Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz




Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA


741 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Vehalcantara 24/11/2023

Vamos Comprar um Poeta
A escrita é bem floreada, quase como um fluxo de consciência. Como não tenho tamanha inteligência, não consegui compreender todas as nuances que o autor quis transmitir, mas imagino quão horrível deve ser viver em um mundo sem liberdade, sem arte e sem poesia.
É verdade que precisamos dos números e da exatidão, mas é a arte que faz com que viver valha a pena.
comentários(0)comente



larastonha 23/11/2023

Vamos comprar um poeta
A leitura se passa em um mundo onde é marcado por números e materialismo, portanto, acabam usando artistas para propor o papel de um animal de estimação. Uma leitura rápida e que marca a gente de alguma forma, gostei bastante.
comentários(0)comente



vrido 22/11/2023

Eu te amo Afonso Cruz
Cômico, sútil, alfinetável
Esse livro é incrível!

como um mar tão grande cabe em uma janela tão pequena?
é oq me pergunto
comentários(0)comente



Valéria Cristina 13/11/2023

A arte é inútil
Livros do Afonso Cruz não tem erro! Pode abrir sem medo!

Em um mundo no qual tudo é precificado e as pessoas valem pelo que têm, uma menina pede ao pai que lhe compre um poeta.

Com a aquisição do vate, a vida da família vai se modificando e eles vão tendo contato com coisas que foges dos princípios utilitaristas: a arte, a beleza, a poesia.

Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico português. Estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas de Madeira. Foi vencedor do Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco de 2010 com Enciclopédia da Estória Universal e em 2012 do Prêmio da União Europeia de Literatura com A boneca de Kokoschka, entre outros. Dele, o Grupo Companhia das Letras publicou Jesus Cristo bebia cerveja (2014) e Flores (2016).
comentários(0)comente



Caroline.Mestanza 13/11/2023

Lindo e forte!
Que leitura deliciosa, pura poesia? O autor consegue falar sobre um assunto complexo de forma poética e nos faz pensar demais, eu amei e recomendo demais, para qualquer pessoa!!
comentários(0)comente



Nicole 11/11/2023

Vamos comprar um poeta traz uma forma narrativa ao qual não estamos habituados, mas que nos envolve e promove muitas reflexões.
comentários(0)comente



Andre.Pithon 09/11/2023

Uma hilária novela que constrói uma sociedade absurdista onde o lucro matemático é tudo que importa, perfeitamente refletida na linguagem escolhida, engraçada de tão desnecessariamente precisa. E, nessa distopia patética, o artista é reduzido à posição de um animal de estimação, algo levemente supérfluo trazido para a casa se é necessário algo fofo pra você olhar e se entreter. Difícil descrever, deixem-me exemplificar:

"O pai apontou para o poeta [...] e perguntou se aquele exemplar era subversivo, que é a característica mais temida nos poetas, é o equivalente à agressividade dos cães.
O senho da loja respondeu:
Está abaixo dos dois por cento. É sempre necessário serem um pouco subversivos, ou a qualidade poética baixa demasiado e não gera lucro, ninguém compra, acabam preteridos a bailarinos ou hamster."


Afonso Cruz cria uma ficção curta sobre a importância do inútil, daquilo que não gera lucro direto e instantâneo, e o faz em uma voz capaz de arrancar risadas, e que não se demora na piada, concluindo um conceito que poderia se tornar massante em pouco mais de sessenta páginas, enquanto ainda se mantém fresco e engraçadinho.

Amo a figura de Deus sendo substituída por Mamon, que é uma referência excelente e perfeitamente encaixada mas que não consigo levar a sério pois anos de D&D sempre me fazem ver Mamon como o mais patético dos diabos.
comentários(0)comente



Jessie.Correa 06/11/2023

Devorei tudo no mesmo dia!
Escrita impecável, mensagem incrível, fazendo um impressionante paralelo entre a ficção e a vida real. Recomendo demais!
comentários(0)comente



Carolina2809 05/11/2023

Peculiar
Li pela indicação de um clube do livro do qual participo.
Confesso que não é meu estilo de livro e não é um romance clássico, mas vale a leitura e a ideia.
Fala sobre o valor da poesia e da arte de forma geral numa sociedade contábil e quantitativa.
Curto e rápido, simples.
comentários(0)comente



bella 04/11/2023

O equivalente à agressividade dos cães.
Pra início de conversa, o projeto gráfico me ganhou num piscar de olhos (nós, as designers que julgamos o livro pela capa rs). o livro é ótimo. nunca tinha visto nada parecido. rendeu vários quotes f0das como esse que está no título da resenha: "perguntou se aquele exemplar era subversivo, que é a característica mais temida nos poetas, é o equivalente à agressividade dos cães. [...] é sempre necessário serem um pouco subversivos ou a qualidade poética baixa demasiado..": que bela forma de se dizer que a rebeldia é algo intrínseco aos artistas. leitura aprazível
comentários(0)comente



Isabel.Costa 01/11/2023

Boa leitura!
Leitura curtinha, mas interessante e com uma proposta mais poética, desconstruída, se considerarmos os romances mais tradicionais.
Bacana a questão de tudo ser medido, mensurado e precificado, e a despersonalização. Aborda o utilitarismo nas coisas e relações.
Reflexão sobre a solidão da sociedade, a busca pela arte e pelos significados.
O apêndice é uma parte final onde o autor se coloca diretamente, alertando o leitor de maneira crítica.
comentários(0)comente



Nicole 30/10/2023

Vamos comprar um poeta
É uma história, onde a sociedade prioriza mais os lucros, do que a família, é uma história bem legal, gostei muito. Não sabia do que era a história antes de ler, e confesso que se soubesse do que o livro era eu provavelmente não teria lido, mas não se enganem o livro é muito bom
comentários(0)comente



Camila2023 27/10/2023

?O poeta dizia que os versos libertam
as coisas. Que quando percebemos a poesia de uma pedra, libertamos a pedra da sua "pedridade". Salvamos tudo com a beleza. Salvamos tudo com poemas. Olhamos para um ramo morto e ele floresce. Estava apenas esquecido de quem era?.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Devisate 25/10/2023

Vamos comprar um poeta
A leitura é fácil e gostosinha, li bem rapidinho.

a crítica é construída em torno do materialismo, do utilitarismo e do consumismo. e o autor, mega sensível, traz reflexões e diálogos sobre esses assuntos sempre ressaltando o pouco que a cultura é valorizada. mas ele mostra que, no fim, é pra ela que devemos olhar com frequência principalmente nos momentos de crise.

"quando percebemos a poesia de uma pedra,
libertamos a pedra da sua "pedridade? [?]
temos de libertar as coisas" ??
comentários(0)comente



741 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR