Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz




Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA


736 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


oursapphism 13/10/2023

?A verdade salva-nos, por motivos evidentes, mas a ficção também. [...] A ficção salva-nos. Literalmente.?
comentários(0)comente



Letícia 13/10/2023

Um livro muito bonito, ele tem uma leitura gostosa e bem rápida. Possui frases bonitas e marcantes, é um livro que dá para ler em poucas horas.
Recomendo para quem está procurando um livro tranquilo ou está iniciando no mundo literário.
comentários(0)comente



bia 10/10/2023

Francamente...
Livro leve, rápido e bem escrito
são poucas páginas e parecem tão inofensivas mas no final deixa você refletindo sobre como que funciona a nossa sociedade
acabei em um dia, a história é bem fluída e tem vários capítulos curtinhos
vou ler mais livros do autor, recomendo!!
comentários(0)comente



Gabi 09/10/2023

.
Ideia interessante, me fez refletir sobre os aspectos de nossa sociedade e não só ela como eu mesma
comentários(0)comente



Nat 08/10/2023

Inesperado
Essa leitura foi um presente, não esperava gostar tanto da história, muito reflexiva.
Muito mais real do que parece
comentários(0)comente



Beca 08/10/2023

Francamente..
Que livro maravilhoso, nunca li nada parecido. Estou completamente apaixonada pela forma que o autor escreve, pretendo ler mais obras dele.
Nessa obra podemos ver claramente uma crítica a nossa sociedade, aonde só estamos interessados no lucro, ou seja o capitalismo. E muita das vezes acabamos "matando" artistas, pois menosprezamos seus talentos e criamos eles para trabalhar em fábricas para gerar mais capital.
Os personagens não tem nem nomes e sim números, pois para a burguesia eles não passam de meros proletários sem importância. E como os artistas não gera lucro são tratados como animais de estimação, e quando começa a incomodar são descartados em qualquer esquina (como infelizmente muito animais de estimação são tratados).
Mirella.NAbrega 08/10/2023minha estante
um dos meus livros favoritos


Beca 08/10/2023minha estante
@Mirella.NAbrega se tornou um dos meus favoritos também




Alexandre Melo @livroegeek 03/10/2023

Fiquei surpreso!
Vamos Comprar um Poeta, de autoria do português Afonso Cruz., foi um livro que li sem nem tocar na sinopse, fiquei surpreso com a forma de narrar que ele usou nessa interessante história.
O cenário é um mundo semelhante ao nosso, em que as pessoas são movidas e motivadas unicamente por anseios capitalistas. Tudo gira ao redor de lucro, marketing, investimentos, estatísticas, etc. As pessoas inclusive são batizadas com códigos e não nomes comuns como estamos acostumados.
A história começa quando a menina protagonista decide pedir ao pai um poeta de presente, (nessa sociedade os artistas, poetas, etc são tidos como animais de estimação), e assim após essa "adoção" e por meio de suas inquietações e provocações, desenrola a trama que tem críticas ao modo de viver de nossa sociedade que a cada dia que passa é menos humana, e que valoriza cada vez menos a cultura. Afonso escreve em capítulos episódicos e curiosos envolvendo essa família e seu poeta de estimação.
O livro é curto, e valeu a pena demais a leitura. ( Na verdade gostaria que tivesse mais páginas)
MachadiAninha 04/10/2023minha estante
Gostei muito desse! ??




raigabrielg 30/09/2023

A favor da arte
?a poesia é um dedo espetado na realidade"

nessa ficção utópica Afonso Cruz nos apresenta um mundo extremamente matemático que contabiliza até mesmo o próprio sofrimento.

os artistas, e quem compartilha dos mesmos pensamentos, são ridicularizados e tratados como um mero adereço pessoal.

é uma obra encantadora.

foi um alívio pra minha mente e um respiro para minha alma de artista. - quase que um renovo. - sem dúvida: acolhedor, o meu mais novo ?book confort'.
comentários(0)comente



Laiza.Mafra 30/09/2023

"A cultura não se gasta. Quanto mais se usa, mais se tem."

Esse livro me pegou desde a primeira página. Maravilhoso! Não conhecia o autor e agora já quero ler mais obras dele.
comentários(0)comente



Kami 29/09/2023

Uma boa crítica
Livros criticando o capitalismo, o consumismo ou o modo como vivemos não são uma novidade e há milhares no mercado. Porém, "Vamos comprar um poeta?", faz isso de uma maneira diferente das outras obras, exagerando vários aspectos e hábitos da sociedade para esclarecer a crítica. Inclusive a maneira como essa sociedade se comporta pode ser, para nós, estranha, pois é tudo contabilizado, levado em conta os valores que se dá aquilo (não no sentindo afetuoso, mas no sentido de dinheiro mesmo).
O modo como tratam artistas também revela o quanto nossa sociedade costuma menosprezar ou esquecer deles, os transformando en figuras semelhantes a animais de estimação.
Esse livro deveria ser lido por todos, pois, além de ser curto, carrega em si uma crítica incrível formulada de uma maneira surpreendente.
comentários(0)comente



Mi 24/09/2023

Uma ficção nem tão ficção assim onde o autor, através desse conto curto, remete a reflexões cruciais para os dias atuais.
Em uma sociedade materialista, calculista e metódica as famílias "compram" artistas em vez de animais de estimação. Tudo é medido, controlado e contado. Ideias abstratas são menosprezadas.
O autor critica a desvalorização do consumo de cultura.
Vivemos no mundo em que o "TER" é mais importante do que o "SER".
As pessoas não apreciam e valorizam o valor simbólico das artes em diversas manifestações.
A arte e a cultura tem poder TRANSFORMADOR para aqueles que possuem a sensibilidade de ver "o mar através da janela
"Não abandone seus poetas no parque."
"Percorra muitas milhas antes de dormir".
comentários(0)comente



Sara 20/09/2023

Numa sociedade onde só o lucro importa, um poeta é abandonado no parque, como um cão que dá muito trabalho.

Nesta obra, Afonso Cruz mostra, em números, a importância da arte e da cultura àqueles que não gostam de inutilidades. Trás a luz questões como o lado sufocante do capitalismo e a insensibilidade da sociedade atual àquilo que não tem valor monetário ou não serve para ser mostrado como troféu perante um palanque de nomes que possam pratrociná-los.

Um dos livros mais bonitos que já li, com certeza.

"Por acaso, o poeta acha que vegetais e frutas são o mais importante da pirâmide das necessidades?
Evidentemente que não.
É o que, então?
É a liberdade.

Francamente..."
comentários(0)comente



Gabriel1994 20/09/2023

"Francamente", Diz a Menina ao Poeta
Imagina encontrar ouro chutando pedras... foi mais ou menos assim minha relação com essa história!

Meu primeiro livro do escritor português, Afonso Cruz e gostei bastante da maneira inteligente como ele apresentou essa crítica ao materialismo e a desvalorização e esquecimento do que é realmente necessário para a humanidade... A valorização do afeto, das coisas simples e da cultura!


Numa madrugada sem sono, vasculhando o app BibliON, me deparo com essa novela dando sopa. Por ser curto e ter um nome no mínimo cômico, porém interessante, decidi ler...

E que decisão bem tomada! Esse livro conversa com o leitor de uma maneira muito inteligente e bem trabalhada! A maneira perspicaz em que o autor construiu a personagem principal e utilizou-a como mecanismo de passar a mensagem necessária, foi brilhante e digna de aplausos!

O autor faz o leitor mergulhar em um universo distópico, onde as pessoas tem nomes estranhos como "BB9,2", e nos coloca dentro de um cenário familiar curioso. Uma família vidrada em contas, dinheiro, investimentos, aplicações, números, números e números. Algo que é tido com a maior naturalidade. Até que certo dia a filha dessa família pede ao pai provedor para comprar um poeta e é a partir daí que a genialidade de Afonso Cruz entra em cena!

A maneira como o poeta adentra essa família, colocando um pouco de sí com afeto naqueles que emanam uma pequena fagulha ou nada dela, faz com que o lucro investido em afeto seja lucrativo, gerando dividendos. Cada pequena chama dentro desses dividendos que enxergam a poesia com certa aversão, se transforma no espelho que reflete a ausência desse elemento lucrativo que quando reaplicado, amplia e retorna em abundância.

É sobre carinho, afeto, empatia, cultura e tudo aquilo que se pode oferecer sem a ambição de ter algo monetário em troca. É sobre aquilo que educa e faz nascer e crescer cidadãos que irão agregar a sociedade e se tornar boas pessoas.

A abordagem bizarra, cômica e curiosa que o autor faz é um gancho para captar o imaginário do leitor e tentar colocar, nem que seja só um pouquinho, uma mensagem que pode fazer a diferença. Que possa servir de exercício para continuar as milhas antes de deitar através de um olhar mais verdadeiramente altruísta do que automáticamente individual.


Muito boa essa novela, recomendo!!!
comentários(0)comente



soaresrai 19/09/2023

Adorei essa distopia, muito engraçado a forma de enxergar e criticar o mundo! A construção da menina ao longo da narrativa foi perspicaz pra moralidade da história
comentários(0)comente



eve 17/09/2023

Achei bem chato no começo e confesso que não entendia muita coisa que estava sendo dita mas até que gostei bastante do final
comentários(0)comente



736 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR