Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Barbara.Gomes 20/04/2021

Livro bastante cativante, de leitura rápida e fácil. Só me decepcionei com o final que achei corrido...

Luc4xc 20/04/2021

Eu gostei bastante da leitura ainda mais por eu ter acabado de passar pelo meu primeiro ano da faculdade :)

nathy 19/04/2021

te amo *fingindo que lembro alguma coisa*
O livro que me fez voltar ao hábito de leitura, três anos atrás, e eu tenho um carinho enorme por isso. Sou grata pelo xuxuzinho.

Eu não lembro nada porque faz três anos que li, e quando a gente não revira muitas as memórias, isso acontece. Mas espero nunca me esquecer da parte importante da minha vida que ele fez parte.

PS: Lembro que fiquei brava com ele, quando li outros livros que tinham hot, e percebi que esse não tinha. Desculpa, eu era só uma menina inocência no olhar. *piadinha*
nathy 19/04/2021minha estante
sem inocência no olhar**
ainda por cima é burra

juliaiule 28/03/2021

Coisas que (infelizmente) precisamos lidar
Alina é uma adolescente de 18 anos recém formada no ensino médio que se muda de sua casa em Laguna - SC para uma república em Pedra Azul - ES a fim de cursar Engenharia da Computação na Universidade de Pedra Azul. Ela acha que essa é uma excelente oportunidade para mudar seu jeito de ser, visto que não era nada popular na antiga escola, e fazer amigos, mas se depara com várias situações desconfortáveis e se vê forçada a tomar certas atitudes.
De cara já percebe-se que o machismo e o sexismo serão assuntos muito discutidos no livro, a começar pelo fato de que 92% da turma é composta por garotos e que até os professores fazem ?piadas? com o que eles acham que é o motivo de terem tão poucas mulheres na área de exatas. Outro fator que contribui para o tema principal é uma página de fofoca no Facebook, na qual circula uma lista que objetifica as estudantes da universidade, e os rumores sobre alunas que foram estupradas após terem suas bebidas ?batizadas?.
Com uma linguagem de fácil entendimento, Pam Gonçalves nos transporta para um YA que conta a realidade de muitas mulheres que tiveram seus corpos violados e que não se manifestaram com medo da descredibilização e dos comentários extremamente preconceituosos, feitos inclusive pelas próprias mulheres. Além disso, a obra também dá uma pincelada em situações racistas, gordofóbicas e LGBTfóbicas, mas sem se aprofundar nos assuntos, *suponho* que pelo fato de tanto a autora quanto a protagonista não se encaixarem no perfil das pessoas que sofrem tais preconceitos.
Apesar do livro prender a atenção e se tratar de assuntos importantes, muitas coisas são óbvias, só a Alina que não percebe. Por isso ? e outras, que, se eu contar, vou ter que colocar que a resenha contém spoilers ?, minha nota é 4,0. Gostei muito e recomendo, só aviso que às vezes é preciso ter paciência com a inocência da personagem.

Thaís Gomes @folhasemlivros 26/03/2021

Comecei o livro sem expectativas e acabei me apaixonando pela escrita da Pam! A história flui de uma maneira bem natural e trata de vários assuntos importantes pros jovens, como a mudança da escola pra faculdade, influência de amigos, bebidas, relacionamentos, machismo e abuso sexual. Como é sua primeira obra solo, ainda tem alguns pontos a serem amadurecidos, mas isso não tira a graça da leitura. É um livro bem gostoso e rápido de se ler, recomendo muito!

- Mais resenhas no Instagram @folhasemlivros

Sofis 23/03/2021

A escrita é muito boa, a história é interessante. Como se passa no Brasil é legal vê as semelhanças com a nossa rotina universitária. O livro aborda um assunto muito importante então cuidado há gatilhos sobre assédio.

gvnnrs 19/03/2021

não senti profundidade...
essa foi a minha primeira experiência com a escrita da pam, que eu adoro o trabalho como booktuber, e em relação a sua escrita, consegue ser bem leve, porém a trama não me convenceu, os personagens, as situações, no fundo tudo me passava uma sensação de "quando que eu vou começar a me importar?" "quando algo realmente impactante vai acontecer?"

survivepines 16/03/2021

eu decidi ler o livro da pam pois queria ver a escrita dela e acho que supera a da bel em 13 segundos... fico boba de pensar q ela nunca teve planos de lançar algum livro e sim a editora q sugeriu. achei bem legal e ótimo pra sair de uma ressaca literária

Juliaasgon 09/03/2021

Obrigada Pam por este livro
Uma pena que é tão curtinho pois queria continuar muito mais tempo com a Ali e seus amigos da República. Um livro doce e leve que fala de assuntos sérios. Valeu muito a pena!

Bianca 05/03/2021

Esse é o 1º romance da Pam Gonçalves e conta a história de Alina, uma garota que acabou de sair do ensino médio e quer mudar de vida ao começar a faculdade. Muda de cidade e vai morar numa república, onde a divide com mais quatro pessoas que estarão presentes em sua vida daí por diante. Pam mostra a história aos poucos e a narrativa dela vai crescendo junto com a personagem. É perceptível que a Alina do começo da história não é a mesma quando chega no fim. Na faculdade, escolhe o curso de Engenharia da Computação, um curso considerado masculino, onde as poucas mulheres presentes na turma são vistas como inferiores e incapazes de fazer algo tão bom (ou até melhor) que algum dos homens faria. A representatividade da mulher no livro é algo incrível. A Pam mostra vários tipos de mulheres onde todas elas representam uma mulher que é real, que passa por momentos como aqueles mencionados. O livro tem romance mas não é o principal assunto. Ele tem um momento certo para acontecer, assim como é na vida real. Mas a Alina é uma personagem que vai muito além disso: ela tem uma faculdade pra focar, um futuro pra construir, ela quer ter o lugar dela e mostrar que é capaz de fazer aquilo que a sociedade julga "não ser pro seu bico". O livro fala muito sobre expectativas, sonhos e correr atrás daquilo que quer. E eu sei que pela sinopse pode parecer apenas um livro de uma adolescente que precisa ter responsabilidade porque vai fazer faculdade. Porém, VAI MUITO ALÉM DISSO! A Pam provou que em um só livro é possível abordar vários assuntos diferentes. Criou uma personagem real, porque nós somos assim: vivemos com vários pensamentos e responsabilidades diferentes e temos que lidar com isso. Conseguiu com sinceridade abordar assuntos que de fato acontecem e que são a realidade de muitas todos os dias. Mesmo que você não conheça a autora, dê uma chance ao livro e tenho certeza que você vai se encantar com a maturidade que a Alina assume e o quanto ela é forte, assim como eu me encantei.

site: https://www.instagram.com/leitoresmaniacos_/

Patricia 04/03/2021

Que livro bom, a leitura flui tão bem que deu pra ler em algumas horas. Não dei 5 estrelas porque queria muito mais do Gustavo e Alina mas eu entendi muito bem que o foco do livro foi a sororidade. Maravilhoso

emasbookshelf 25/01/2021

República das Loucuras
Okay, oq falar desse livro?

Eu li ele em um dia, então não tenho como negar que me prendeu bastante. Eu não sou a maior fã de clichês, mas acho que por eu ser adolescente e estar em uma fase de pesquisar sobre faculdades, ler um livro com uma protagonista em seu primeiro semestre na universidade foi uma experiência bem bacana!

Gostei muito dos personagens, das emoções, e dos relacionamentos desenvolvidos entre eles nesse livro, tipo, é tudo bem realista, mostra que nada é tão simples quanto a gente pensa que é, até encarar de fato.

Trata sobre temas polêmicos e bem necessários, gostei bastante disso. Tem uma pegada bem feminista, então se esse não é seu tipo de leitura vc talvez não curta tanto, mas não é nada exagerado, apenas acontecimentos que se encaixaram super bem na narrativa do livro.

Gostei principalmente da Manu, em parte por termos quase o mesmo nome (e o mesmo apelido), mas também pq ela é INCRÍVEL MESMO.

Se eu recomendo a leitura: Recomendo sim, principalmente se você está nessa fase de universidades ou pelo menos pesquisando sobre: acompanhar a Alina se descobrindo no mundo foi bem massa, então eu recomendo sim!

?????

"- Não quero me aproveitar da situação - observo.
- Não é se aproveitar - Talita me conforta, sorrindo. - É fazer alguma coisa pra mudar!"

Ste 22/01/2021

Livro leve, ótimo pra sair de uma ressaca literária, temas super importantes. Perfeito

Estefany Rosa 21/01/2021

Simplesmente devorei, vale a pena ler.
É um livro que fala de amizade, romance e sororidade.
Amei