Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

Rodrigo 14/12/2023

Sensibilidade
Uma pérola em forma de livro! Personagens, ambientes e enredo cativantes. Uma sensibilidade tamanha que me conquistou do início ao fim.

thalitaab 14/12/2023

Livro com várias metáforas e críticas claras, uma coisa que me intrigou foi que as pessoas tinham nomes com o número... curto e traz reflexões sobre o materialismo que talvez teremos no futuro de uma forma indireta.

Maria7609 11/12/2023

Vamos Comprar um Poeta
?Nota: 4,0 ??

?Sinopse: Uma família decide comprar um poeta.

?Impressões: Uma história leve, mas que carrega muitas mensagens. O Afonso Cruz escreve de um modo cantante, criativo e um tanto cômico sobre uma sociedade obcecada por números que, ocasionalmente, vê a necessidade de se entreter com artistas.

Eu adorei a leitura, foi super rápida e me fez refletir bastante.

Lele 11/12/2023

Reflexão né necessária
Imagine um mundo onde tudo é contabilizado, onde a poesia as metáforas não existem e você pode comprar artistas, pintores e poetas.

Sim exatamente isso você pode ter um poeta na sua casa como se fosse um cachorro.

É incrível como a vida de uma família muda depois que uma menina decide ter seu próprio poeta

André 11/12/2023

Francamente...
Um leitura leve, reflexiva e geradora de ótimas energias.

Agora sobre o apêndice... desnecessário. Acredito que essa parte, o apêndice, deve ser pautada na ideia " se existe livros de baixa qualidade é por óbvio que existam leitores de baixa qualidade "

Francamente...

LauraFF 10/12/2023

Genial
O livro é engraçado na medida, construindo criticas e arrancando risinhos ao mesmo tempo de um jeito muito inteligente e interessante.
Encantada com metafora de adotar um poeta em uma sociedade que só pensa em questões contabeis (e pecuniárias)
O livro é excepcional

Janaina.CrisAstomo 10/12/2023

Confuso.
Que confusão. Terminei de ler o livro achando que a menina tinha um amigo imaginário que era poeta (porque, afinal, alguém compraria uma pessoa?) e, lendo outras resenhas descobri que tentam esse livro como distopia.
O livro passa a visão de uma adolescente sobre como ela percebe as coisas. Nesse mundo, que não sei se é só dela, todos tem números, não nomes, e ela vê o pai passar por dificuldades financeiras. Além disso ela gosta de contar tudo: passos, quantidades de lágrimas, quantidade de comida ingerida.
Aí compram um poeta para ela, que é abandonado depois.
A história não pareceu fazer sentido.
André 10/12/2023minha estante
É uma história inutilista haha

Janaina.CrisAstomo 10/12/2023minha estante
Kkkkk

Juliane.Motta 10/12/2023

Um livro curto, simples e com uma reflexão muito importante sobre o materialismo que nos envolve.
No apêndice vem ainda um comentário sobre o poder da imaginação, da cultura e da ficção para criamos o mundo que sonhamos.
Como li bem aos poucos, sinto que não consegui absorver toda a profundidade do livro, por isso a nota mediana.

Pam 08/12/2023

Nunca achei que um livro tão pitoco, tão trequinholinho, pudesse fazer e dizer tanto, comprei de presente e decidi ler e marcar antes de entregar... o resultado é que agora o presente é pra mim mesma
P.mateuss 08/12/2023minha estante
meu presente ?

Lucas 08/12/2023

Tenho milhas a percorrer antes de dormir
Primeiro livro que leio de Afonso Cruz e "Vamos Comprar um Poeta" trás uma história muito simples, mas com uma grande profundidade.
Tudo se passae em uma sociedade extremamente materialista, onde tudo é contabilizado, medido e patrocinado. As famílias ao invés bichinhos de estimação, eles possuem artistas.
A história apesar de muito curta, apresenta, e deixa muito claro, a importância da arte e da cultura dentro de uma sociedade.

Ana 04/12/2023

Um livro curto e aparentemente simples, aborda uma sociedade distopica, onde o que prevalece é o utilitarismo e materialismo, o principal é a economia e tudo aquilo que não significa uma utilidade econômica ou material é chamada de inutilista, a poesia entra como algo totalmente inútil e até absurda, mas logo é percebido que a poesia vive em cada detalhe do cotidiano e até a economia precisa de um pouco de poesia e arte para fluir.

LilyaSantos 02/12/2023

Um livro essencial para refletirmos !! Ele parece um livro até raso até você terminar as primeiras páginas !
Nesse mundo materialista , parece que o essencial se torna ?inútilista?

Rxbert 29/11/2023

A escassez da cultura
A trama promove uma reflexão sobre a comercialização da arte, deixando um gosto amargo na perspectiva filosófica. À medida que os personagens navegam por esse cenário, a insatisfação se apresenta como uma sombra sobre a autenticidade da expressão artística, questionando se a poesia pode ser verdadeiramente valorizada enquanto é tratada como um "produto".

O autor faz críticas ao papel da sociedade na exploração da criatividade, sugerindo que o ato de "comprar" um poeta diminui a essência intrínseca da poesia. Nesse universo, a busca por inspiração é distorcida pelo consumo exacerbado, deixando o leitor com uma reflexão desconfortável sobre o estado das coisas no mundo criado por Cruz.

Livia.Maria 29/11/2023

Metade do livro: mano que absurdo existir uma sociedade assim.

A outra metade: socorro, por que o mundo é assim?

Não achei tão inovador, mas é uma crítica simples e bastante necessária. Infelizmente, alguém tem que dizer o óbvio né?

Muito leve e dá pra ler rapidinho!