Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

luizbrbs 12/01/2024

Leitura muito rápida e o texto bem fluido (mesmo sendo em português de Portugal). Gosto do humor seco e da crítica ao capitalismo no final da história.

Fernanda 11/01/2024

Como não é o tipo de leitura que gosto, acabei lendo por estar participando de um clube da leitura, porém não me prendeu.

Thais 11/01/2024

Que livro lindo!!!!
Delicado, poético, criativo, emocionante! Um livro pra ler em um dia e lembrar pela vida toda! Maravilhoso ??

camilabonse 10/01/2024

"Sem metáforas, não é muito interessante falar."
Uma realidade fictícia, esteriotipada a partir de características infelizmente existentes na sociedade atual, é retratada no livro através de um uso bem específico da linguagem, com jargões econômicos e expressões referentes a lucros e perdas tornados cotidianos. Nesse cenário, uma menina decide comprar um poeta e, a partir de então, começa a ter seu modo de enxergar o mundo transformado: passa a incorporar metáforas, comparações e outras figuras de linguagem, enquanto deixa aos poucos de quantificar qualquer coisa que observasse. Ao final de poucas páginas, percebemos que o valor de um poeta não pode ser descrito em termos numéricos.

dhara! 08/01/2024

Pertencer a poesia
?Um poeta é como quem sai do banho e passa a mão pelo espelho embaciado para descobrir o seu próprio rosto.Era isto que ele me dizia. Eu limpava os espelhos na esperança de me sentir assim, tentava desembaciar a vida, como o poeta dizia que tínhamos de fazer, passar a mão pela realidade até vermos um sorriso. Sei que é um trabalho árduo, há demasiado vapor a tornar a vida pouco nítida, desfocada. Mas vou insistir.?

Melissa635 08/01/2024

Resenha - Vamos comprar um poeta
Nunca tinha lido nenhum livro com esse tipo de escrita, o jeito como o autor descreve é diferente.
É uma leitura rápida e fluída.
Acho que podemos tirar várias interpretações da leitura, mas ao meu ver é descrito um mundo onde tudo é milimetricamente voltado a produção e lucro, onde tudo relacionamento a cultura é desvalorizado e desprezado, tratado como "bobagem e perca de tempo".
O livro é muito bom e me fez parar e pensar na própria sociedade em que vivo, recomendo a todos, e até mesmo quem está iniciando no hábito de leitura

ellensousaz 07/01/2024

"tenho milhas a percorrer antes de dormir."
Livro super rapidinho, mas com uma mensagem linda e passagens mais lindas ainda. recomendo, me fez refletir

José Ricardo 07/01/2024

Sobre a (in)utilidade da arte
Fiquei noventa e sete vírgula quarenta e oito e meio encantado com essa leitura, a ponto de dar dezenove risadas entre cento e vinte a cento e vinte e oito decibéis e até mesmo de chorar trinta e três mililitros de lágrimas, por oito vezes.

O escritor português Afonso Cruz traz nesse pequeno volume uma grande reflexão sobre a (in)utilidade da arte.

Em uma sociedade "alternativa" à nossa, na qual até mesmo os sentimentos são mensuráveis e contabilizados, uma família em crise financeira vai tendo suas vidas modificadas pela aquisição de um poeta.

ana carolina 07/01/2024

Quase
A ideia é boa mas achei a execução meio bleh. a escrita é muito boa, por mais que tudo tenha sido bem raso, no meu ponto de vista. o final é muito bom

Bia 07/01/2024

Grata surpresa
Livro curtinho, com uma proposta inicial curiosa e que me surpreendeu bastante.
O livro aborda a importância da cultura e da arte e como são essenciais para a sobrevivência humana.
Viva a arte!

Giovanna.Louise96 06/01/2024

Muito divertido e curioso, fiquei receosa pra ler e esperei o hype do livro passar mas confesso que acredito que o livro seja ideal para o momento que estamos passando.

Fabiana180 06/01/2024

Tenho milhas a percorrer antes de dormir
Livro curto, mas te faz refletir por semanas.
Adorei o livro, primeiro livro que leio de Afonso Cruz.
Vale a pena pelas reflexões.

Luiza 05/01/2024

"Se a arte e a literatura não tivessem importância, ninguém se preocuparia em incendiar a biblioteca de Alexandria (repetidas vezes), destruir os budas de Bamiyan ou as ruínas de Palmira."

O livro retrata como a poesia e o inultilitarismo são importantes em todos os âmbitos da vida. De primeira ela pode ser ameaçadora e desconfortável mas com o passar do tempo você começa a ver uma janela para o mar na parede abaixo da escada e ela começa a ter um gosto doce (isso é mentira, não, isso é metáfora).

A resenha tem referências ao livro, leia para entender.

Gigio 04/01/2024

Seria essa uma distopia poética?
Um texto curto mais potente que demonstra o quanto a arte de modo geral, e a poesia de modo específico, podem impactar em nossa vida.

Nick.ly 03/01/2024

"Tenho milhas a percorrer antes de dormir"
"Não sei quantas pessoas ainda visitam os seus poetas abandonados, mas se procurarem bem, há muitos parques cheios deles, dentro e fora de nós."