Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

oursapphism 13/10/2023

?A verdade salva-nos, por motivos evidentes, mas a ficção também. [...] A ficção salva-nos. Literalmente.?

Letícia 13/10/2023

Um livro muito bonito, ele tem uma leitura gostosa e bem rápida. Possui frases bonitas e marcantes, é um livro que dá para ler em poucas horas.
Recomendo para quem está procurando um livro tranquilo ou está iniciando no mundo literário.

bia 10/10/2023

Francamente...
Livro leve, rápido e bem escrito
são poucas páginas e parecem tão inofensivas mas no final deixa você refletindo sobre como que funciona a nossa sociedade
acabei em um dia, a história é bem fluída e tem vários capítulos curtinhos
vou ler mais livros do autor, recomendo!!

Gabi 09/10/2023

Ideia interessante, me fez refletir sobre os aspectos de nossa sociedade e não só ela como eu mesma

Nat 08/10/2023

Inesperado
Essa leitura foi um presente, não esperava gostar tanto da história, muito reflexiva.
Muito mais real do que parece

Beca 08/10/2023

Francamente..
Que livro maravilhoso, nunca li nada parecido. Estou completamente apaixonada pela forma que o autor escreve, pretendo ler mais obras dele.
Nessa obra podemos ver claramente uma crítica a nossa sociedade, aonde só estamos interessados no lucro, ou seja o capitalismo. E muita das vezes acabamos "matando" artistas, pois menosprezamos seus talentos e criamos eles para trabalhar em fábricas para gerar mais capital.
Os personagens não tem nem nomes e sim números, pois para a burguesia eles não passam de meros proletários sem importância. E como os artistas não gera lucro são tratados como animais de estimação, e quando começa a incomodar são descartados em qualquer esquina (como infelizmente muito animais de estimação são tratados).
Mirella.NAbrega 08/10/2023minha estante
um dos meus livros favoritos

Beca 08/10/2023minha estante
@Mirella.NAbrega se tornou um dos meus favoritos também

Alexandre Melo @livroegeek 03/10/2023

Fiquei surpreso!
Vamos Comprar um Poeta, de autoria do português Afonso Cruz., foi um livro que li sem nem tocar na sinopse, fiquei surpreso com a forma de narrar que ele usou nessa interessante história.
O cenário é um mundo semelhante ao nosso, em que as pessoas são movidas e motivadas unicamente por anseios capitalistas. Tudo gira ao redor de lucro, marketing, investimentos, estatísticas, etc. As pessoas inclusive são batizadas com códigos e não nomes comuns como estamos acostumados.
A história começa quando a menina protagonista decide pedir ao pai um poeta de presente, (nessa sociedade os artistas, poetas, etc são tidos como animais de estimação), e assim após essa "adoção" e por meio de suas inquietações e provocações, desenrola a trama que tem críticas ao modo de viver de nossa sociedade que a cada dia que passa é menos humana, e que valoriza cada vez menos a cultura. Afonso escreve em capítulos episódicos e curiosos envolvendo essa família e seu poeta de estimação.
O livro é curto, e valeu a pena demais a leitura. ( Na verdade gostaria que tivesse mais páginas)
MachadiAninha 04/10/2023minha estante
Gostei muito desse! ??

raigabrielg 30/09/2023

A favor da arte
?a poesia é um dedo espetado na realidade"

nessa ficção utópica Afonso Cruz nos apresenta um mundo extremamente matemático que contabiliza até mesmo o próprio sofrimento.

os artistas, e quem compartilha dos mesmos pensamentos, são ridicularizados e tratados como um mero adereço pessoal.

é uma obra encantadora.

foi um alívio pra minha mente e um respiro para minha alma de artista. - quase que um renovo. - sem dúvida: acolhedor, o meu mais novo ?book confort'.

Laiza.Mafra 30/09/2023

"A cultura não se gasta. Quanto mais se usa, mais se tem."

Esse livro me pegou desde a primeira página. Maravilhoso! Não conhecia o autor e agora já quero ler mais obras dele.

Kami 29/09/2023

Uma boa crítica
Livros criticando o capitalismo, o consumismo ou o modo como vivemos não são uma novidade e há milhares no mercado. Porém, "Vamos comprar um poeta?", faz isso de uma maneira diferente das outras obras, exagerando vários aspectos e hábitos da sociedade para esclarecer a crítica. Inclusive a maneira como essa sociedade se comporta pode ser, para nós, estranha, pois é tudo contabilizado, levado em conta os valores que se dá aquilo (não no sentindo afetuoso, mas no sentido de dinheiro mesmo).
O modo como tratam artistas também revela o quanto nossa sociedade costuma menosprezar ou esquecer deles, os transformando en figuras semelhantes a animais de estimação.
Esse livro deveria ser lido por todos, pois, além de ser curto, carrega em si uma crítica incrível formulada de uma maneira surpreendente.

Mi 24/09/2023

Uma ficção nem tão ficção assim onde o autor, através desse conto curto, remete a reflexões cruciais para os dias atuais.
Em uma sociedade materialista, calculista e metódica as famílias "compram" artistas em vez de animais de estimação. Tudo é medido, controlado e contado. Ideias abstratas são menosprezadas.
O autor critica a desvalorização do consumo de cultura.
Vivemos no mundo em que o "TER" é mais importante do que o "SER".
As pessoas não apreciam e valorizam o valor simbólico das artes em diversas manifestações.
A arte e a cultura tem poder TRANSFORMADOR para aqueles que possuem a sensibilidade de ver "o mar através da janela
"Não abandone seus poetas no parque."
"Percorra muitas milhas antes de dormir".

Sara 20/09/2023

Numa sociedade onde só o lucro importa, um poeta é abandonado no parque, como um cão que dá muito trabalho.

Nesta obra, Afonso Cruz mostra, em números, a importância da arte e da cultura àqueles que não gostam de inutilidades. Trás a luz questões como o lado sufocante do capitalismo e a insensibilidade da sociedade atual àquilo que não tem valor monetário ou não serve para ser mostrado como troféu perante um palanque de nomes que possam pratrociná-los.

Um dos livros mais bonitos que já li, com certeza.

"Por acaso, o poeta acha que vegetais e frutas são o mais importante da pirâmide das necessidades?
Evidentemente que não.
É o que, então?
É a liberdade.

Francamente..."

Gabriel1994 20/09/2023

"Francamente", Diz a Menina ao Poeta
Imagina encontrar ouro chutando pedras... foi mais ou menos assim minha relação com essa história!

Meu primeiro livro do escritor português, Afonso Cruz e gostei bastante da maneira inteligente como ele apresentou essa crítica ao materialismo e a desvalorização e esquecimento do que é realmente necessário para a humanidade... A valorização do afeto, das coisas simples e da cultura!

Numa madrugada sem sono, vasculhando o app BibliON, me deparo com essa novela dando sopa. Por ser curto e ter um nome no mínimo cômico, porém interessante, decidi ler...

E que decisão bem tomada! Esse livro conversa com o leitor de uma maneira muito inteligente e bem trabalhada! A maneira perspicaz em que o autor construiu a personagem principal e utilizou-a como mecanismo de passar a mensagem necessária, foi brilhante e digna de aplausos!

O autor faz o leitor mergulhar em um universo distópico, onde as pessoas tem nomes estranhos como "BB9,2", e nos coloca dentro de um cenário familiar curioso. Uma família vidrada em contas, dinheiro, investimentos, aplicações, números, números e números. Algo que é tido com a maior naturalidade. Até que certo dia a filha dessa família pede ao pai provedor para comprar um poeta e é a partir daí que a genialidade de Afonso Cruz entra em cena!

A maneira como o poeta adentra essa família, colocando um pouco de sí com afeto naqueles que emanam uma pequena fagulha ou nada dela, faz com que o lucro investido em afeto seja lucrativo, gerando dividendos. Cada pequena chama dentro desses dividendos que enxergam a poesia com certa aversão, se transforma no espelho que reflete a ausência desse elemento lucrativo que quando reaplicado, amplia e retorna em abundância.

É sobre carinho, afeto, empatia, cultura e tudo aquilo que se pode oferecer sem a ambição de ter algo monetário em troca. É sobre aquilo que educa e faz nascer e crescer cidadãos que irão agregar a sociedade e se tornar boas pessoas.

A abordagem bizarra, cômica e curiosa que o autor faz é um gancho para captar o imaginário do leitor e tentar colocar, nem que seja só um pouquinho, uma mensagem que pode fazer a diferença. Que possa servir de exercício para continuar as milhas antes de deitar através de um olhar mais verdadeiramente altruísta do que automáticamente individual.

Muito boa essa novela, recomendo!!!

soaresrai 19/09/2023

Adorei essa distopia, muito engraçado a forma de enxergar e criticar o mundo! A construção da menina ao longo da narrativa foi perspicaz pra moralidade da história

eve 17/09/2023

Achei bem chato no começo e confesso que não entendia muita coisa que estava sendo dita mas até que gostei bastante do final