro como leitura obrigatória nas escolas!
Despertar a nossa sociedade pra atitudes machistas, incoerentes e de assédio físico/emocional que existem no ambiente universitário e no mundo!

Se vale a pena a leitura?
Fia(o)... Vai logo ler isso aí e me deixar sua opinião aqui!

Bjux

Fernanda.Granzotto 01/04/2020

📱 3,5 estrelas
Eu meio que já conhecia o tema principal do livro, que e assédio principalmente nas faculdades. Gostei de como foi tratado aqui, mas por ser um livro publicado há algum tempo, há algumas coisas que você não pensa mais sobre o assunto, mas a mensagem geral do livro em si é maravilhosa.
Acabei não gostando muito da história, achei todos os personagens um pouco superficiais e com personalidades mais descritivas no papel do que desenvolvidas na história.

Renata_Oliveira_92 31/03/2020

Alina está ingressando na universidade, numa cidade nova, cheia de expectativas. Mas seu mundo desmorona, quando coisas que ela se quer imaginava começam a acontecer, transformando seu sonho em pesadelo. Mesmo enfrentando o medo e a vergonha, ela encontra forças e coragem para ajudar outras mulheres.
Com personagens e uma história bem construída, Boa Noite, aborda temas fortes como machismo, homofobia, drogas e abuso sexual de uma forma sutil e reflexiva. Além de dar uma aula de sororidade.
Vale muito apena a leitura.

Laís 30/03/2020

Livro necessário para a sociedade
Boa noite é um livro incrível... ele trata de assuntos tão "fortes" de uma maneira sutil e delicada. Temas e tabus como assédio, machismo, drogas fazem parte do mundo de Alina. Se todos pudessem ler esse livro o mundo trataria as coisas com outros olhos...

Rittaoliveira 30/03/2020

Maravilhoso
Sabe aquele livro que aquece o coração?
Então...
A história é bem amarradinha e fez com que eu me sentisse dentro do enredo.
Não parei de ler até terminar.
A Pam com certeza me conquistou com a escrita dela!

Livia Maria 29/03/2020

Que livro!!
Que livro maravilhoso , a escrita da pam é incrivel , um livro sensacional que tras assuntos que devem ser mt trabalhados , com pesonagens muito bem desenvolvidos que me fez fica apaixonada por todos , apenas queria mais uns dois capitulos para ser mais focado no romance , o casal é maravilhoso ...
A historia retrata alina , uma jovem de 18 anos , que esta indo mora numa republica , na cidade de Pedra Azul , vai estudar Ciencia da computação e assim começa sua historia mostra suas mudança saindo da sua zona de conforto que era morar com seus pais , a consequência de ter mt responsabilidades , e assim começa sua mudança em si de deixar de ser a garota nerd e se transforma numa nova alina e de como vai ser o seu convivio nessa republica com pessoas totalmente diferentes dela mas que também são pessoas incríveis ...

Milas Caldas 26/03/2020

Simplesmente maravilhoso
Hoje eu estava aflita, resolvi reler essa história deliciosa e não me arrependo.
Nossa personagem principal, a Alina é uma garota meiga, meio nerd, porém muito determinada e forte. Ela encara todo o machismo dos seus colegas de curso de Engenharia da Computação, e junto com as outras garotas de sua turma mostram o quanto são capazes.
O livro aborda temas como machismo e abuso sexual, e como ainda há muito a ser trabalho. Uma leitura sensacional que recomendo com total certeza!

Amanda 24/03/2020

Para se ler em 1 dia
Um livro rápido de ler, com personagens bem desenvolvidos, um assunto muito atual e necessário de ser discutido.
Devorei as páginas de Boa noite em um dia, mesmo que no começo eu tenha ficado com pé atrás, por parecer está forçando o desenvolvimento da problemática trazida para a história, com o passar das páginas os personagens e desenrolar de tudo, foram me envolvendo, e até me surpreendendo.

Thais Maciulaitis 19/03/2020

Adorei
Um livro bem rápido de ler, a escrita da Pam é maravilhosa. Um livro que fala sobre pontos importantíssimos e com um final bom, será que vai ter continuação?
A única coisa "ruim" é que acontece tudo muito rápido, queria que tivesse mais páginas, me envolveu real, ainda mais nós últimos capítulos.
Recomendo!

Dieniffer 17/03/2020

recomeço
Alina é uma jovem prestes a entrar na faculdade de Engenharia da Computação, e para isso precisa deixar sua cidade e sua família para trás e se mudar para a capital do estado. Uma boa aluna, inteligente, sempre bem educada e boa filha, vê na faculdade a possibilidade de deixar sua antiga vida para trás e experimentar o novo, se tornar uma nova pessoa. Ela se muda então para uma república, chamada de república das loucuras, onde ela mora com Manu, Gustavo, Talita e seu namorado Bernardo.

Logo de cara Alina já começa a enfrentar o preconceito de seus colegas de curso por ser mulher, ela então se junta com as únicas outras três garotas da turma, e acaba surgindo ali uma amizade. A garota decide deixar sua vida para trás a passa a frequentar bares e festas, experimentar o novo, mas, seu nome vai parar em uma página de fofocas, o que deixa Alina completamente abalada, e muda toda a história.

A Pam foi simplesmente perfeita na escrita desse livro, abordando fatos muito importantes, como machismo, violência sexual, drogas, e a forma como a mulher é tratada pela nossa sociedade. Ela nos mostra também a evolução pessoal, as mudanças que acontecem nas nossas vidas, o amadurecimento.

É um livro muito gostosinho de ser lido, a leitura flui muito bem, e a Pam foi impecável com certeza. Foi o único livro que li dela até hoje e com certeza pretendo ler todos os outros. Ela aborda os temas de uma forma tão clara e fluida que só tenho coisas positivas para falar deste livro. Com certeza vale muito a pena ser lido.

nismuel 14/03/2020

Simples e adorável
Boa noite é aquele tipo de livro gostosinho, é bom pra quem está em ressaca literária pq é simples e envolvente, tem uma história muito bonita e também é pequeno ent é bom pra ler sem pressa e só aproveitar essa bela trama.