Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

Thais.Souza1 06/06/2023

Aquela leitura rápida, fluida e gostosa de ler. É uma distopia mas não é parecida com as que vemos por aí, tem esse tom de crítica a nossa sociedade. Nesse mundo criado pelo autor, materialista, capitalista, pois se fala muito de produtos ?patrocinados?, a arte, ou melhor, os artista são um produto também a venda, para se ter como um animal de estimação.
Quanto mais eu penso nessa história depois de ter terminado e agora escrevendo essa resenha, mais sobe no meu conceito. Em poucas páginas o autor mostra o poder da arte da vida da criança, da família toda, na realidade, por mais que relutem.
Enfim, pra você que reluta em ler, vai fundo, não vai tomar muito seu tempo mas vai ficar na sua memória por muito tempo.

Maria12029 06/06/2023

Vamos comprar um poeta
Um ótimo livro, uma ótima crítica. Essa distopia te faz lembrar sobre repensar e valorizar a arte. O sentimento e a liberdade de se expressar a partir da arte, o colorido da vida de uma vida cinza sem arte.

Gabrielle.Viscki 04/06/2023

?As coisas mais importantes da vida não são utilitárias?.
Uma reflexão sobre o nosso mundo cada vez mais marcado pelo lucro e o capitalismo exacerbado, uma ficção de um futuro que não está muito distante da nossa realidade atual. Cada vez mais me questiono sobre a necessidade incansável de produção e o sentimento de esgotamento emocional e consequentemente de qualidade de vida, a falta de espaço para o lazer, a arte e a cultura são cada vez mais jogados de lado pelo neoliberalismo atual, visto que somente as coisas altamente produtivas são consideradas importantes.
Esse livro ilustrou perfeitamente todas as reflexões e questionamentos que eu venho tendo atualmente e por isso eu amei.
Também foi muito interessante perceber a personagem principal sendo afetada pela poesia e como a nossa vida precisa de um sentido poético com um fim em si mesmo e não no lucro. A literatura e a arte como um todo são essenciais pra vida humana e não podemos nunca nos esquecer disso.

anavfr 30/05/2023

Leve e gostoso para ler ??
Não sou muito acostumada com esse tipo de leitura (na real esse foi meu primeiro livro sobre) e foi um ótimo livro para entrar. Muito levezinho e tem uma ótima crítica, sério, não precisa ser um gênio para entender ja que eu consegui kkkkkkk.

Francisco.Tambani 30/05/2023

?E antes de me deitar, repito a oração que aprendi com o poeta: Tenho milhas a percorrer antes de dormir.?

MiMoreli 27/05/2023

E antes de me deitar, repito a oração que aprendi com o poeta:
Tenho milhas a percorrer antes de dormir.

júlia braga 25/05/2023

Vamos comprar um poeta - já era bom pra mim até antes de ser
"E, antes de nos deitarmos, deveríamos repetir a oração:

Tenho milhas a percorrer antes de dormir. E não abandonar poetas nos parques."

dyazð 24/05/2023

"Tenho um pássaro triste no coração"
Em um mundo materialista e guiado por números e economia na cabeça de uma grande maioria, a arte é comprado, não, não a arte, o artista inteiro. No livro uma garota decide comprar um poeta e podemos ver como, felizmente, esse poeta muda a vida de todos na casa com suas belas palavras e pensamentos que mudam a perspectiva deles ao ver o mundo, mas isso é feito quase contra a vontade deles, de modo sigiloso e encantador.

O livro inteiro exala poesia apesar de não ser composto de rimas ou coisas do tipo. Com certeza uma obra que te faz pensar a noite e compartilhar várias citações dele, além de adquirir um maior aprendizado de modo fácil, já que o livro é curto e bem fácil de ler, portanto perfeito pra você ler ou dar de presente!

Simplesmente incrível, sou eternamente grata a linda garota que me recomendou esse livro, porque sem estresse e só com sentimentos bons eu o li, só... muito bom!! leiam!

:)))

lucaismaia 24/05/2023

Num mundo onde tudo é medido, contabilizado, quantificado... quando menos espera, a poesia toca, e todos mudam e a sentem. a poesia é poderosa, mais rica que qualquer número ou lucro. e quando menos se espera, o livro acaba...

Ingrid.Souza 22/05/2023

Já imaginou uma sociedade que poetas são de estimação?
Um livro curto que pode ser lido em apenas um dia, mas que te faz refletir por semanas! Nessa distopia, crianças não tem animais de estimação e sim artistas. Aqui nessa história, uma menina pede um poeta. Poderia sim ser outro artista, mas escultores e pintores fazem muita sujeira.

Parece loucura o enredo, mas nos faz refletir o valor da leitura, de quem escreve, dos sentimentos? algo que está em falta nessa sociedade distópica com crianças e adultos ignorantes. Lá é governado por números, pessoas são nomeadas por números, ninguém se importa com afeto e cultura. E quem se interessa por essas coisas é julgado, criticado. Só é valorizado aquilo que se pode contar, vender e lucrar.

Com o livro, Afonso critica de forma sútil e criativa os valores que estão sendo invertidos. O materialismo e consumismo fazem parte da construção da história.

Amei a escrita poética do Afonso, marquei mais da metade do livro!

Os capítulos são curtinhos e todos eles tem um tema focal.

? Quotes:

?Debaixo da cama, escondem-se versos, disse ele. Não são monstros? Alguns versos são?

? O tempo? Não está para brincadeiras. As pessoas veem o tempo a passar enquanto nós vemos o tempo parar. Num segundo, uma eternidade?

?O poeta tinha os olhos fechados, o rosto oriental. para o céu. As gotas calam-lhe na cara. Pareia o chorava muito.
Devia ser a chuva que dava essa sensação?

?Percebi que estava cada vez mais inutilista e que pensava em coisas só pela sua beleza e não queria saber do seu valor monetário ou instrumental?

?A cultura não se gasta. Quanto mais se usa, mais se tem?

?O que é que este poeta faz? Poemas, respondi eu. Para que servem? Para muitas coisas. Há poemas que servem para ver o mar?

Lais.Soares 17/05/2023

Francamente, 3 pontos (reticências)
Fazer nadinhas. Gosto muito de encontrar tempo para fazer e pensar e sentir e me perder em nadinhas. Esse livro legitimou isso em mim, que na verdade já era legítimo mas não escrito e agora é.

A narrativa é curta, ocupa pouco espaço, aproximadamente 51 páginas, findam aos 74% de leitura no kindle, aproximadamente. Nela, a história de uma família é contada (em história e em números) por uma perspectiva poética que nega o utilitarismo e suas métricas. O papel do poeta é justamente esse, o de descompassar a lógica do sistema capitalista e patriarcal, tão influente na configuração dessa família.

De início, se perguntam, para quê ter um poeta? Não se sabe ao certo, francamente? fato é que escolhem ter. Até que todos da família são afetados pelos inutilismos desse poeta, que apesar de ocupar um espaço compacto na casa, consegue se alocar também no imaginário dos personagens.

Meus nadinhas serão, antes de mais nadas (rs), uma ode a esse poeta inutilista.

Dani Gazaniga 15/05/2023

Vamos comprar um poeta
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e fiquei totalmente admirada por sua escrita que destaca-se fortemente pela inteligência, coerência e persuasão no jogo de palavras.

Esse romance português revela uma história completamente distópica, que ao mesmo tempo é reflexiva e bizarra, ditada em uma sociedade que vive basicamente do apego ao marerialismo.

A obra apresenta uma realidade inversa, onde as famílias costumam ter artistas ao invés de animais de estimação.

Cada canto das casas, roupas, móveis, possuem patrocínio de alguma marca. As pessoas vivem de negócios, e a cada cumprimento feito, a troca de palavras se resume a "crescimento e prosperidade".

Em uma realidade literária muito bem específica e estruturada, cada coisa, por menor e insignificante que seja, deve ser mensurada.

Cada passo dado e cada palavra jogada ao vento, é muito bem colocada com uma riqueza anormal de detalhes.

Certamente a obra mais completa e genial que eu já li em toda minha vida. O livro favorito de minha pessoa. O relato que eu precisava para seguir minha vida pelos longos e distantes caminhos do universo.

"A hipótese de haver benefício em depositar uns mililitros de saliva na maçã do rosto de outra pessoa, por mais estranho e grotesco que isso possa parecer".

lautorres 07/05/2023

?e escrevi uma margarida no cabo do meu lápis,?
Pois estava com necessidade de que florisse.?
esse livro é simplesmente humano.
numa realidade em que o materialismo domina todo o funcionamento da sociedade, tudo é medido e contabilizado, tudo tem um patrocinador designado, e as famílias têm artistas como animais de estimação.
uma menina pede aos pais um poeta, que é inserido no contexto familiar e muda a vida de cada um.
o papel da arte simplesmente é a vida e Afonso Cruz demonstra isso de forma brilhante.
singelamente, as palavras poéticas vão mudando os significantes do mundo, e dando sentido a ele.
o apêndice mostra que o autor sabe muito do que fala, é intelectual de um jeito tocante; Hölderlin diz ?tudo o que permanece foi fundado pela poesia?.

julianapmeyer 04/05/2023

Favoritei!
Que livro maravilhoso! Meu primeiro contato com o autor não poderia ser melhor. Os acontecimentos sempre teoricamente exatos e visando somente o lucro são hilários (apenas na ficção). Com uma delicadeza incrível sobre a importância da ficção e imaginação nas nossas vidas.