Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Gi | @girlanismos 10/05/2020

Boa temática mas com personagens rasos.
Leitura rápida com uma escrita fluida e confortável. Aborda uma questão super importante para as mulheres:sororidade.

Esperava um pouco mais do desenvolvimento da história que em 240 páginas ficou bastante corrida. O Plot Twist não foi tão bem desenvolvido pois no decorrer da narrativa pareceu que a autora só precisava de um personagem pra desempenhar esse papel de "vilão" e não se preocupou em criar ao menos uma personalidade mais profunda.

O desenvolvimento dos personagens no geral foi bem superficial, inclusive da protagonista que segue aquele clichê de filme americano: caloura na faculdade, não esteve na cidade grande, tímida, sem amigos e dificuldade de socialização e não acredita que alguém possa se interessar por ela.
Boa história para passar o tempo.

Lu | @rei_no_literario 09/05/2020

Um livro sobre assuntos necessários
A história tem como protagonista Alina, uma garota que esta prestes a começar a faculdade e quer mudar tudo. Quer ser mais extrovertida, fazer amigos e até mesmo mudar de cidade. Ela vive em uma república com três pessoas (se contar o namorado de uma das residentes, quatro). Lá ela vai encontrar uma nova família. Na faculdade por outro lado, as coisas não andam muito bem. No curso dela (engenharia da computação) só existem 4 meninas em uma sala de 50 alunos. Boa parte deles falam coisas extremamente repugnantes e testam a capacidade delas, achando que não merecem estar ali. Entre uma festa e outra, Alina descobre coisas absurdas que acontecem debaixo dos panos e fica transtornada com essas informações. Ela mesma acaba passando por essas coisas. Diante disso, as garotas de sua sala se unem para combater o que as autoridades tentam ignorar.
É um livro incrível que aborda assuntos muito necessários que ainda são considerados tabu.
Senti tanta raiva de certos personagens mas ainda assim vi alguma esperança em outros.
Só tenho duas críticas negativas sobre o livro: (1) alguns personagens foram deixados meio que de lado e no geral achei que seguiam muito o padrão de ou é o bonzinho ou é o ruim da história e (2) O relacionamento entre dois personagens achei que não deveria acabar como acabou, dava para ver que era um relacionamento abusivo e no livro parece que tudo são flores.

Letícia Lopes 09/05/2020

Esse livro é tão leve, mas trás lições e questões tão necessárias. Essa história me pegou de um jeito que não esperava, foi a todo momento cativante e a escrita da Pam me surpreendeu positivamente.
A principal lição que essa livro apresenta é a união feminina. Amei o fato dele não apresentar rivalidades feminas e o sentimento de união e respeito entre as personagens. Espero que muitas meninas leiam essa história e tenham cada mais a certeza que não somos inimigas uma das outras, que julgamentos não são legais, nem devem ser aceitos e que temos que nos apoiar.

Carol 09/05/2020

Eu precisava muito ler alguma coisa assim! Peguei o livro na época certa da minha vida.
A escrita é incrivel! Não consegui largar o livro de jeito nenhum. Sem contar que ela trata de assuntos seríssimos de um jeito incrível.
Estava com muito receio de ler o livro e ser mais um daqueles livros de Youtubers, mas, após a leitura, tenho que confessar que poucos livros que eu já li (de todos) me encantaram tanto.
Um trabalho fenomenal da Pam!

Nadi 06/05/2020

Comecei a ler esse livro pensando que seria só mais um romance leve pra aproveitar, mas é BEM mais que isso.

Amei que a Pam usou desse espaço que ela teve para abordar questões tão importantes e necessárias de serem discutidas.

Apenas leiam!

Maiara 06/05/2020

Alina quer viver uma vida nova e diferente, e vê a faculdade como uma porta para uma nova vida. Após se mudar para outra cidade, Alina passa a viver em uma república, faz novas amizades e começa a ir em festas. Após passar por uma situação desconfortável com um cara, e a oportunidade de um concurso que visa desenvolver um aplicativo que ajude a comunidade, Alina e suas amigas, têm a ideia de desenvolver um projeto que ajude mulheres a denunciar abusos. No fim, tudo se trata de conscientização, ajuda e sororidade.

jjjjjulias2 05/05/2020

Incrível.
Que livro incrível! Com certeza um dos meus favoritos. A escrita da Pam é muito gostosa de ler. Lembro de quando eu acompanhava o canal dela no YouTube em 2014, e agora finalmente consegui ler seu livro e dá aquela sensação de orgulho hahahahah, muito feliz pelo sucesso dela. Agora pretendo ler os outros livros.

Bárbara 04/05/2020

3,5
Gosto muito de ler livros YA, pois muitas vezes eles trazem aquele gostinho de não querer largar o livro, a história e as personagens até acabar a leitura. Senti isso com o livro da Pam, mesmo tendo algumas resalvas.
Gostei da história e gostei dos assuntos abordados pela autora. É um livro que te dá um gostinho de empoderamento. Existe romance, que não é a parte principal e nem exagerado, e existe outros assuntos sendo abordados em diversos momentos. Entretanto, o que pesou para mim um pouco foi a questão de alguns assuntos, por mais que envolvam representatividade e exponham temas críticos e delicados na realidade de nossa sociedade, com pouca profundidade e desenvolvimento. Temas importantíssimos e que foram mencionados que poderiam ter tido um pouco mais de foco e espaço para aperfeiçoamento. Além disso, algumas personagens, por mais que queridas e interessantes, também não senti desenvolvidos com as camadas que poderiam ter tido, mostrando a complexidade das pessoas como são em momentos de conflitos, de confusão, de desenvolvimento pessoal.
Ademais, a história e a narrativa são boas, de maneira a engajar o leitor e fazê-lo continuar a ler e a querer lutar pelos temas que a personagem principal e seus amigos lutam e apoiam! E também por fazer as pessoas que passam por experiências como as apresentadas na história se sentirem acolhidas e representadas. Por livros cada vez mais reais e representativos, que ajudem dia a dia dissolver todo o tipo de preconceito e repressão que vivemos em dias tão atuais e "modernos".

Vinicius 04/05/2020

Boa noite - Pam Gonçalves
Esse livro tem uma camada, só uma. Não comece lendo achando que vai achar grandes lições ou uma até mesmo uma história bem trabalhada. Sempre acompanhei a Pam e vejo seu fascínio por Jennifer Brown, fascínio esse que eu também tenho. Foi cruel ler Boa noite e ver que a autora não pegou uma influência da Brown... nada.

Boa noite falha em buscar uma história, falha em abordar assuntos (não pela falta deles, porque são muitos, mas sim por não aprofundar UM). Eu posso estar errando agora, mas isso evidencia mais um outro fato que direi mais pra frente, em relação aos personagens, mas Talita não tava em um relacionamento abusivo? Porque se for a mesma garota, no final ta tudo bem e feliz? Esperava mais.... O certo, talvez?!

Sobre o fato acima, tenho que falar sobre os personagens, com exceção da protagonista que é uma chata com os melhores momentos vergonha alheia, todos os outros são iguais. É até difícil identificar quem ta na cena. A escrita da Pam não é nada além do que se espera, mas peca em transbordar detalhes como "a calça preta com o jeans velho surrado e a jaqueta bla bla bla na sala com uma cadeira azul e um tapete bla bla bla".

Boa noite não me cativou no lançamento, e mesmo empurrado ele por alguns anos, continuo com a mesma impressão. Ainda bem que li o conto de Natal da Pam e tenho essa outra visão dela como autora. Não pretendo ler nada até que eu me interesse muito. :(

Mariah 02/05/2020

Surpresa !
Lá estava eu em um sebo, até que fui na parte de autores nacionais e encontrei o livro. Já seguia a Pam mas não tinha lido nada dela, comprei e ficou parado por umas 2 semanas. Quarentena chegou e eu resolvi ler tudo o que estava marcado como não lido na minha estante e Boa noite foi um dos primeiros. Depois de terminar me senti como se tivesse recebido um presente de aniversário... estranho talvez mas foi essa a sensação. O livro é um presente, porque me ensinou muita coisa. Alina é uma garota mais fechada, mas sempre boa. Ao chegar na faculdade decide se arriscar, ir em festa e etc, isso foge do controle dela tomando proporções que não imaginava. Acaba conhecendo um garoto legal, sai com ele mas depois descobre a verdade sobre. A história também mostra o assunto sobre abuso contra mulher, e eu adorei. A Pam mostrou a importância da SORORIDADE, o que hoje em dia deveriam dar mais importância, por fim ainda de fundo temos um romance que eu já imagina, gostei mas poderia ter "trabalhado " mais ou desenvolvido um pouco mais. Enfim, recomendo muito e é uma leitura necessária porque aborda temas muito comuns na sociedade de hoje em dia.

Amanda Ramos 30/04/2020

Muito bom!!
É a primeira vez que leio algo da Pam e estou impressionada! A escrita dela é maravilhosa, fluída, e história é muito boa. Queria muito que ela continuasse a escrever sobre a vida de Alina ao longo da universidade e sobre o romance! Seria incrível! A história é clichê, ótimo para uma ressaca literária. Uma coisa que senti falta foi uma maior desenvolvimento dos personagem, mas tenho esperanças que a autora continue essa história, rs.

gabidiniz 27/04/2020

Surpreendente
Já acompanho a Pam a algum tempo e fiquei muito ansiosa quando ela comentou que iria publicar um livro mas só consegui lê-lo por agora. Confesso que não parei até finaliza-lo. Ainda que se trate de um assunto clichê, é muito atual e sendo mulher não é difícil já ter presenciado algum dos relatos tratados na obra. Fiquei muito surpresa pois não esperava gostar tanto.

Unicórnio Intergalático 21/04/2020

Um clichê adolescente
Primeiramente, quero deixar bem claro, que após concluir a leitura de Boa Noite, que não sou o público destinado a essa leitura, e sim adolescentes ou quem ainda está pegando gosto pela leitura, mas ainda assim, gostaria de deixar minha opinião sobre essa obra.

Boa Noite, é um livro que tem tudo para ser muito bom, por conta dos temas abordados, mas conforme fui lendo, me deparei com clichês, atrás de clichês. Em um romance americano, mascarado de brasileiro, pois muitas situações ali retratadas, estamos cansados de ver em livros norte-americanos. Todos os personagens são rasos e superespeciais e de todos a Alina foi a que mais me incomodou, com sua personalidade de menina ingênua e tímida, em muitos momentos ficava irritante de tão forçado.

O tema principal deveria ter sido o principal no livro, mas tem tanto romance e a personagem principal fica tanto tempo pensando em garotos, que ele é abordado perto do fim do livro e correndo.

A escrita é bem fluida, então você acaba lendo rápido e acredito que deva ser um bom livro para ressacas literárias, mas não teve um bom desenvolvimento, pois tinha tudo pra ser muito bom, se mudasse muitas atitudes, esquecesse o romance (que não deveria ser o tema central, sim a luta das mulheres e a questão de assédio) e mudasse completamente a personalidade da Alina.

leticixmarques 21/04/2020

A escrita da autora é leve, explicativa e fácil de ler, mesmo a história se tratando de alguns conteúdos pesados como a cultura de estrupo na nossa sociedade, o machismo e os abusos que ocorrem nas festas das faculdades. O romance entre os personagens (mesmo não sendo o foco do livro) e a construção de tudo é muito bem feito. Todos os personagens que fazem parte da República ganharam um pedaço do meu coração. Um dos melhores livros nacionais que eu já li, quero muito tê-lo na minha coleção e reler outras vezes.

Carina.Freitas 19/04/2020

Aquele livro que aborda temas que vivemos em nossa realidade e nos diz como podemos agir e mudar as coisas...