Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Kat 27/05/2020

Estava numa ressaca literária e qualquer livro que eu tentava ler eu não conseguia, mas de uma forma inexplicável consegui terminar "Boa noite" da PamGonçalves em uma madrugada e confesso que fiquei apaixoanda pela escrita da Pam, o livro tem personagens muito bem construídos e situações na qual eu me identifiquei muito. Recomendo muito que todos leiam "Boa noite", pois é um livro necessário que aborda várias questões que precisam ser debatidas.

Ainá 25/05/2020

"Boa Noite" foi o primeiro livro publicado pela booktuber Pam Gonçalves. Acho que ela realizou o sonho de todo leitor. Não só escreveu um livro, escreveu um bom livro.⠀
O livro nos apresenta Alina, uma garota que está saindo da casa dos pais para começar uma nova vida na faculdade, onde vai cursar Engenharia da Computação. Na nova cidade ela vai morar na República das Loucuras, onde conhece Manu, Talita, Gustavo e Bernardo. Eles vão ser sua família no período em que estiver ali.⠀
Na turma se aproxima muito das outras meninas, já que os garotos e boa parte dos professores não consegue lidar com o fato de mulheres cursando engenharia.⠀
Agora Alina resolve que vai mudar de vida, não é mais a garota nerd e caseira que saiu de casa. Vai aproveitar as festas, a bebida e os flertes pelo caminho.⠀
O que dizer desse livro que conheço a pouco tempo, mas já considero "pacas"? A forma como a Pam retrata a vida na faculdade é bem realista. Não traz aquele exagero forçado de que o destino de todos na faculdade é ser um nerd sem amigos ou um festeiro que não quer saber dos estudos.⠀
Gostaria de comentar sobre mais um ponto, mas acho que já seria entregar demais sobre a história.⠀
A leitura flui muito bem, terminei o livro em dois dias ( e eu só leio no meu trajeto para o trabalho) e mal posso esperar para ler mais alguma coisa da Pam.⠀

site: https://www.instagram.com/caromundoestelar/
gust@vo 25/05/2020minha estante
Você escreve muito bem!!!

Ainá 27/05/2020minha estante
Muito obrigada ?
Tenho um instagram onde posto resenhas, dá uma passadinha lá.
instagram.com/caromundoestelar

Tamara.Locatelli 23/05/2020

Gostei
Achei o livro interessante e me identifiquei com ele por ter passado algumas das situações durante minha faculdade. A despedida da família, a mudança para uma república com desconhecidos, a ingenuidade de quando cheguei, os inúmeros convites para festas, as provas infernais de final de semestre, as aulas intermináveis...
Além disso, acho que o livro serve de alerta para muitas meninas que estejam iniciando uma vira fora de casa, mostrando que existem riscos a todo momento.

Jess 22/05/2020

Achei bom mas não me identifiquei.
Queria dizer que gosto muito mesmo da Pam, por isso confesso que fui com altas expectativas para este livro. Porém, logo notei que não faz mas o meu tipo de leitura e que certamente não sou o público para quem a história foi voltada, tenho convicção de que teria gostado muito alguns anos atrás. Não me identifico mais com este tipo de leitura e acabou sim afetando o meu parecer.

"Boa Noite" trata de questões que claramente devem ser discutidas, entre elas o empoderamento feminino, mas senti que acaba se limitando a um contexto adolescente, o que na realidade acho muito bom para que as pessoas de mesma idade se identifiquem.

Senti falta de mais descrições dos personagens e suas respectivas personalidades, fazendo com que assim ficassem rasos. Percebi que a história apenas começou mesmo quando já estava em 70% do livro, quando finalmente os assuntos certos são abordados mas mesmo assim de forma básica e não muito aprofundada. Por muitas vezes estereotipando alguns cursos da universidade, as pessoas que o escolheram e suas atitudes.

Me peguei pensando várias vezes qual era o local que estaria se passando a história e sempre me remetia a uma coisa mais americana e não com um cenário nacional, assim como os personagens me passaram a mesma impressão. Creio que na nossa realidade poucos adolescentes vivem a mesma vida narrada, com carros e festas todo o tempo.

Entendo o que a autora quis passar e sua mensagem porém sem estes outros pilares bem trabalhados a mensagem final acaba ficando de maneira forçada.

José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

Leitura: 09/12/16
4,5 estrelas!
Como a escrita da Pam é maravilhosa! Se não fosse algumas coisas da escola eu terminaria esse livro mais rápido, por que a escrita dela é muito leve e gostosa.
Como alguns já sabem, eu vou para a faculdade próximo ano, e é claro que eu me identifiquei muito com a Alina, personagem principal. Tudo que ela fala sobre a faculdade é o que eu imagino que vai ser. Se eu fosse morar em uma república, acho que me identificaria mais! Hahaha
Nesse livro a Pam fala sobre vários assuntos polêmicos, como preconceito, racismo, machismo, assédio sexual, estupro, entre outros. Eu acho que ela colocou muito assunto mais não se aprofundou neles, o que seria mais interessante. Como disse o Paulo Ratz do canal Livraria em Casa, a escrita da Pam está muito leve nesse livro, e eu concordo, acho que se a escrita fosse mais obscura ela conseguiria se aprofundar mais um pouco nisso.
O assunto principal do livro é muito discutido nos dias de hoje, e foi um ótimo tema para a história. Adorei o jeito que ela conseguiu concluir esse assunto, e acho que deveria existir aquilo de verdade. (Não sei se eu falar o assunto seria spoiler, então não vou revelar o que é, mas quem já leu sabe do que estou falando).
Adorei os personagens, ainda não tenho um preferido, mas acho que é a Manu, adoro o jeito largado dela e como de baixo de todas essas camadas ela tem um coração, e não é tão louca quanto parece. Shippo muito os casais que se formam no final do livro, sério!!

Marii 21/05/2020

Que livro maravilhoso e necessário.
Boa Noite conta a história da Alina, que acabou de mudar de cidade pra cursar Engenharia da Computação, um curso onde a maioria dos alunos ainda são homens.
O livro trás a história da Alina e da faculdade dela, mas poderia ser a minha, a sua, e a de tantas outras mulheres que sofrem preconceito pela profissão que escolhem, machismo, assédios e todas as outras coisas que nós vemos diariamente.
Obrigada Pam, por escrever um livro tão necessário, com algo que AINDA acontece em diversas festas universitárias (E NÃO SÓ!) no país todo. Obrigada por escancarar que a vítima ainda tem dificuldades em denunciar, que se sente julgada e desacreditada até mesmo por outras mulheres, que também poderiam ser as vítimas.
Nós precisamos de mais sororidade.

Lena Garcia 20/05/2020

Que livro meus amigos!!
No início do livro achei que seria mais um clichê da menina nerd que se muda para longe dos pais e se revela, mas não. A partir de certo momento do livro as coisas começam a ficar intensas e simplesmente não consegui largar! Quase chorei, me comovi, passei raiva, fiquei ansiosa, e feliz por outros motivos, tudo ao mesmo tempo... Acreditem, não é só mais apenas um romance bobo, o livro traz um tema muito importante, que deve ser cada vez mais discutido.
Eu já acompanhava a Pam em seu canal e realmente me surpreendi com sua escrita. São personagens muito bem construídos e relações entre eles que não são forçadas, você (felizmente ou infelizmente) consegue facilmente se imaginar agindo da mesma forma se estivesse na pele dos personagens.

Y a s 19/05/2020

Muito bom!
Trate com certa leveza assuntos importantes, principalmente com os últimos acontecimentos.
Queria ter a Manu como amiga, ser inteligente como Alina! Adorei o livro e recomendo muito

Cherry Moon 18/05/2020

Boa Noite foi escrito pela Pam Gonçalves e foi publicado em 2016. Para quem não conhece (eu dúvido que não, sério) a @pamgoncalves tem um canal no youtube bem antigo sobre livros. Mas a jornada dela vem lá de trás quando ela fazia resenhas para o fórum do Grupo Editorial Record. E eu estava ali, o tempo todo. Acho que ela é uma das poucas (se não a única) autoras que eu segui a carreira tão de perto, mesmo aqui, sendo apenas mais uma fã.

Quando eu soube do lançamento deste livro, em 2016, fiquei completamente atônita, pois eu sabia o quanto ela estava esperando por isso, o quanto ela sonhava com isso.

'Nossa, mas você por que demorou tanto para ler se diz ser tão fã?' Acontece que 2016 for a um dos piores anos da minha vida. Eu não conseguiria ler nada , por mais que eu quisesse ou tentasse. Mas eu não estou aqui para falar sobre isso.

O livro conta a história da Alina, uma jovem que vai começar sua vida jovem adulta em outra cidade quando é aprovada em Engenharia da Computação. Ela consegue entrar em uma vaga de uma república, onde conhece Talita e Bernardo, um casal diferente, mas que vai trazer grandes questionamentos para a história. Manu, uma personagem engraçada, mas com uma grande história de vida para ensinar. E, não menos importante, Gustavo. E o que falar de Gustavo? Bom, não vou dizer nada além do óbvio, de que ele é um cara gato para c#.

A escrita da Pam é muito gostosa e fácil de ler e, por ser uma autora jovem, ela soube abordar de uma forma bem realista todos os dilemas que uma jovem encara ao entrar na faculdade, principalmente se escolher um curso onde a grande maioria são homens.

Apesar de mostrar todo o 'padrão' de uma jovem adolescente, como primeira festa, primeiro ficante, primeira bebedeira… A história vai muito além do que isso, trazendo um tema muito importante e que está sendo muito abordado nos dias de hoje, que é a luta das mulheres por seus direitos.

Alina e suas amigas de curso sofrem vários tipos de assédio e são "obrigadas" a ouvirem diversos insultos por serem as únicas mulheres do curso. A forma como elas descobrem uma saída para diminuir isso faz com que o livro se torne ainda mais incrível.

É impressionante a forma sutil mas necessária que a Pam conseguiu mostrar o quanto é necessário que sejamos ouvidas e que, não é porque usamos uma saia, que estamos te convidando para alguma coisa.

“Várias garotas sofrem abuso sexual todos os dias na nossa universidade, na nossa cidade, no nosso estado, no país, no mundo inteiro. E a maioria não denuncia e não pede ajuda.[…] Sabem por quê? Porque a maioria vai ser culpada por vocês. Por nós. Porque, para a nossa sociedade, é normal assediar. Porque se ela não quisesse, não sairia de roupa curta. Porque, se ela não quisesse, não andaria sozinha. Porque, se ela não quisesse, não estaria bebendo. Porque, se ela não quisesse, não estaria VIVENDO.” Pág. 212

site: http://instagram.com/cherrymoonescritarelativa

Katrina 17/05/2020

Olá, vida adulta
Acompanho o canal de Pam há alguns anos e esse é o primeiro livro dela que leio. É um livro para jovens, pois fala sobre primeiras experiências e também aborda assuntos importantes. Pam consegue nos envolver com uma escrita leve ao mesmo tempo em que dá destaque para assuntos pesados. Os personagens são críveis e interessantes. Gostei bastante da leitura e super indico.
Consumindo Sagas 17/05/2020minha estante
Esse é meu favorito dela, o segundo é legal também mas esse primeiro é perfeito

Katrina 17/05/2020minha estante
Gostei bastante desse e pretendo ler outros dela

Você aquele de contos?

Qual? Apenas li esse

Consumindo Sagas 17/05/2020minha estante
BOM ANO ( é como se fosse uma pequena seqüência de Boa Noite) dá uma olhada lá depois ?

Ah, irei sim!

Kévia @letrasdakevia 15/05/2020

Muito mais do que eu esperava
Quem nunca iniciou uma nova etapa da vida desejando se reinventar que atire a primeira pedra, não é mesmo?

Com Alina não foi diferente. Assim que conseguiu a vaga no curso de Engenharia da computação e a oportunidade de ir morar fora/longe de casa se apresentou ela a agarrou na esperança de que algo mudasse em sua pacata vida.

Tímida, sempre a melhor aluna, fama de nerd esquisita, com pais protetores e pouca experiência social, Alina se vê em uma cidade maior e um curso majoritariamente masculino e consequentemente machista - contando com ela há apenas 4 mulheres no curso todo - e a oportunidade de recomeçar bem ali em sua frente.

Ela passa a morar em uma república que os próprios moradores chamam de "república das loucuras"... uma ótima chance pra recomeçar, ela pensa.

Entre um trabalho e outro festas rolam e com as festas novas experiências e a oportunidade de fazer algo diferente surge. Mas com essas festas as denúncias de assédio vem junto, mas claro, as vítimas são sempre desacreditadas. Cansada disso Alina e suas amigas tomam uma atitude que pode salvar muitas vidas.

Tá aí mais um livro que não li a sinopse então iniciei a leitura sabendo 0 coisas sobre ele, então terminá-lo em menos de 1 dia foi surpreendente até pra mim. Trabalhei por anos diretamente com essa área de programação (área da Alina) e sei o quão forte é o machismo descarado e a vontade que dá de mandar todos esses caras a merda, então ver a força da personagem teve foi incrível.

Um livro que pode parecer juvenil no começo, mas que na verdade aborda temas importantíssimos como assédio, machismo, drogas e a força da amizade e da união. Recheado de personagens bem cativantes "Boa noite" entrega uma história forte e emocionante, mas fácil de ler e com uma moral linda no final.

Demorei um pouco pra entender o nome do livro, na verdade precisei perguntar pra Pam no twitter kkk e uma única palavra dela me fez entender! É genial. Só leiam, prometo que a nota 5 que dei não foi atoa.

Tem mais no Instagram @mrsofthebooks

Aninha.Laureano 14/05/2020

Tema muito bom
O começo do livro foi meio arrastado pra mim, mas depois ele começou a tocar em assuntos muito atuais e abrangeu de forma correta e interessante, o final foi meio corrido e sem graça mas em sua maioria foi bom.

Michele.GaviAo 11/05/2020

Uma leitura realmente difícil de se ler, nao por ser ruim mas por tratar de um assunto que nem deveria existir mais. NÃO É NÃO. Pan soube de forma perspicaz relatar acontecimento extremamente doloroso pra qualquer mulher, cada linha mostra a real situação da mulher na sociedade.

raí 11/05/2020

Um livro importante, pois traz assuntos importantes à tona, assuntos que apesar de estarem sendo debatidos frequentemente, precisam ser debatidos através de diferentes meios

Thais Mendes 10/05/2020

Ok
O livro trata assuntos importantes e é uma leitura bem confortável, porém achei que a história foi bem rasa e os personagens não são bem desenvolvidos.